Na próxima terça-feira vamos ter o WWE Hall of Fame e pensei que seria giro falar sobre alguém que irá ser induzido numa das classes da cerimónia deste ano.

Ainda pensei em falar em nomes como Hulk Hogan, Kevin Nash ou as Bella Twins, mas depois na parte do Wrestling não tinha muito para dizer… Assim lembrei-me que RVD vai também ser ele induzido no WWE Hall of Fame.

Rob Van Dam é alguém sobre o qual tenho sentimentos mistos, por assim dizer…

Comecemos pela sua personagem, RVD sempre foi alguém com uma personagem super básica, mas que funcionava.  Achava-se melhor que os outros e ia para ringue prová-lo. Às vezes personagens super complexas são precisas, outras vezes basta um lutador achar que é melhor que os outros e ser decidido a mostrar isso.

Sobre as suas promos, nunca foram as melhores, mas não se pode dizer que RVD era incompetente com o microfone, simplesmente não era o seu ponto forte, apesar de até ser um lutador carismático, como se percebia pela ligação que o público tinha com ele.

Agora, o ponto que me deixa um pouco de pé atrás com Rob Van Dam é o seu trabalho em ringue. Se era alguém sem talento? Eu não posso dizer isso, mas ao mesmo tempo existem várias coisas que me fazem não gostar dos  seus combates.

Começo por dizer que sempre gostei do Five Star Frog Splash e do facto de Rob Van Dam sempre vender a sua barriga depois de fazer o golpe, era sempre um pormenor que eu apreciava. Os seus pontapés na altura também eram bastante diferentes e isso ajudava RVD.

Depois havia coisas, como o seu Rolling Thunder, que sempre odiei, porque por norma quando se faz um golpe em que se cai de costas em cima de alguém, tem de se cair só de ombros em cima da barriga/peito do outro lutador. Com o Rolling Thunder, RVD caía totalmente de costas, porque fazia o golpe ao pé das cordas, o que é um posicionamento terrível e acredito que devia ser extremamente desagradável levar aquele golpe.

Depois, outra coisa sobre os combates de Rob Van Dam, ele e Jerry Lynn começaram a moda dos spots todos super bonitos e complexos, em que claramente se percebe que em vez de uma luta estávamos a ver uma coreografia, e que foi algo que vemos cada vez mais nos dias de hoje. E eu odeio isso.

Ver dois lutadores a desviarem-se de não sei quantos pontapés ou socos, como se conseguissem ler a mente um do outro e depois ainda param e fazem pose de luta, só para os fãs poderem aplaudir a coreografia que acabaram de fazer, para mim enquanto fã, faz-me logo desligar.

Não estou a ver uma luta, estou a ver uma coreografia e sim todos os combates são combinados, mas os spots e as transições de uma parte do combate para a outra têm de ser feitos de forma natural e não como se tivéssemos a ver duas pessoas a ajudarem-se mutuamente.

Wrestling é duas ou mais pessoas a contarem uma história que levem os fãs a acreditar que estão a ver uma luta a sério e não duas ou mais pessoas a mostrar claramente que coreografaram tudo o que estamos a ver. Se agora vemos spots super complexos que em nada é real, podemos culpar Rob Van Dam e Jerry Lynn disso.

Ainda assim, tal como disse ao início quando comecei a falar do seu trabalho em ringue, não posso dizer que RVD não tivesse talento, até porque teve vários combates de qualidade, mas ao mesmo tempo, sempre que o via, já sabia que durante o combate ia ver algo que mais cedo ou mais tarde me iria fazer desligar do combate.

Como conclusão, Rob Van Dam era um lutador com talento, apesar de ser o culpado por agora toda a gente querer fazer spots e sequências super complexas e nada reais, mas não deixa de ser um lutador que nos anos 90 e anos 2000 teve o seu espaço e foi sempre alguém bastante popular.


E tu, és fã de Rob Van Dam? E se não és fã dele, o que te desagrada no trabalho de RVD?

8 Comentários

  1. Bea Ospreay6 meses

    “dois lutadores a desviarem-se de não sei quantos pontapés ou socos, como se conseguissem ler a mente um do outro e depois ainda param e fazem pose de luta, só para os fãs poderem aplaudir a coreografia que acabaram de fazer” acabou de descrever as lutas que o Ospreay e o Ricochet tinham nas indies kkkkk

    • Bea Ospreay6 meses

      Recomendo vc fazer um artigo desses falando sua opinião sobre o Undertaker, iria ser interessante e iria dar boas views.

  2. Sempre achei divertido ver os combates do Rob Van Dam. Não é dos meus favoritos, mas sempre gostei de o ver. Só tinha uma coisa que não curtia dele… a sua attire. Era uma cena original com aqueles desenhos, mas nunca curti.

  3. Nuno Santos6 meses

    Sou sim um fã do rob van damm.