Visão Brasileira #42 – História da WrestleMania (Parte 1)

Pessoal, continuamos a caminhada ao maior PPV do ano, o WrestleMania, como sempre costumo escrever sobre os históricos dos PPVs, nesta semana começarei a falar sobre o histórico dos WrestleManias. Este PPV, em 2012, chega a sua edição de número 28.  Portanto as crônicas das próximas três semanas destacarão os 27 anos deste PPV e no post desta semana, escreverei sobre os nove primeiros anos.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

O PPV WrestleMania é o maior evento mundial e o principal evento anual de PPV da WWE, que ocorre entre o final de Março e início de Abril. A primeira WrestleMania decorreu a 31 de Março de 1985 na Madison Square Garden em Nova Iorque, tendo sido idealizada por  Vince McMahon. Lembrando que o WrestleMania é o maior e mais longo evento de wrestling do mundo. Participar no seu Main Event, marca o topo da carreira de qualquer wrestler profissional.

No primeiro Wrestlemania, em 1985, o primeiro combate da história deste PPV, foi o combate em que Tito Santana venceu The Executioner. Outros combates que destaco, são o combate pelo Intercontinental Championship, onde The Junkyard Dog venceu Greg Valentine e tornou-se o novo Intercontinental Champion. Na luta pelo WWF Tag Team Championship, Nikolai Volkoff e The Iron Sheik venceram Mike Rotundo e Barry Windham, para tornarem-se os novos campeões.

O Main Event deste PPV, envolveu Mr. T e WWF Champion Hulk Hogan, que em um combate tag, eles foram acompanhado por Jimmy Snuka e seu combate foi contra Roddy Piper e Paul Orndorff, acompanhados por Cowboy Bob Orton, pai de Randy Orton. Também neste combate, tivemos a participação de Muhammad Ali como árbitro especial convidado. Em um bom combate, ao seu final, Bob Orton subiu na corda para tentar nocautear Hogan. Em vez disso, Orton acabou atingindo por engano Orndorff, e Hogan aproveitou e alcançou a vitória. 

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/9NsS9n4LpMQ
Parte 2: http://youtu.be/PTu_wgituE8

No ano seguinte, o WrestleMania 2 foi realizado em três locais diferentes. ocorreram no Nassau Veterans Memorial Coliseum em Uniondale, Nova York, no Horizon em Rosemont, Illinois, e no Los Angeles Memorial Sports Arena em Los Angeles, Califórnia. Em cada local tivemos um main event.

Em Nova York, o Main Event, foi uma luta de boxe entre o Mr. T e Roddy Piper. Mr. T foi acompanhado pelo boxeador Joe Frazier. Mr. T, venceu por DQ. Outra luta que destaco nesta cidade foi a luta onde o Intercontinental Champion Randy Savage venceu George Steele.

O segundo main event, Rosemont, Illinois,  onde  os WWF Tag Team Champions The Dream Team, formados por Greg Valentine e Brutus Beefcake, acompanhados por Johnny Valiant, perderam para The British Bulldogs, formados por Davey Boy Smith e Dynamite Kid, acompanhados por Ozzy Osbourne and Lou Albano. Ao final do combate, Smith empurrou Valentine para o canto onde Valentine bateu cabeça com Kid. Kid caiu no chão, enquanto Smith derrotou Valentine para se tornarem os novos campeões. Outro combate que destaca nesta cidade é a Twenty-man battle royal, onde André the Giant eliminou por último Bret Hart e venceu o combate.

No Main event em Los Angeles, Califórnia, tivemos uma num Steel Cage Match, onde o WWF Champion Hulk Hogan derrotou King Kong Bundy e reteve seu título em um grande combate.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Link do Combate
Parte 1: http://youtu.be/qfVxH45NVyk

Em 1987, com um público de 93,173 foram ao WrestleMania III, no Pontiac Silverdome em Pontiac, Michigan. Neste grande PPV, o main event, foi o combate dos anos 80, o combate em que o WWF Champion Hulk Hogan enfrentou André The Giant que estava acompanhado por Bobby Heenan. O combate teve seu término, quando Hogan com um clothesline derrubou André. Hogan, depois com seu tradicional leg drop, Hogan defendeu com sucesso seu cinturão. Outro combate que destaco foi a luta em que Ricky Steamboat derrotou o Intercontinental Champion Randy Savage, para se tornar o novo campeão.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Link do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x6k4ix_wwf-wrestlemania-3-hulk-hogan-vs-an_sport

O WrestleMania IV foi um evento de torneio para definir um novo WWF Champion, em 1988, que foi declarado vago após um combate controverso entre Hulk Hogan e André the Giant. Estes acabaram inclusive se enfrentando nas quartas de final do torneio, mas empataram por dupla DQ.

