Visão Brasileira #69 – Os 25 momentos que definiram a Attitude Era

Pessoal nesta semana, a WWE, parece que leu meus pensamentos e lançou uma lista com os 25 maiores momentos que definiram a Attitude Era, isto claro que vem neste momento pois no jogo WWE 13, teremos a oportunidade de jogar a Attitude Era. Como não poderia deixar passar este momento em branco, abordarei nesta semana no Visão Brasileira estes grandes momentos, dos quais felizmente pude acompanhar a grande maioria.

Podemos dizer que este grande período, teve seu inicio com “Stone Cold” Steve Austin, em seu discurso no King of The Ring em 96. Outros momentos que podemos classificar como um dos primórdios desta Era, foi a atitude de Bret “Hit Man” Hart, que em março de 97, ergueu as mãos em frustração e começou a desencadear palavrões em fúria.

Mas o grande marco da  Attitude Era, com certeza começou de fato na época Shawn Michaels quando uniu-se a Triple H para a formação da “D-Generation X.”, para mim a melhor e maior equipe de todos os tempos. Faço minhas as palavras da WWE e disponibilizo a todos os apaixonados estes grandes 25 momentos. Onde comentarei dentro desta lista, os que foram mais relevantes em minha memória, separando-os em determinados grupos.

Momentos 1 – Stone Cold

Começo pelos momentos protagonizados por Stone Cold, onde no numero 1, logo após a sua vitória sobre Jake Roberts, no King of The Ring em 1996, lançou um forte discurso, para aquele momento, onde disse fortes palavras a Roberts, que naquele momento citava por muitas vezes a bíblia. Austin proferiu as seguintes palavras: “Você senta lá e leia sua Bíblia, e faça suas preces, que não o levam a lugar nenhum. Fale sobre seus salmos, que eu vou lhe falar sobre João 3:16 … Austin 3:16 diz que eu vou chicotear seu traseiro. Imaginem isso nos dias da nossa PG Era de hoje.

Sobre o quarto momento, a rivalidade entre Mike Tyson e Stone Cold, para aquele momento foi muito especial, onde Tyson a princípio vinha para apoiar Vince Mcmahon, o que culminou na presença de Tyson como árbitro no combate entre Shawn Michaels e Stone Cold no Wrestlemania XIV, que ao seu final, tivemos o ataque de Tyson a Michaels e assim ele passou para o lado de Stone Cold.

O sexto momento, é o marco inicial de uma das maiores rivalidades da história da WWE, Stone Cold vs Mr. McMahon, pois a partir deste stunner, tivemos a rivalidade que perdurou anos entre estes dois, culminando em vários combates e várias ações, que inclusive encontram-se nesta lista, como o banho de cerveja e a colocação de cimento no carro de Vince. Estes dois homens nos proporcionaram os momentos mais espetaculares dentro da história da WWE.

1 – “Stone Cold” Steve Austin e a citação para a criação do “Austin 3:16”: King of the Ring 1996
http://dailymotion.com/video/x8o348_stone-cold-king-of-the-ring-1996-pr_people

4 – “Tyson e Austin!”: Raw, 19 de janeiro, 1998

6 – “Stone Cold” Steve Austin’s com seu primeiro Stunner em Mr. McMahon: Raw, 22 de setembro, 1997

16 – “Stone Cold” Steve Austin dá um banho de cerveja na The Corporation: 22 de março, 1999

22 – “Stone Cold” Steve Austin enche o corvette de Mr. McMahon’s com cimento: Raw, 12 de outubro, 1998
http://dailymotion.com/video/x7b1ex_stone-cold-fills-mr-mcmahon-s-corve_sport

Momentos 2 – DX

A formação da DX, para mim é sim um dos grandes marcos da PG Era, pois com eles as noites de segunda passaram a ter uma faceta ainda mais diveretida, pois suas promos são históricas e fizeram que tivéssemos grandes momentos. Sem dúvida a DX é uma das maiores equipes de todos os tempos. Algo que faz muita falta aos dias atuais em nossa Era PG, uma equipe que venha a proporcionar momentos de comédia, além de apresentar excelentes combates. Começamos desde sua formação em 97 em uma noite mais que especial, passando por sua reformulação, através de Triple H e pela invasão a WCW em 98.

