Pessoal esta semana escrevo minha décima primeira crônica, e escreverei sobre a história do próximo PPV da WWE o SummerSlam. Este ano teremos a edição 24 deste PPV, que é um dos principais da WWE, pois o SummerSlam é considerado o segundo maior pay-per-view do ano atrás somente da WrestleMania. Penso que este PPV está no chamado Big Four, juntamente com a WrestleMania, o Royal Rumble e o Survivor Series, pois estes shows são os quatro pay-per-views anuais originais da WWE. Portanto nesta coluna farei uma breve recapitulação das edições anteriores, citando os main events e lutas as quais achei muito interessantes neste PPV.
O primeiro SummerSlam ocorreu em 29 de Agosto de 1988 no Madison Square Garden em Nova Iorque. Neste evento o main event foi uma luta de luxo entre Hulk Hogan e Randy Savage com Miss Elizabeth, (The Mega Powers), em que venceram Ted DiBiase e André the Giant (The Mega Bucks), com Bobby Heenan e Virgil esta luta teve Jesse Ventura como Árbitro. A luta foi vencida por Savage, que fez o Pin em Dibiase. Em 1989, o main event envolveu mais uma vez Savage e Hogan, mas desta vez em lados opostos, e a dupla que venceu foi Hulk Hogan e Brutus Beefcake acompanhados por Miss Elizabeth que lutaram contra Randy Savage e Zeus acompanhados por Sherri.
No ano de 1990 tivemos uma grande luta entre The Ultimate Warrior contra Rick Rude (c/ Bobby Heenan), esta luta foi uma Steel Cage, vencida por The Ultimate Warrior que manteve o WWF(E) Championship. No ano de 1991, também tivemos uma grande luta, que foi uma Handicap match em que Hulk Hogan e The Ultimate Warrior derrotaram Sgt. Slaughter, Coronel Mustafa, e General Adnan.
No ano de 1992, ocorreu algo que não presenciamos nos dias atuais, o main envent ao invés de ser pelo WWF(E) Championship, na verdade foi pelo Intercontinental Championship, pois este PPV ocorreu em Londres e o lutador da casa The British Bulldog (c/ Lennox Lewis) derrotou Bret Hart, para conquistar o título. Na luta pelo WWE Championship, The Ultimate Warrior derrotou Randy Savage (c) por countout e Savage se manteve como Campeão.
Em 1993 tivemos como luta principal a vitória de Lex Luger contra Yokozuna (c/ Mr. Fuji e Jim Cornette) por contout, valendo o WWE Championship, neste PPV também destaco a luta pelo Título Intercontinental, em que Shawn Michaels (c/ Diesel) derrotou Mr. Perfect por contout e manteve seu título.
O Summerslam de 1994 para mim foi um dos melhores que assisti, pois o main event, não envolvia luta por título, mas sim a luta entre The Undertaker (c/ Paul Bearer) derrotou The Undertaker Falso (c/ Ted DiBiase), mas também cabe destacar a luta pelo Intercontinental Championship, onde Razor Ramon (c/ Walter Payton) derrotou Diesel (c/ Shawn Michaels, para se tornar o novo campeão e pelo WWE Championship em uma Steel Cage, Bret Hart reteve contra Owen Hart.
No ano de 1995 o Main Event valeu o Título da WWE e quem saiu vencedor foi Diesel, que reteve o cinturão e venceu King Mabel (c/ Sir Mo). Em 1996 a luta principal do evento foi entre o campeão Shawn Michaels (c/ Jose Lothario) que venceu Vader (c/ Jim Cornette) e manteve seu título, neste PPV vale destacar a luta entre Mankind e The Undertaker em uma Boiler Room Brawl. No Summerslam de 1997 Bret Hart derrotou The Undertaker, para conquitar o WWE(F) Championship, nesta luta tivemos Shawn Michaels como juiz especial, que teve interferência no resultado da luta ao acertar uma cadeirada em The Undertaker, esta luta vale a pena assistir.
