O evento da WWE na Arábia Saudita, Crown Jewel, está aparentemente em risco de não acontecer. Ao que parece vários senadores dos EUA pediram que a WWE cancelasse o show devido a aspetos políticos relacionados com a morte de um jornalista do Washington Post e também ao que parece, vários superstars já demonstraram não querer ir para a Arábia Saudita. Ora, caso isto aconteça realmente, a WWE terá um grande problema em mãos, não só deitaria um bocado por terra tudo aquilo que a WWE tem feito até agora para promover o evento, como também forçaria a alteração e reavaliação de várias storylines, que por sua vez, levaria a que part-timers como Brock Lesnar, Undertaker, Triple H e Shawn Michaels, que seriam muito provalmente as grandes atrações do evento, ficassem sem nada para fazer e sem a grande quantia monetária que de certeza que receberiam.
No entanto, a meu ver, caso o evento seja mesmo cancelado ou apenas seja calendarizado para outro lugar, isto serve como uma espécie de lição para a WWE. Quando anunciaram que a WWE iria fazer mais um evento na Arábia Saudita, a minha reação não foi de todo positiva. Já quando anunciaram o Greatest Royal Rumble, não achei muita piada, mas pronto, era uma questão de história, era a primeira vez que a WWE fazia um evento na Arábia Saudita. Agora, fazer um segundo evento lá, ok, pronto, aí percebi que Vince é sem dúvida alguém bastante materialista. Quando se faz um evento, não uma, mas duas vezes, num país cuja cultura apenas permite que os superstars masculinos lutem, então não há dúvida que materialista é a melhor palavra para classificar todos aqueles que estão por trás desta decisão.
Se olharem bem para a cara de Vince, podem eventualmente ser capazes de ver as cifras nos seus olhos.
Mas Vince, apesar de ser bastante materialista, não é de todo burro, aliás, é alguém indubitavelmente inteligente e portanto, para evitar o alvoroço que aconteceu no GRR, nada melhor do que anunciar um evento exclusivo para as superstars femininas, antes do evento na Arábia Saudita. Vince deve ter pensado: Bem, se calhar se der algo exclusivamente para elas (superstars femininas), ninguém vai reparar ou ninguém se vai sentir injustiçado, pois ambos os sexos vão estar presentes em eventos bastante próximos um do outro e assim estará tudo em pé de igualdade. O problema é que isso está longe de ser verdade e eu não sendo vidente, aposto que o Crown Jewel já está a ser planeado há mais tempo de que o Evolution e este último não é mais que uma forma de “recompensar” as superstars femininas por não poderem ir à Arábia Saudita.
Ou seja, na minha opinião, o Evolution acaba por ser uma espécie de distração do Crown Jewel, maioritariamente direcionada para o público feminino, o que é pena pois o Evolution é de facto um evento histórico e merece mais do que ser apenas mencionado como tal. Mas o que mais me faz sentir indignado com toda esta situação, é o facto de a WWE, uma empresa que tem feito tudo e mais alguma coisa para promover as suas atletas femininas e a revolução que lhes é tão bem atribuída, fazer simultaneamente, um evento num país em que existe uma clara e mundialmente conhecida, desigualdade de género.
Não é por meterem os cabelos compridos e sedosos do Roman Reigns ou o soccer mom hair do AJ Styles , no poster, que este deixa de ser um evento exclusivamente masculino.
Acho extremamente inconcebível, que a WWE tente mostrar a toda a gente que está a fazer progressos ao nível da igualdade de género no Wrestling, quando depois anuncia eventos como este. Se queriam verdadeiramente mostrar que se preocupam com o talento feminino, tinham-se ficado pelo Evolution ou tinham anunciado um PPV noutro país qualquer. E apesar de perceber que a quantia dada pelos Árabes possa ser bastante aliciante, acho que deveria ser ainda mais aliciante, tentar implementar a tão díficil e problemática situação que é a igualdade de género. E por favor não venham com a desculpa de que apenas o Evolution não seria suficiente para gerar receitas aceitáveis à companhia, quando isso se deve à má gestão que a WWE tem feito no que diz respeito à promoção do evento, que até agora tem sido ofuscado por tudo o que respeita ao Crown Jewel.
