No pergunta e respostas #100 respondi a uma questão sobre quais são os pontos fracos da TNA e como é que se poderiam resolver esses “calcanhares de Aquiles”? Elaborei uma resposta abreviada a esta questão, mas nesta edição do Impacto! decidi desenvolver um pouco mais a questão.
Não me faz sentido fazer uma espécie de lista de defeitos da TNA, por isso, vou tentar resumir a minha resposta de uma forma mais descritiva. Penso que o maior ponto fraco da TNA é a falta de dinheiro. Já o disse inúmeras vezes e continuarei a repetir, o dinheiro é a única coisa que importa nesta indústria. Se considerarmos que há uma organização que domina 95% do mercado mundial mundial de wrestling, a TNA tem que trabalhar arduamente, com um plano a longo prazo e não ficar à espera das audiências do dia seguinte para perceber o que funcionou ou não. A TNA tem que apresentar um produto diferente, mais progressista e de qualidade para ganhar espaço no mercado. A partir dai é preciso conseguir muito dinheiro e trazer grandes investidores.
Acredito que muita gente na TNA hoje já percebeu que é preciso investir na marca TNA e com o que se tem feito atualmente, penso que é uma questão de paciência até os fãs começarem a dar uma oportunidade à TNA e a perceber as storylines, a conhecer as caras…mas é um processo que leva tempo, por um lado porque a TNA cometeu erros graves ao longo de 2009, 2010 e 2011 e até no ano passado, perdendo alguma credibilidade e por outro porque ver televisão é um hábito/rotina e mudar essa rotina leva sempre tempo, sobretudo se um produto (WWE) está muito mais acessível que qualquer outra coisa no mercado.
A TNA tem que trabalhar arduamente, com um plano a longo prazo e não à espera das audiências do dia seguinte para perceber o que funcionou ou não. O seu plano tem por base a juventude e a qualidade das histórias e dos atletas, tem que criar uma identidade única, uma marca TNA de forma dizer “se comprarem este produto, é este o tipo de espetáculo progressista que vamos oferecer”. Parece-me que o que a TNA não deve fazer é copiar a WWE. Claro que pode e deve aprender com erros e com as virtudes de qualquer empresa rival, mas se a TNA tentar lutar ombro a ombro com a WWE vai perder, porque a WWE consegue fazer sempre muito mais e muito maior.
Para mim a solução passa pela TNA apresentar um produto diferente e credível. Ou seja, a preocupação deve ser a TNA conseguir criar uma imagem diferente, um produto diferente (como tem a X Division por exemplo) e criar os seus próprios talentos.
A TNA deve fazer os fãs olharem para o Impact e encontrarem histórias muito bem contadas, uma imagem e combates de grande qualidade e talentos que não fazem lembrar a WWE/WCW/ECW, mas que são jovens e que são as super estrelas do futuro da industria. Eu concordo que a TNA possa recrutar talentos da WWE (que tenham sido demitidos ou algo semelhante) em duas condições: desde que não sejam muitos e que venham para ajudar. Na primeira condição, se a TNA colocar (como já o fez) 10 nomes vindos da wwe/wcw/ecw junto com os seus lutadores “originais” o que vai acontecer é que são essas lendas que vão sobressair. O público olha e vê um Hulk Hogan da wwf, um Tommy Dreamer da ecw, um Ric Flair da wwf, um Matt Hardy da wwe, um RVD da ecw, um Nash da wcw, um booker T da wcw…e no final onde cabe o nome TNA? No entanto, se a TNA pegar em 2 ou 3 nomes sonantes, pode tirar proveito disso, não só para aumentar as vendas, como para atrair alguma atenção que vem com o reconhecimento desses nomes.
Na segunda condição, só devem vir aqueles que querem algo mais que não seja apenas o cheque no final do dia, porque quem vier tem que fazer sacrifícios e isso significa que não virá para ganhar títulos, não virá para ser main-eventer, mas virá para “educar” o público. Algo que, por exemplo, o Hogan em 2012 conseguiu fazer numa frase ao dizer ao Austin Aries “onde tu queres chegar eu já estive e devo confessar que és a melhor coisa que já vi num ringue de wrestling”. Este é o tipo de discurso que as lendas da WWE devem ter ao chegar à TNA, devem apontar o dedo para os talentos originais da TNA e dizer “eu estou aqui para ver isto”.