Em 1998 neste PPV, cabe-se destacar duas lutas. A primeira é uma Ladder Match pelo Intercontinental, onde Triple H (c/ Chyna) venceu The Rock (c) (c/ Mark Henry), para se sagrar como novo campeão. Como main event tivemos, pelo WWE(F) Championship uma retenção de título, onde Stone Cold Steve Austin (c) derrotou The Undertaker. E como curiosidade foi neste Summerslam em que Edge fez sua primeira luta em PPV, onde Edge e Sable derrotaram Marc Mero e Jacqueline.
No ano de 1999, destaco a luta de dupla, valendo o título, onde The Undertaker e The Big Show venceram X-Pac e Kane, para se tornarem os novos campeões, e no main event tivemos uma Triple Threat match pelo WWF Championship, em que Jesse Ventura foi o árbitro, nesta luta Stone Cold que era o campeão, enfrentou Triple H (c/Chyna) e Mankind, sendo que este último se saiu vencedor.
Chegamos aos anos 2000, no PPV deste ano, destaco novamente a luta de duplas, que desta vez foi uma TLC match pelo WWF Tag Team Championship, onde Edge e Christian mantiveram os cinturões e derrotaram The Hardy Boyz (Matt e Jeff) (c/ Lita) e The Dudley Boyz (Bubba Ray e D-Von). Como main event tivemos novamente uma Triple Threath match, mas desta vez o campeão The Rock manteve, ao derrotar Kurt Angle e Triple H.
Sobre o Summerslam 2001, este PPV considero muito especial, pois neste ano tivemos as lutas da WCW neste evento, indico este PPV para o pessoal assistir, é um evento muito bom. Destaco quatro lutas, inicialmente destaco uma Ladder match pelo WWF Hardcore Championship em que Rob Van Dam venceu Jeff Hardy. A segunda luta que destaco é uma sensacional Steel cage pelos cinturões da WCW World Tag Team Championship e WWF Tag Team Championship, luta na qual os Brothers of Destruction (The Undertaker e Kane) (c/ Sara) derrotaram Diamond Dallas Page e Kanyon. A terceira luta que destaco é a luta em que Stone Cold reteve o WWF Championship, contra Kurt Angle, que acabou vencendo, mas por desqualificação. E no main event The Rock derrotou Booker T (c/ Shane McMahon) pelo WCW Championship para se tornar o novo campeão.
Chegamos ao ano de 2002, neste ano no Summerslam destaco duas lutas, a primeira uma Unsanctioned Street Fight, em que Shawn Michaels derrotou Triple H. No main event pelo WWE Undisputed Championship tivemos a vitória de Brock Lesnar (c/ Paul Heyman) sobre The Rock para se tornar o novo campeão. Em 2003 na luta pelo WWE Championship, Kurt Angle reeve e venceu Brock Lesnar e tivemos uma Elimination Chamber pelo World Heavyweight Championship, como evento principal, onde Triple H reteve e venceu Goldberg, Chris Jericho, Randy Orton, Kevin Nash e Shawn Michaels
Em 2004, o Summerslam teve como principais lutas John “Bradshaw” Layfield (JBL), com Orlando Jordan que venceu The Undertaker por desclassificação, para manter o WWE Championship e no main event, tivemos uma boa luta entre Randy Orton e Chris Benoit pelo World Heavyweight Championship, onde Orton venceu para se tornar na época o mais jovem Campeão Mundial da WWE.
O Summerslam 2005 é um dos melhores que já assisti, pois o main event não foi uma luta por título e neste PPV destaco quatro lutas, a primeira a luta em que Randy Orton derrotou The Undertaker, com a ajuda de seu pai, o “Cowboy” Bob Orton. Nas lutas pelo títulos principais, no WWE Championship, John Cena reteve o cinturão e derrotou Chris Jericho. Na outra luta por título, tivemos uma No Holds Barred pelo World Heavyweight Championship, em que Batista reteve e derrotou JBL. Na luta principal tivemos a lenda versus o Ícone dois dos maiores lutadores da WWE, nesta luta Hulk Hogan derrotou Shawn Michaels e após a luta eles apertaram as mãos.
