5. Como foi ver Wrestling as primeiras vezes depois de começar a treinar Wrestling
Agora uma memória um pouco diferente e pode ser considerado um pouco batota, mas o artigo é meu e eu faço o que quero ehehe, mas ao contrário de grande parte de vocês eu tenho a sorte ou o azar se perguntarem aos meus ossos e músculos, de fazer Wrestling.
E depois de fazer Wrestling os meus horizontes de Wrestling e a forma como eu via e analisava o que via também mudaram bastante. Lembro-me ao fim de uns treinos um dos meus treinadores na altura me dizer “Pá tu como és gordinho vais ter de trabalhar como Big Guy, tens de ver combates do Big Van Vader, Bam Bam Bigelow, Scott Norton e assim”.
E eu lembro-me que muitas noites depois de estudar, o meu ritual era entrar no Google e escrever por exemplo “Big Van Vader vs” e depois ir aos vídeos e ver todos os combates, até porque estamos a falar de uma altura onde os combates existiam muito mais facilmente no Youtube, Dailymotion etc. então dava para ver centenas de combates. Tendo até “roubado” durante muitos anos de ter como finisher a Vader Bomb.
E a melhor memória que tenho, foi quando comecei a perceber o que era a estrutura de um combate, se este ou aquele momento fazia sentido ou não, se a transição entre partes do combate tinha feito sentido ou não e de como me senti quando comecei a perceber um pouco de Wrestling e depois ver combates e começar a ter as minhas próprias ideias.
Com o tempo expandi ainda mais os meus horizontes e comecei a ver Kenta Kobashi, Mitsuharu Misawa, “Dr. Death” Steve Williams e são memórias já com 18/19 anos a ver pela primeira vez um combate entre Kenta Kobashi e Mitsuharu Misawa e ficar de queixo completamente caído com o que estava a ver, que guardo com bastante carinho. Isto sem falar de ver combates mais recentes da NJPW, em especial durante o G1 Climax que parece que volto a ter 12/13 anos e a vibrar com isto como se nunca tivesse crescido.
E muitas destas memórias fazem com que eu tenha passado de alguém que só gostava de WWE e conhecia o Bryan Danielson, AJ Styles, Nigel McGuiness e Christopher Daniels fora da WWE e muito pouco mais, para ser alguém que gosta mais de ver wrestling fora da WWE do que o wrestling que a empresa de Vince McMahon apresenta.
Estas são 5 das minhas principais memórias de quando comecei a ver Wrestling.
E vocês que memórias guardam com mais carinho de quando começaram a ver Wrestling? E para vocês o que mais mudou na forma como vêem Wrestling agora do que quando viam Wrestling ao início?
25 Comentários
Minha primeira vez assistindo ao Pro Wrestling foi assistindo a Impact no EI, era incrível, perfeito. Vi Bobby Lashley, Matt Sydal, Drew Galoway, Robert Roode e EC3, eles eram meus heróis. Minha primeira vez assistindo a WWE, se não me engano, era Road To WrestleMania, ia rolar John Cena Vs AJ Styles no RR e eu torci pra caramba pro Cena. Atualmente eu vejo o PW de forma crítica e analítica, achei até bastante interessante essa pergunta, já que atualmente eu assisto mais a AEW e o NXT pela qualidade dos combates.
Também Shawn Michael era o meu lutador favorito e foi muito decepcionante saber sobre a sua atitude atrás das cameras.
A entrada do undertaker me fazia esconder-me por baixo da mesa. 😂😂😂
Nunca gostei da evolution inteira. Só gostava do HHH quando era uma team com o Shawn Michael.
actualmente acompanho aew apesar de não gosto do excesso de tag team matches, o tratamento que dão a divisão feminina e falta de titulo secundario.
Ainda bem que ele mudou muito depois que começou a ir a igreja.
Sobre a AEW, a questão de ter um titulo secundario e a divisão feminina(talvez essa demore um pouco mais) acho que serão resolvidas em breve(pelo menos espero), ja das tag team matchs nunca tive problemas, pra mim é até o maior atrativo da AEW ja que tem a melhor divisão de Tags da atualidade, e pra mim a melhor tag team tambem(The Young Bucks).
Eu não acho que a divisão feminina irá melhorar em breve, pois pela resposta que o Cody deu quando lhe foi perguntado sobre a divisão feminina ele respondeu que eles Irão se focar na diversidade racial e corporal ao contrario de algumas promotoras por sí ( praticamente ele mandou uma inderecta a WWE). Só que no meu ponto de vista diversidade não é sinomino de talento. Eles querem focar-se em dar destaque ás joshis simplesmente porque a WWE não trata bem as japonesas segundo algumas pessoas, porém estão esquecendo que fazer promos e ter personalidade são mais importante que fazer boas lutas. A bea pristley, Shanna, Jamie hayter, Kris, Britt, Penelope e hikaru deveriam ser o foco da divisão.