2 – A formação da D-Generation X: Raw, 13 de outubro, 1997
http://www.dailymotion.com/video/xh4fzp_the-birth-of-d-generation-x-10-13-97_sport

7 – D-Generation X invade a WCW Monday Nitro: Raw, 27 de abril, 1998

11 – Triple H reforma a D-Generation X: Raw, 30 de março, 1998
http://dailymotion.com/video/x80aga_raw-is-war-30-03-98-hhh-annouces-dx_sport

Aqui incluirei também neste grupo o casamento entre Triple H e Stephanie McMahon, pois Triple H é parte primordial da DX e seu casamento foi algo muito especial, para estes anos da WWE.

8 – Triple H se casa com Stephanie McMahon: Raw, 29 de novembro, 1999; Armageddon 1999 e Raw, 13 de dezembro, 1999
http://dailymotion.com/video/x8l5k4_triple-h-stephanie-mcmahon-get-marr_shortfilms

Momentos 3 – Mick Foley

Este homem representa em suas veias toda a grande magia desta Attitude Era, Mick Foley, desde seu combate contra Undertaker no King of The Ring em 98, com certeza representa bem esta Era, pois particularmente, não existe outra pessoa que possa representar mais esta era a nível de combates, pois Foley era um lutador extremo e realizava manobras que nos dias atuais jamais voltaremos a presenciar. Para os mais jovens, assistam a este combate, pois ele representa bem este período.

Outro grande momento de sua carreira foi quando venceu o WWE Championship, em 99, um dos grandes momentos da WWE, e a transformação de Mankind em Cactus Jack, também foi espetacular, ver Foley realizar suas varias facetas, como no Royal Rumble 98, em que ele participou como Mankind, Cactus Jack e Dude Love.

3 – The Undertaker vs. Mankind – Hell in a Cell Match: King of the Ring 1998

9 – Mick Foley ganha seu primeiro WWE Championship: 4 de janeiro, 1999

19 – Mankind se transforma em Cactus Jack: Raw, 10 de Janeiro, 2000 & SmackDown, 13 de janeiro, 2000

Momentos 4 – Bret Hart

Bret Hart participou de um dos momentos iniciais da Attittude Era, quando imprimiu fortes palavras a Mr. Mcmahon, após perder um combate na Raw para Sid Vicious em uma Steel Cage Match, onde tivemos várias invasões, como de Stone Cold, Undertaker e Shawn Michaels. Após ser derrotado, ele fez uma série de insultos a Mr. Mcmahon, destoando totalmente daquele período da WWE.

Além de Bret estar no tão malfadado Montreal Screwjob, no Survivor Series em 97, um dos momentos mais tristes da WWE, mas que felizmente o tempo pode curar as feridas e podemos ver o retorno de Hart a WWE, tendo participação inclusive na Raw 1000. Hart é um dos ícones da WWE, fazendo parte desde os tempos anteriores a Attitude Era e também fazendo parte da mesma.

5 – As fortes palavras de Bret Hart: Raw, 17 de março, 1997

10 – The Montreal Screwjob: Survivor Series 1997
Parte 1: http://youtu.be/tiUiac_yPzI
Parte 2: http://youtu.be/31Lsm3DczyY

Momentos 5 – Estreias

Aqui comento três grandes estreias que fazem parte desta lista, onde tivemos as estreias de Big Show, quando o mesmo saiu debaixo do ringue no combate entre Stone Cold e Mr. McMahon, causando grande choque na WWE. A segunda estreia que esta nestes momentos, foram a estreia de Kane, que veio para causar choque em Undertaker, em uma rivalidade que perdurou por meses, em uma das maiores rivalidades de que tenho memoria.

