1 – Uma quebra de kayfabe levou ao fim da WCW
Uma coisa que questionamos sempre é: o que é que levou ao fim da WCW? Qual é aquela ação completamente irrelevante para isto tudo que ditou de facto o seu fim? Após pensar bem, acho que há um momento que ditou isso e ninguém sabia: o ‘Curtain Call’.
Para quem não sabe, isto foi um momento polémico na história da WWE. Nos bastidores, o grupo mais poderoso era o Kliq, composto por Shawn Michaels, Kevin Nash, Triple H, Scott Hall e X-Pac.
Durante um evento no Madison Square Garden, Kevin Nash e Shawn Michaels tiveram um steel cage match. O que era especial é que este iria ser o último combate do Big Daddy Cool na WWE, que ia rumar para a WCW, assim como Razor Ramon.
No final, Scott Hall e Triple H foram ao ringue para se despedirem uns dos outros, muito emocionados, pois metade do grupo ia para a companhia rival, e ainda agradeceram aos fãs o apoio incondicional.
Parece inofensivo, mas o kayfabe ainda era muito importante nesta altura. Scott Hall e Shawn Michaels eram babyfaces e estavam a abraçar Kevin Nash e Triple H, que eram heels? Isto foi uma quebra enorme de kayfabe, e nos bastidores criou um escândalo enorme.
Alguém tinha que ser castigado. Os que saíram não havia nada a fazer, o Heartbreak Kid era uma estrela intocável, e portanto sobrou Triple H. E o que fizeram? Ele era suposto vencer o King of the Ring em 1996, e os planos mudaram. Quem venceu no seu lugar? Stone Cold Steve Austin.
Mas ninguém esperava que isto viesse a ser a melhor decisão na história da WWE. Nesta altura, o Texas Rattlesnake já era uma estrela em ascensão, mas aquela promo que ele fez como vencedor do torneio, mudou tudo. Austin 3:16 tinha nascido, e a partir a sua popularidade rebentou.
Não foi no dia seguinte que isso mudou, não haviam tshirts dessas 24 horas mais tarde, mas foi o suficiente para nascer uma nova estrela. Stone Cold Steve Austin provou que a WWE teria que seguir com outro conteúdo se quisesse competir com a WCW, e passados dois anos, ele vence o seu primeiro WWE Title, e a companhia entra numa nova fase, a Attitude Era.
É espantoso como as coisas se revelaram: aquilo que deveria ter sido o período mais caótico e complicado na história da WWE foi aquele em que as coisas se alinharam melhor. Quatro lutadores quebram kayfabe? Há uma em ascensão maior que eles todos juntos. Bret Hart quer sair por causa dos problemas financeiros? Leva ao nascimento de Mr. McMahon.
Estes dois tiveram a melhor rivalidade na história da companhia, e revitalizou a WWE, levando-a a destronar a WCW e ao seu fecho permanente. E acho que começou no ‘Curtain Cal’. Aquilo que deveria ter ditado o início do fim da WWE afinal ditou a sua maior vitória.
Concordas com esta lista? Quais foram para ti os maiores efeitos borboleta na história do wrestling?
3 Comentários
Esqueceu o soco de Nia Jax na Becky, que basicamente pariu o personagem The Man, se não fosse isso ela jamais seria um dos rostos da empresa hoje em dia. Estaria à deriva na divisão tal como Bayley
Verdade !
Esse que pra mim foi o maior efeito borboleta da história da divisão feminina da WWE
E até hoje , fico a pensar como seria a divisão feminina hoje se a nia não tivesse dado aquele soco .
Agora entendo o porquê do Dave Meltzer exagerar nas avaliações quando se trata de um combate da AEW !