5 Coisas que não gostei no SummerSlam (Noite 2)

2 – Face turn de John Cena é legítimo

John Cena saiu do SummerSlam como o lutador mais burro que eu já vi. Dói-me dizer isto, mas é verdade. Primeiro, este build up não fez sentido nenhum. Ele é atacado por Cody Rhodes e na semana seguinte agradece?

Pior que isso, ele foi completamente manipulado pelo American Nightmare. Como heel, ele conquistou o seu 17º título mundial, enquanto como babyface, nos últimos anos, tem arrecadado derrota atrás de derrota. Quando ele pediu para lutar contra o verdadeiro John Cena, foi contra aquele que estava sempre a perder, e não a força dominante que vimos nos últimos meses. E, claro, perdeu o título. Que lógica é que isto tem? Nenhuma.

Nós sabemos exatamente o que foi isto: a WWE assumiu que o heel turn foi uma péssima ideia e foram obrigados a segui-la por causa do The Rock. Eles quiseram apagar este erro a todo o custo, e com apenas duas semanas até ao SummerSlam, entraram em modo de pânico e foram com esta desgraça apressada, em vez de fazerem algo com tempo.

Ainda tinha esperanças que isto fossem jogos psicológicos, mas não. Mesmo se fossem, criaram um cenário que ninguém saía a vencer. Se John Cena vencesse, Cody Rhodes teria sido burro a todo o tamanho por ter acreditado. Se Cody Rhodes vencesse, sendo babyface, John Cena provaria que era melhor como heel e o suposto verdadeiro John Cena é mais fraco, e deixou-se manipular.

E depois chegamos a outro problema: se ambos são babyfaces, que sentido é que fez isto ser um street fight? Os problemas pessoais estão resolvidos, não precisam de dar cabo um do outro, podem ter um combate normal. Mas fizeram na mesma, usaram armas, o que não fez sentido nenhum.

Mais uma vez, excelente combate, mas este build up prova que a WWE assumiu da forma mais descarada que o heel turn foi um erro e queriam apagar, e fizeram-no da pior forma possível.

No final, o reinado de John Cena foi uma desilusão, e o heel turn que os fãs pediam há anos foi uma desilusão, ao nível do de Stone Cold Steve Austin. Mais de metade do último ano a vermos esta lenda foi um caos a nível criativo. Se precisavam de provas que não existem planos a longo termo, aqui têm.

21 Comentários

  1. Esquecido2 dias

    Artigo interessante , parece que estavas com uma raiva a longo prazo de certos lutadores e só foste descarregando .
    Dizer que lyra vs Becky foi o pior combate do ano , mas tiveste Sami vs Karion Kross na noite anterior e foi horrendo .
    Mas dessa vez , vou levar em conta a perspectiva, porque a forma com que escreveste o artigo é porque devem ter algumas coisas que te incomodaram de forma diferente .

  2. Marcelo2 dias

    Eu concordo com tudo menos o ultimo ponto
    Eu até concordo que a lyra não tem carisma e é terrivel no microfone mas dizer que ela é pessima no ringue? eu discordo, até num dos teus ultimos posts você disse que ela é boa no ringue ,agora escreves o oposto?
    E ainda por cima queres que ela seja despedida sendo que existem muitos wresters piores que ela

    Em relaçâo a Becky eu discordo em todos os pontos citados
    eu concordo que a the man é limitada no ringue mas dizer que que ela tem sido terrivel no ringue? dizer que ela vem entrgando combates horriveis? Eu sinceramente não te entendo

    E o que mais engraçado foi você escrever que “se calhar foi mau ela ter voltado” e “ela tem sido uma desilusão” sendo que ela está tendo um reinado melhor que os outros titulos da divisão feminina e arisco em dizer que também da divisão masculina

  3. Discordo completamente sobre Becky Lynch e Lyra Valkyria. As duas entregaram um combate de alto nível, e a única ressalva que faço é quanto ao desempenho de Lyra no microfone. Desde que chegou ao Main Roster, ela já esteve em lutas de qualidade contra Iyo Sky, Becky e Bayley. A crítica constante em relação a ela é forçada, e usar a altura como argumento é irrelevante. Becky Lynch e Lyra Valkyria ofereceram um desempenho muito superior ao da Triple Threat Match. Becky retornou em excelente forma, propondo estipulações novas que quebraram a repetição dos últimos meses e agregaram um elemento psicológico consistente à sua intenção de “matar” Lyra.

  4. Marcelo2 dias

    Alguém aqui pode me explicar o que é a piscologia wrestling de que ele tanto fala?