Mas a grande estréia da Attitude Era, foi mesmo Chris Jericho, pois tínhamos a contagem regressiva para o novo milênio, este era um vídeo que todos estavam a espera de que seria esta contagem e tivemos a resposta em Agosto de 99, quando em uma promo de The Rock, a contagem chegou ao fim e tivemos a entrada de Chris Jericho, um dos momentos mais memoráveis da WWE.

12 – A estreia de Chris Jericho: Raw, 9 de agosto, 1999

15 – A estréia de Kane: Badd Blood 1997

24 – A estréia de Big Show: St. Valentine’s Day Massacre 1999

Momentos 6 – The Rock

Os dois momentos de The Rock que encontram-se nesta lista, um é bem hilário, quando Foley veio ao ringue e fez um especial, esta é sua vida. O segundo momento de The Rock nesta lista é quando ele venceu Mankind no Survivor Series em 98, em uma sátira do Montreal Screwjob, algo que para mim foi de muito mau gosto, pois Vince fez com que o combate se encerasse, sem que Mankind tenha desistido.

Mas The Rock com certeza é um dos ícones da Attitude Era, com seus combates e promos espetaculares, este The Rock que retornou para a feud com Cena no ano passado, decepcionou, pois o combate que todos esperavam ser histórico, foi curto e com a vitória de The Rock, mas seu nível de combate, não lembra nem de perto o fantástico The Rock do final dos anos 90 e início dos 2000.

13 – “Esta é a sua vida” com The Rock: Raw, 27 de setembro, 1999

18 – The Rock is coroado o “The Corporate Champion”: Survivor Series 1998
http://youtu.be/-nH4fZCT_BA

Momentos 7 – The Corporate Ministry

Estes momentos são da grande stable que existiu no ano de 99, a inicialmente era a Ministry of Darkness, que era  liderada por Undertaker, mas que mais adiante foi revelado que o seu verdadeiro líder era Mr. Mcmahon, formando a The Corporate Ministry, que rivalizaram com a The Union, que era formada por Big Show, Ken Shamrock, Mankind e Test, além de rivalizarem com The Rock e com Stone Cold Steve Austin.

Eu particularmente não gostava desta fase de Undertaker, mas foi uma grande stable e teve boas rivalidades. Tinham grande controle sobre a WWE e nos proporcionaram grandes momentos. Só não gostava muito dos “sacrifícios” que realizavam, aliás isto é algo que não faz falta a nossa atual Era PG.

14 – “The Greater Power” é revelado: Raw, 7 de junho, 1999
http://youtu.be/kujo7V9m0gk

17 – The Undertaker sequestra Stephanie McMahon: Backlash 1999 e Raw, 26 de abril, 1999

21 – A formação da The Corporate Ministry: SmackDown, 29 de abril, 1999

Momentos 8 – Coisas para esquecer

Estes dois momentos, particularmente não deveriam fazer parte desta lista, o primeiro pois, aquele funeral do pai de Big Show, foi uma das péssimas ideias da Attitude Era e que espero que nunca mais voltem. O segundo momento é quando Crash Holly, lutador o qual particularmente nunca gostei, estava com o Hardcore Championship e dizia que o defenderia 24 horas por dia e sete dias por semana e que poderia ser desafiado a qualquer momento, algo completamente absurdo, mesmo nos dias atuais, imaginem então no inicio dos anos 2000.

20 – The Big Boss Man interrompe o funeral do pai de The Big Show: SmackDown, 11 de novembro, 1999

23 – Crash Holly declara que defenderá o Hardcore Championship 24 horas por dia, sete dias por semana: SmackDown, 2 de março, 2000

Momento 9 – WWE / WCW

Para fechar, listo o momento 25, que merece grande destaque, quando na noite histórica de 26 de março, a WWE comprou a WCW e tivemos a entrada de Shane Mcmahon, estando direto da WCW, onde assim tivemos o inicio da invasão, que foi uma grande rivalidade entre WCW e WWE, onde tivemos um série de grandes combates, por vários meses, em PPVs como o Survivor Series, entre outros.

