Todas as revoluções têm um inicio, um momento onde as tropas desembarcam, marcam a sua posição, e estabelecem estratégias para a batalha que irão enfrentar. E como em todas as guerras, o momento em que se introduz uma variante diferente é aquele que acaba por mudar o jogo. Basicamente é o mesmo que uma equipa controlar um jogo porque conhece todos os oponentes, e apenas o aparecimento de algo “desconhecido” poderá modificar a competição.
E foi exactamente isso que aconteceu há três semanas quando Stephanie McMahon introduziu novos elementos à divisão feminina, que até então eram desconhecidos de grande do público. Não quero com isto dizer que Sasha Banks, Charlotte e Becky Lynch eram umas completas desconhecidas dos fãs da WWE, porque a reacção à sua estreia demonstrou exactamente o contrário.
Porém, não será correcto afirmar que eram conhecidas de todos, isto porque ainda existem muitos fãs que não assistem ao NXT, e que foram introduzidos a essas três meninas naquele momento. E nesse campo a WWE esteve impecável, porque logo naquele momento as colocou em superioridade sobre a equipa das Bellas com o objectivo de difundir a mensagem: “Estas três jovens vêm a hierarquia de poder e qualidade desta divisão”.
Nesse sentido o ojectivo foi cumprido a 100% e sem dúvida que se nota um empenho pessoal do Triple H e da Stephanie neste ângulo, sobretudo para garantir que esta aposta não será passageira mas sim algo concreto. Não que tudo vá mudar repentinamente, e as Divas passem imediatamente sinónimo de wrestling de qualidade, até porque esta aposta poderá morrer e perder-se dentro de meses.
Claro que isso não é desejável, no entanto estamos a falar da WWE e nunca podemos falar de revoluções como algo garantido, até porque a estrutura da companhia por vezes tende a ser resistente à mudança. Espero que a Revolução feminina não seja um fracasso, até porque esta pode ser das últimas oportunidades que a WWE têm para modificar a forma como os fãs olham para o wrestling feminino, e mesmo a forma como eles olham para o papel da mulher na sociedade.
Não nos podemos iludir com palavras vãs e julgar que esta revolução será um sucesso e que não terá que derrubar alguns obstáculos, porque terá e não serão poucos. E alguns deles virão da própria mentalidade dos fãs que por vezes recebem bem a novidade ao inicio, mas acabam por desistir ao primeiro obstáculo ou primeira derrota. Claro que é a solução mais fácil, mas encontramo-nos numa era em que a maioria prefere essa solução quando um wrestler tem o seu primeiro obstáculo na carreira.
E se isso acontecer com os wrestlers masculinos, então com as Divas o risco é ainda mais elevado porque estamos a falar de uma divisão que não era bem vista pelos fãs até a chegada dos membros do NXT. No entanto, elas não são por si a resposta a todos os problemas da divisão, porque se o seu esforço não for reconhecido pela companhia e pelos fãs, de nada serviu anunciar uma revolução se depois o público desistir dela.
Não que esteja a sugerir que o WWE Universe é “machista”, até porque essa afirmação é injusta para muitos dos seus membros. Contudo, existe uma parcela do público que vai aos shows que o é, ou que pelo pensa que o wrestling é para homens e que as mulheres não são capazes de ter impacto na indústria por elas próprias. E são essas as mentalidades que terão que ser trabalhadas pela WWE nesta revolução, e tal como já foi dito por mim e outros neste site, esse trabalho será longo e requererá paciência.
Não se mudam mentalidades da noite para o dia, e desengana-se de quem pensa que isso é possível, e que a revolução feminina no wrestling está concluída. Aliás, ela ainda nem sequer vai a meio e a companhia não pode ficar iludida com bons resultados das primeiras semanas, porque eles são exactamente isso: bons indicadores.
Claro que qualquer uma delas têm o talento para conquistar e modificar a visão do mundo sobre o Wrestling feminino, e arrisco-me a dizer que estrearam no momento certo. O seu desembarque foi feito no momento em que a divisão mais precisava de sangue novo, e sobretudo foi feito num contexto onde a mulheres começam a mudar algumas opiniões sobre o seu talento desportivo.