Mas há que dar o devido mérito à WWE, até agora esta tem sido exemplar na manuntenção da sua boa reputação no que toca a aspetos como este. E Vince McMahon tem vindo conseguir a esconder o seu materialismo por detrás da revolução feminina, mas será que este se irá conseguir safar caso este evento aconteça? Será que se o evento for em frente a companhia sai ilesa? É que se Vince for de facto em frente com o evento, as críticas face a toda esta situação continuarão a persistir e com toda a razão, mas um cancelamento do evento pode não só servir de lição à WWE, como pode atenuar muitas dessas críticas e de certa forma cessar um pouco os ânimos, fazendo com que a empresa ganhe uma outra oportunidade para tentar fazer as coisas de outra maneira.
Há sempre um McMahon por detrás de tudo, aliás, no centro de tudo.
No entanto, toda esta situação do Crown Jewel está ainda por decidir e a WWE ainda tem alguns dias para tomar a sua decisão. E agora estamos a assitir a uma situação bastante interessante, em que a companhia tem de decidir entre o dinheiro e o que é mais politicamente correto, entre o lucro e a boa reputação e imagem. E isto, parecendo que não, é capaz de definir de uma vez por todas, o quão Vince realmente confia nas suas superstars femininas e o quão materialista ele pode ser. No Greatest Royal Rumble conseguiu mais ou menos escapar, porque era algo histórico e feito pela primeira vez, mas fazê-lo outra vez, ainda por cima promovendo um evento que não tem necessidade nenhuma de ser feito, pode de facto afetar e muito a imagem da companhia, especialmente quando representantes políticos dos EUA, como Kane (Glenn Jacobs) e Linda McMhaon são incluídos nessa situação.
Agora resta-nos apenas aguardar por uma decisão da WWE e esperar para ver o que acontece, uma coisa é certa, a WWE terá uns dias bastantes agitados e por isso se o próximo RAW não for grande coisa, o que provavelmente acontecerá, desta vez até têm desculpa. Não têm é desculpa se de facto continuarem a promover o evento na Arábia Saudita, se essa for de facto a decisão final, então aí a WWE que se prepare, pois até meros tweets podem contribuir para denegrir, de forma bastante efetiva, a imagem da companhia.
Acabo o artigo, com uma bonita imagem do último evento na Arábia Saudita, que demonstra o enorme impacto que teve nas storylines da WWE, já agora, se encontrarem o título que Strowman está a segurar, avisem por favor.
Obrigado a todos os que leram este artigo, espero que tenham gostado e volto para a semana com mais um More Than Words, que prometo que será muito mais focado no Wrestling.
5 Comentários
Muito bom artigo.
Devo dizer que com toda a polémica em torno do CR7, nem me lembro de ver algo nas notícias relacionado com a morte deste jornalista.
De facto a WWE está aqui com um problema, por um lado querem ser os paladinos da igualdade de género, por outro são uma empresa e o objectivo de uma empresa é fazer dinheiro.
A minha opinião é que a wwe vai em frente com o evento na Arábia Saudita, existe muito dinheiro envolvido, provavelmente têem de indemnizar os sheiks se não cumprirem o que está agendado, e nos tempos actuais por muito grande que seja a polémica, essa só existe até aparecer uma nova na semana seguinte.
Eu ouvi falar que teve uma pessoa do governo que foi torturada lá se os senadores se meteram e por que o negócio é sério WWE não vai querer se meter em problemas.
Para mim a coisa pior sobre isso nem é o evento em si, mas a WWE fazer um vídeo propaganda pro-Arabia Saudita mostrando quanto o país é progressista e justo.
Acho que a realização desse evento seria comparável a fazer um show na Africa do Sul na época do Apartheid.
Acho que que seja uma linha muito tênue entre empresa x moral. Na minha opinião a WWE falhou em fazer aquele video falando sobre a Arábia.
Penso que a situação aqui é simples, eles pagam pipas de massa à WWE para fazer lá um PPV e a WWE aceita como é óbvio. Que fica mal devido aos direitos das mulheres, sim fica, sem duvida alguma e o Evolution é para serem recompensadas não só pela situação de não poderem comparecer devido a esta estupidez (custa-me a acreditar como é possível em 2018 ainda existir este tipo de desigualdade seja em que país for, parece que ainda vivem na idade média…por amor de Deus) e pela grande evolução desde que deixaram de ter o rótulo de DIvas.
Se estes eventos são benéficos em termos de storylines? Não muito, o ultimo que ocorreu lá acrescentou muito pouco, já o evento da Austrália foi muito diferente e souberam utilizar o público algo que na minha opinião foi muito inteligente por parte da WWE e teve desenvolvimento em muitas storylines.
Penso que no Crown Jewel eles iram dar mais significado aos combates em termos de seguimento de storylines, pelo menos espero eu….
PS: Essas descrições por de baixo das imagens matam-me ahahahahah