AEW Worlds End (30/12/2023)

Antes do main event começar tivemos a chegada surpresa de Adam Cole que veio acompanhar o seu amigo MJF de perto para este combate.

Samoa Joe venceu AEW World Champion MJF

Apesar de lesionado, MJF até entrou melhor neste main event, nunca tendo problemas em quebrar as regras para ter essa vantagem mas bastou um erro, para Samoa Joe ficar no domínio.

O “Samoan Submission Machine” não perdeu tempo a atacar de forma brutal o seu adversário durante vários minutos, mas MJF foi se mantendo na luta apesar do maior domínio do seu adversário.

O cansaço foi-se começando a sentir de parte a parte e os dois foram tentando fazer o adversário desistir e quando MJF estava em apuros atirou o árbitro ao chão e rapidamente acertou um low blow a Samoa Joe, mas mesmo assim não conseguiu a vitória.

Samoa Joe aplicou então a Coquina Clutch e MJF ainda se debateu durante alguns minutos, mas de forma inesperada desmaiou e temos novo AEW World Champion.

Enquanto todos na arena ainda estavam em choque e já com Samoa Joe fora de cena, os gunas do The Devil vieram para o ringue e quando parecia que iam atacar MJF e Adam Cole, as luzes apagaram-se.

Quando se reacenderam, Adam Cole estava sentado na cadeira e atrás de si desmascararam-se, Roderick Strong, Matt Taven Mike Bennett e Wardlow, tendo o quinteto atacado MJF, no que foi os minutos finais do Worlds End.


O que achaste deste AEW Worlds End?

42 Comentários

  1. Swerve vs Lee talvez seja uma luta amaldiçoado. Não é possível 🤡

  2. AEW Rules - wwe trash11 meses

    a sold out crowd. Nada mal.

  3. Zero hour…

    Kris vs Willow teve alguns erros, porém no geral foi uma boa luta. A Kris é uma atleta fenomenal. Vamos ver o que vai sair daqui.

    Estava óbvio quem venceria a Battle Royale né? Teve bons momentos, aquele headbutt no final doeu até em mim.

    Desculpe Hook e Wheeler, gosto de vocês, mas pulei essa luta 👀

    A promo da Serena pra mim foi o melhor momento 😬 que volte logo 🙏

  4. Jacob Cass11 meses

    PPV 2.5/5
    Muitos painéis leds

  5. Melhor crowd da história da AEW a gritar “Kylie Rae” e “DNA” ao Jericho

  6. WS-PT11 meses

    Que ppv horrível. Fraco sem graça e cheio de luzes de led. Parece que todos lutam cansados.

  7. The Name11 meses

    Edge vs Christian combate da noite até agora 🔥🔥🔥
    Estes últimos combates têm de salvar o ppv!

  8. 13 cm11 meses

    Baita luta do Christian vs Adam só achei desnecessário o final, era pro Christian ter vencido logo de primeira, e valorizar todo o trabalho que ele tem feito.

    • The Name11 meses

      Não, assim ele têm mais heat por ter reconquistado o título como reconquistou, ele é heel e fez sentido, se não fosse o Christian nesta posição muito provável não tinha resultado, gostei do Luchasaurus a não voltar a quebrar mas o momento está próximo, o Christian com isto só vai ganhar mais momento, e o Edge não precisa do título para já, talvez no Revolution conquiste o título.

    • 13 cm11 meses

      Não é questão de ter Heat, é questão de valorizar a Carreira do Christian, na WWE ele ficou na sombra do Edge, agora é mais do que justo ele finalmente ficar por cima, esse foi o maior combate entre eles até hoje, e o Adam venceu no PPV, o Christian recuperar o Belt em seguida, não vai mudar o fato dele ter perdido.

    • 13 cm11 meses

      Agora mais do que nunca tem que ter um terceiro entre eles na AEW, para o Christian vencer a feud com o Adam, e colocar a cereja do bolo na sua carreira.

  9. The Name11 meses

    ADAM COLE IS THE DEVIL

  10. Jorge11 meses

    Temos nova Undisputed Elite?

  11. The Name11 meses

    A revelação do Adam Cole na minha opinião foi excelente, podia ter sido o óbvio em darem-lhe a cadeira, ele dar-lhe com ela no Mjf, era previsível que fosse o Adam mas foi a opção correta e mais lógica para seguir! Quando o Mjf voltar, esperemos na altura do Revolution para haver a desforra entre ambos, se até lá os dois estiverem recuperados, props para o Joe, ele mereceu conquistar o título, têm feito um bom trabalho na aew!

  12. 13 cm11 meses

    Eddie Kinston finalizou todas as suas historias esse ano, foi lindo de ver, o publico abraçou muito ele.

    Quando o Samoa Joe abdicou o belt da ROH, eu tinha certeza que ele ia vencer o MJF, fico muito feliz o Joe tem uma carreira incrível, e pensar que anos atrás ele estava na WWE comentando uma Wrestlemania embaixo de chuva, e hoje é mais uma vez um World Champion.

  13. Alexandre11 meses

    Bom PPV no geral, não foi o melhor que a AEW já fez mais não foi a tragédia que os dramáticos estão dizendo. Christian vs Copeland, Mox vs Eddie e a revelação do The Devil foram os pontos altos e apesar de não ser uma grande surpresa, sem dúvida foi a melhor decisão tomada o Cole ser o The Devil e o angle onde ele é revelado foi simplesmente excelente. A revelação do The Devil que podia ser uma tragédia acabou por ser muito satisfatória e coerente. AEW acaba de fazer um PPV com uma sold out arena. SOLD OUT! Sinceramente quem tem coragem de dizer que uma companhia dessas está a morrer, está apenas está fazendo papel de palhaço.

