2 – JBL
Também ele teve as suas personagens a beber a fontes bem conhecidas em várias fases da sua carreira. Que bem sabemos que aqui este recente Hall of Famer já teve várias personagens e algumas não podiam ter menos a ver umas com as outras. O Bradshaw dos APA era um capanga, tudo bem, há disso sempre. Mas olhemos para duas fases da carreira em que JBL, à sua maneira, espelhava outro alguém.
O primeiro instante disso acontecer foi muito cedo na sua carreira, logo ao começar o seu percurso na WWE em 1995. Ainda não tinha assim tanta personalidade para injectar numa gimmick que lhe dessem, logo este ia estar bem mais colado à sua referência. Estreou-se como Justin “Hawk” Bradshaw, um cowboy Texano duro como pedra, daqueles com quem um gajo não se quer meter. Até porque às vezes ele gostava de marcar os adversários como gado. Tudo na gimmick, desde o seu aspecto físico aos maneirismos… Tudo isso era Stan Hansen. Ainda hoje uma referência para si, com certeza, mas quando apareceu era basicamente um fanboy do Stan Hansen a imitá-lo.
Depois da sua carreira como já melhor a conhecemos decorrer, deu-se aquela grande viragem. Maior viragem que a sua personagem teve, baseada na sua vida real, e que lhe deu o push de uma vida, chegando a WWE Champion, algo impensável para aquele midcarder que era o Bradshaw. JBL lá mostrara alguns dotes na bolsa e aumentara a sua fortuna, como accionista, o que lhes deu ideias para o remodelar como o JBL que se mantém até hoje. À sua maneira, claro, mas era um magnata milionário maléfico. Sim, vimos um desses. Era um Ted DiBiase moderno, com as suas próprias props, como o chapéu a lembrar que é sulista e aquela limusine, mas até mesmo a sua “Cabinet” fazia lembrar uma versão mais pequena dos Million Dollar Corporation. Há muitas maneiras de adaptar a gimmick de um magnata – o filho do próprio, ou um magnata Mexicano, já vimos de tudo e vemos actualmente LA Knight a desfrutar do título, querendo trocar as voltas de como um Million Dollar Champion deve ser – mas é muito difícil não fazer o paralelismo desses todos com o original Ted DiBiase. Todos têm um preço… Mas o do Million Dollar Man já é muito inacessível!
3 Comentários
Confesso que não percebi grande parte do artigo
Saudades do Sandow, mas ele está muito bem como Aron Stevens também!
Nem preciso citar nomes mas também da para encaixar o Heel estrangeiro.