Os recentes sucessos de Ronda Rousey e da selecção feminina de futebol dos USA comprovam que o desporto feminino pode vender e ter qualidade atlética e ser o main-event de eventos. Por isso este é o momento certo para tentar mudar perspectivas e espero que a WWE tenha a noção que terá proteger as protagonistas desta revolução, uma vez que o sucesso desta operação dependerá do sucesso das novas “estrelas”.
Porem, e como em todas as guerras tão importante como a estratégia de batalha é o lado que escolhemos apoiar. E nesse aspecto parece-me que a Becky Lynch e Charlotte ao estarem na Team Paige estão na equipa mais forte, pois é a favorita para ganhar a guerra contra as Bellas e isso poderá indiciar que uma das três será a próxima campeã feminina.
Nesse sentido não me parece ser difícil de concluir que a Charlotte é a principal candidata a derrubar o reinado da Nikki. E motivos não faltam para que ela seja a escolhida: tem talento, carisma, e aparentemente é a cara que a companhia escolheu para ser a cara desta revolução. Além disso, a suposta líder da equipa (Paige) já teve várias oportunidades para conquistar o título da campeã e falhou sempre, dai fazer todo o sentido que seja alguém novo a conquistar o título.
Não querendo descartar um bom futuro para a Becky, mas o seu processo de afirmação será mais lento do que o da Charlotte, ou mesmo da Sasha Banks. Enquanto elas são vistas como as principais caras do NXT, a Becky surge ali como alguém que é leal e capaz de surpreender quando lhe é dada oportunidade para tal. E acredito que possa vir a surpreender muita gente no futuro, dai não ter pressa para a ver com destaque, porque sei que se deixarem mostrar o seu talento ela conquistará o seu espaço sem ajuda de ninguém.
Quanto à Boss, até não podemos queixar-nos do booking dela até agora porque tem sido impecável, tendo conquistado duas vitórias sob a Paige por submissão que lhe dão um ímpeto interessante à actual campeã do NXT. Se juntarmos a isso o facto de ela ser apresentada como destaque da Team BAD, a um nível superior ao da líder Naomi, então podemos concluir que a WWE quer nos apresentar a Sasha Banks enquanto a vilã talentosa do futuro.
E sinceramente espero que seja essa o plano, e que não se desviem dele porque ela merece ter tanto sucesso no main-roster quanto o que teve no NXT. Não que seja a única heel com talento na WWE, mas o que a distingue das restantes é o seu enorme talento enquanto wrestler, sendo na minha opinião a melhor wrestler técnica desta geração. E se a melhor não acabar por ter destaque no futuro, então esta “ mudança” acabará por ser incompleta pois não terá reconhecido o valor daquela que é a “alpha girl”do wrestling feminino actual.
Claro que a guerra está longe de acabar, mas o facto de a divisão ter mais tempo de antena é positivo, e espero que essa aposta continue porque até agora tem sido positivo assistir a este aumento de tempo de exposição das Divas. E sem dúvida que elas têm correspondido com boas performances, e isso reflecte-se num maior interesse dos fãs nas histórias da divisão. No entanto, começam a surgir algumas vozes críticas às vitórias das Divas do NXT alegando que não dignificam a divisão, com o argumento que as vitórias são por submissão.
Bem, sobre isso só tenho a dizer que discordo dessas opiniões, porque será simples de perceber que se os finishers delas são esse tipo de manobra, é evidente que a maioria das vitórias delas será por submissão. Aliás, já no NXT eram e nunca na vida a Sasha perdeu credibilidade porque deu tap à Charlotte, ou vice-versa.
O que faz com que esse argumento não seja válido na minha perspectiva, porque estamos a falar do tipo de fãs que criticaria se as vitórias fossem por Roll-up, porque estariam a ser renitentes no push às novas Divas. Basicamente, existirão sempre fãs que discordarão de tudo só porque sim e para quem o produto estará sempre mau, resistindo às mudanças positivas que a equipa criativa está a tentar implementar nesta divisão.
