10 Momentos mais assustadores pelo realismo – Top Ten #515

1 – A infame mordidela

Se o título vos sugeriu, primeiro, aquele segmento em que o Boogeyman arrancou lá aquela coisa da cara da Jillian Hall à dentada… Até nem estão com a cabeça no sítio errado, tal ideia é aterradora. Só não é propriamente algo que caiba na cabeça de alguém.

Este é um segmento mais antigo, mais realista e, pior ainda… Mais real. E até é momento que teve aniversário ainda há dias.

Talvez não fosse muito comemorado por Randy Savage, se ainda cá estivesse connosco, dada a posição em que ficou.

Temos que ter em conta que já é uma fobia ou medo muito comum. Falamos aqui de um animal que não costuma ser dos mais convidativos e domesticáveis. Fascinantes para muitos, aterradores para outros… Fascinantes à distância também para alguns. Uns rastejantes que intimidam, as cobras.

E havia aí um cavalheiro que andava com uma, muito casualmente. Jake “The Snake” Roberts já tinha o talento de intimidar com a sua presença e maneirismos. Mas, por cima disso tudo, tinha que andar com o Damien num saco, pronto a ser usado para atormentar algum adversário. Que o diga o Macho Man, que deve ter ficado a ter pesadelos durante um tempo após esta encrenca.

Enquanto as duas lendas rivalizavam, Roberts enviou a mais simpática das prendas para Savage e Miss Elizabeth. Aquela bela serpente que era só das mais venenosas. Num segmento de causar o horror e lágrimas aos miúdos que assistiam, o réptil abre a mandíbula e enterra os dentes no braço de Savage. Auch.

Durante anos, muitos se perguntaram como foi o “work” neste segmento. E foi mais assustadoramente simples: a cobra simplesmente mordeu o Macho Man. E a coisa, ainda por cima, correu pior e começou a instalar o pânico quando simplesmente não largava. Até Jake Roberts se estava a preocupar ao não a conseguir tirar. Perante um público horrorizado.

Ficou um segmento histórico, chocante – regularmente censurado para não ser tão gráfico – e com mazelas: Savage adoeceu seriamente com o efeito do veneno, e como também ele é duro, a própria cobra morreu. Fica ao critério de cada um se isso torna tudo mais ou menos traumatizante.


Pronto, não há bichezas mas isto causa bem mais ansiedade que qualquer fantasma que lá apareça ou monstros que por lá andem. Que até o Boogeyman usufrui mais do nojo com a cena das minhocas do que propriamente do medo. Estes sim são os verdadeiros momentos de causar ansiedade ou de mexer em assuntos reais que causem o desconforto. Ou uns dos. Com certeza existem mais e estou confiante de que sejam conhecidos aí desse lado e que estejam à vontade para partilhar. É o que encorajo sempre. Se for o caso, até convido mesmo a defenderem a vossa virilidade ao afirmar que foram momentos que vos causaram zero reacção e o wrestling precisa é de pior ainda.

Pronto, que seja, é o vosso direito. E querem pior? Eu trago-vos pior. Pior do que em quinhentas-e-pico edições? Não é referente ao Top Ten em si, mas sim ao assunto. Vamos fazer ponte entre estes temas mais medonhos e horrificantes e, a partir do “body horror” vamos fazer uma ponte para os temas seguintes que abordarão algo tão fácil de acontecer nesta modalidade de performance teatral, com pouco ensaio, em frente a dezenas, centenas, milhares, milhões: coisas correrem mal. Então querem coisas feias e a correr mal? Muito mau sangue têm vocês. E por falar em sangue, o Top Ten da próxima semana não é recomendável aos mais sensíveis já que será violento: listará dez combates que ficaram bastante grotescos. Por vezes basta um passo em falso e temos um cenário de gore em mãos. Pois é, não vai ser bonito. Mas venham cá ver na mesma. Quero-vos, a vocês, em bom estado, portanto portem-se bem e cuidem-se. Um bom Halloween, se deixaram tais tradições serem importadas, fiquem bem e até à próxima!

Comentar