Esta edição tinha que começar desta maneira:
Este “bisonte”, de aproximadamente 200 kg, foi uma referência no panorama do wrestling mundial. Ele esteve em meio Mundo para promover, actuar e dar “show”, bem a sua maneira. Big Van Vader ou simplesmente Vader – nasceu na cidade de Lynwood no estado da Califórnia (USA). Leon Allen White, de seu nome verdadeiro, nasceu a 14 de Maio de 1955, e anteriormente, disse que foi uma referência mundial no wrestling, e assim o foi. Lutando em terras nipónicas, onde começou a sua carreira, até aos tempos da World Championship Wrestling e World Wrestling Federation.
Este super-pesado, tinha uma força tremenda, mas não fazia dele lento e aborrecido, pois era capaz de aplicar manobras aéreas, como o Diving MoonSault, em cima do canto do ringue.
Iniciou a sua carreira onde quase todos os wrestlers da sua geração começaram. Em 1985 na American Wrestling Association, deu os primeiros passos no wrestling profissional, depois de acabar a sua carreira no futebol universitário Americano. Esteve até 1987, até que viajou para terras do oriente, para a New Japan Pro Wrestling, onde esteve até 1992, com o maior feito de ter conquistado o MJPW Title.
Durante esse período, Vader teve enumeras rivalidades, uma dela bem intensa. A “feud” contra Stan Hansen (conhecido por ser um Brawler tremendo e muitas vezes excessivamente agressivo) esta documentada, como sendo das mais violentas da NJPW. Durante um combate entre eles, Hansen socou o nariz de Vader, partindo-o, para posteriormente ter assertado com uma corda de toureiro no olho. Acidentalmente mas, fez com que o olho “salta-se” do local previsto…um acidente que resultou numa cirurgia na face de Vader. O vídeo contém imagens que podem chocar. (minuto 3:45)
Depois de ter ganho praticamente tudo que tinha que vencer no Japão, rumou para a World Championship Wrestling, onde cedo se tornou num “Top Dog” na companhia. A sua estreia foi em 1990 mas, como lutador, em part-time, e só em 1992 se tornou num lutador a tempo inteiro na WCW.Com o mítico ex. NWA Champion Harley Race a seu lado como manager, Vader dominou vários wrestlers, um deles Cactus Jack (Mick Foley). Uma rivalidade que culminou num embate entre os dois, onde Cactus saiu bastante combalido, com um nariz partido e a necessitar de 27 pontos na sua face!
Vader tornou-se WCW World Heavyweight Champion pela primeira vez, derrotando Sting em 1992 no PPV “The Great American Bash ”, mas teve um reinado curto, pois uma lesão fê-lo perder para Ron Simmons 3 semanas depois.
Uma atitude, sempre muito agressiva, e pouco profissional de Vader fazia com que ele tivesse muito “Heat” no seio do roster. Essa agressividade foi ao extremo, quando deliberadamente lesionou um “jobber” nas costas, paralisando para o resto da vida. Tornou-se ainda United States Champion, derrotando Jim Duggan, mas foi-lhe “tirado” o cinturão devido a ofensivas violentas no roster da WCW.
A rivalidade contra Hulk Hogan era inevitável, e ambos se enfrentaram no PPV Super Brawl V, onde saiu derrotado. Foi o princípio do fim, do percurso de Vader na WCW. Foi demitido, após mais um confronto de balneário, desta vez com um companheiro – Paul Orndorff.
http://youtu.be/k1h7T68eu50
http://youtu.be/ow7XHnG6TDI
Em 1996 regressou ao Japão. Foi uma passagem curta, regressando aos States, para ingressar na World Wrestling Federation. Ele era anunciado como “The Man They Call Vader” e o impacto não podia ter sido melhor. Após Jim Cornette ter deixado de ser manager de Yokozuna e ter contractado Vader. Era suposto os dois enfrentarem-se na Wrestlemania, algo que nunca aconteceu.
Rivalidades contra HBK ou Undertaker foram as mais importantes no seu percurso na WWF. Fez parte da Attitude Era e ajudou a marcar esses anos de irreverencia.
Saiu da WWF em 1998, para regressar ao Japão, mas desta vez para a All Japan Pro Wrestling. Embates contra Kobashi foram épicos.
Em meados do ano de 2003 foi tirando o “pé do acelerador”, reduzindo ao máximo as suas participações no wrestling. Fez algumas aparições na Total Non Stop Wrestling e também na WWE em 2005. A sua última presença, na WWE foi, num episódio do Monday Night RAW, onde foi uma das lendas que enfrentou Heath Slater em 2012.
Onde Andas Tu?
Este “bisonte” teve inúmeros problemas com o álcool, e ainda tenta ao máximo recuperar desse vício. Problemas que o deixavam muitas vezes incapacitado de actuar ao vivo ou, muitas vezes, de entrar num avião para viajar com o resto do “roster”. Actualmente continua a combater com 58 anos de idade, um feito enorme devido a idade avançada. As promoções amadoras são muitas vezes o único ganha-pão para alguns wrestlers e para Vader isto é uma realidade.
Tenham uma semana fantastica. Deixo a votação: Spike Dudley ou Rikishi.
19 Comentários
Muito bom artigo eu voto no rikish
Spike Dudley !
rikishi
Spike Dudley
Bom artigo como sempre. Eu voto no Spike Dudley.
Wow, não fazia ideia do destaque que ele teve na WCW… Só sei aqulo que fez na WWF, principalmente a “feud” com o Undertaker.
Aquele vídeo em que ele se lesiona no olho é realmente assustador… Que impressão que aquilo me meteu. O facto de ter paralisado um colega faz com que eu não tenha grande respeito por ele, apesar de ele próprio ter colocado o seu corpo em risco várias vezes ( nomeadamente, quando continuou a lutar com o olho naquele estado).
Entre o Spike Dudley e o Rákishi ( xD) escolho… os dois. Tanto faz, gosto dos dois.
Este foi o momento que aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=1LjzgoSKryc
Existe o combate inteiro no You Tube.É um squash total, e antes de receber este “move” sofreu um chokslam, que tamb´m foi brutal.O que me parece é que Vader estava preocupado…mas esta documentado que não foi acidental…
e muito feio o video?
É um powerbomb aplicado com muita força e o”jobber” não teve tempo de cair de costas perfeitamente…o que levou a ficar muito combalido e mais tarde paralizado.
spike dudley
Spike Dudley
Rikishi
Spike dudley
Rakishi!
Spike Dudley
rikishi
Rikishi
Os wrestlers de antigamente acabam sempre mal…
Eu voto no Spike…
eu voto no big zeke e no kozlov
mas rikishi
ah!