Se tudo foi feito de forma perfeita? Não. Mas não me parece ser difícil de observar que o cenário da divisão está bem mais apelativo, e que será um dos atractivos e curiosidades do próximo Summerslam. E espero que essas expectativas não sejam goradas, pois com um aumento de uma hora do evento não existe motivo para que a WWE não aposte no combate das Divas nessa noite.
Claro que elas não precisavam de ser introduzidas no plantel pela Stephanie, mas o objectivo era demonstrar que ela está pessoalmente envolvida neste processo e que fará tudo o que puder para que seja um sucesso. E na verdade este processo precisa de ser um sucesso, para o bem da divisão, destas três jovens, e sobretudo das jovens que ainda estão no NXT e que poderão ter o caminho mais facilitado se esta revolução resultar.
De ressalvar no meio disto tudo o papel das Bellas nesta situação, porque apesar de todas as críticas tem estado bem neste processo. Notando-se empenho e melhorias no ringue , porque também elas e outras Divas do Roster( como a Natalya ou Summer Era) poderão vir a ser beneficiadas com o sucesso da Revolução.
Mas uma vez mais é importante referir que ainda estamos no inicio de tudo isto, e não é um bom desembarque que faz um sucesso, e por certo que voltaremos a falar desta revolução neste espaço dentro de algum tempo. Despeço-me com o desejo que esta seja a a mudança que esta divisão merece, e sobretudo a mudança que esta geração de talentos merece que aconteça.
Perguntas da Semana
Qual a tua opinião sobre as primeiras semanas da “Revolução Feminina”?
Qual a tua opinião sobre as novas recrutas? E quais as tuas expectativas? E quem irá retirar o titulo à Nikki?
34 Comentários
Otimo artigo,José.
Eu tou a gostar desta “revolução feminina”,elas têm tido mais destaque,tem feito bons combates e eu pessoalmente estou interessado em ver as divas agora,porque ha pouco tempo atras,o meu interesse era mínimo.
É claro que isto é só o inicio,mas se a aposta continuar,a WWE pode beneficiar e muito.
Pessoalmente eu já gostava de ver as 3 no NXT,acho que elas são muito talentosas,conseguem fazer combates espetaculares.
As minhas espetativas em relação as 3 é que se vão afirmar no main roster,e acabarao por ser as principais estrelas da divisão das divas,a par da Paige e da Nikki.
Eu dava o titulo a Charlotte, acho que ela esta num patamar superior a Becky e a Sasha,falo só em relação a estas três porque acho que vai ser uma delas a ganhganhar o titulo.
Eu não acho que a diferença de qualidade entre a Charlotte e a Sasha grande, aliás acho que nem existe. Qualquer uma delas pode ser a próxima campeã.
Quanto à Becky, ela é muito talentosa ainda não teve é o desenvolvimento de personagem que elas tiveram, mas isso é algo que será feito com tempo e paciência.
Excelente artigo. Penso que por enquanto essa storyline está indo muito bem, espero que no SS deem chance para elas mostrarem o que realmente sabem.
Também espero. Até porque com quatro horas de evento não existe desculpas para este ser “piss break” da noite.
Dentre essas diva que subiram a que me mais me deixa animado de ver ela encima do ringue é a Becky algo nela me lembra a Lita.
Enquanto quem irá quebrar esse reinado recorde da Nikki eu acho que será a Becky embora Charlotte seja mais facil de ser a campeã, eu digo isso porque aquele combate que estava programado para acontecer no Smackdown dessa semana ia ter algo haver com isso.
Eu acredito que no Summerslam teremos 2 combates de divas: Um deles será uma Triple Threat Tag Team e o outroo será uma Triple Threat pelo Divas Champions onde eu espero que a Becky esteja e venca esse combate
Eu acho que só teremos um, o card por si já será grande. Quando começares a ver os combates a ser marcados vais perceber facilmente isso. E sinceramente não vejo a Becky a ser campeã agora, a WWE tem que ter calma com ela e não lhe dar tudo já.
Vai ser Abecky que vai vencer o titulo
Se for estará bem entregue, embora duvide que isso aconteça.
Excelente artigo.
Até agora estou a gostar desta “revolução” pois estão a dar mais tempo e um booking melhor às Divas, aliás, sem querer exagerar, na minha opinião o booking que as divas têm tido nas últimas 3 semanas é dos melhores que já se viu na WWE nesta divisão. Isto porque há quem diga que foi durante o tempo da Trish e da Lita que a divisão feminina recebeu o melhor tratamento por parte da WWE devido a muitos bons combates que ocorreram, no entanto as pessoas esquecem-se que durante esse tempo existiam também combates como “Bra and Panties” que apesar de serem divertidos de se ver (não posso dizer o contrário), mostravam a grande falta de respeito com que as divas eram tratadas nessa altura.
Por esta razão é que eu acho que a divas division está melhor do que nunca e espero que continuem a focar-se mais no wrestling e a deixarem o entretenimento do publico masculino para sites especializados no assunto.
Sobre as novas recrutas, as três são excelentes wrestlers e gosto de todas elas no entanto a Sasha é aquela que me chama mais à atenção, ela é a primeira (e até agora única) diva porque quem eu já markei e espero que a WWE continue a dar-lhe um booking como o das últimas semanas que foi, como tu disseste, impecável.
Eu arrisco a dizer que o booking das três tem sido perfeito. Nenhuma delas perdeu ainda, e embora isso vá acontecer acredito que nesta fase quando isso acontecer serão sempre protegidas na derrota.
Eu pessoalmente não consigo dizer qual das três prefiro, porque tal como dizes, e pela primeira vez em anos temos personalidade diferentes e interessantes no roster. Aliás, até da Bayley sou fã e ela tem a personagem aparentemente mais infantil do grupo. Mas se tiver que escolher uma para ser campeã primeiro: Sasha.
Excelente artigo, José.
Qual a tua opinião sobre as primeiras semanas da “Revolução Feminina”?
Estou gostando do que vejo, a forma que elas foram introduzidas foi excelente, e a acho que as vitórias estão sendo justas.
Qual a tua opinião sobre as novas recrutas?
Acredito que elas estão mostrando que vale a pena ter um novo olhar sobre a divisão, não que as veteranas não mostrem isso, mais tudo que é novo é mais cobiçado.
E quais as tuas expectativas?
Não acompanhei a época de Trish Stratus e Lita, peguei a época da WWE em meados de 2011, sendo assim, minhas expectativas são estas, que chegue pelo menos ao patamar de 2002/2005, tendo tempo de luta, boas storylines e feuds descentes.
E quem irá retirar o titulo à Nikki?
O mais provável é que seja Charlotte, mas se isso acontecer, quero que ocorra uma feud com uma estória bem construída, para que o faço sentido. Arrisco a dizer que o reinado de Nikki Bella possa acabar no SummerSlam, já que o mesmo terá quatro horas de duração.
E outra coisa, acredito que AJ Lee deve estar puta da vida, pois na época em que esteve na WWE e foi Divas Champion ela tentou a todo custo uma “revolução” para a divisão, e agora que ela saiu isso aconteceu. kkkkkkk
Você não perde uma oportunidade em cutucar a AJ… xD
Não Mr. Money In The Bank, kkkk não é cutucar, é porque não só ela, como Beth Phoenix TENTARAM de um modo mudar a divisão e não conseguiram. Acho que ao contrário de Beth Phoenix, AJ Lee foi mais além porém….
Tranquilo, eu entendi.
Sinceramente acredito que a Nikki bata o record e a WWE aguentará até ela bater o record da AJ. Até lá deve fazer desafios entre as equipas para determinar quem ficará com a oportunidade pelo título. Pelo menos é o que parece ser o plano à partida, mas pode ser que sejamos surpreendidos.
José Sousa, você que é mais entendido de wrestling, poderia tirar uma dúvida? Quando tem PPV, e algum Superstar ou Diva vai perder o título eles ficam sabendo no dia da luta ou meses antes? Exemplo, o SummerSlam está marcado para o dia 23, e Seth Rollins vai perder o título, ele fica sabendo já no inicio desse mês?
Não tenho visto muito dos shows, mas tenho gostado bastante do que vi das novas garotas, principalmente no caso da Sasha, acho que elas estão muito bem e deu uma reanimada na divisão que estava voltando a ficar sem qualquer interesse depois da reforma da AJ Lee, tomara que não seja algo passageiro, apesar de temer isso.