25 – WWE compra a WCW: Raw, 26 de março, 2001

Confesso que particularmente os momentos de Stone Cold e da DX, são os que me proporcionaram os maiores momentos de alegria. Também se olharmos The Rock e Mick Foley também se fazem presentes destes grandes momentos. Outros destes grandes momentos envolveram as grande guerras da segunda a noite entre WWF e WCW.

Fico muito feliz por ter acompanhado a grande maioria destes acontecimentos e sinto muitas saudades. Nesta semana resolvi abordar este tema, pois deu uma grande nostalgia, ainda mais após o PPV SummerSlam, um evento do qual esperava grandes combates e em relação aos finais destes, saí um pouco decepcionado. Que venha logo o WWE 13, para que possamos voltar a reviver estes grandes momentos.

Até a próxima semana, com mais um Visão Brasileira!

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

27 Comentários

  1. Frederico_WWE - há 4 anos

    Temos aqui neste artigo um autêntico baú com um tesouro… exelente mesmo!

  2. PedroSWWE - há 4 anos

    Bom artigo, e tive agora a ver o stone cold Steve Austin a encher o carro do Mr. McMahon com cimento e foi brutal.

  3. DX Rules - há 4 anos

    Otimo artigo e semdúvida que a atittude era vai ficar para a História do wrestling!!! Uma pergunta o Montreal Screwjob foi kayfabe ou foi mesmo verdade? Eu acho que foi kayfabe mas muita gente diz que foi verdadeiro

  4. Vinícius BullyMiz Nunes - há 4 anos

    Bom artigo, com destaque aos grandes vídeos que foram destaques dessa época de ouro para o pro-wrestling, as batalhas de Stone Cold e Mr.Mcmahon foram épicas, e Bret Hart ( pra mim o maior de todos) esteve muito bem nos momentos iniciais, uma pena ele ter tido uma das cenas mais patéticas da WWE… e Undertaker e Kane também foram épicos, e a estréia de Jericho então…

  5. Rúben Rosa - há 4 anos

    Mario. O funeral do pai do Big Show foi bué engraçado como é que podes-te não gostar? O Crash Holly também era fixe. O que não gostei foi da Corporate Ministry pois não fez sentido o Mr.Mcmahon ser o Higher POwer do grupo.

    Grande artigo :)

  6. franciscoxb - há 4 anos

    o melhor momento de todos foi o banho de cerveja do steve austin aos corporation ri bué com essa cena

  7. The Charismatic Enigma - há 4 anos

    Este Visão Brasileira é um dos mais interessantes que ja li no site.

    Eu não tive a oportunidade de acompanhar a Attitude Era, infelizmente,mas ja pesquisei muito sobre isto, que podemos ver que sem dúvidas foi a melhor era da WWE e pra mim a melhor da história do Pro-Wrestling, e do entretenimento. Descobri a WWE la pra 2005, então também ja tive grandes momentos nesse que também foi um ótimo periodo pra WWE, bem no meio da Ruthless Agression Era.Certeza que este entretenimento que foi mostrado antes pela WWE, não se compara com PG. Em níveis de storylines, personagens marcantes e combates, Attitude está no topo.
    Todos estes momentos são históricos, e pra quem os viu, é difícil de esquecer, me dá um certo desgosto quando vejo estes momentos, e assisto o produto atualmente.
    Stone Cold é sem dúvida o ícone desta Era, que fez dele um dos maiores de todos os tempos. Só vai ficar na memória, porque acho que nunca mais veremos momentos como este denovo.

  8. Mister m - há 4 anos

    Excelente artigo!

    Estes momentos são memoráveis e a maioria já tinha visto, apesar de não ter acompanhado a Atitude Era (infelizmente), adorei o “This is your life”, o montreal screwjob também inesquecível e fica a dúvida, Kayfabe o Realidade?