Como eu disse “talvez essa demore um pouco mais” infelizmente.
A 1 e a 3 chamou minha atenção, o HBK sempre vai ser meu favorito de todos os tempos, ele tinha a entrada, o carisma, um estilo unico de lutar, que fazia ter lutas incriveis com até o Vince, pena que no retorno dele ele só ganhou 1 mundial(2002) e os titulos de tag(com Cena e HHH), e que seus outros mundiais, as duas Royal Rumbles seguidas e outros titulos tenha ganhado mais na decada de 90, mas pelo menos pude ver lutas incriveis dele contra Jericho, Triple H, John Cena, Ric Flair, Kurt Angle, Undertaker e tantos outros na Rughtless Agression(a Era que comecei a ver a WWE), que mesmo sem ganhar tantos titulos nessa Era, ele nos deu matchs fantasticas que sempre serão lembradas. E sobre o Batista tenho respeito por ele, mas nunca foi um dos meus favoritos, comecei a gostar dele recentemente mais pela carreira de ator dele do que no Wrestling.
Gostei de ler do AJ Styes, identifico – me com essa parte do artigo.
É engraçado que a primeira vez que assisti a wrestling foi quando o Eddie traiu o Rey e espancou ele brutalmente, desde aí o meu maior ídolo é o Rey, em todos os desportos.
Sobre o Undertaker eu vários anos pensava que ele realmente era imortal e que tinha morrido realmente 😂
Sobre os hypes, eu desde sempre vi que o John Cena era o mais forte a par do Batista, mas que o Cena era mesmo aquele gajo que ganhava tudo e todos gostavam.
Fora da WWE a primeira vez que vi foi TNA na qual adorei à primeira vista o Styles que era o meu favorito e fiquei encantado de ver pessoal como Kurt Angle, Booker T etc na empresa, e pensava que o Abbys era um assassino, que enforcava as pessoas.
Ótimo artigo sem dúvidas, lembro quando comecei a ver wrestling pela primeira vez, em 2007 eram reprises, mas muito bom, Undertaker e Rey Mysterio viraram meus preferidos, um tempo depois conheci a TNA, ótimas lembranças!!
Eu comecei a ver wrestling quando o rey nisterio ganhou a royal rumble em 2006. Adorei o conceito e ainda hoje é um dos meu ppv preferidos. Lembro me que nao tinha favoritos ate aparecer o Jeff Hardy a enfrentar o edge que era campeao da wwe na altura. Fiquei doido e imitava a entrada dele no quarto xD
Eu lembro-me quando era mais novo, com cerca de 8 anos, de ficar na sala a ver WWE também na SIC Radical e sentado no chão só para estar mais próximo da televisão xD
Na altura o meu lutador favorito era o Jeff Hardy, como era bastante novo não conseguia acompanhar os shows religiosamente mas lembro-me de ter uma grande raiva pelo John Cena porque era o favorito da minha irmã e do meu primo e porque ganhava praticamente sempre ao Jeff Hardy estando quase sempre ele com os títulos xD
Em 2009 acabei por deixar de ver Wrestling porque lembro-me que fiquei super chateado com o Jeff Hardy após ter perdido o Career vs Career para o CM Punk na altura não entendi o porquê de ele ter aceitado um combate tão importante… mais tarde, cerca de 10 anos mais tarde, li uma notícia no telemóvel a dizer que o Jeff Hardy tinha regressado à WWE e foi aí que voltei então a assistir Wrestling, tive finalmente a resposta do porquê do Jeff “ter aceite” o Career vs Career Match o que me fez ficar super desanimado em relação ao Jeff Hardy.. foi aqui que comecei finalmente a seguir semanalmente e a entender melhor o que era o Wrestling, foi aqui que percebi que haviam outras empresas de Wrestling, eu nunca cheguei a saber que o Jeff tinha ido para a TNA porque para mim a WWE era a única empresa de Wrestling xD
Vc parece ser bem jovem então.
Yap 19 “bem feitos” 😅
Só 19? Pensava que tinha pelo menos mais de 20, no fim vc é uma caixinha de surpresas.
Eu não sei se parecer mais velho é bom ou mau mas eu vou tomar isso como um elogio 😅 obrigado
Foi um elogio.