Na grande final do torneio, Randy Savage, acompanhado por Miss Elizabeth e Hulk Hogan, enfrentou Ted DiBiase, acompanhado por André the Giant. Ao final do combate, com o árbitro distraído Hogan aproveitou e atingiu DiBiase com uma cadeira de aço. Savage subiu a corda superior e com um Elbow Savage, alcançou a vitória e conquistou o WWF Championship. Após o combate, Hogan, Miss Elizabeth e Savage comemoraram a vitória.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/CDn9VXxnmQk
Parte 2: http://youtu.be/ashYj1Fcb_Y

No Wrestlemania V, o evento retornou para Atlantic City, New Jersey, em 1989, Um combate que destaco é a vitória de Rick Rude sobre The Ultimate Warrior, para se tornar o novo Intercontinental Champion.

Como main event tivemos o combate em que o WWF Championship Randy Savage teve que enfrentar seu ex-amigo Hulk Hogan, em um bom combate, Hogan alcançou a vitória com um leg drop e assim tornou-se mais uma vez WWF Champion.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x5v08n_wrestlemania-v-randy-savage-vs-hulk_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x5v0eb_wrestlemania-v-randy-savage-vs-hulk_sport

No ano seguinte em 90, tivemos primeira vez o WrestleMania fora dos Estados Unidos, o WrestleMania VI, foi realizado no SkyDome, em Toronto, Ontário, no Canadá. Um Combate que destaco, foi o combate pelo WWF Tag Team Championship, onde os Demolition, formados por Ax e Smash, venceram The Colossal Connection, formados por André the Giant e Haku, para tornarem-se os novos campeões.

No main event, um grande combate entre campeões, onde o Intercontinental Champion The Ultimate Warrior enfrentou o WWF Champion Hulk Hogan. Num grande combate, The Ultimate Warrior venceu e tornou-se o novo WWF Champion.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x6kcvo_wwf-wrestlemania-6-hulk-hogan-vs-ul_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x6kdez_wwf-wrestlemania-6-hulk-hogan-vs-ul_sport

O WrestleMania VII de 91, ocorreu no  Los Angeles Memorial Sports Arena em Los Angeles, California. Destaco neste PPV, o combate Retirement match, em que The Ultimate Warrior venceu Randy Savage. No main event, o WWF Champion  Sgt. Slaughter acompanhado pelo General Adnan, enfrentou Hulk Hogan, que mais uma vez estava no main event. Hogan alcançou a vitória após aplicar um Leg Drop e assim tornar-se mais uma vez WWF Champion.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/yHIooFPGhq0
Parte 2: http://youtu.be/yX-PUb3dVAQ

Em 1992, o WrestleMania VIII, teve como vários bons combates, como a luta pelo Intercontinental Championship, onde Bret Hart venceu Roddy Piper, para se tornar o novo Intercontinental Champion. Na luta pelo WWF Championship, também tivemos um novo campeão, no combate, Randy Savage venceu Ric Flair.

No main event, um combate em que o WWF Championship, não estava em jogo, e sim o combate  entre Hulk Hogan e Sid Justice que foi acompanhado por Harvey Wippleman. Neste combate, Hogan acabou vencendo por DQ, pois Harvey Wippleman acabou invadindo o ringue.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Links do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x59ufm_wrestlemania-viii-hulk-hogan-vs-sid_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x59ulf_wrestlemania-viii-hulk-hogan-vs-sid_sport

Chegamos ao último PPV desta crônica, que será o WrestleMania IX que ocorreu em 1993. Este foi o primeiro WrestleMania a realizado em um local ao ar livre. Destaco neste evento inicialmente a luta pelo Intercontinental Championhsip, onde Tatanka venceu o Intercontinental Champion Shawn Michaels, por count-out, sendo assim HBK se manteve como campeão. No combate pelo WWF Tag Team Championship, os campeões, Money Inc., formados por Ted DiBiase e Irwin R. Schyster venceram The Mega-Maniacs, formados por Hulk Hogan e Brutus Beefcakepor DQ.

