10 Lendas que nunca estarão no Hall of Fame – Top Ten #442

2 – Owen Hart

Este é aquele que já não se fala. Mas já foi aquele que se falou mais. Muitos estávamos incrédulos – o uso da primeira pessoa do plural sugere que o próprio escriba se insere, sim – com o facto de ainda não estar no Hall of Fame, nem que fosse como um gigante e ainda assim insuficiente pedido de desculpas pela tragédia que lhe colocou termo à vida. E não sabíamos bem quem culpar.

Primeiro culpávamos a WWE, a achar que estavam a ignorá-lo e isso causava-nos o ultraje. Depois soubemos que era a viúva, Martha Hart, que estava contra a indução e quase que nos juntávamos para lhe implorar que não privasse o falecido, que também queríamos reclamá-lo como nosso, nem que fosse como uma espécie de herói, da honra que merecia e que lhe era devida. Mas volta a entrar o raio do Dark Side of the Ring, que lhe deu a palavra e onde pôde explicar porque é que se recusava a permitir que a WWE tentasse agora emendar uma borrada de todo o tamanho após causarem o que causaram e ficarem bem vistos. Que não é por ele, é a WWE que nem sequer merece tê-lo lá. Aí compreendemos. E respeitamos. E já aceitamos que não, Owen Hart não fará parte do Hall of Fame da WWE.

Mais homenagens surgirão. Como foi o caso do torneio organizado pela AEW, empresa ainda com uma “clean sheet” para o poder fazer, sem associação a desastres. Aí celebrou-se Owen Hart porque isso sim deve ser feito. E nós vamos fazendo-o sempre. Dá para fintar a situação? Talvez. Até pode haver uma forma de colocarem lá Owen Hart sem colocarem lá Owen Hart. Vamos a supor que, mesmo com Bret e Stu Hart, assim como a Hart Foundation com Jim Neidhart e, como já aqui foi dito, British Bulldog, por associação…. Decidem colocar lá a família Hart toda. Assim mesmo para prestar homenagem a todos os outros irmãos que não serão suficientes para isso, por si. E Owen. Sem o enfatizar muito. E gerações seguintes, também. Um tributo a toda a família Hart. Vai Natalya, vai tudo. Não é que eu ache que ela nunca vá ou não mereça, mas defendo que esperem um pouquinho e a deixem fazer tudo e descansar antes de a tornarem a bi-Hall of Famer que ese cenário sugere. E podemos dizer assim, de forma semi-oficial, que Owen também lá está. Fala um egoísmo da nossa parte aí, sim.

2 Comentários

  1. JOAOPEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO2 anos

    Este top 10 é mesmo muito, muito, muito bom. Revela grande trabalho de pesquisa (ou puro conhecimento próprio). PARABÉNS!
    Quanto ao Benoit, muito bem dito. É com ele e com a entrada da WWE para a bolsa que se dá o início da PG. Eu tentei (acho que mal) explicar isso numa tese de pós-graduação do ISCTE, para justificar um declínio na queda de audiências. Quem não liga a isto, não consegue perceber esta questão do que era este desporto e do que foi depois da morte do Benoit

    • Atum2 anos

      Concordo em todos palavras, parabéns para quem fez