1 – John Cena vs Edge, 2006
Não foi um Top Ten fácil de organizar para conseguir um digno primeiro classificado. Será este o derradeiro caso? Bem flagrante é ele e foi um tremendo osso atravessado na garganta dos espectadores que começavam a fartar-se de John Cena, ainda estava ele verdadeiramente no topo há coisa de um aninho e pico. Ele já estava estabelecido como estrela de topo e havia outra, mais veterano do que ele, prontíssimo. Mas que teve os seus travões. É que isto não podia ter acontecido uma, mas sim duas vezes no mesmo ano.
A primeira foi logo no início do ano, para cortar o bem que estava a saber um dos grandes momentos do ano, logo ao começar. Quando, após uma grotesca Elimination Chamber vencida por um ensanguentado Cena, no New Year’s Revolution, Edge faz o primeiro cash-in do Money in the Bank na história e torna-se WWE Champion. Foi o deboche a seguir, com promessas de pinanço ao vivo para celebrar – segmento que valeu das mais altas audiências do Raw, para vocês verem que isso das audiências significar alguma coisa é muito relativo às vezes. Como o perfeito Heel que era e para descansar um pouco de Cena que teria uma boa feud com qualquer estrela de topo ou em ascensão que quisessem, antevia-se um perfeito reinado. Isto é se, menos de um mês depois, no Royal Rumble, Cena não recuperasse o título. Edge fica sem título, perde a desforra e entra numa rivalidade com Mick Foley, que foi verdadeiramente fantástica e outro dos grandes momentos desse ano, afastando-se assim do WWE Championship.
A segunda vez viria a acontecer no Verão, após outro dos grandes momentos do ano – parece um ano divertidíssimo esse 2006! Será que eu ter 12/13 anos na altura ajudou? – quando Rob Van Dam derrota John Cena pelo WWE Championship perante uma louca plateia no ECW One Night Stand. Edge interferiu nesse combate e inseriu-se na caça ao título, não conseguindo derrotar RVD em competição singular mas aproveitando uma Triple Threat também com Cena para ganhar o título pela segunda vez. A coisa já parecia muito mais bem encaminhada agora com a segunda volta da feud, visto que, apesar de ter sido com maneirismos manhosos de vilão, Edge realmente venceu Cena no SummerSlam. Mas quando a feud não ficou por aí e Cena desafiou-o para uma oportunidade na qual, se perdesse, mudava-se para o Smackdown, já sabíamos que a coisa ia dar para o torto. Mesmo sendo num TLC, especialidade de Edge. Apesar de o combate ter sido estupendo, fica o azedume de Cena voltar a vencer e no combate do Edge. Edge falha a desforra, tal como na primeira vez, culpa partidos secundários, desta vez os DX e alia-se a Randy Orton para formar os Rated RKO e partir para novos assuntos, longe do WWE Championship. Sim, é verdade que a carreira de Edge só continuou a brilhar, ganhou mais nove títulos mundiais e é hoje um Hall of Famer indiscutível. Mas aqui ficou a certeza de que Cena era o novo menino-de-ouro que ia sair por cima de tudo e todos, quer fosse pertinente e necessário ou não.
Mais um Top Ten feito, acho que não disse nada na introdução desta vez que impedisse alguém de continuar a ler e acho que já está tudo pronto para a vossa vez. Sim, porque isto é tema que muitos terão algo a acrescentar, o que não falta são situações em que achem que ganhou quem não devia. Até devem ter um todos os meses! Eu quis ser bastante meticuloso na selecção, isto não é sempre de ganhar quem eu queira, e tentei mesmo justificações fortes para achar uma má decisão. Mas no que toca a passar-vos a palavra, o critério é vosso, logo é o que entenderem. Assim como alguma discórdia destes casos aqui presentes. Força aí nisso.
Força também para mim nos pulsos para teclar mais e para cá estar na próxima semana, com novo tema. É em jeito conclusivo desta corrente de temas das storylines e dos combates e do bom e do mau e dos contrastes. Conclui em tom irónico porque o tema é sobre exactamente o contrário. Vamos recordar dez storylines que nunca tiveram a sua conclusão. Pode bem ser divertido de recordar, estejam cá para ver. Até lá fiquem bem, um bom Halloween a todos, que parece que já adaptamos a tradição como nossa também e desfrutem bastante do acontecimento mais assustador que marque esse dia: o Crown Jewel! Até á próxima!
13 Comentários
Lembro-me de outra do Cena, na Wrestlemania XXX em que venceu sem qualquer necessidade o Bray Wyatt.
Devo ser o único que não gosta do Triple H até aos dias de hoje, parece que só por mandar na NXT acham o maior e o salvador da pátria para a gestão atual do Vince McMahon e esquecem as milésimas decisões erradas que já teve.
Nao és. Para mim o suposto “bom trabalho” do hhh na nxt é porque esta é a “3a brand”. Niguém me tira da cabeça que se estivesse a frente do RAW este seria o hhh and friends show. Estamos a falar de um gajo que assim que teve poder definiu logo que só trabalhava no RAW, todas as outras estrelas faziam ora RAW or SD, mas não o Paul. O Paul Heyman chegou até uma vez numa promo com JBL, a propósito deste ter um reinado de mais de um ano, dizer o que a muito se falava fora dos shows: que o hhh se recusava a trabalhar as 3as.
Faltou Sasha Banks vs Becky Lynch
Teve uma vencedora errada, mas não entra nem de longe numa top ten
Entra fácil, Sasha estava em seu melhor momento!!
Nem de longe entra, ja teve “situações piores” que essa.
Eu acho que em 2009 o Randy Orton vs Triple H tambem teve o vencedor errado na WM , Orton estava no topo da WWE com o inicio da gimmick Viper e para culminar os danos todos q tinha causado a Triple H e à sua familia era tirar-lhe o titulo
Acho que fui a unica pessoa que na rivalidade Kofi vs Bryan se lembrou da rivalidade Booker T vs Triple H, mesmo sem ter algo relacionado a racismo. Pelo menos a vitoria foi pra pessoa certa.
brock lesnar vs the undertaker devia ser o numero 1
Se hoje gosto de wrestling e da WWE é por causa do Edge. Comecei a assistir a WWE nesta altura do Cena vs Edge e eu era fã do Edge e só de o Cena ganhar faz com que eu não gosto do Cena. Acho que nesta altura não deviam ter dado tanto crédito ao Cena. Eu costumo dizer que se o Cena é odiado hoje foi por causa do Edge. Mas foram grandes rivalidade entre este dois mas com o vencedor errado. O que valeu foi que o Edge consegui uma bela carreira.
Pra mim faltou Kevin Owens vs Cena,na qual o Owens tinha que ter saido por cima.
Até concordo com alguns ..mas mano tem muita luta do triple h….tem muitas outros lutadores que não mereciam vencer ..ou vc acha que Roman deveria ter ganhado do undertaker ..ou brock lesnar ganhar o summerslam de 2017 … Baron corbin derrotar kurt angle…..esses são os recentes ..os antigos tem mais ainda…