Na minha opinião a próxima campeã será a Charlotte, mas estou ansioso pelo reinado da Sasha, das que subiram, ela e a Becky foram as que mais me chamaram atenção, espero que elas tenham tempo e atenção para mostrarem o que sabem.
São coisas diferentes Vinícius. Eu acho que a Charlotte tem talento e carisma, mas tecnicamente as duas( Sasha e Becky) são sem margem para dúvidas as melhores wrestlers da divisão.
Eu até achava que a Charlotte seria a próxima campeã da WWE, mas acho que a WWE deva dar o titulo a Becky , porque eu acho que a WWE quer surpreender a divisão da WWE, e também porque essa nunca teve um reinado no NXT
Não vou por ai. A vitória deve ir para a Charlotte, ou quem sabe para a Sasha Banks se a WWE não quiser dar já a vitória a uma face e esperar pela Wrestlemania para isso.
Excelente artigo, José.
Qual a tua opinião sobre as primeiras semanas da “Revolução Feminina”?
– Eu estou gostando muito e estou bastante animado em relação ao futuro dessa divisão. Espero que não seja algo de “momento” e que daqui a 3 meses, volte tudo a estaca zero. O booking até agora esta sendo excelente, com equilíbrio entre os 3 times.
Qual a tua opinião sobre as novas recrutas? E quais as tuas expectativas? E quem irá retirar o titulo à Nikki?
– As 3 são muito talentosas, a minha preferida entre elas é a Becky. Prevejo um grande futuro para elas, espero que não façam com as 3, o mesmo que fizeram com a Paige. Acho que quem irá tirar o título da Nikki será a Charlotte, mas não descarto que seja a Becky, pois acredito que será alguém do “Team Paige”.
Em principio será alguém do Team Paige. Mas pode ser a Sasha, acho que alguns estão a descartar isso por ela ser heel e estar na equipa da Naomi. Mas esse facto não tem que afectar directamente essa mudança, porque se reparares a Sasha tem tido o melhor booking dessa equipa fazendo a Paige dar tap duas vezes.
Qual a tua opinião sobre as primeiras semanas da “Revolução Feminina”?
– Estão indo bem. É evidente que tivemos uma mudança brusca na atenção às garotas. Bons combates e bons segmentos de bastidores.
Qual a tua opinião sobre as novas recrutas? E quais as tuas expectativas? E quem irá retirar o titulo à Nikki?
– Eu gosto das três, tenho imensa expectativa de que ambas terão um bom futuro (assim espero), a BO$$ é minha favorita.
Não tenho certeza de quem irá acabar com o reinado da Nikki. Estou em duvida entre as três novas do NXT, agora quem não sei… Aposto na Charlotte.
Eu acho que estão a trilhar a vitória da Charlotte, acho. Mas a BOSS tem tido tanto destaque quanto ela, e não ficaria surpreendido se no fim acabasse por ser ela a vencer o titulo num Triple, nem que para isso faça um pouco de jogo sujo.
Mais um excelente artigo José.
Tenho gostado bastante deste inicio da revolução. As Divas têm tido mais tempo e os combates são satisfatórios. Adoro estas 3 senhoras, juntamente com a Bayley que ainda deverá ter um reinado no NXT. Espero que tenham um grande futuro, mas sobretudo a BOSS que simplesmente tem o “it factor”. Depois do promo que vi já não sei aonde, quer me parecer que vai ser a Becky, mas a Charlotte também é uma possibilidade forte.
A Becky teve promo na Smackdown. Mas a Sasha e a Charlotte já tinham tido também, e é importante que o façam para ao publico que não ve NXT conheça as personagens em questão.
Qual a tua opinião sobre as primeiras semanas da “Revolução Feminina”?
– Estou a gostar bastante, principalmente porque a WWE está a ter o cuidado de proteger as divas que se estrearam à pouco tempo.
Qual a tua opinião sobre as novas recrutas? E quais as tuas expectativas? E quem irá retirar o titulo à Nikki?
– Gosto bastante da Becky e da Charlotte, contudo a minha preferida é a Sasha, espero que tenham um bom futuro no main-roster, e gostava que fosse Sasha a vencer o Divas title à Nikki, mas penso que será a Charlotte a conseguir tal feito.
