10 Longos caminhos até ao topo – Top Ten #309

7 – JBL

Mas este aqui, não só levou o seu tempo a chegar ao topo, como nunca ninguém esperaria que lá chegasse. Até podemos estar habituados à ideia dele como um lutador de topo, agora adicionado ao Hall of Fame e tudo, mesmo que depois disso ele voltasse aos títulos de midcard. Mas nunca, na década de 90, alguém diria que o Bradshaw ia ser WWE Champion.

Mas foi e Bradshaw fez muita coisa antes. Luta na WWE desde 1995, passou pela NWA um ano antes, percorre ringues pelo mundo desde 1992. Na WWE, foi de tudo, desde um ripoff de Stan Hansen inicial, a lutador de tag team, primeiro com Barry Windham para formar os Blackjacks, o que o lançou com o nome “Blackjack Bradshaw” a cada vez que competia sozinho. Foi como lutador de tag team que mais se destacou, mas não foi com esses.

Foi quando virou assim meio Satanista, ao lado de Ron Simmons, e formou os Acolytes, conseguindo lugar na macabra Ministry of Darkness de Undertaker, na sua fase mais dark. Lá abrandaram os seus maneirismos e ficaram uns APA mais cómicos, mas parecia que estava destinado a isso. Aliás, seguiu-se um percurso a solo outra vez, no mais Texano que a sua gimmick pudesse estar, e o que ele mais fazia era conquistar o Hardcore Championship. Sim, ele era desses midcarders.

Tanto que até chegou a reunir os APA. Mas lá se deu a volta surpreendente. Sem que alguém conseguisse prever, a partir do Bradshaw que conheciam, aproveitou-se uma paragem, um afastamento de Simmons, mais um fechar de capítulo para os APA, para Vince reconhecer os seus feitos como accionista. A coisa agradou-lhe e foi-lhe atribuída nova gimmick. Tão texano como ele não consegue evitar ser, mas agora já era um milionário arrogante, de chapéu, fato e limusina. Até já se chamava John “Bradshaw” Layfield, abreviado para JBL, que sempre era mais finório.

E não é que aquilo foi mesmo para um enorme push? Dez anos depois de se iniciar no wrestling mais mainstream e nove depois de chegar à WWE, JBL, aquele Bradshaw de antes, derrota Eddie Guerrero pelo WWE Championship e até faz história, tornando-se o Campeão com reinado mais longo da história do Smackdown, por um tempo. Difícil de imaginar hoje, já com ele enraizado, o improvável e surreal que foi o push tardio a JBL, mas foi.

13 Comentários

  1. Matt5 anos

    Excelente artigo, mostrando que o Drew Mcntyre ainda não demorou tanto já que foram liquidos 10-9 anos de WWE

  2. Rock vs cena5 anos

    Falta o Daniel Bryan mas de resto concordo!

  3. Ótimo artigo!
    É tão bom viajar no tempo, como já referi enumeras vezes, por mais erros que um lutador possa ter cometido, ou virou as costas à empresa, tudo têm que ser reconhecido, porque não chegou a campeão mundial sozinho, em alguma altura também contribuiu para o sucesso da empresa.
    Quero apenas acrescentar que adorava que realmente as coisas hoje em dia fossem assim, que para ter um título mundial, o lutador tinha que suar muito, sofrer, percorrer muito e muito, para dar valor ao trajeto e ao título que têm em sua posse. Mas hoje em dia para ser assim. Tinha que mudar muito o adn da empresa e começar a alterar os títulos para serem todos diferentes.

  4. Jinder Mahal 🤷‍♂️

  5. Anónimo5 anos

    Bom artigo.

  6. Leleco5 anos

    Christian

  7. Bea Ospreay5 anos

    Muito bom.

  8. Muito bom, várias histórias que eu não conhecia sobre esses wrestlers, só um pedido: tenta diminuir o uso de gírias ou palavras próprias de Portugal kkk, sei que o site é focado nos portugueses, mas eu como brasileiro, deixo de entender muita coisa por conta de palavras únicas de Portugal.

    • Enfim, é só um pedido kkk

    • Berto Notorious5 anos

      Procuras um site brasileiro…
      Pois se ele é Português, está num site que acaba em .pt queres que ele escreva gíria brasileira?

    • Apesar da agressividade passiva notória em seu comentário, Berto Notorious (trocadilho proposital). Não estou pedindo para ele utilizar gírias brasileiras, e sim tornar o texto mais acessível para todos os falantes da língua portuguesa.

  9. O Problema é que os Wrestler querem fazer uma carreira e pensam que uma chegaram a ganhar os titulos principais porém nem todos chegaram a ganhar os titulos mundiais. O Topo nem sempre é igual para todos. Tem Wrestlers que consegue Valorizar qualquer titulo e tem Wrestler que só valoriza titulos de mid card.