10 Promos que marcaram a história do Wrestling - Top Ten #384

10 – “Raw Is Jericho”

Muito do futuro de um Superstar pode ser definido logo pela sua estreia. Perguntem ao Karrion Kross. É simples, basta pegarmos num dos grandes Superstars de todos os tempos e um dos que melhor trata aquele microfone, quer seja com intensidade ou risota. Tem os seus deslizes em que as coisas ficam só parvas, mas que até dá para safar vindo de alguém como ele. Teve que se apresentar dando a entender quem ele era e que as coisas iriam ser assim com ele.

Muitos Superstars têm um ponto de viragem, como The Rock que começou muito mal e começou progressivamente a revelar-se ao microfone e a convencer – outro ás naquilo já – com promo fantástica atrás de promo fantástica, sendo difícil escolher ali qual a promo-chave para o nascimento do “People’s Champion” que conquistou audiências na década de 90. Com Jericho foi muito mais imediato. E por acaso era o Sr. Maivia quem estava no ringue, também ele à espera de saber para que era aquela contagem. O ano era 1999 portanto havia uma certa loucura sobre o bug digital Y2K na transição para o ano 2000 de consequências cataclísmicas. Na WWE era apenas o… Y2J. A chegada de um lutador já bem viajado pelo México, pelo Japão e pelas duas principais concorrentes, ECW e WCW. Chegou com estrondo e apesar do seu background, aquele seria o seu lar. Mas não era ele que era Raw. Aproveitou o “moniker” “Raw Is War” e anunciou que “Raw Is Jericho” e daí desencadeou uma das grandes e mais memoráveis promos de todos os tempos.

Era para realmente estabelecer o tipo de Superstar que os fãs da WWE ganhariam com Jericho no plantel. Foi a primeira de muitas promos épicas e nascia ali um Superstar que não tardaria muito tempo até tornar-se um dos Campeões mais históricos na história da companhia – derrotando o tal senhor que estava lá no ringue no momento e outro que, spoiler aler, vai constar neste ranking mais à frente. Dá para se conseguir muito, mesmo, a partir de algo que apenas o coloque a si próprio over.

6 Comentários

  1. Victor Silva2 anos

    De todas as citadas as minhas favoritas são:

    Pipebomb
    Austin 3:16
    Pipebombshell

    Sem dúvidas são marcantes. E a da AJ Lee principalmente, ajudou a redirecionar um pouco do Wrestling feminino. AJ e seu épico reinado de Divas Champion foi pioneira na “revolução feminina”

  2. JOAOPEDROOOOOOOO2 anos

    Há uma que entra no top 10 for sure, que criou um dos maiores heels da história e mudou a forma vomo a indústria fazia wrestling e se quiseres, pode até ser considerado o verdadeiro início da Atitude Era. Falo claro da “Bret screw Bret”.

    Para mim, essa tem de estar em primeiro porque influenciou todo o mundo do wrestling e mudou a forma como era feito.

    • What?2 anos

      E nunca ouvi falar dessa.

    • JOAOPEDROOOOOOOO2 anos

      Nunca ouviste falar do Montreal Screwjob?

    • Victor Silva2 anos

      Montreal Screwjob… um clássico do Wrestling, pena que para o lado negativo. Foi onde surgiu o personagem “maligno” de Mr. McMahon. A partir daí o Wrestling passou a ser mais popular e o entretenimento tomou conta dos Shows, fórmula que fez da WWF/E ser o que é hoje e seguem nos mesmos moldes… embora sabemos que há um grande contraste do produto da época para o de hoje

    • JOAOPEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO2 anos

      Correcto. E aliado ao Montreal Screwjob houve uma entrevista do Vince McMahon, de duas partes, julgo que esteja no Youtube onde ele diz “Bret screw Bret”.