Não sei. Acho que a WWE está a “auscultar” os fãs sobre esse aspecto. Até já fez daquelas polls e pelos vistos, manipulado ou não, a Sasha aparece como a que mais impressionou os fãs. Ou seja, aparentemente é ela a favorita das novas até agora.
Excelente artigo, José. So far, so good. A revolução tem sido positiva, as divas têm tudo grande destaque nos programas semanais e o público mostra-se investido nos combates. Como disseste, ainda é um longo caminho a percorrer, mas até agora está a correr bastante bem.
Quanto à possível próxima campeã entre as três, penso que é entre a Sasha Banks e a Charlotte. É difícil de escolher uma até porque tanto a Sasha, como a Charlotte, estão a ter grande destaque e já conquistaram vitórias importantes nas últimas semanas. A Becky parece-me que vai ter uma construção mais lenta até porque teve um impacto menor no NXT comparada com as outras duas e isso nota-se até porque não está a ter tanto destaque como a Sasha e a Charlotte, mas ela tem todo o tempo do mundo para se tornar numa futura candidata ao título.
Sim. E tal como referi é importante para elas que isto seja um sucesso para abrir caminho para um dia mais tarde para uma Bayley, ou Alexa Bliss e outras. Mas sobretudo a Bayley, porque uma coisa é vir com a personagem dela para o meio de quem não conhece, outra é usarem factos do passado que ajudem a que a personagem mais light não se torne banalizada.
Muito bom artigo. Eu estou a gostar da revolução, as Divas têm tido mais espaço na Raw e são todas talentosas. Já temos espaço e wrestling, agora faltam storylines. Daqui a uns meses, quando os membros da revolução se separarem, gostava muito que fizessem uma feud entre a Charlotte e uma face, tipo a Paige, com a Charlotte a virar heel, juntar-se à Authority, e é ajudada e favorecida por ser a filha do Ric Flair. Acho que era uma história interessante, até porque os fãs de wrestling adoram rebeldes que lutam contra a Autoridade e podiam ligar-se mais à divisão feminina. Para além disso, estou curioso por ver como a Charlotte será com essa “gimmick”.
Porque não incluam as chances de uma possível traição da Fox ou da Brie no time dela? A Fox começou a ajudar as Bellas do nada, além de que ela me parece suspeita. Já a Brie pode tentar prejudicar a Nikki qualquer hora, já que as duas foram inimigas desde a epoca do Handcap-Match que a Brie não apareceu para ajuda-la. Eu acho que caso o time Paige vença, o título será da Paige já que ela sempre desejou isso e com a ajuda da Becky e Charlotte seria mais fácil.Se for o time BAD será a Sasha porque seria a melhor aposta do trio, e também porque a Banks vai perder o título do NXT, pois ela não pode ficar no main event com o cinturão do NXT, assim como ocorreu com Finn Balor e Kevin Owens.
Muito bom artigo, José.
Essa revolução parece que veio mesmo para ficar. Das outras vezes em que se falou a respeito de revolução nas Divas, não tivemos mudanças significativas e não havia um NXT que dava tremendos combates semana após semana. Hoje, temos HHH e Stephanie dispostos a mudar o conceito de wrestling feminino da WWE e talento que não acaba mais. Só acho que Divas talentosas, mas mau utilizadas, como Emma e Summer Rae não sejam esquecidas. Infelizmente, ainda há os “fãs” que pedem uma chance às Divas no Twitter, apenas para não dar bola e ignorar os combates das moças.
Pessoalmente, sou um grande fã da Becky Lynch, e por isso gostaria que fosse ela a ganhar o título, para surpreender a todos. Mas também me parece evidente que será Charlotte ou Sasha que conquistarão. De uma coisas todos podemos ter certeza, é só a Nikki ultrapassar o reinado da AJ que o DC já vai mudar de mãos.
Concordo como praticamente tudo aquilo que foi dito exceptuando a parte da Sasha Banks ser a mais talentosa pois para mim é claramente a Charlotte nao sendo a Boss no entanto má nem nada que se pareça!