Nestes últimos cinco anos, grandes lutas de desenvolveram neste PPV. Em 2006 King Booker reteve o World Heavyweight Championship ao ser derrotado por Batista por desqualificação. Também destaco neste PPV a vitória da D-Generation X (Triple H e Shawn Michaels) sobre Vince McMahon e Shane McMahon, mesmo com a interferência de diversos lutadores. No main event tivemos a luta em que Edge (c/Lita) derrotou John Cena para manter o WWE Championship. Em 2007 tivemos a vitória de Batista contra o World Heavyweight Champion The Great Khali (com Ranjih Singh) por desclassificação, desta forma o campeão reteve. E como luta principal tivemos John Cena vencendo Randy Orton para manter o WWE Championship.
No Summerslam 2008, mais uma vez não tivemos uma luta por título, como main event. Pelo World Heavyweight Championship, CM Punk reteve e derrotou JBL e pelo WWE Championship Triple H reteve e derrotou The Great Khali. Pelo main event tivemos uma Hell in a Cell entre The Undertaker e Edge, onde Undertaker venceu.
Pelo Summerslam 2009, pelo WWE Championship, Randy Orton derrotou John Cena, para manter o cinturão. Pelo main event tivemos em disputa o World Heavyweight Championship, com uma TLC em que CM Punk derrotou Jeff Hardy, para se sagrar o novo campeão.
No ano passado, em 2010, não foi uma luta de título, como main event e sim uma luta de times. Nas lutas pelos títulos principais, Randy Orton derrotou Sheamus por desqualificação, e Sheamus desta forma manteve-se com o WWE Championship. Pelo World Heavyweight Championship, Kane reteve e derrotou Rey Misterio. E como luta principal tivemos o Team WWE, com (John Cena, John Morisson, Edge, Chris Jericho, R-Truth, Bret Hart e Daniel Bryan) derrotaram os Nexus que neste período eram liderados por Wade Barrett.
Minha expectativa para o PPV deste ano trarei em uma das próximas crônicas, mas acho que teremos um grande PPV, pois com o retorno de CM Punk e com mais uma vez John Cena como Campeão, teremos grandes expectativas e ainda temos que esperar pelo próximos programas, para sabermos das lutas que serão marcadas, mas a expectativa é grande.
Nesta semana é isto, abraços e até a próxima semana.
7 Comentários
Não percebo. Em 2006, não houve o combate DX vs. Mr. McMahon, Shane McMahon & Big Show?
E está lá escrito:
“Em 2006 King Booker reteve o World Heavyweight Championship ao ser derrotado por Batista por desqualificação. Também destaco neste PPV a vitória da D-Generation X (Triple H e Shawn Michaels) sobre Vince McMahon e Shane McMahon, mesmo com a interferência de diversos lutadores.”
houve esse combate mas foi no unforgiven de 2006
Esse combate foi no Unforgiven (PPV a seguir) e foi uma Hell in a Cell se não me engano
Eu por acaso acho que o SummerSlam 2006 é muito subestimado. Tenho esse evento em DVD e vi alguns combates excelentes como o I Quit Match brutal entre o Flair e o Foley, o tal combate dos DX contra os McMahons e mais uns 9 ou 10, e o combate do Edge e do Cena. Eu cá também gostei do combate pelo Título da ECW, entre o Big Show e o Sabu. Muitos vêem-no como uma botchfest, mas eu gostei – claro que também não apreciei os botches, mas pronto. E também achei piada ao combate do Batista e do Booker. Detestei o combate Rey vs. Chavo e Hogan vs. Orton, mas esses foram mesmo os únicos pontos fracos para mim.
Um grande PPV com uma grande história por tras.
Espero que este ano seja um excelente PPV e que entre nos melhores pelos menos com as storys que estão a desenvolver têm tudo para isso.
Vamos lá ver o que nos reserva este ppv.