10 Longos caminhos até ao topo – Top Ten #309

8 – Chris Benoit

Saindo da bolha e reconhecendo a existência de mais um wrestler com quem partilho nome, fale-se de Benoit, porque ele também está nesta categoria. Um caso daqueles talentos que simplesmente não dava para ignorar, visto que não ser dos maiores dentro de qualquer balneário onde estivesse deve ter-lhe pesado um pouco.

E o seu percurso, esse até já deve ser mais longo que o que muitos tenham ainda a noção. Já ele dominava grapples na New Japan desde 1986! Até chegou a conquistar o IWGP Junior Heavyweight Championship ao Jushin Thunder Liger! Ainda se manteve lá até 1994, antes de rumar para a ECW, companhia à qual foi muito associada mas nem foi onde fez muito ou se tenha feito estrela. Apenas esteve lá um ano e… Partiu o pescoço ao Sabu e ganhou a alcunha de “Crippler Benoit” e qualquer coisinha mais. Faz mossa saber que até já podia ter iniciado o seu percurso mais notável aí quando havia planos para fazer dele um Heel de topo e ECW World Champion por bastante tempo. Teve que sair e retornou à WCW, onde começou como cruiserweight mas começou o seu percurso de maior relevo, integrando rapidamente uma nova encarnação dos Four Horsemen.

Após uns cinco, seis anos, estava muito infeliz na WCW, como muitos e queria ir embora. Tentaram convencê-lo a ficar… Dando-lhe mesmo o World Heavyweight Championship! Não foi suficiente, quis sair na mesma e o título foi-lhe retirado e não foi reconhecido. Porém chegou à WWE, em 2000, como ex-Campeão Mundial e reconheceram-lhe o reinado até deixarem… De o reconhecer a ele, no geral. Quatro anos depois faria história épica na Wrestlemania ao derrotar Triple H e Shawn Michaels para se tornar World Heavyweight Championship e cimentar a sua chegada ao cume. Apenas quatro anos após a sua chegada à WWE e ao seu reinado semi-reconhecido, sim.

Mas dez anos depois do início do seu percurso em território Americano e quase vinte anos depois de ter começado a dar nas vistas no Japão. Até pode ter voltado mais para o midcard depois disso, mas aquele feito já ninguém lho tirava – mas tiraram! – e havia outro grande plano para ele, antes da trágica e macabra interrupção do seu percurso, a provar que ele não estava mesmo destinado a ser Campeão da ECW.

ão fosse o seu pesado “no show” contra CM Punk que fez o título cair em John Morrison e planeava-se dar-lhe o título da ECW e estabelecê-lo como nova cara da ainda recém-adquirida brand para ajudá-la a erguer-se como uma brand de lançamento de novo talento, mantendo uma ponte com o passado – trabalho que passou para o Tommy Dreamer. A ECW acabou por tornar-se isso mas dá que pensar que talvez até isso pudesse ter sido muito diferente!

13 Comentários

  1. Matt5 anos

    Excelente artigo, mostrando que o Drew Mcntyre ainda não demorou tanto já que foram liquidos 10-9 anos de WWE

  2. Rock vs cena5 anos

    Falta o Daniel Bryan mas de resto concordo!

  3. Ótimo artigo!
    É tão bom viajar no tempo, como já referi enumeras vezes, por mais erros que um lutador possa ter cometido, ou virou as costas à empresa, tudo têm que ser reconhecido, porque não chegou a campeão mundial sozinho, em alguma altura também contribuiu para o sucesso da empresa.
    Quero apenas acrescentar que adorava que realmente as coisas hoje em dia fossem assim, que para ter um título mundial, o lutador tinha que suar muito, sofrer, percorrer muito e muito, para dar valor ao trajeto e ao título que têm em sua posse. Mas hoje em dia para ser assim. Tinha que mudar muito o adn da empresa e começar a alterar os títulos para serem todos diferentes.

  4. Jinder Mahal 🤷‍♂️

  5. Anónimo5 anos

    Bom artigo.

  6. Leleco5 anos

    Christian

  7. Bea Ospreay5 anos

    Muito bom.

  8. Muito bom, várias histórias que eu não conhecia sobre esses wrestlers, só um pedido: tenta diminuir o uso de gírias ou palavras próprias de Portugal kkk, sei que o site é focado nos portugueses, mas eu como brasileiro, deixo de entender muita coisa por conta de palavras únicas de Portugal.

    • Enfim, é só um pedido kkk

    • Berto Notorious5 anos

      Procuras um site brasileiro…
      Pois se ele é Português, está num site que acaba em .pt queres que ele escreva gíria brasileira?

    • Apesar da agressividade passiva notória em seu comentário, Berto Notorious (trocadilho proposital). Não estou pedindo para ele utilizar gírias brasileiras, e sim tornar o texto mais acessível para todos os falantes da língua portuguesa.

  9. O Problema é que os Wrestler querem fazer uma carreira e pensam que uma chegaram a ganhar os titulos principais porém nem todos chegaram a ganhar os titulos mundiais. O Topo nem sempre é igual para todos. Tem Wrestlers que consegue Valorizar qualquer titulo e tem Wrestler que só valoriza titulos de mid card.