9 – Swerve vs Hangman
Um caso bem recente e que esteve mesmo, intencionalmente, a brincar com as linhas. Até onde dá para arrastá-las, ver mais ou menos até onde é que elas vão. Para as ultrapassar logo a seguir.
Das feuds mais interessantes na AEW ultimamente pela sua moralidade dúbia. Muito mais complexo do que uma mera questão de “bom contra mau” quando simplesmente não existe aqui um bom. Inverteram os papéis de Face e Heel a meio do conflito, por entre outros assuntos que foram tratando como um título Mundial e tal, meramente a partir da popularidade e reacção do público. E apesar da continuidade no wrestling ser uma coisa muito frágil, aqui sublinhavam-no: ambos já tinham feito coisas horríveis e estávamos a assistir a dois criminosos que se odiavam, naquele ringue.
Sim, crimes foram cometidos e pode dizer-se que são coisas muito sérias que realmente mexem com a ansiedade de qualquer um, se quiser suspender a sua descrença e imaginar as ocorrências se fossem a sério: um invadiu a casa do outro e interagiu, de forma intimidante e tenebrosa, com o filho bebé; o outro pegou-lhe fogo à casa de infância. Assim só.
Depois tem os combates que também mexeram com alguns espectadores mais sensíveis. As regras foram atiradas pela janela fora no primeiro encontro, que foi praticamente um deathmatch também assim de forma simples, mas com bem mais profundidade, psicologia e storytelling do que os das indys. Muitos ainda estão assombrados com um momento nele decorrido: quando Hangman Page simplesmente abre a boca sob um Strickland ensanguentado e bebe-lhe o sangue. É. Esta feud não era bem como as outras.
E assustou-nos o facto de… Esse ter sido o primeiro. Ou seja, aquele ainda não era o derradeiro culminar do ódio. Ainda tinham que os prender numa jaula, onde fizeram de tudo para se desgraçar, onde recorreram a seringas e até a uma impactante-por-isso-mesmo-mas-ainda-assim-escusada cadeirada na cabeça.
Mexeram com medos da vida real, a “brincar com coisas sérias,” se pudermos dizer assim e até nos impingiram medo pela sua segurança, já que não sabíamos que raio mais podia sair de um perigoso encontro entre eles. Sem dúvida, uma das feuds que ficará mais marcante na história da AEW e que mais terá mexido com a ansiedade de muitos fãs.
Comentar