    • Esquecido2 dias

      A psicologia é um dos pontos principais de um combate de wrestling
      Pois é nele onde se desenvolvem às personagem ou gimmick que eles representam. Ela é muito importante pois é nela que o lutador demonstra resiliência, controle mental, constrói personagens , demonstra desespera , controla ansiedade , etc
      Por exemplo : num combate bom a medida que a partida vai se desenvolvendo eles demonstram resiliência, stress , desespero . Para demonstrar que estão aguentando a todas as barreiras do combate eles começam as vendas que são essenciais para tornar aquilo o mais real possível.

      E começamos a ver quem é o vilão e quem é o herói do combate

      Se quiseres entender mais te aconselho a ver esses combates que para mim a psicologia foi excelente

      Becky lynch vs Charlotte no evolution
      Ronda vs Sasha no Royal Rumble 2019
      Asuka vs ember moon no NXT takeover Brooklin 3
      Undertaker vs Shawn Michaels em ambas às Wrestlemanias
      Rhea vs Charlotte na Wrestlemania 39
      HHH vs the undertaker na Wrestlemania 28
      Charlotte vs Ronda no survivor series 2018
      Entre outros , mas esses foram uma masterpiece em psicologia

    • Esquecido2 dias

      E pra mim a psicologia do combate da Becky e da lyra foi excelente.
      Pena que certas pessoas só ouvem falar e não entendem na realidade , pois não estão realmente irritados com um combate à tal ponto de achar que tudo nele é horrível

    • A lyra levou com uma chave inglesa, espadas kendo, cadeiradas, foi estrangulada com uma corrente e safou-se de tudo, e nunca vendeu qualquer tipo de desgaste, não vendeu uma unica parte do corpo. Explica-me onde a psicologia deste combate foi boa.

    • Esquecido2 dias

      Duarte neste caso vc está falando apenas do trabalho de personagem da Lyra e não da psicologia geral do combate , porque a Becky também estava no combate e é necessário mais de uma pessoa para realizar o combate .
      Inicialmente aprenda a dizer : na minha opinião ela não vendeu bem.
      E não: ela não vendeu uma única parte de seu corpo .
      Isso que ela demostrou foi resiliência.
      Por não se deixar levar pelas dificuldades.
      Ela vendeu sim , mas ela se recuperava tão rapidamente que não te convenceu .
      E quando a Becky a estrangulou com aquela cadeira , ela teve uma reação que parecia que a haviam acabado com ela de vez , e ficou jogada no chão por um largo período de tempo , até a Bayley interferiu para a ajudar a se recuperar
      Ela demostrou controle emocional quando a Becky utilizou aquele fio para amarrar as duas mãos delas , executando movimentos na maior calma ,
      Foi lá e se jogou como uma verdadeira heroína .
      E era só olhares para as expressões faciais que ela e a Becky faziam para veres que aquilo era a sério
      Como eu disse anteriormente as vendas só servem para fazer parecer que a dor é real e trazer mais drama ao combate . Mas aquela psicologia foi tão forte , que as pessoas nem ligavam para as vendas .

      Eu sei que não gostas dela e tudo o que ela faz não te agrada . Eu também sinto isso quando não gosto de um lutador sinto que tudo o que dizem sobre ele é só para superestima-ló , mas quando faz um bom trabalho deves reconhecer .
      E sei que te aproveitaste das críticas a respeito desse combate para o diminuir ainda mais .

      Se tu não achaste a psicologia daquele combate boa, respeito a tua opinião .
      Mas só quero que saibas que não deves diminuir o esforço de alguém só por não gostares dessa pessoa .

    • Ddd2 dias

      Exemplo: Wrestlemania 27 Undertaker vs Triple H, Undertaker ainda estava invicto na Wrestlemania e antes da luta todos tinham certeza que Undertaker venceria.
      Durante a luta Triple H (que talvez seja o melhor da história no quesito psicologia no ringue) foi mudando isso, e teve momentos que Triple H fez todo mundo acreditar que ele venceria e acabaria com a streak.

  5. O prémio de Conde do ano vai para Duarte e nem disfarça pelo ódio que tem da Lyra que é uma lutadora maravilhosa

  6. Duarte, normalmente gosto das tuas opiniões e concordo contigo em muitos aspetos e nos que não concordo, tudo bem pois todos têm direito à sua opinião, mas desta vez tenho que comentar. É de muito mau carácter estares a dizer que alguém deve perder o emprego que lhe paga as contas, afirmando que nem para o NXT serve? Eu concordo que ela é muito verde, ou seja, está sim ao nível do NXT.
    Quanto ao John Cena acho que estás a ver de forma errada. Não é bluff, é mesmo o último ano da carreira dele e nunca mais veremos o melhor de sempre no ativo assim. Acho que querem passar por todos as ideias que podiam fazer com ele num único ano. É de loucos, num projeto se longo prazo, não resulta, mas não é um projeto de longo prazo, é só este ano e acaba. Só querem passar por todas as fases: o grande regresso dele ao ativo, o 17° titulo mundial que o coloca no topo da historia, o heel turn que toda a gente quis, o face turn e agora as rivalidades que restam que se quer ver uma ultima vez. A lógica por detrás desta confusão toda é só essa. Não é um erro, é apenas querer fazer tudo antes do relógio chegar ao fim.

