10 Gimmicks Recicladas – Top Ten #367

3 – Damien Sandow

Podemos dizer que o performer seja um tipo bastante singular e é mais pela forma como trata as suas gimmicks e o carisma muito próprio que emprega na altura de lhes dar vida. Porque, curiosamente, até o tenho aqui como entrada dupla: a sua carreira de altos, baixos, baixos e mais baixos na WWE, pode dividir-se por duas fases e ambas têm estrelas antecedentes.

Comecemos pela brincadeira que ele andava a fazer quando já tinham desistido dele e tornado uma piada, mesmo quando ele já tinha feito a gimmick anterior resultar lindamente. Quando todas as semanas aparecia a imitar alguém diferente. Acabou por colar como Damien Mizdown, mais uma vez a tornar-se popularíssimo e mais uma vez a ser atirado para a choça. Imitava vários tipos de personagens, desde heróis fictícios como Magneto a estrelas musicais como Bruce Springsteen. Pelo meio também imitava algumas estrelas dos ringues, mesmo que mais lendárias como Shawn Michaels ou Bret Hart. Se se limitasse à imitação de outras Superstars, estava meramente a seguir uma gimmick que Charlie Haas já tinha utilizado anos antes. Que, por sua vez, estava a reciclar um acto recorrente de Stevie Richards na década de 90, pré-Right to Censor.

E essas brincadeiras vieram já depois do intelectual Damien Sandow. O bem falado, de rico vocabulário, mas arrogante Sandow que silenciava as plateias para as educar, não o fazendo sem os rebaixar ao máximo. A primeira coisa a torná-lo popularíssimo. O “Intellectual Saviour of the Masses” até tinha uma ideia relativamente original mas, na verdade, não era o primeiro. No final da década de 80 e a transitar para a de 90, existia o “The Genius.” Não se vestia com um robe mas sim com um traje académico e rebaixava o público através da poesia, apenas um dos seus muitos instrumentos de demonstrar que era um intelectual muito superior àquela plebe que pagava para ali estar. The Genius era interpretado por Lanny Poffo. Esse mesmo, o irmão menos famoso e popular de Randall Poffo, que tão bem conhecemos como… Randy Savage… Que Sandow chegou a imitar, como “Macho Mandow”!

3 Comentários

  1. Hassum3 anos

    Confesso que não percebi grande parte do artigo

  2. El Cuebro3 anos

    Saudades do Sandow, mas ele está muito bem como Aron Stevens também!

  3. Et Billu3 anos

    Nem preciso citar nomes mas também da para encaixar o Heel estrangeiro.