Neste PPV, tivemos a primeira e única vez na história da Wrestlemania que o título WWF mudou de mãos por duas vezes. Isso ocorreu porque inicialmente o main event era o combate entre o WWF Champion Bret Hart, contra Yokozuna que foi acompanhado por Mr. Fuji., Ao final do combate, Hart havia aplicado o Sharpshooter, e tentava a vitória por submissão, porém Mr. Fuji, jogou sal nos olhos de Hart, que assim ajudou Yokozuna a fazer o pin e vencer o WWF Championship.

Visão Brasileira #42   História da WrestleMania (Parte 1)

Após o combate, quem surgiu foi Hulk Hogan, que veio verificar a condição de Hart. Hogan havia afirmado em uma entrevista no início do PPV, que ele queria enfrentar o vencedor do combate, e Mr. Fuji desafiou Hogan para enfrentar Yokozuna imediatamente. Hogan concordou e entrou no ringue. Fuji tentou jogar sal nos olhos de Hogan, mas ele errou e acertou sal em Yokozuna. Hogan realizou um leg drop e derrotou Yokozuna para ganhar o título em somente 21 segundos.

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/p6rJJjisqGo
Parte 2: http://youtu.be/F0GKImndjmA

Com isso chegamos ao final desta primeira parte dos main events do Wrestlemania, cabe ressaltar que Hulk Hogan esteve presente em todos os Main Events, só não lutou no Wrestlemania IV, mas ajudou Randy Savage a vencer o combate e só derrotado no Wrestlemania XI por Ultimate Warrior. Randy Savage participou de dois main events, tendo uma vitória e uma derrota.

Na semana que vem, continuarei descrevendo o histórico dos PPVs começando pelo Wrestlemania X de 1994 indo até o Wrestlemania XVIII, em 2002. Escolhi falar em cada crônica de apenas 9 anos do PPV, para que não ficasse um artigo muito extenso, penso que assim de forma mais resumida, fica melhor a leitura, o que vocês acham?

Desejo uma excelente semana a todos e até a próxima semana!

Sobre o Autor

Mario Magalhaes - Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um Rio-grandino, que vive em Porto Alegre.
Site / Facebook / Twitter / Google+ / 243 posts
Como comentar?
  • Master of Chaos

    Explicou muito bem Mario, a WrestleMania como maior evento do mundo é ótimo para o wrestling. Você explicou bem os combates e main-events, isto é bom. Continue assim com as outras partes.

  • R-Lucas

    è sempre muito bom conhecer toda a historia desse grande evento

  • João Macedo

    A WrestleMania já vem dos tempos do WWF, é um grande evento, o maior no mundo do wrestling e deve continuar.

  • 619 D-generation X

    estou louco pela WrestleMania XXX,sei que primeiro tem a XXVIV e a XXVIII mas tenho informaçoes que a 30 vai ter surpresas extremas

    • Master of Chaos

      Também acho, um aniversário de 30 anos, será realmente incrível, mas fico a penasr, qual será a supresa?

  • Frederico_WWE

    É bem Mário muito bom artigo!

  • Joao Marcos

    Es a wikipedia aqui do Ptwrestling :P

  • The_Great_White

    Muito bom artigo…meus parabéns…espero para ver as outras partes dessa história…

  • http://ptwrestling.net/author/tiago-silva/ Tiago Silva

    Os teus artigos são sempre muito bons e apesar de este ser mais curto não foge ao que estou acustumado e sim parece bem teres feito algo mais curto mas que não perdeu qualidade.

    Espero pela próxima parte ;)

  • 619 D-generation X

    tomara que nunca acabe esse PPV dos deuses

 online