Eu gostei de wrestling “por acaso”. Lembro-me perfeitamente de estar a fazer zapping até que parei na SiC Radical e estava o Edge numa entrevista rápida a falar sobre o HHH a dizer que o ia esmagar ou fazer sofrer (algo assim). Achei aquilo mesmo interessante e continuei a ver. Ao outro dia, nos bons 11/12 anos de idade, contei aos meus colegas na escola e eles, como bons rapazes, adoraram a ideia de verem uns gajos à pancada uns com os outros. Começamos a seguir aquilo até que descobrimos, online, que o programa não era em directo e que estava muito mais à frente (cerca de 1 mês) do que passava na realidade. Isso não nos desanimou. Escolhemos uma personagem cada um, eu comecei por ser o HHH e passei a ser o Shawn Michaels quando este regressou para ser árbitro na EC, e tínhamos de tentar fazer o que eles faziam.
Pegamos numas cartolinas e fizemos todos os títulos e lutamos entre nós. Não sei bem como, ninguém se magoou à séria e eu até inventei uma técnica na altura chamada “Puro Talento” (que não era mais nem menos que um armlock com o joelho cravado nas costas estilo surface).
O tempo foi passando e entretanto mudamos de escola e perdeu-se esse vício de tentar reproduzir o que víamos, mas continuei a seguir wrestling todos estes anos. 16 ou 17 anos depois (penso eu), tenho uma tatuagem praticamente igual à que o Orton tem nas costas (que foi paga, na altura, com o meu 1° ordenado) e uma tatuagem tribal que envolve e faz parte das palavras “Cult of Personality” (nome da música do CM Punk).
Ahahah boas recordações xD Eu também andava à porrada com os meus colegas a imitar gajos da WWE ahah Ao ler o teu texto lembrei de uma vez em que na escola dei um Jumping High Knee(do HHH) num colega, lembro-me também de dar um Whisper in the wind(Jeff Hardy) ao meu primo(a saltar do canto da piscina, acabou só com um olho negro xD) e de esse mesmo primo fazer-me Batista Bomb’s
Um Whisper In The Wind? Estava tentando se matar?!
Na piscina mesmo que seja mal feito não há grande risco xD
Hoje acho engraçado é o facto do meu primo ter aceitado levar um ataque destes 😅
Se cair de barriga ou de costas, dependendo da altura tem grandes chances de se machucar.
As 5 memórias que mais me recordo ao lembrar de ver WWE no Brasil em 2008, no SBT, aos 8-9 anos de idade eram:
– Rey Mysterio e Batista eram meus ídolos supremos e intocáveis, me fazendo odiar qualquer lutador que se metessem com eles, exceto o lutador a seguir…
– Undertaker era um monstro imparável e sobrenatural em ringue e nada podia derrotá-lo, ainda lembro do quão boquiaberto fiquei quando Edge conseguiu uma vitória suja sobre ele em um Smackdown. E por falar no diabo…
– Edge era o pior ser humano existente e eu queria que Undertaker o destruísse, e isso nem era exagero. Edge provavelmente foi o pior e mais odiado vilão da minha infância… kkkkkkkkkkkkkk
– Odiava John Cena, sem motivos especiais aqui. Apenas não ia com a cara dele, preferia o Mr Kennedy. Deveria ser a única criança naquela época a ter uma opinião dessas.
– Eu acreditava que no combate Money in the Bank, na maleta do alto da escada havia 1 milhão de dólares. Vai saber de onde eu tirei isso, devo ter associado Silvio Santos e companhia a empresa do Vince…
A minha primeira memória de wrestling dava aos domingos de manhã na RTP, comentários do Tarzan Taborda, as lutas de shaw michels vs Diesel, de papa shango, de yokozuna vs bret hart, lex luger vs British bulldog, natural disasters vs bushwackers, million doller man com o seu irs e virgil.marty jannetty vs tatanka, o 123 kid aka xpac vs razor ramon aka scott hall, o inicio de the undertaker. Essas são as minhas memórias iniciais de wwf na altura. Ainda nem havia hhh, nem eddie, nem rey, cena então muito menos.
o meu preferido foi o edge desde o inicio curtia muito dos heels e detestava faces, especialmente john cena e batista. quando esses dois perdiam fazia uma festa. tambem odiava o eddie guerrero pelo que andava a fazer ao rey por acaso!
a minha primeira memoria e do desafio do kurt angle contra o eugene e de alguem a tentar aguentar o master lock e tambem me lembro de um combate handicap ganho pelo booker t mas nao me lembro dos adversarios!