    Não gostaste da invasão do Big Boss Man ao funeral do pai do The big Show? Eu até achei engraçado, mas algo desagradável, mas mesmo assim engraçado.

  9. Tomás Canaveira - há 4 anos

    Adorei o banho aos the corporation

  10. Tomás Canaveira - há 4 anos

    e claro o banho de cimento ao carro do mcmahon

  11. andré_rodrigues - há 4 anos

    O montreal Screwjob foi real sim, bret hart ficou tão frustrado que mandou um murro que partiu o queixo ao mr. mc mahon e fracturou o seu proprio braço, deve ser sido um soco e peras :DDD li isso na wikipédia, que era suposto o bret ganhar na sua terra e perder no raw logo a seguir, visto que estava destinado o bret ir pra wcw, mas o mc mahon nao confiou nele e falou para o arbitro acabar com o combate antes que o bret revertesse aquele sharpshooter, http://pt.wikipedia.org/wiki/Montreal_Screwjob

    • The Charismatic Enigma - há 4 anos

      Li em alguns sites que o Bret Hart assinou com a WCW pelas costas do McMahon, por isso que ele fez isso com o Bret Hart.

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        O Bret não assinou nas costas de Vince. O Bret disse sempre a Vince que a WCW o queria

      • The Charismatic Enigma - há 4 anos

        Eu não sei realmente o que aconteceu, só li isso, então deve ser só historia. É ruim quando um Wrestler sai da WWE dessa forma, ai surge um monte de história diferente.

      • Vinícius BullyMiz Nunes - há 4 anos

        O Vince sabia muito bem que ele ia assinar com a WCW, o McMahon provou que é um mal-caráter sujo isso sim, não é assim que se trata o melhor wrestler da história!

    • DX Rules - há 4 anos

      O Vince fez mal mas ao menos admitiu o Erro e polo no Hall of Fame! Se ao menos fizesse isso com Benoit!

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        O Benoit é diferente. O Vince não teve culpa das mortes de Nancy e Daniel Benoit

      • DX Rules - há 4 anos

        Sim pode ser mas devia conhecer o homem que se sacrificou por esta companhia!!! Ve lá tu que vários expecialistas dizem que ele tinha o cérebro de um Homem de 80 anos com Alzheimer e 4 Jogadores reformados da NFL combinados devido aos seus flying headbutts! Não foi a droga foi as suas manobras que enterteram milhões que o fizeram fazer aquilo!!!!! E isso é uma coisa que tem de ser honrada!

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Mas pensa assim. Imagina que és da família da Nancy e Daniel Benoit. Gostavas que o assássino desses teus familiares fosse honrado assim? Posto num pedestal? Benoit não pode ir para o Hall of Fame, por diversas razões e esta que mencionei é uma delas.

      • The Charismatic Enigma - há 4 anos

        Exatamene Rúben, a WWE sempre vai tratar o Benoit como se ele nunca nem tivesse existido, e olhando por este ponto, concordo, seria um absurdo para com os familiares da mulher e do menino.

      • franciscoxb - há 4 anos

        eu gostava que o benoit fosse para o hall of fame mas nao pode ser porke asim eles perdem audiencias.Porke se os papas soubessem que ele fosse posto no hall of fame de serteza que nao cria que o filho visse um programa de tau maus exemplos”ele mata a mulher e o filho e ainda e posto no hall of fame”é ridiculo mas os pais sao assim RIP Chris Nancy e Daniel

  12. danielLP21 - há 4 anos

    Entre estes 25 momentos os meus favoritos são as estreias de Chris Jericho e Kane,a invasão dos DX à WCW, revelação do “Higher Power” (principalmente pelos comentários do JR) e o “this is your life”.

    Excelente artigo.

  13. hiago - há 4 anos

    um dos maiores momentos da attitude era foi a queda do mankind da heel in a cell é a compra da wcw ao vivo na raw

  14. Rúben Rosa - há 4 anos

    Um dos piores momentos para mim foi a Mae Young a dar à luz a uma mão.

