O apresentador Luca Franchini anunciou em suas redes sociais, no último domingo (22/05), que a audiência do Smackdown e NXT registraram recordes de audiência no canal da WWE na Itália, DMAX. Conhecido como “Il Godzilla”, o ator e ex-lutador é o principal apresentador da programação de luta na DMAX Itália e Discovery+.
Em seu twitter, Franchini relatou que o episódio transmitido no NXT alcançou um crescimento de 4,45%, enquanto o SmackDown aumentou 3,55% nos canais, registrando média de 8,1 pontos de audiência entre o público masculino.
Além disso, ele também agradeceu a lealdade e constância dos telespectadores que assistem WWE na Itália pelos canais.
O post também foi uma comemoração por conta dos números na Europa, que começaram a bater a audiência nos Estados Unidos. Inclusive, um possível declínio da audiência da WWE no país entrou em pauta nos últimos meses, principalmente pelas crescentes quedas.
No início do ano, o Smackdown apresentou queda de 1,9% nos pontos, enquanto a NXT não chegou a atingir 575 mil espectadores, com baixa de -4.8% pontos na última temporada.
Logo, o crescimento na audiência das lutas de WWE na Itália podem contribuir para a realização de disputas com os Superstars no país ao vivo. Por isso, espectadores e fãs celebram os números no mês de maio.
Apesar de audiência da WWE na Itália, país ainda possui pouca estrutura
Grandes nomes do UFC italiano, como Franchini, comemoraram os números de audiência da WWE na Itália por conta das possibilidades de sediação que isso apresenta para o país.
Caso tenham resultados expressivos, a região pode vir a receber lutas da modalidade em seus ringues. No entanto, a pouca estrutura do país também é alvo de críticas entre lutadores de artes marciais.
É o que opina Marvin Vettori, campeão peso-médio do UFC. “Acho que eles [italianos] estão fazendo mais… você sabe, falam mais sobre isso [MMA] agora provavelmente porque eu estou aqui. Eu não acho que esteja crescendo em termos de qualidade. Não acha que exista um sistema que possa treinar atletas de elite que possam competir no mais alto nível, infelizmente. Então vai precisar de alguém que faça o que eu fiz, no sentido de sair, insistir, tentar treinar fora e, eventualmente, até mudar de país para atingir níveis mais altos e atrair mais públicos. Eu realmente espero que isso aconteça rapidamente, mas vai demorar um pouco até que o MMA na Itália possa criar atletas de elite”, avalia o lutador em entrevista para o Betway Insider, site de palpites e prognósticos.
Para Vettori, a falta de investimento é um problema que afasta o UFC do país. Além disso, nomes que estão começando na área também vão para outras localidades construir sua carreira, como ele fez.
Embora não atue diretamente pela WWE na Itália, o campeão peso-médio é uma personalidade que ajuda a divulgar as lutas no país, e ajuda a atrair mais audiência para as transmissões.
Atletas de outras modalidades contribuem para a popularização das lutas
É comum que os atletas de UFC se especializem em uma modalidade, mas treinem outras artes também. É o caso de Vettori, por exemplo.
“Eu amo o wrestling, então estou sempre em melhoria contínua, independentemente do esporte”, confessou para o time da Betway, site de apostas no UFC. “Sendo um lutador de MMA, estou constantemente melhorando no boxe, no jiu-jitsu, no wrestling. Também acho que melhorei muito depois da última luta”, afirmou o italiano.
Marvin Vettori é visto como o precursor do UFC na Europa, escolhendo o MMA como especialidade por conta do maior nível de competitividade. No entanto, ele segue como um dos nomes de maior relevância, tornando as artes marciais mais interessantes para seu país de origem, mas sem muitos apoiadores.
Isso porque a personalidade forte faz com que Vettori não tenha muitos amigos dentro do UFC, cultivando apenas alguns nomes conterrâneos, como o italiano Beneil Dariush, seu companheiro de equipe, como apontou a equipe jornalística da Betway em sua matéria.
Mesmo assim, o MMA e o WWE na Itália estão se popularizando, como os números indicam, e as expectativas são de alcançar ainda mais audiência, buscando promover eventos competitivos oficiais no país no futuro.
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