10 Gimmicks Retiradas de Cultura Popular – Top Ten #370

3 – Jushin Thunder Liger

Este tanto pode ser bem sabido por muitos como até pode chegar como surpresa para outros. Tudo porque Jushin “Thunder” Liger pode muito bem ser a maior estrela de sempre de território Japonês, com uma muito longa carreira a abrangir décadas, de imensa popularidade e reconhecimento tanto oriental como ocidental. Já o suficiente para se ter tornado maior que a sua própria referência.

Porém notam toda a aura cartoonesca na personagem, certo? Estão a ver aquela indumentária super-heróica, lembram-se bem da sua alegre música de entrada, tal e qual a abertura de uma promissora e épica série de anime e até vai mais longe que isso: vemos mesmo ali clips de animação de uma anime que parece realmente referente à estória de um Jushin Liger. Então, faz todo o sentido que dada a popularidade enorme desta estrela Japonesa dos ringues, até lhe tenham criado a sua própria série animada. Se até o Hulk Hogan tinha! – “Hulk Hogan’s Rock ‘n’ Wrestling,” procurem. Porém não. É o contrário. Jushin Liger era uma popularíssima série de anime no Japão em 1989 e foi nesse mesmo ano – reacção imediata – que a New Japan Pro Wrestling atribuiu a gimmick a Keiichi Yamada que já lutava uns bons anos antes disso mas que se tornou uma lenda a partir da homenagem ao desenho animado, como se mantém até hoje, ao ponto de ainda se considerar a sua identidade praticamente anónima.

A sua música de entrada é mesmo o genérico de abertura, as animações vistas são mesmo retiradas da série e a sua indumentária é uma reprodução mais humilde do personagem principal super-heróico do jovem rapaz da série – dizemos que é mais humilde porque a animada é muito over-the-top para poder ser reproduzida na totalidade. A série durou cerca de um ano. Jushin “Thunder” Liger, a lenda do wrestling, dura até hoje e durará para sempre. Logo compreende-se a confusão. Foi seleccionado para aqui, no entanto não é exclusivo, a NJPW fez isso mais vezes. Maior exemplo será Tiger Mask, personagem já interpretada por inúmeros lutadores diferentes, como referência a uma outra anime e sua personagem principal, de mesmo nome e aspecto.

3 Comentários

  1. DP3 anos

    Bom artigo Chris JMR, acredito ainda que podias ter acrescentado um outro personagem que até há bem pouco entrou no WWE Hall of Fame, um tal de The Honky Tonk Man

  2. Essa gimmick do sting foi a melhor, lembro me de ele derrotsr o hollywood hogan pelo titulo máximo e tambem a feud com o vampiro, tambem de destacar a entrance e a theme song que combinava na perfeição e tambem a sua representação, foi perfeita, tao identica ao brandon lee no filme o corvo, aproveito para aconselhar este filme para quem gosta de filmes de super herois num contexto mais negro, mais violento, mais sério… o primeiro filme da serie quenfoi o unico representado por Brandon Lee é sensacional

  3. Mr Catra3 anos

    Sting é um clássico absoluto.