Não, o Sharpshooter desta semana não vai irá falar sobre os combates de John Cena e The Rock em WrestleManias, afinal nem se tem o por quê. O leitor Vitor Oliveira aqui do Sharpshooter está a pedir há duas semanas um artigo com pay-per-views que só tiveram uma ou duas edições na história, que o vimos uma ou duas vezes na vida. Atendendo ao pedido, o Sharpshooter desta semana irá fazer uma lista de cinco pay-per-views que tiveram uma ou duas edições. Vou dar minha opinião sucintamente, apesar de talvez o artigo ficar um pouco wikipediano, mas enfim… Prazer, sou Bruno do Nascimento Costa e este é o Sharpshooter.
Os pay-per-views são eventos grandiosos aonde se concentram os melhores combates com as feuds construídas para nos dar uma grande aflição ao mesmo para assistirmos. A WWE teve vários pay-per-views em sua história, vários que já saíram do ar para dar lugar a outros eventos, alguns destes que não existem mais marcaram a indústria havendo uma ou duas vezes na história, tais como os cinco apresentados hoje aqui.
1. Over The Edge
Este pay-per-view nós tivemos apenas duas edições do mesmo na história, uma vez em 1998 e outra vez em 1999. Na primeira edição tivemos The Rock a continuar como Intercontinental Champion após vencer Farooq, Kane a derrotar Vader e Austin derrotar Dude Love para continuar como WWF Champion como os principais combates daquela edição.
Na segunda e última edição aconteceria talvez a história mais negra que já ocorreu na WWE, que é esquecida e faz com que Martha não queira que a WWE usufrua do nome de seu ex-marido Owen Hart. Não, o pay-per-view não é lembrado pelo combate entre The Rock e Triple H, também não é lembrado pelo main-event, aonde The Undertaker venceu Austin para se tornar o novo WWF Champion, é lembrado pela trágica morte de Owen Hart enquanto ensaiava sua entrada no intervalo do pay-per-view, caindo de uma altura de 15 metros direto ao chão, morrendo no local. Por este motivo o pay-per-view saiu do ar.
2. Bragging Rights
Duas vezes, duas vezes vimos um excelente pay-per-view com uma temática bem boa, a centralizada feud entre Raw contra SmackDown, aonde nos dois anos a Brand Azul saiu vencedora nos combates de 7 vs 7. Ocorreu nos anos de 2009 e 2010, aonde no primeiro ano a SmackDown venceria com Jericho a fazer o pin em Kofi, no main-event vimos um incrível e doloroso combate entre o campeão Randy Orton e Cena pelo WWE Championship em um Ironman 60-minutes, aonde o último se tornou o novo campeão numa contagem de 6-5.
No ano seguinte outro excelente pay-per-view. Vimos um combate incrível apesar da interferência um tanto quanto inexplicável do Nexus entre Kane e The Undertaker em um Buried Alive Match, com Kane a vencer e continuar como World Heavyweight Champion e a SmackDown, mais um ano venceria o time do Raw após sobrar Rey Mysterio e Edge, com o último a eliminar The Miz após um Spear e dar vitória a SmackDown. Talvez não tenha sido uma edição tão boa quanto a primeira, mas foi uma edição legal; há indícios que o pay-per-view saiu do ar pelos combates de 7 vs 7 de eliminação, com certa semelhança ao Survivor Series.
2009:
Kane, Chris Jericho, R-Truth, Matt Hardy, Finlay e The Hart Dynasty, Tyson Kidd e David Hart Smith (SmackDown) derrotaram Triple H, Shawn Michaels, Big Show, Cody Rhodes, Jack Swagger, Kofi Kingston e Mark Henry (Raw)
2010:
Big Show, Jack Swagger, Kofi Kingston, Tyler Reks, Alberto Del Rio, Rey Mysterio e Edge (SmackDown) derrotaram The Miz, Ezekiel Jackson, Sheamus, John Morrison, CM Punk, Santino Marella e R-Truth (Raw)
3. Capitol Punishment
Um pay-per-view que para mim, não teve uma qualidade muito boa, poderia ter sido bem melhor. Teve feuds bem construídas, mas não julgo que os combates fossem dignos de um pay-per-view bom, mas ainda vimos algo que minimamente deu para se aproveitar. Os principais combates foram Randy Orton a continuar como World Heavyweight Champion após vencer Christian, Cena derrotar R-Truth no main-event para continuar como WWE Champion e um combate entre os ex-parceiros The Miz contra Alex Riley, vencido supreendentemente pelo último. Este pay-per-view ocorreu em 2011.
Card:
– Dolph Ziggler venceu Kofi Kingston para se tornar o novo United States Champion
– Alex Riley venceu The Miz
– Ezekiel Jackson venceu Wade Barrett para se tornar o novo Intercontinental Champion
– CM Punk venceu Rey Mysterio
– Randy Orton venceu Christian para continuar como World Heavyweight Champion
– Evan Bourne venceu Jack Swagger
– John Cena venceu R-Truth para reter o WWE Championship
4. Fatal 4-Way
Um evento que só ocorreu uma vez na história da WWE, e este evento ocorreu no ano de 2010 em New York. Não, não é uma estipulação, mas este tipo de combate que dava característica ao pay-per-view e assim como é o TLC e o Hell in a Cell hoje, apenas os combates principais eram neste tipo. Foi um evento bom, aonde os combates de Fatal 4-Way (WWE Championship, World Heavyweight Championship e Divas Championship) tiveram trocas de cinturões: Alicia Fox conquistaria o Divas Championship de Eve, Rey Mysterio se tornaria World Heavyweight Champion tirando o cinto de Swagger e Sheamus ganharia seu segundo WWE Championship na carreira.
Card:
– Kofi Kingston derrotou Drew McIntyre para manter o Intercontinental Championship
– Alicia Fox derrotou Eve, Gail Kim e Maryse para ser a nova Divas Champion
– Evan Bourne derrotou Chris Jericho
– Rey Mysterio derrotou CM Punk, Big Show e Jack Swagger para se tornar World Heavyweight Champion
– The Miz derrotou R-Truth para continuar como United States Champion
– The Hart Dynasty derrotou The Usos
– Sheamus derrotou John Cena, Randy Orton e Edge para se tornar o novo WWE Champion
5. Invasion
Digamos que o nome que se deu ao pay-per-view que ocorreu apenas no ano de 2001 é meio óbvia, né!? O pay-per-view ocorreu em meados da Invasion, da invasão do roster da WCW e da ECW na WWF, com todos os combates entre wrestlers da WWF contra wrestlers das antigas concorrentes. O main-event foi um combate de 5 vs 5 da Team Alliance composta por wrestlers da WCW e da ECW (Booker T, DDP, Rhyno, Bubba Ray e D-Von) contra a Team WWF (Steve Austin, Kurt Angle, Chris Jericho, The Undertaker e Kane), aonde a aliança entre WCW e ECW saiu vencedora do combate. No mais, um pay-per-view simplesmente espetacular!
Card:
– Edge & Christian (WWF) venceram Mike Awesome Lance Storm (ECW)
– Earl Hebner (WWF) venceu Nick Patrick (WCW)
– APA (WWF) venceram The Natural Born Thrillers (WCW)
– Billy Kidman (WCW) venceu X-Pac (WWF)
– Raven (ECW) venceu William Regal (WWF)
– Chris Kanyon, Shawn Stasiak, e Hugh Morrus (WCW) venceram Billy Gunn, Big Show e Albert (WWF)
– Tajiri (WWF) venceu Tazz (ECW)
– RVD (ECW) venceu Jeff Hardy (WWF) em um Hardcore Match para se tornar o novo Hardcore Champion
– Alliance venceu Team WWF
Alguns destes pay-per-views estão disponíveis hoje a nós na Internet, e em locais específicos tais como a WWE Network. Estes são cinco pay-per-views são os que mais me trazem boas memórias e bons combates a se ver. Agora chegou a sua vez leitor de responder e debater aqui no Sharpshooter: quais combates mais te marcaram nestes pay-per-views? Quais outros pay-per-views com uma ou duas edições que gostou?
28 Comentários
Excelente artigo Bruno . O Bragging Rights e o Fatal Four Way foram dois PPV’s com temáticas que me agradaram muito , tenho pena que tenham vindo a ser esquecidos com o tempo . Ainda me estou a rir com o ME do Capitol Punishment , apesar de gostar daquela faceta heel do Truth , grande Tag que poderiam ter dado os Awesome Truth .
De facto ao ler o teu artigo fiquei com saudades do punishement e do bragging rights, de recorder também o Decembre of dismember e um que me lembro bem o over the limit
Outro, teve só uma vez na história December of Dismember, pay-per-view da ECW.
sim
Grande artigo, fiquei tambem com saudades de um antigo PPV, o Cyber Sunday (Taboo Tuesday) cheio de imprevisibilidade que dava aos fãs a possibilidade de escolher o tipo de combate, o árbitro…entre outros. Fico com pena pelo fim do Bragging Rights que era o único evento onde existia um Smackdown vs Raw mas que pelo fim da brand split n fazia sentido continuar. Caso regressase a brand split penso que era um PPV a considerar fazer o seu regresso
Tocaste num ponto…o Cyber Sunday era daqueles PPVs com gimmicks que faziam td o sentido de acontecer e a tamatica tornava-o num dos mais aguardados anualmente.Nao entendo o pk de a WWE ter acabado com ele mas entender a WWE tmb nao é o mais aconselhavel
Obrigado, johnsil107! O Cyber Sunday era um pay-per-view de excelente qualidade com a possibilidade dos fãs escolherem as estipulações, o árbitro e as regras, aonde a edição que mais me agradou foi a de 2006. Até aonde li, não foi o fim da Brand Split que causou o fim do excelente Bragging Rights, mas sim o fato de ser parecido com o Survivor Series
Sim eu tmb li isso aqui neste mesmo site, mas acredito que poderia regressar mas sem ser um combate de 7×7 eliminação, apenas um 7×7 normal. O cyber sunday 2006 foi espetacular, especialmente com os champs vs champs match, o do jeff hardy vs carlito, o dos dx vs ratedrko e o combate de divas lita vs mickie james
Excelente artigo Bruno! Tens melhorado imenso desde a 1ª edição do Sharposhooter! Este espaço já começa a merecer mais comentários…
Obrigado, Afonso.A.Q17! Isto muito se deve a todos que leem e estão a comentar, e graças a todos tenho percebido minha melhora com o passar dos tempos. Mais uma vez, obrigado!
Belo artigo!
Gostei desses PPV’s, como também gostei do Breaking Point, que apenas aconteceu em 2009, com uma boa temática, em que todos os combates tinham de acabar com a desistência do lutador.
Este artigo deu para recordar algumas feuds e para eu me aperceber de algo que nem tinha reparado ainda: Que o Alberto Del Rio já lá estava em 2010 e nem me lembrava desse titulo do Rey Mysterio, por incrivel que possa parecer.
Excelente Bruno. Bragging Rights é o PPV que mais me agradou, na edição de 2010 destaco aquele espetacular combate do Ziggler contra o Bryan.
Obrigado, Hildo! O Bragging Rights consegue muito bem combater com o Invasion em qualidade, o combate que citaste foi muito bom, assim como ambas as edições do mesmo!
Ainda não tive a oportunidade de assistir ao PPV Invasion, por isso não posso falar muito sobre ele.
Bom artigo Bruno
Dos que falaste não me importava se voltasse o Bragging Rights. Os dois ppvs foram ótimos e adorava ver as lutas do raw vs SM.
Obrigado, Zé Tomé Dias! Também não me importava a volta do mesmo, ambos foram excelentes e as lutas entre as brands eram as que causavam maiores excitações!
Obrigado, João! Estes dois pay-per-views são dois com temáticas bastante interessantes, mas que infelizmente não tiveram futuro na empresa. Eu, pessoalmente, prefiro o R-Truth face
Realmente, também entender a WWE não é o mais aconselhável, mas o Cyber Sunday era realmente um evento incrível.
P.S.: li hoje sua resposta na edição passada e, de fato, as diferenças nos causam estranhamentos, assim como as várias diferenças do “português brasileiro” com o “português de Portugal”. Quero agradecer com gostar do trabalho e dizer que tens sim o direito de criticar, desde que não seja de forma destrutiva e grossa (coisa que não fizeste por sinal, argumentou bem, não sendo grosso e em nenhum momento fiquei ofendido).
Obrigado, PedroSWWE! Eu, pessoalmente, gosto da estipulação do Breaking Point por envolver algo mais técnico e submissões, mas eu fiquei desapontado por tido uma edição apenas e com um main-event ruim, com um final ridículo.
Lá isso, o main event entre CM Punk e Undertaker teve um final mesmo mau, pior do que isso, só no Montreal Screwjob.
Muitos tiveram as feuds bem construídas e isto contribuiu para bons pay-per-views, apesar de pouquíssimas edições. Fico contente em saber que trouxe ainda mais lembranças aos leitores!
Excelente artigo Bruno. Daí eu gostava muito da ideia do fatal 4 way e do Bragging Rights. Os outros PPV’ são razoáveis mas não gostei muito nem do card nem do tema do Capitol Punishment é que normalmente os melhores PPV’s são os que têm combates típico (Heel in a Cell, TLC, Elemination Chamber etc) e o Capitol Punishment não tinha.
Obrigado, Alexandre Romano! Os dois que citaste são muitos bons, assim como sabes. De todos, o que menos sou fã é do Capitol Punishment, principalmente pelos combates e a gimnick.
bom artigo,so que o team wwf não era constituido por the rock,cris,big,show,kane e the undertaker e o team alliance por steve austin,kurt angle,rob van dam e booker T?
bom artigo,so que o team wwf não era constituido por the rock,cris,big,show,kane e the undertaker e o team alliance por steve austin,kurt angle,rob van dam e booker T ?
bom artigo,so que o team wwf não era constituido por the rock,cris,big,show,kane e the undertaker e o team alliance por steve austin,kurt angle,rob van dam e booker T ?
Obrigado, wesley da silva! Estes times que citaste é do Survivor Series 2001, o que eu abordei é do pay-per-view “Invasion”, são diferentes