A Inteligência Artificial (ou apenas IA), tem mostrado o avanço tecnológico gigante no mundo. Na própria indústria e no mundo corporativo, ela tem sido usada para otimizar processos gerais e avançar na produção de produtos e serviços cada vez melhores. Ela evita custos desnecessários e possibilita que cassinos como o HitnSpin, sejam encontrados muito mais facilmente pelos dispositivos de busca.

Elas também estão, mais especificamente ligadas, nos processos de departamentos de Recursos Humanos das companhias, como se discute a seguir.

Um avanço para os Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem como função algo quase que totalmente literal ao seu nome, o de lidar com pessoas, gerenciar com os seus colaboradores. Entre o que se espera do setor, estão inclusos:

  • Recrutamento;
  • Avaliação de desempenho;
  • Integração e desligamento;
  • Avaliação de engajamento;
  • Treinamento e desenvolvimento de talentos.

A saber disso, as IA têm demonstrado um enorme potencial em cada um desses pontos em auxílio dos profissionais de RH.

1. Recrutamento

As IAs funcionam através de um processo de aprendizado. Uma vez integradas ao sistema de uma empresa, elas podem ser ensinadas a que candidatos procurar para um determinada vaga, a procurar por habilidades específicas em um cadastro ou currículo. Com elas, inclusive, é possível agendar entrevistas de forma totalmente automatizada.

2. Avaliação de desempenho

Mais uma vez, através do processo de alimentação de dados, uma IA é capaz de formular relatórios muito rapidamente. Através de um sistema em diversas modalidades de funcionamento, pode ser possível alimentar uma IA com a produção de todo um setor, as metas e o tempo necessário para cada objetivo. Com isso a IA pode fornecer uma avaliação de desempenho de uma forma muito mais precisa e rápida.

3. Integração e desligamento

Com a ajuda das IA o processo de organizar uma integração e o desligamento de funcionários, também se torna um processo muito mais directo. Com as informações corretas, fica muito mais simples, por exemplo, esboçar um cronograma do que apresentar ao funcionário na hora da integração.

4. Avaliação de engajamento

Parecido com a avaliação de desempenho, a avaliação de engajamento foca muito mais em entender sobre o sentimento de um colaborador. A sua produção caiu, ele tem chegado atrasado… mas quais são os motivos para tal cenário?

Talvez seja algum problema doméstico ou uma insatisfação com a marca. Uma IA pode conseguir perceber isto muito mais rapidamente através da análise de dados, a permitir que o RH converse e resolva a questão com o funcionário.

5. Treinamento e o desenvolvimento de talentos

Talvez até então fosse impossível planejar treinamentos personalizados para cada colaborador dentro de uma empresa. No entanto, com a base de dados correta, uma IA poderia fazer isso muito mais depressa, de maneira quase instantânea. Em contrapartida, isto daria muito mais tempo hábil para que o RH se concentre em outros pontos importantes de seu setor, inclusive, na aplicação de tais treinamentos.

Este tipo de abordagem pode, inclusive, permitir que diversos talentos aflorem dentro da própria empresa, no meio dos colaboradores. Talentos esses que, por muitas vezes, podem até passar despercebidos e as devidas oportunidades não serem realmente exploradas, a gerar, assim, oportunidades.

Implementar os recursos de IA no RH pode ser incrível

A implementação das IA no setor de Recursos Humanos, como abordado acima, pode reservar uma série de benefícios. O principal, é claro, é a otimização de processos variados, a permitir, assim, um foco muito maior em outros campos de igual importância.

Tirar um pouco da carga de muitos processos dos funcionários de Recursos Humanos também é importante para entregas de maior qualidade. Para além de maior qualidade no ambiente de trabalho, começar a utilizar o recurso o quanto antes pode demonstrar resultados cada vez mais promissores.

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