Qual é a ideia aqui? Bem a TNA precisa de atrair bolsos muito mais fundos que o da família Carter, da da Panda Energy e da Spike TV. Repara a TNA ainda agora luta por manter o Impact Wrestling ao vivo durante 2-3 meses…A TNA mal consegue levar o IW para fora da Impact Zone. Se a TNA for capaz de pôr alguém com muito capital, com vontade de investir no wrestling (como aconteceu com a WCW e o Ted Turner), então ai sim a TNA poderá começar a pensar em rivalizar com a maior organização desta indústria. Mas esse investimento nunca vai surgir se a TNA mostrar algo que é igual ou pior ao que a WWE faz. Resumindo, para a TNA ambicionar rivalizar com a WWE tem que fazer o seu caminho e o objectivo a longo prazo deve ser apostar em algo original e com muito potencial para atrair grandes investidores.
Video da Semana
TNA Spin Cycle com Low Ki
Até ao próximo Impacto!
16 Comentários
Olha Eu Gosto Muito Da TNA Mas Nesses Ultimos Anos Uma Empresa Que Dar Um Titulo Pro Magnus e Deixa o TJ Perkins Como Jobber Não Mereçe Respeito.a TNA Precisa De Criar As Próprias Estrelas,As Próprias Storilynes,Uma Coisa Que Marque a Marca TNA Para Sempre,Sei Que Tem a X-Division,Mas Precisa De Um Pouco Mais.o Ringue De 6 Lados Poderia Voltar Pq é a Marca Da TNA,é o Que Diferencia Ela De Outras Empresas.a TNA Tem Que Contratar Mais Talentos Como o Adam Cole,Kevin Steen,Chris Hero,Prince Devitt,The Briscoes,The Young Bucks,Cheeleader Melissa,Awesome Kong,Alex Shelley,Willie Mack Entre Outros.e Outra Coisa Importante a TNA Deveria Fazer Os Shows No Reino Unido,Lá,a TNA Tem Mais Fãns e é Ali Que a TNA Tem Que Apostar Depois De Ganhar Um Dinheiro Voltaria Aos Estados Unidos Com Mais Força e Tentaria Fechar Uma Acordo Com Uma Empresa De Rede De TV Famosa Para Transmitir Um Segundo Show.Mas Infelizmente Isso é Difícil Visto Que Temos Uma Presidente Que Não Conheçe Nada De Wrestling.Como Eu Queria Ser Milionário Nessas Horas…
o ringue de 6 lados poderia dar muito botch pois alguns wrestlers que estão na TNA nunca tinham lutado num ringue de 6 lados e alguns já não lutam há muito tempo no ringue de 6 lados não estariam habituados…
Excelente artigo ! Concordo contigo em tudo a Tna ate ter novos investidores e que elevem o produto a outro nível ter que apresentar um produto diferente como a x divison, também acho que devem continuar a apostar nos seus jovens talentos.
Lamento mas é praticamente impossível ler um texto escrito dessa forma.
Mais um excelente artigo. O problema da TNA é falta de dinheiro, a solução é apostar na marca TNA. Jorge, como tu referiste a curto prazo a TNA não tem hipóteses perante a WWE, mas se a TNA apresentar lucro a curto prazo é um sinal que decidiu apostar na marca TNA e como já disseste atrairá os investidores.
Tal como tu e spiderdi referiram de facto tem que haver um foco na marca e isso é fundamental, sobretudo na diferenciação. A TNA tem falhado nos últimos anos e mostrar ao público algo diferente do que já existe e enquanto essa capacidade de definir fronteiras não for evidente, torna-se muito dificil qualquer investidor pagar para fazer crescer uma cópia de qualquer coisa.
