Wrestling, Diz Ele #11 – TV PG

Depois da semana passada ter analisado a dinâmica entre John Cena e Ryback, esta semana trago-vos uma visão internacional mais integrada com a minha visão de um tema que, bem, não é estranho a ninguém. TV-PG ou TV-14, como é que preferem o produto?

Respostas à parte, o facto é que, desde Julho de 2008, que toda a programação da WWE adopta o rating de TV-PG. De acordo com o Guia Parental Televisivo, com sede em Washington, um rating deste tipo significa que: “Este programa contem material que os pais podem achar inadequado para crianas jovens. Muitos pais poderão querer proceder à sua visualização com as suas crianças. O tema em sim pode apropriar-se de guia parental e/ou o programa pode conter um ou mais dos seguintes: diálogo sugestivo; languagem coersiva infrequente; algumas situações sexuais ou violencia moderada.

Até aqui, e apesar das claras diferenças com a Attitude Era, tudo bem a questão e a palavra-chave nesta definição é a palavra “pode” porque um rating TV-14 indica o seguinte: “Este programa contem material que alguns pais podem achar inadequado para crianças com menos de 14 anos de idade. Os pais podem sentir a necessidade de exercer grandes cuidados em monotorizar este programa e estão avisados doravante para impedir a visualização sozinha do programa por parte de crianças com idade inferior a 14 anos. Este programa pode conter uma ou mais das seguintes: diálogo sugestivo intenso; linguagem coersiva forte; situações sexuais intensas ou violencia intensa.

Enquanto que um programa de TV-PG pode ter temas inadequados em termos de diálogo, linguagem, sexo e violencia, um programa TV-14 tem conteudo que pode ser objetificável por parte de grande número de pais. Neste tipo de programas é muito mais provável existirem situações das já sitadas, e que poderão ser efectivamente inadequadas para algumas crianças.

O curioso é que é este tema exactamente que através de uma simples pesquisa online como “End WWE TV-PG” os resultados são infindáveis, este tema foi mais que trabalho e a especulação sobre uma passagem de TV-PG para TV-14 continua. O problema com o deixar de existir tal facto é que e acordo com o site WWE Corporate, “WWE Smackdown has always been rated TV-PG”… Sim de facto, o Live Sex Celebration foi no RAW. Enfim, tal só prova ainda assim que TV-PG era algo que afinal de contas já estava predistinado a acontecer.

Desde que mudaram toda a programação actual para TV-PG a WWE tornou-se sem duvida com um produto mais orientado para as famílias, pensem nisto como um Voce na TV internacional por exemplo, em termos de publico-alvo.  Algumas destas mudanças foi necessariamente estas, e têm sido destacadas por politicos e celebridades que a WWE atraiu.

Durante a Attitude Era foram muitos os exemplos desde na Wrestlemania XIV a entrevista a Gennifer Flowers, bem como a presença de Pete Rose; ou as aparições de Mike Tyson. Eventualmente, tudo isto mudou e prova disso são as celebridades que têm aparecido bem como os papeis que têm demonstrado, exemplo: Jeremy Piven, Nancy O’Dell, Bob Barker, Snooki, Maria Menounos, entre outros. Nada contra estas claros, apenas uma denúncia daquilo que tem ocorrido efectivamente que é um aumento de vários campos dos mass media desde o entretenimento, ao desporto, passando pelos reality-shows polémicos.

Para além do ponto de celebridades/politicas, há outro factor que nos leva a querer que a TV-PG não vai a lado nenhum. Pois bem, demograficamente falando, quando analisamos quem assiste à WWE verificamos que os espectadores ou o tipo deste é diverso. Verdade seja dita, o site da Corporação da WWE advoga que cobre uma diversidade de espectadores e certamente um rating TV-PG ajuda a manter fãs de vários niveis etários, isto através da óbvia amostra de material que é genéricamente e moralmente aceite por todos. Mesmo com programas como o Saturday Morning Slam a maioria dos fãs encontra-se na faixa dos 21 anos, mais precisamente segundo o Nielsen Media Reserch, 74% do WWE Universe encontra-se nos 21+ anos. Ora aí está, segundo a faixa etária seria expectável um produto mais adulto, mais violento do que o que é presenteado actualmente, no entanto em termos e nunca se esquecem de algo que é o facto de a WWE ser ela própria um produto de auto-venda, um produto que não pode pensar no agora mas o que fazer no futuro, a longo termo, e a esse prisma, tem de apostar em novos fãs para o futuro, estes serão os que vão querer e sonhar de ir a uma Wrestlemania e que irão pagar tal presença enquanto adultos. E facto é que apesar de muitos fãs mais velhos terem desistido de assistir ao produto devido exactamente ao que é televisivo, a verdade é que muitos ainda se mantém com o olho nas noticias e resultados de shows, PPV, e o que seja.

Ora, mais ainda a WWE tem estado envolvida com iniciativas comunitárias por 30 anos, e este é sem duvida um dos pontos que distingue a WWE de qualquer outra companhia. Exemplo disso são os trabalhos com a Make a Wish Foundation, a campanha anti-bullying “Be a Star”; o Wrestlemania Reading Challenge, e todos os pontos fulcrais em termos militares. Independentemente disto, tais trabalhos só funcionam porque a WWE é efectivamente TV-PG, como por exemplo os desejos cumpridos por John Cena. No site da WWE Community existe todo um parágrafo que resume tais factos: “WWE está envolvida e comprometida em suavizar o poder da sua marca e as plataformas que ajudem a levantar problemas sociais que incluem a diversidade e inclusão, educação, apoio militar e para providenciar esperança aos mais necessitados. Através de parcerias com o Ad Council, GLAAD, Hire Heroes USA, Make-A-Wish, Pearson Foundation, Special Olympics Connecticut, Susan G. Komen for the Cure, The Creative Coalition and USO, a WWE apoia programas e iniciativas que positivamente têm impacto nas crianças e familias à volta do mundo.

A Attitude Era foi sem sombra de dúvida uma época única na WWE. Foi uma era que viverá para sempre nas memórias daqueles que não só visualizaram tal facto, mas sim que viveram tal era. Actualmente, digo e repito, não é altura para o TV-14 voltar, simplesmente não faz sentido nem em termos económicos, demográficos, politicos, sociais ou bem tão pouco a nível competitivo. Uma mudança incrivel necessitaria de acontecer para que a Attitude Era voltasse a acontecer.

Vince McMahon introduziu a Attitude Era original em 1997, a 15 de Dezembro desse ano com um monólogo; onde disse e passo a citar: “certamente a era de um superherói que diz para rezarem as vossas rezas e tomarem as vossas vitaminas, definitivamente passou”. Existem vilões e heróis na TV-PG. Para muitos isto já passou, mas certamente parece que muita audiência/espectadores se divertem com este mesmo produto..

Poderá voltar a acontecer? O que era preciso para isto voltar? Será que é o que a WWE enquanto produto necessita?

Acho que o artigo falou por si, agora pensem ;)

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Wrestling, Diz Ele”.

17 Comentários

  1. #HEEL - há 4 anos

    Onde acho esses memes da Attitude Era vs PG Era?

  2. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Poderá voltar a acontecer?
    Claro que pode e irá acontecer mas será sempre uma surpresa, aqui é o facto de não haver concorrencia forte contra a WWE.
    A TNA que é a mais forte concorrente se começar a ousar o seu produto o tio Vince começa a pensar igual.

    O que era preciso para isto voltar? Será que é o que a WWE enquanto produto necessita?
    A WWE não necessita mas os fás mais antigos sim mas isto é tudo um mundo que gira e mais tarde ou mais cedo vai aparacer outra ERA.

  3. Cadu Ito - há 4 anos

    Perfeita análise… acho que não é pelo PG que a WWE está caindo… é mais pela falta de imaginação dos Bookers mesmo… afinal dá sim pra fazer boas storylines com o que tem de material humano lá…

  4. DX Rules - há 4 anos

    Continuo a dizer. PG n é o diabo. Os escritores imcompetentes são

    Bom artigo!!!

  5. danielLP21 - há 4 anos

    E eu pergunto: porque é que um regresso da TV-14 traria de volta a Attitude Era? A WWE teve shows TV-14 até 2008, e, que eu saiba, a Attitude Era acabou em 2001…

    • DX Rules - há 4 anos

      Há muitos Ignoramus xD

      • DirtCrit - há 4 anos

        sem dúvida, principalmente pessoal que nem Portugues sabe ler e interpretar o que é dito! :)

      • danielLP21 - há 4 anos

        Eu estava apenas a dizer que o TV-14 é confundido com a Attitude Era. Embora perceba isso, não nos podemos esquecer que, entre 2001 e 2008, tivemos um produto TV-14 sem estarmos na Attitude Era. Eu percebi o artigo, que, já agora, foi bom ( como sempre).

    • Paul Bearer Guy - há 4 anos

      Epá Daniel: Mas ai começou a Ruthless Agression Era, uma era que até foi muita boa não igual a Attitude mas foi muito boa.

      E com TV 14 podiamos não ter algo parecido à attitude era mas sim a Ruthless Agression Era por exemplo.

      E tu sabes bem disso :)

      • danielLP21 - há 4 anos

        Eu sei disso, a Ruthless Agression Era para mim foi a melhor.

      • danielLP21 - há 4 anos

        E se voltasse algo parecido, eu era capaz de ficar emocionado.

  6. Fillipe - há 4 anos

    Creio que aquela era nunca ira voltar e termos uma PG era por um bom tempo (até a morte do Vince pelo menos) o produto caiu muito… sim caiu mas foi para nós fãs do wrestling… para esse novo publico… crianças e seus pais… a WWE ta perfeita… pra que ter caras como Taker, Foley, SCSA… se temos Cena que é um super heróio que todas as crianças gostam e que sempre mostra valores morais pra elas… temos Santino, Clay… que divertem as crianças… e que sempre estao la para bater nos heel… enfim a WWE esta perfeita para esse novo publico e se a WWE continua tendo um rating razoavel, vendendo camisa e lotando os PPV pra que mudar?

    • Gabriel Paccioni - há 4 anos

      tá legal meu Chapa, não precisa ser tão Dramático, Pra quê ? Não estamos todos chorosos aqui por nada, não é a TV-PG que é o monstro quefalam, mas sim a Equipe Critiva da WWE que é Péssima, No Parâmetro TV-PG a WWE pode muito bem fazer algo de valia mas não o faz, prefere fazer o que vemos ai, mas vejo tanta gente reclamando da WWE, Vão então assistir a TNA que é TV-14, a TNA tem um Wrestling bem mais desenvolvido sim mas não é por causa dsa Faixa indicativa, ou é ? Os que reclamam tanto do produto da WWE que passem a assistir Indie´s e deixar a WWE de lado, até que o produto melhore, é o que u tenho em mente, prefiro fazer isso a ter que reclamar incessantemente sendo que a WWE não tem olheiros no Site pra WWE a nossa opinião tem menos valia do que a previsão do tempo.

  7. R8cha - há 4 anos

    Reafirmo o que ja disseram…o grande problema reside na falta de qualidade dos guionistas e do pessoal que trabalha nos bastidores.
    Sou um grande fã da Attitude Era e da Ruthless Agression (que se calhar incorporava-se melhor nestes tempos) e como é obvio gostava de ver um produto mais semelhante a essas eras, no que diz respeito á liberdade dos lutadores em falar e agir e da agressividade nos combates…mas não me parece que algo drastico vá acontecer para haver uma mudança do produto.
    Se houver segmentos/ rivalidades/ combates de qualidade, não creio que a era seja relevante…e no meu ponto de vista, a diferença nesses pontos é o que distingue a diferença de qualidade desta Era para as outras.

  8. Evandro Monari - há 4 anos

    Não acho que o estilo PG é assim tão ruim, mas bem que poderiam deixar o produto um pouco mais realista. Além é claro de caprichar mais nas storylines .

  9. Control Punk - há 4 anos

    A PG era peca em vários sentidos ,não conseguem atingir o publico que querem além de que a WWE fica bem insuportável em alguns momentos.A WWE ganha muito com publicidade e consegue bater sucessivos recordes em vendas na Wrestlemania(mesmo que o evento não tenha sido bom) o que dificulta muita uma possível volta da Atitude Era.Enfim essa Era PG vai durar muito tempo ainda, como disse bem o autor do artigo precisaria de uma mudança incrível para que a Attitude Era voltasse a acontecer.

  10. Luiz Guilherme Just - há 4 anos

    Bem se for ver, a PG ERA começou pra valer em 2011, em 2010 por exemplo : tivemos uma Buried Alive Match do Kane vs Taker
    2009 – Orton dá um RKO em Steph McMahon
    2008 – varias lutas como Casket Match, Buried Alive Match e Street Fights semanalmente !
    No começo da PG ERA era legal, mas agora está um lixo

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador