1 – The Great Khali
Voltamos a recorrer ao mesmo cavalheiro/bicho e começamos logo por lembrar que Khali foi introduzido como uma gigante ameaça para o Undertaker, incapaz de ter qualquer domínio físico sobre o gigante Indiano e sob quem foi forçado a sucumbir, em 2006, ou avançamos logo para a tentativa consequente de fazer de Khali um main eventer?
Muito rapidamente o povo percebeu que, tudo bem, era um monstro mesmo muito credível, mas não havia muito a espremer dali no ringue. Até podia haver uma concordância geral de que sempre era qualquer coisinha melhor, e mais assustador e respeitável, que o Giant González uns bons anos antes, mas já dava para perceber que o gigantismo de Khali trazia dificuldades motoras, que não é o que melhor se costuma traduzir no ringue, especialmente com o estilo mais rápido de wrestling a começar a tomar conta e a ganhar popularidade e com workrate a ser cada vez mais recompensado. Apesar de tudo, este Khali era melhor que o Khali de mais tarde – trata-se, afinal, de uma condição que piora.
Então depois de mais uns encontros paupérrimos, um DUD de Wrestlemania – com Kane – e tentativas de o colocar over como Heel de topo, foram mesmo capazes de ignorar isso e colocar Khali na rota do WWE Championship de John Cena – que conseguiria derrubar o gigante. Pouco depois, numa situação de emergência em que se viram sem Campeão e tiveram que fazer uma Battle Royal para coroar um novo… Saiu o brinde ao Khali. Que foi uma enorme fava para todos os outros restantes que tiveram que suportar aquele reinado. Mas foi a prova dos nove. Nunca mais voltaria a ficar tão perto daquela zona do card. Dá para comparar a outros “monster heels” já aqui listados: teve uma Face Turn, começou a dançar, virou personagem cómica, ficou jobber, tudo numa progressão que mal nos apercebemos e pronto, está feita uma carreira.
Há respeito pelo performer, pelo que ainda se sujeita dadas as suas dificuldades e pela sua reputação como colega e até instrutor. E ficou com um percurso único. De monstruoso muro inabalável a World Heavyweight Champion, a Punjabi Playboy com danças e Kiss Cams, a jobber de pouco tempo de antena, a Hall of Famer. Se calhar é o único nesta lista que realmente se pode gabar de tanta coisa tão diferente.
Está a lista completa e, passando agora para vocês, pode haver muito acréscimo por parte de quem tenha critérios mais amplos que os que foram aqui aplicados, no que diz respeito à rapidez. Podem lamentar quedas como a de Dolph Ziggler, mesmo que ele tenha levado imenso tempo para chegar ao topo, e o mesmo com The Miz que sempre teve altos e baixos. Talvez um mais aceitável seja Jack Swagger, mas que não considerei, não só pelo factor tempo mas por também considerar que o seu trajecto até nem foi tão linear como os destes aqui.
Mas, no fundo, se vocês o considerarem, e quiserem fazer menção nos comentários, sem hostilidade, é isso que conta e já fica validado. O artigo fica logo vosso até à próxima semana quando vos trarei novo tema e este por acaso até será mais factual. Tem que haver pesquisa e números. E que os cálculos já venham feitos, que aqui o escriba traz-vos estas bíblias semanais porque é um gajo de letras, logo não se dá com números. Mas vamos ver casos de sucesso imediato com uma lista dos dez mais rápidos WWE Champions na história. Curiosos? Já sabem? Venham ver na mesma. É um tempinho que tiram a cada semana, no meio do vosso relaxamento seleccionado para tentar combater este calor que nos anda a arrasar. Mantenham-se hidratados, desfrutem, portem-se bem e até à próxima!
5 Comentários
Lembro bem do Maven no meu Survivor Series favorito e do que se seguiu ate ao Elimination Chamber no ppv seguinte. Na altura desconhecia mais estas andanças online do wrestling e não entendi porque ele desapareceu.
Ja o Kozlov era dos meus favoritos, gostava dele mo ringue, para mim foi injustiçado pelos fãs. Nunca entendi porque não gostaram dele. So achava estupido a gimmick Soviética a na segunda metade da primeira década do século XXI.
Nunca vi nada de especial no koslov, não tinha carisma, mic skill e nada demais no ringue.
Sempre o achei fantástico no ringue, era dos meus favoritos. Teve um grande combate contra o Triple H. Parece que só eu achava isso…
O Kozlov fica associado ao regresso do Edge no Survivor Series ’08 (e ao regresso à aliança com a Vickie). De resto, não me lembro dele em quase nada.
Eish, o Crimson… que memória recuperada agora ahahah
De todos esses o mais babaca e esquecível é Ryback