Ja agora Jorge, sabes alguma coisa sobre a mala de tag team?
Excelente pergunta…parece-me que a TNA esqueceu-se que essa mala existia (nem eu me lembrava disso). Só para recordar, em determinada altura o Gunner ganhou essa mala ao EC3 juntado-a à que tinha o title shot pelo titulo mundial. O Gunner usou o title shot contra o Magnus, mas essa mala de tag-team nunca chegou a ser usada e provavelmente não será.
Jorge, sabes alguma coisa sobre o manik? Sobre a mala so lembrou-me disso que tu contaste nada mais, nao sei se ficou com o js ou com o gunner visto que foi um ladder tag-team match
A mala está com o J. Storm. Gunner deu a mala a ele antes de enfretar o Magnus pelo World Title e ser traido pelo Storm na mesma luta. Depois disso nunca mais a mala apareceu. A TNA parece ter se esquecido desta maleta, assim como o TV Title do Abyss.
No caso do TV title a TNA já comunicou há bastantes meses e de forma oficial que esse titulo seria suspenso. Aliás, publiquei aqui uma entrevista à DIxie Carter em que ela refere que não está precisto o regresso desse titulo até porque a TNA não tem uma direcção/função para ele.
cheira-me que o beer money vai voltar, TV Title não é preciso agora so quero saber onde anda o manik visto que ainda tem direito a uma desforra pelo X divison
Bom trabalho, Jorge.
A Knockout’s Division está a tomar um bom caminho. A Angelina Love regressou, tivemos a estreia da Brittany, da mesma forma que veremos o regresso da Brooke e da Taryn. Portanto, acho que as coisas estão seguras nesta divisão.
O problema é o resto… A Divisão de “Tag-Team” não está boa (os Wolves não fazem uma divisão, naturalmente) e X-Division também está longe do aceitável.
Por exemplo, eu não tenho gostado da forma como a TNA tem investido nos Campeões Mundiais, ou seja, a companhia não constrói um grande nome (grande Campeão, entenda-se) quando passa o Título para as mãos de determinado “wrestler”.
Que raio de construção foi a do Magnus enquanto Campeão Mundial? Alguém se vai lembrar do seu reinado? Provou ser um excelente vilão, pelo menos no que ao microfone diz respeito, mas acaba aí. A companhia perdeu uma excelente oportunidade de tornar o Magnus num nome verdadeiramente sonante, da mesma forma que é o Hardy, Aries, Roode ou Anderson… Eu, pelo menos, não consigo ver o Magnus dessa forma.
Agora, temos o Eric Young como Campeão Mundial, mas tornou-se Campeão “às três pancadas”… Não houve um cuidado em torná-lo credível, para depois vencer o Título, ou seja, a coisa funcionou ao contrário.
Depois, custa-me ver “wrestler’s” como Austin Aries e James Storm nas ruas da amargura… O Austin Aries talvez tenha feito alguma das suas, mas tratarem-no assim (até para o MVP perdeu…)? Já o Storm, desde que virou “heel” tem sido soberbo, mas continua a ser enterrado. Sim, eu sei que o objectivo era a construção do Gunner enquanto lutador credível para disputar o Título máximo, no entanto, a TNA esqueceu-se de contra-balançar a credibilidade do Storm com as vitórias do Gunner…
Sei que o teu artigo era mais virado para a falta de dinheiro, mas tive que “desabafar”… Vejo um potencial enorme na companhia, mas parece que está difícil de esta escolher o caminho certo…
Fizeste muito bem desabafar 😀
Claro que concordo, fazes um bom retrato de alguns dos problemas actuais na TNA e claro que tudo seria mais fácil se os recursos fossem ilimitados. A questão é que a TNA começa a colocar-se numa posição cada vez mais ingrata, sem conseguir capitalizar a marca, sem conseguir cativar os fãs e com o contrato com a Spike TV a pender por meses…
A TNA contrata tantos lutadores que já lutaram na WWE que está aqui está a contratar o CM Punk
O CM Punk esteve na TNA antes de ir para a WWE. Just saying…