  15. Tyler - há 4 anos

    The Rock e Stone Cold foram as caras da companhia na maior parte da attitude era, não referir isto é péssimo para o autor.
    Esta foi a melhor rivalidade vista no business sem dúvidas.

    Os inúmeros altos momentos do Rock e do Austin, mesmo sem feud, foram o melhor da attitude era, e é por isso mesmo que a atittude era é considerada a melhor era da wwe/f de sempre.

    Mesmo depois do Austin se retirar por uns tempos, The Rock levou a atittude era às costas e brilhou muito mais que os outros todos juntos.

  16. Master of Chaos - há 4 anos

    Grande artigo Mário, eu sou muito fã da Attitude-ERA, pena que por enquanto ela não voltará, mas tu resumiste de uma grande maneira sobre aquela era onde víamos o wrestling de verdade.

    Steve Austin: Sempre que penso na Attitude-ERA, me lembro de Mick Foley e de Steve Austin, que fez uma tremenda feud com Vince McMahon, aquela era a boa época da WWE, o momento em que o wrestling se emergia com velocidade.

    DX: A invasão dos DX foi sensacional, grandes lutadores talentosos e brutais (mas continuo odiando o X-Pac). Mas foi bom ver uma stable como a DX na empresa, que até pouco tempo existia, mas pena que X-Pac e os outros (como Shawn Michaels) se retiraram e agora temos somente o Triple H na ativa. Mas mesmo assim é um grupo que fica na história da WWE e na minha memória.

    Mick Foley: Como eu disse antes. Mas foley para mim é a cara da Attitude-ERA, nunca vi alguém mais brutal do que ele, que sofreu tanto assim. Como cair em um monte de tachinhas, cair do topo da cela sobre uma cadeira. Destronar uma mesa após cair do topo da cela e ter várias fraturas além de dentes quebrados. Outra coisa que me recordo, foi de quando ele caiu sobre uma mesa em chamas. Grande Edge que o fez.
    Nunca me esqueço de Cactus Jack que lutou ainda na HIAC, vindo novamente a perder. Foley não teve lá muito sucesso em HIAC’s. Mas ele é a cara da Attitude-ERA pra mim.

    Bret Hart: Este homem foi um sucesso, sempre fui seu fã. Acho que a Hart Foundation foi uma grande potência da WWE.
    Bret Hart foi aquele homem que fez Jerry Lawler beijar o próprio pé, e foi o homem que insultou bravamente nosso “Titio” Vince. Ele é um grande marco para aquela era.

    Estréias: Todos estes lutadores que estrearam na época foram marcos para aquela era, mas Jericho é a lenda viva, com aquele estilo e carisma que não foi retirado em momento algum de sua carreira. Ele foi um ídolo do povo e até hoje é. Via-se carisma nele quando ele estreou, suas promos eram incríveis, mas de tanto ser heel, perdi meu gosto por ele. Mas ele foi outra pessoa importantíssima na Attitude-ERA.
    Kane invadiu a cela do combate entre Undertaker e HBK e fez com que Taker perdesse o combate, ele ainda está com a gimmick de montro que nunca acabou, mesmo se ele foi face um dia, ele continuava parecendo um monstro no ringue.

    The Rock: Este sim é outra lenda viva do carisma. Ele sempre teve suas promos muito legais e em ringue foi muito de fazer selling, mas isto mudou. Quem não se lembra do combate entre The Rock e Kane no Ra IS War? The Rock fazia selling a todo momento.
    Mas de qualquer maneira, seu carisma o fez brilhar, tanto em promos quando em ring-skills.

    WWE vs. WCW: Aí sim falou algo que eu gosto e muito. A grande guerra da WWE e da WCW que fez muito pela Attitude-ERA, foi esta guerra que popularizou ainda mais a WWE e a faz assim até hoje. Foi este momento que marcou para sempre a WWE, nunca vou esquecer.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador