10 Combates da WrestleMania em que ganhou a pessoa errada – Top Ten #534

1 – Bret Hart (Hulk Hogan) vs Yokozuna, Wrestlemania IX

É, ainda por cima este foi metido a martelo. Já é suficientemente mau quando, dos dois integrantes de um combate one-on-one, vence aquele que não era visto como o mais ideal. Pior só se o vencedor, altamente inapropriado, for um que nem sequer lá estava e meteu-se lá depois. E não havia tal coisa como uma mala “Money in the Bank,” foi um “quero, posso e mando” que serviu como um dos últimos pregos no caixão de uma coisa que tinha sido enorme uns anos antes.

E essa coisa era a Hulkamania. Enorme e indispensável na história do wrestling e da popularidade que conquistou. Começou a desvanecer, como tudo que tem brilho, ao entrar a década de 90 e, por esta altura, e depois de uma banhada na Royal Rumble de 1992 e na Wrestlemania VIII, já pouco restava de vontade e paciência para lhe dar seguimento. Na Wrestlemania IX, a tão infame Wrestlemania IX, foi a gota-de-água. Um evento paupérrimo, frequentemente destacada como a pior Wrestlemania de sempre, por apreciadores mais bem-conceituados e por outros que já nem tanto, como este mesmo escriba. Um evento tão bem bookado que teve três finishes por desqualificação ou contagem. Um deles foi o combate pelos Tag Team Championships entre os Money Inc. e a reunida dupla de Hulk Hogan e Brutus Beefcake. Hogan não saiu de lá com os títulos mas celebrou por uma catrafada de tempo, como se tivesse.

Mas não estava disposto a ir embora de mãos a abanar. Com um promissor main event que via o tão temeroso e de rápida ascensão Yokozuna a enfrentar Bret Hart pelo WWE Championship, após um feito que seria o primeiro de uma longa tradição: o vencedor da Royal Rumble seria premiado com o main event pelo título. Oportunidade para escrever história com um grande pontapé-de-saída e de tomarem uma medida com coragem para definir a tal “New Generation” com talento jovem. Yokozuna vence o WWE Championship. Enorme. Mesmo com heat, mas do que deve ser, já que era um bom Heel. Fê-lo de forma demasiado manhosa, para alguém tão fisicamente dominante, mas pronto, até fechamos os olhos a isso.

O problema é que o Hogan já tinha mandado um bitaite antes numa promo, em que até chamou a Yokozuna um calão racial – claro que ele nunca viria a meter-se em problemas por causa disso. E achou que era assunto para o qual era chamado e foi lá tirar satisfações depois do combate. E sacou dali de um combate improvisado porque “I am a real American, etc etc” e venceu, em pouco mais de vinte segundos. O temível vilão de topo squashado e humilhado. A tal nova geração perde para a gasta Hulkamania. Assim se fecha uma Wrestlemania. O título voltaria para Yokozuna um par de meses depois e Hogan acabou por sair em maus termos e partiu para a concorrência, onde pôde confirmar que a Hulkamania já tinha dado tudo o que tinha a dar e que era tempo de mudar qualquer coisa. Infelizmente, ficou esta banhada gravada na história.


Dez itens prontos a ser refutados. Porque é possível, mesmo que estes rankings sejam bem mais de recolha de dados do que de opinião de quem escreve, mesmo que a partilhe muitas das vezes. Mas tudo é debatível, portanto podem mesmo opor-se a alguns destes casos. Para isso está a secção de comentários. E para muito mais. Até porque todos terão a sua lista disto. Varia tanto de indivíduo para indivíduo, que se calhar serão mais refutáveis ainda. E tudo bem. Estando tudo na ordem, o que interessa é que dê para um falatório e há aqui algum potencial para isso.

O que interessa é que tenha sido um artigo e uma lista a gosto. Não tenham vergonha de manifestar o que quiserem. Isto está cá para isso e estará. Na próxima semana há mais Wrestlemania que dê para falar. Que isto de quem ganha e quem perde se calhar até nem interessa assim tanto. A longo prazo, talvez. Tanto aqui a ralar-nos com quem é que devia ganhar e às vezes isso serve de nada. O que não falta é boa gente que se pode gabar de já ter somado, pelo menos, uma vitória na Wrestlemania… E pouco a nada mais. E a ver se já não está aí um tema jeitoso. Vamos lá ver quem são esses dez vencedores da Wrestlemania que não tiveram grandes carreiras seleccionados. Será que também dá para alguma controvérsia?

Têm que estar cá para ver. E a isso encorajo-vos sempre. Portanto venham cá dar esse jeito, que ainda se entretêm com isso. Espero eu. Uma continuação de uma boa Road to Wrestlemania a todos. Que também vos esteja a entreter. Fiquem bem e até à próxima!

4 Comentários

  1. Boa lista como sempre, Randy Orton vs Triple H alem do vencedor o combate devia ter tido alguma estipulação violenta pra ser melhor, toda storyline pedia isso, e não um combate normal de wrestling, que ainda por cima nem foi bom. Shayna não ter ganhado da Becky nem faz falta, ela nunca se conectou com os fãs, nem no NXT numa epoca onde “todos ficavam over” por la, ela não tinha (e não tem) carisma, e seu estilo de wrestling é aborrecido, Vinc* deve ter percebido na epoca. Ja o Sting nunca devia ter passado pela WWE, ele não passou no começo da decada de 2000 pois sabia como eram tratados os ex WCW, e no fim… quando foi aconteceu como ele tinha pensado…

  2. Boa lista que me fizeram relembrar de combates ridiculos com vencedores ainda mais ridiculos. Faltou o combate The Fiend vs Goldberg na lista.

  3. Ricardo4 semanas

    Facto curioso, aliás, mencionado pelo escriba: Triple H aparece três vezes, as três como vencedor errado. Ou seja, o homem que já é o lutador com mais derrotas ficaria ainda com mais! (tem 13, o que significa que tem mais derrotas do que vitórias, uma vez que tem 23 participações – ver o artigo aqui no site “5 lutadores com mais derrotas na WrestleMania”).