3 – “Spin the Wheel, Make the Deal!”
Situação semelhante à anterior, em que falamos de uma franchise que já deixou imensas influências no wrestling. Mas esta acaba por ser mais interessante, porque se calhar não se esperaria tanto. O Rocky, tudo bem, é um tipo de porrada a inspirar outro. Por muita acção que tenha, talvez o “Mad Max” e o seu cenário distópico pós-apocalítpico não seja a primeira coisa que ocorra como algo que tenha imensa influência no wrestling.
Pelo menos à partida, antes de ter acontecido. Hoje em dia até é tudo bastante óbvio. Comecemos pela parte visual. Foi um dos primeiros factores a fazer da franchise tão “cool” quanto era, aquela malta doida tinha umas vestimentas do caraças. E inspiraram algumas gimmicks pelos ringues, sendo a mais famosa e evidente, a dos Road Warriors. Automaticamente também servem de influência para os Demolition e muitos mais, encontrando-se mais gimmicks “retiradas” da franchise ao longo dos anos. Até em tipos de combates, foram buscar ideias ao “Beyond Thunderdome” ou “Além da Cúpula do Trovão.” E não, não foram buscar a Tina Turner. Mas aquele dito “Thunderdome,” aquela jaula circular… Deu origem a um combate da WCW, chamado… Thunderdome. É, também não ia servir de muito tentar ser subtil. Até lhe mudaram o nome, quem sabe por razóes legais.
Então e além disso? O que escolhemos para aqui. Que tal um angle, ou uma gimmick, que conseguiram para o Halloween Havoc de 1992? Para decidir o combate entre Sting e Jake Roberts? Infelizmente foi o “Coal Miner’s Glove” mas não é esse momento infame que é para aqui chamado. É o facto da sua estipulação ter sido decidida através do “Spin the Wheel, Make the Deal,” uma roda que decidiria o tipo de combate. Ideia reutilizada como Raw Roulette, por exemplo, mesmo que aí fosse associada a jogo e a Las Vegas, onde normalmente acontecia. Mas aí já se desconectava da sua origem, que também era o Mad Max, o “Bust a deal, Face the Wheel!” O conceito foi recuperado para as edições do Halloween Havoc do NXT e, quando a anfitriã era Shotzi… Aproximou-se bem mais da sua origem!
2 Comentários
Muito bom, parabéns pelo texto.
Assim que vi o tema de cara recordei das gimnicks do Sting e no Cena Balboa x Rusev Drago… Muito bom!