1 – Stone Cold Steve Austin
Já todos sabiam que ele ia estar na primeira posição. É o maior representante disto. Não só é o maior exemplo como talvez é o líder do movimento, o pioneiro, o que redefiniu o que era um Face na década da rebeldia. Sim, já se fazia na ECW mas lá era território anárquico, em terras corporativas ainda estava por introduzir tal ideia e foi Steve Austin quem mudou completamente o jogo.
Hoje em dia é muito fácil torcer pelo rebelde anti-sistema que vem atingir a autoridade e lutar contra o poder. Também nós somos o pequeno, também nós nos queremos revoltar contra tudo e todos, os patrões e professores no mais mundano e quotidiano, políticos no caso maior. E Austin representava essa fervura de todos, introduziu um novo tipo de Face, quando se pegava ao soco com o próprio patrão. Hoje em dia até parece pop fácil. Mas há lutar contra o poder e há Steve Austin. Esse manda tudo à fava, não está muito importado com o que pensam dele – dêem-lhe só um “hell yeah” e é tudo o que ele precisa – ou para ser um bom exemplo. Até porque, de dedo do meio em riste, é exactamente o contrário. Amigos e inimigos? Irrelevante. Por norma, quando as acções se mantêm, sabemos se é Face ou Heel dependendo do alvo. Pois acontece que o Sr. Austin nunca discriminou muito no que dizia respeito à distribuição de stunners e qualquer um se podia habilitar.
A sua tentativa de Heel Turn nem sequer foi bem sucedida – como já foi aqui listado há um par de semanas atrás, como três de vocês viram – e ele próprio arrepende-se. Porque… Como raio se ia fazer? Não lhe iam mudar a atitude para mau ou fazê-lo atacar um bom. Ele já fazia isso sempre! Tiveram que fazer o impensável e aliá-lo a Vince… Fazendo com que o povo agora torcesse pelo velho porque ele há coisas!… É o mais comum que alguém um pouco mais rebelde hoje em dia já seja comparado a ele, e não é de negar ou duvidar que ele tenha sido enorme referência em toda a malta jovem que veio depois dele, mas o poder que este tinha em ser um otário rufia a marimbar-se para tudo e ser dos gajos mais populares de todo o sempre não é coisa ao alcance de qualquer um…
E está pronto, quem esperava outros, realmente já estão os dez e não cabe mais nenhum. Digo isso porque realmente ficarão outras menções honrosas além das da introdução, olhando para exemplos previstos por leitores ainda nos comentários da edição anterior
Apontou-se John Cena que era recebido como um Heel mas era um “poster boy” de um “goody two shoes babyface.” É claro que isso às vezes saía torcido e ele muitas vezes comportava-se como um verdadeiro bully, mas aí nem sei se está em causa a sua personagem ou as próprias morais da WWE. Outro caso pertinente foi o de Braun Strowman que, actualmente é um Face mais regular dentro do “big tough guy” mas que, no seu percurso inicial era realmente mais agressivo. Tudo simplesmente porque o pessoal gostava de o ver a dar porrada em pessoas, ESPECIALMENTE no Roman Reigns. Como Face era igual mas um pouco mais “watered down” eventualmente caindo nos ângulos mais “family friendly.” E a feud com Kevin Owens foi simplesmente MUITO mal feita.
Pronto, chega também de estrangeirismos, com tantos aqui atafulhados neste último parágrafo, e feche-se o artigo. Tudo para dizer que esses acréscimos que já vinham de anteriormente são válidos, assim como qualquer um que queiram acrescentar agora. A pista é vossa.
O que também pode causar confusão é quando é um caso mais específico. Aqui é referente às atitudes em geral, mas por vezes há aquele momento, aquela rivalidade em que olhamos para quem é Face e quem é Heel e não vemos sentido nenhum. Os papéis estão trocados. E é isso que vamos ver na próxima semana, vamos recordar dez storylines ou angles em que os Heels e os Faces têm papeis trocados. Podem começar a palpitar já, que vejo que gostam de o fazer e agradeço. Passem cá para ver e desfrutem lá do Verão como ainda seja possível e com as medidas devidas. Para quem desfrutar já delas, além de umas forçadas que todos nós já tivemos, umas boas férias!
Fiquem bem e até à próxima!
6 Comentários
Sei que essa não é uma opinião popular mas por mais que CM Punk tenha sido um grande heel (acredito que a maioria esmagadora dos fãs o preferiam como vilão) após o período do “Summer Of Punk” eu nunca mais consegui levá-lo a sério como heel. Para mim ele se tornou, de forma genuína, popular de mais para ser odiado, era como se tentassem forçar ao extremo alguma reação negativa do público para com ele. Ele podia zombar do ataque cardíaco de Jerry Lawler ou da morte de Paul Bearer, mas quando mandava uma promo como aquelas na rivalidade com The Rock rapidamente se “tornava” um babyface de novo, pelo menos ao meu conceito.
Boa lista.
Pq esse cara que escreveu o top ten gosta tanto de heel?
O que você quis dizer com isso?
Acho que poderia falar separado o tire h e hbk… mas foi um ótimo top
Excelente Top.
Na próxima semana da para colocar muita coisa, como o Rusev na feud cotra o Dolph, o CM Punk na Feud contra o Jeff Hardy, Christian na Feud contra o Randy Orton, o Braun na feud com Kevin, e o John Cena, nem vou citar uma feud em específico, porque o John tem várias assim.