9 – 3 1/2 Stars Frog Splash
Recuemos à primeira Elimination Chamber da história, recuemos a 2002. Foi digna de pódio no Top Ten da semana anterior com a sua grandiosa vitória e ainda hoje é muito aclamada como uma das melhores, se não a melhor. Mas também aí apontei que, ao ser a primeira e prototípica, podia sujeitar-se a umas escorregadelas. Veremos aqui – e mais à frente – que foi o caso.
Pode não ter sido uma escorregadela literal mas uma má aterragem, o que esteve na origem deste momento constrangedor. A Elimination Chamber ainda hoje tem um conceito caótico, quanto mais no início quando ainda era desconhecida. Logo era um ambiente perfeito para RVD. Van Dam aproveitou-se disso para uma brutal Five Star Frog Splash, em que a altura do canto do ringue não o satisfez e o fez trepar para o topo de uma das cabines para executar a manobra. Claro que hoje em dia é estratégia regular naqueles lutadores que gostam mais da adrenalina e da recompensa do risco, mas aqui ainda não era. E se calhar RVD ficou a pensar que mais lhe valia tentar outra coisa dali, se realmente tinha mesmo que ir lá cima.
O Five Star Frog Splash é um finisher espectacular mas que beneficia bem mais da distância e alcance em profundidade do que propriamente de altura – que beneficia sempre mais algo como uma Swanton Bomb ou algo mais simples como um Elbow Drop. Daí entende-se que a aterragem não tenha sido muito boa. Quem saiu pior disso? Triple H, o recipiente do Splash. RVD calculou mal a queda e a forma de travar o seu bump, que acabou por aterrar com a perna bem directamente na garganta de Triple H que, como devem vocês imaginar, aleija para caraças. O “The Game” bem esperneava ali, naquilo que podia ser apenas um bom sell, mas o árbitro notou de imediato que algo estava mesmo errado e até sinalizou o “X.” O Hunter já revelou mesmo que, durante esse combate, e até depois, não conseguia falar. Pronto, erros acontecem, Triple H acabou por ficar bem, RVD também e até fica uma prova de dureza para o “Cerebral Assassin”: tendo sido ele o finalista derrotado por Shawn Michaels, aguentou o combate até ao fim naquela condição. Um desporto teatral mas arriscado. Não faltam provas, miudagem…
4 Comentários
Muito bom o artigo, Chris! Muitas coisas foram legais de relembrar e outras eu realmente desconhecia.
Overboking que o braun strowman tinha me deixava com muita raiva, fizeram ele sobreviver a 5 finisher naquela chamber, muito desnecessário.
Realmente foi muito bom!
A pior chamber foi a que a shayna venceu.