  7. Joao2 dias

    Por amor de Deus. Que falta de noção é esta? Eu percebo o ponto em que diz que a Lyra não tem carisma, nem sabe falar no ringue, isso até percebo. Mas dizer que ela é horrível no ringue? Não acho de todo. Dizer que merece ser despedida? Isto já é um exagero de todo o tamanho. Não percebo que mal fez a Lyra ao autor destas listas, para tanto ódio. Dando um exemplo: um dos lutadores que me dá mais ódio neste momento é o Sami Zayn admito pela personagem demasiado boazinha que até irrita, mas nunca na vida lhe desejaria o despedimento

  8. JOAOPEDROOOOOOOO2 dias

    Não consigo perceber porque é que escreves que o Austin ter virado heel foi um desastre. Chocou os fãs na altura, deu uma frase que ainda hoje se usa (“what?”). Foi um líder que a WCW + ECW não tinham. Fez total sentido, na altura. Quanto ao heel turn do Cena, também fez todo o sentido. Como escreveste, era algo que os fãs queriam ver. A forma como depois aproveitaram isso, foi um autêntico desastre, mas o heel turn fez sentido.
    Não consigo perceber como é que o Rhodes foi tirar o título ao Cena. Quem lhe devia de ter tirado o título era a futura estrela da companhia. Alguém que eles quisessem no main event. Elevar alguém. Dar para o Rhodes foi tipo “ok”. Passou o testemunho do Super Cena? Sure… um gajo que tem mais uns 5 anos de carreira de topo?

  9. Www2 dias

    Becky Lynch não deveria voltar? Ela conseguiu dar relevância a esse título e foi uma das q deu importância as mulheres na WWE e vc fala isso kkk

  10. Dizer que a Lyra e a Becky são más no ringue é obra, os combates anteriores principalmente o Backlash foi muito bom, a Becky com o reinado dela aumentou o prestigio do Intercontinental Championship , a parte do Solo Sikoa ser futuro campeão mundial também é obra, o reinado do Cody foi mau por faltar heels para lutar contra ele e por ele ter ficado preso no Bloodline vortex o verão passado todo, obviamente que qualquer wrestler que lutar contra o John Cena num grande palco não vai ter o apoio da plateia

  11. André2 dias

    Este autor devia no mínimo deixar de ter espaço de antena neste espaço,ser banido pelos responsáveis do site. completamente vergonhoso a forma como destrata uma lutadora, apelidando-a de “pequena”. Mas o que é isto ? Agora uma wrestler tem que ser alta, baixa, magra, gorda para ser boa ou má lutadora, ter lugar ou não ter na empresa ?!. Inacreditável. Desejar o despedimento de alguém?? Uma coisa é liberdade de expressão outra é ultrapassar os limites. Lamentável

  12. Ninguém2 dias

    A verdade sim senhora eu queria a vitória do cody 😂😆

  13. No geral concordo com o artigo. Infelizmente a WWE não sabe fazer combates com estipulações. Raros são os combates bons. Tivemos o Cena e o Cody que foi bom mas faltou aquele extra step. No feminino não me lembro de ver uma luta no qual uma lutadora sangra-se e tivesse um spot arriscado. Tipo Britt Baker com a Mexicana. Na WWE não há arame farpado, pioneses também já foram. Basicamente é os Kendo sticks, meses e uma cadeira mal dada. Mas pelo comentários há quem goste…

  14. Vortex_V42 dias

    Pessoalmente não gosto da estipulação de Steel Cage. Vendem a estipulação como violenta quando a anunciam, mas o Heel acaba sempre a tentar fugir pela porta e as interferências são previsíveis.
    Foi o combate mais fraco, mas a estipulação não ajudou. Poderiam ter explorado outras hipóteses, mesmo sabendo que a interferência poderia aparecer

  15. Nostradamus2 dias

    Estás a ficar completamente perdido nos comentários e sem nexo e eu sempre te defendi, estás a dizer uma coisa numa semana e outra noutra. Estás a ficar como a CM TV falas para criar conversa mesmo sabendo que nem tudo é real. É verdade que lyra é fraca etc etc mas não é tudo mau, porque então os teus comentários sobre wrestling estão a dizer que pessoal sem existência nenhuma como triple h, Prichard, roode, road dog entre outros que decidem as storys , estão errados e o renomado Duarte Silva de Portugal é que sabe o que faz. Faz como o OTC ,poe um travao e vai para part time.