Navega no Wrestling PT sem pop-ups

A credibilidade de um pro-wrestler no mundo real é importante?

Este é provavelmente um dos temas que mais me irrita no mundo do Wrestling, a preocupação se o lutador A, B ou C é legítimo e se numa luta a sério conseguiria ganhar ao lutador X, Y ou Z.

Wrestling, para o caso de se terem esquecido, é uma arte performativa que combina atleticismo e teatro, e não um desporto de combate a sério. Então, porque a maior parte das pessoas envolvidas no Wrestling, e mesmo alguns fãs, passam mais tempo preocupados com o facto de este ou aquele lutador ser legítimo e conseguir lutar a sério?

Sim, eu sei, nos anos 50, 60, 70 convinha que o Campeão fosse um lutador que tivesse habilidade para se desenvencilhar numa luta a sério, pois o kayfabe estava ainda presente na sociedade e havia sempre alguém que se achava mais duro que um Campeão de Wrestling, ou até mesmo dentro do negócio do Wrestling nunca se saberia quando um promotor poderia mandar um lutador que estava estipulado perder, tentar uma shoot fight para ganhar o combate mesmo não sendo suposto.

Mas esses tempos já foram, estamos em 2017 e toda a gente reconhece que Wrestling não é um desporto, então porque continuamos com esta preocupação do que aquilo que seria no mundo real uma luta, entre dois pro-wrestlers?

Vamos pensar que o Brock Lesnar lutaria contra o The Miz num combate pelo Título Mundial, só porque o Brock Lesnar lutou na UFC e conseguia dar uma tareia ao Miz, se for melhor para a empresa, porque não deve o Miz dar luta a Brock Lesnar ou até mesmo ganhar-lhe? Isto não é uma luta a sério, se fosse uma luta a sério, era diferente, até eu apostava o meu dinheiro todo num site como este: Desportos na Bet.pt e promoções, e metia o meu dinheiro todo na vitória do Brock Lesnar.

Mas não, isto é um combate de Wrestling, onde é suposto que qualquer lutador possa ganhar seja a quem for, desde que faça sentido.

Porque se não vamos ver, na Attitude Era, o Stone Cold Steve Austin não poderia ser Campeão porque havia o Ken Shamrock que era um ex-lutador da UFC, ou até o Bart Gunn que venceu o Brawl For All.

Na era do Hulk Hogan, havia o Ken Patera e o Iron Sheik, tenho a certeza que em vez da Hulkamania se fosse a Pateramania, não estaríamos todos aqui a ver este fenómeno Global que é o Wrestling.

Com isto quero concluir, que muitas pessoas que se preocupam com o lutador ser legítimo ou não, pensem que se só os lutadores que podem vencer todos os outros lutadores no roster, são Campeões, lutadores como Rey Mysterio, Eddie Guerrero, Bret Hart ou Shawn Michaels nunca tinham sido Campeões do Mundo.

Como sempre disse, se tivesse preocupado com vitórias, derrotas ou com quem é o mais forte, via desportos de combate. Mas eu gosto é de ver um espectáculo, por isso é que vejo Wrestling.

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. Anónimo - há 5 meses

    exatamente
    muitos se apegam a detalhes ultrapassados e esquecem o que é o PW

    • Estas certíssimo, como vocês sabem aqui em Portugal á muito aquela coisa do wrestling é fake, principalmente por pessoas q ou apenas o viram em criança na sic radical ou porque nunca viram, e já agora pw n é so WWE como as pessoas pessam. Continuando, na minha opinião não se pode dizer q uma coisa é falsa quando na definição de pw n se diz q é uma luta verdadeira, se fosse assim deveríamos dizer que filmes teatros e tv são falsos, n faz sentido.

  2. vince russo - há 5 meses

    nada contra wrestlers menos chamativos fisicamente o problema é que atualmente esses wrestlers dominam a empresa parece que divisao de cruserweights ocupou o mainevent e isso retira credibilidade ao produto

    • Lucas Maranzati - há 5 meses

      Liguei esse comentário ao Finn B, e concordo com sua posição. Porém, com uma história bem contada, podemos ter algo interessante. Sobre o Finn, penso que ele deveria disputar o Frango title, pois estaria “credibilizado” e poderia ser o único a tirar o título do Neville.

  3. El Merenguero - há 5 meses

    Porque se não vamos ver, na Attitude Era, o Stone Cold Steve Austin não poderia ser Campeão porque havia o Ken Shamrock que era um ex-lutador da UFC, ou até o Bart Gunn que venceu o Brawl For All.

    Stone Cold foi um grande personagem em ser um convincente baddass e tough guy. Ele conseguia transmitir essa imagem para o público. As pessoas poderiam comprar a ideia de que Austin poderia vencer Ken Shamrock, Dan Severn ou Steve Blackman. The Miz não tem essa qualidade para o público pensar que poderia vencer Brock Lesnar.

    Caso você não saiba, Bob Backlund recusou perder o título da WWF para Hulk Hogan, porque não queria perder o cinturão para um fisiculturista e sim para um legítimo lutador como Iron Sheik.

    E Bret Hart e Eddie Guerrero tiveram o background no College Wrestling.

  4. “Desporto (português europeu) ou Esporte (português brasileiro) é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados” A unica coisa que me chateou do texto. De resto, meh xD

Comentar

Editar avatar »