10 Lendas que nunca estarão no Hall of Fame – Top Ten #442

1 – Chris Benoit

O óbvio, o que todos sabiam que seria o primeiro classificado. As razões também são óbvias, o que o marcou praticamente faz total sombra sobre todos os outros aqui presentes. Como havia de ir parar ao Hall of Fame aquele que nem sequer se menciona em TV? E com que cara o fariam?

E também devo já adiantar a parte em que lhe reconheço o total valor lendário e que faria dele um evidente Hall of Famer se se tivesse apenas retirado e fosse vivo. O assunto parece sensibilizar alguns que não compreendem o que pretendo transmitir que seja óbvio ou que acham que há alguma falta de respeito ou que banalizam a gravidade das suas acções, independentemente do estado mental que o levou a fazer o que fez. Porque são fãs de Chris Benoit e dos seus talentos. Também eu! Um dos grandes lutadores técnicos, mas também de uma agressividade imensa e destemido – algo pelo qual também pagou. Quiçá com os melhores suplexes da indústria, teve bem menos títulos Mundiais que aqueles que merecia. Um inovador e que quebrou barreiras, não cabendo no molde da estrela de topo, mas convencendo todos ao tornar-se inegável. Fala-se de Chris Benoit e, omitindo certas coisas, fala-se de uma clínica montada em ringue.

Mas não o colocaria no Hall of Fame, que é um tipo de coisa que escalda demasiado para lhe tentar pegar. O acto é atroz? É, sim. E mesmo já tendo sido válido se der para esconder e o Vince tiver ajudado a encobrir, também esse já saiu. Mas o que realmente queima mais é quando também pesa a culpa e a responsabilidade. Agitou totalmente o mundo do wrestling, expôs muita coisa, reabriu muito debate, recuperou infâmia a uma modalidade já marginal e acabou por influenciar todo o produto, forçosamente tornado mais familiar para começar a limpar uma imagem. Hoje tem-se em conta a saúde mental e os danos cerebrais que estas performances arriscadas causam. E claro que não vão reconhecer, mesmo que não tivesse sido anunciado em TV que nunca mais seria mencionado, nem honrar alguém que virou a companhia e a indústria todas de pernas para o ar. Por muito que custe aos fãs, a nós que tanto dersfrutamos ver o performer a trabalhar. Por fácil que seja para alguns separar o wrestler, o homem e até o homem que se tornou naqueles momentos finais. Se tivessem uma empresa, algo dessa dimensão tivesse acontecido, e também tivessem algum do sangue nas mãos, também nunca o conseguiriam homenagear.


E com controvérsias já passadas, dá para fechar um Top Ten. Será que todo o Top Ten foi polémico? Dão todos para debate? Se calhar até dão e eu não garanto nada a ninguém, já muitos que disseram nunca aprenderam a mal que nunca se deve dizer nunca. Há aqui algum que acham que se safe? Destaquem-no. Algum a acrescentar? É colocá-lo aí que fica válido para a lista. Alguma defesa, algum reparo, alguma discussão? Façam-me esse favor, que são caixas de comentários activas que aqui o escriba, que não sabe assim tanto, quer.

Pronto, um Hall of Fame, fictício ainda por cima, vale o que vale, portanto já se terá falado o bastante dele. Os aromas de Wrestlemania já andam aí, acho que podemos voltar a nossa atenção para esse grande palco. Parece que ainda falta muito, mas se formos a ver por quantos Top Ten há até lá… Olhem que isto vai num instante. Nem por isso se torna fácil sacar de um tema novo. Mas pronto, temos que olhar a alguma coisa, nem que seja às construções até lá. Como andam a correr as storylines? Fixes? Ainda bem. Nem sempre é assim e pronto, já há aí tema. Podem ser as dez storylines mais pobres em construção para a WrestleMania. Vão lá recordá-las e ver quais já esperam.

Até lá portem-se bem e tudo de bom. Já cheira a Primavera? Por acaso, acho que não. Mas também já faltou mais. Fiquem bem e até à próxima!

2 Comentários

  1. JOAOPEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO2 anos

    Este top 10 é mesmo muito, muito, muito bom. Revela grande trabalho de pesquisa (ou puro conhecimento próprio). PARABÉNS!
    Quanto ao Benoit, muito bem dito. É com ele e com a entrada da WWE para a bolsa que se dá o início da PG. Eu tentei (acho que mal) explicar isso numa tese de pós-graduação do ISCTE, para justificar um declínio na queda de audiências. Quem não liga a isto, não consegue perceber esta questão do que era este desporto e do que foi depois da morte do Benoit

    • Atum2 anos

      Concordo em todos palavras, parabéns para quem fez