10 Momentos históricos de violência - Top Ten #426

3 – Terry Funk vs Ric Flair, 1989

Não um combate. Toda uma feud. Em que estes dois veteranos foram capazes de esticar uma corda ou outra, no que à violência dizia respeito. Em tempos em que as coisas que faziam não eram assim tão comuns, pelo menos na TV Americana e na WCW. E até são dois nomes de quem esperaríamos isso.

Terry Funk é praticamente o pai do wrestling hardcore Americano, o rei do extremo, um pioneiro de muita coisa dentro do deathmatch. E isso já depois de uma reinvenção e de já ter sido um wrestler mais tradicional. E Ric Flair, mesmo que seja uma cara do wrestling moderno mais tradicional, deve ter sido o gajo que mais vimos a deixar sangue naquele ringue, portanto também é fácil associá-lo a violência mais carregada. Nunca tivemos prova de algo de que ele não fosse propriamente capaz ou se recusasse a fazer por medo. Então os dois rivalizaram em 1989, com o World Heavyweight Championship em jogo, mesmo que fosse suficientemente intenso para que parecesse uma mera rivalidade pessoal.

Ao longo da feud, que ainda durou uns largos meses, – com interrupções pelo meio quando tinham que vender lesões ou havia mesmo lesões a sério, dadas as loucuras que andaram a fazer – foram vistas algumas coisas que ainda não eram hábito, que estavam um pouco à frente do seu tempo. Como o que realmente deu início à rivalidade, que foi um piledriver de Funk a Flair sobre uma mesa. A mesa não partiu mas, nem uma coisa nem outra, era algo que víssemos e o conceito hoje banal do “table bump” não era propriamente uma cena. E ainda outras coisas que ainda não vemos nos dias de hoje como o recurso a sacos de plástico para sufocar. É, eram loucos e hoje bem o sabemos. Na altura também, mas ainda havia alguma margem de espaço para surpreender!

2 Comentários

  1. Estou tendo problemas a logar com o meu facebook, alguem pode me ajudar?

  2. Num top 10 destes era obrigatorio o nome “Sick Nick Mondo” na CZW, e tinha de estar a feud entre Raven e Dreamer na ECW, especialmente aquele Cage Match que houve violencia por toda arena onde varios lutadores em apoio de ambos se destruiam tambem para alem dos 2 tolinhos do hardcore que já se encontravam dentro de ringue

    Dreamer e sandman vs dudleys no one night stand tambem tevecum final bem violento com um 3d numa mesa arder

    Falo muito no “individual of violence” porque sou enorme fã da lenda do hardcore e teve tantos momentos memoraveis no que diz respeito a este tipo de wrestling…