  14. Não foi no nível de um All Out ou até mesmo Wrestledream, porém mesmo assim foi um bom PPV. Sobretudo pelo storytelling.

    A 8 man foi muito boa (óbvio), só mesmo o que já disse em outro post. Foi uma luta para alguns lutadores marcarem presença. Pelo menos o final valorizou a pessoa certa.

    Miro vs Andrade foi excelente (óbvio again), só estou um pouco confuso sobre qual o plano aqui. A CJ e o Miro vão de fato trabalhar juntos? Desde já, que bom que ela está bem e fez um ótimo trabalho essa noite.

    Uma pena a lesão do Keith, a AEW fez o que pôde devido o imprevisto. Era suposto o Swerve destruir o Dustin, e foi feito. 2024 tem que ser o ano dele.

    A outra 8 man foi ok. Talvez desnecessária? Preferia ver uma defesa de títulos? Sim. Mas ok.

    Agora Match of the Night… Adam e Christian mereciam tanto ter essa luta em suas carreiras, a WWE nunca acreditou no Christian e no que esses dois um contra o outro poderiam fazer (igual Cody e Goldust). Está aqui o resultado, obrigado AEW. Christian entregando tudo, Adam mais ainda. E o final? GENIAL. Valorizando totalmente a sagacidade do Cage, perdeu, porém venceu haha Talvez o melhor mind gamer de todos os tempos.

    Se isso não é valorizar o Christian, eu não sei o que é então.

  15. Novamente o quero separar um comment para a womens division.

    Primeiramente ótima luta entre a Timeless e a Riho. A Tony utilizando o manager de maneira criativa foi ouro!

    Abadon vs Julia Hart foi muito bom também. Realmente gostaria que a Abadon tivesse mais oportunidades.

    Então, entendo que foi um PPV para dar vitórias as campeãs e valorizar os reinados e realmente fizeram um ótimo trabalho. Só ficou aquele gostinho de quero mais, de que algo estava faltando.

    O que vai ser dessa divisão em 2024? Nada de Hayter e Britt hoje… E a Mercedes? Admito que estou mesmo preocupado. Entretanto, parabéns as moças, estão fazendo um ótimo trabalho com o que tem, apenas quero que essa divisão vá logo para o próximo nível.

    • The Name11 meses

      A Hayter e a Britt estão lesionadas e a Mercedes? Não se sabe exatamente o que vai acontecer se vai para a wwe ou para a aew, hoje o Sean Ross Sapp já diz uma coisa diferente que na sua opinião a Mercedes vai para a AEW, portanto uma semana diz-se uma coisa, noutra já é outro, não era esperado que ela fizesse a sua estreia hoje, vamos ter que esperar para ver o que acontece.

    • Estou ligado na situação das 3, só gostaria tanto que esse reforço viesse logo.

      A divisão está parecendo com a época do FB em 2022, onde várias estrelas tinham se lesionado ao mesmo tempo.

  16. FTR vs HOB para o primeiro Collision do ano. Não foi uma má ideia. Só vamos valorizar o Malakai pra valer em 2024 por favor…

    Cassidy vs Martin vai ser uma lutaça e só espero que o Jay White coloque os olhos nesse título logo. O Switchblade foi sensacional nas interações dele essa noite na 8 man, o pop que ele e o Bryan receberam quando estiveram no ringue foi ótimo. Só dêem ouro pra esse cara e um reinado de jeito logo.

    Mox vs Eddie. Sinceramente? Gostei, mas esperava mais. Fico feliz demais pelo Eddie, tem mesmo que ser valorizado, o público adora o rei dos underdogs!

    Sobre o novo título e toda essa história de triple crown, não sei se estou muito interessado no que vai sair daqui. Ainda acho que era melhor um shor ao AEW Title. Pelo menos o C2 entregou tudo e mais.

  17. Com certeza vai ter gente reclamando sobre a storyline e revelação do Devil, mas já digo logo aqui, eu realmente gostei. Conseguiram me deixar intrigado semana após semana e foi totalmente coerente… vamos a alguns lembretes.

    Fez todo sentido a participação do Joe nisso, coisa que não sentia desde então. Realmente mostraram que tinham um plano e seguiram. Talvez a lesão do Cole tenha estragado alguma parte.

    O MJF sempre se gabava sobre como estava um passo à frente de seus inimigos, que era o próprio diabo. E no fim, o resto de bondade que tinha nele, lhe custou tudo. ISSO É STORYTELLING FODA.

    A Devil Saga foi tão boa que deixa tantas hipóteses. Rivalidade com o Hangman, com o BCG…. E ainda Swerve foi um suspeito, e imagino que ele vá atrás do Joe. Agora a minha única questão é: CADÊ O KYLE O’REILLY????

    Ah e sobre o Wardlow… não sei se queria ele envolvido em outra stable, porém que seja um bom recomeço.

    Sobre o novo campeão… kkkkkkkkkkkk o Joe merece, simples assim. O talker que esse cara é, o quanto ele deve ter segurado a barra na treta do All In. Já mostrou que está lá pra o que der e vier. Esse tipo de pessoa, tem que ser valorizado totalmente.

    Adam Cole BAYBAY! Está passando mais tenpo lesionado desde que estreou, porém mesmo assim olha quantos momentos esse cara já entregou. E finalmente voltando ao seu papel principal, mega fucking heel. Tinha que ser ele nessa posição.

    E agora MJF, se for mesmo embora, só obrigado por tudo. Realmente um talento único. Merece o mundo. Se ficar, já vai ter a história praticamente escrita pra continuar tornando ouro tudo o que toca. Me convenceram que a storyline com o Cole foi mesmo uma excelente ideia para a evolução do personagem dele.

    Tudo dito! 🙏

  18. Edge11 meses

    Junto com o Adam e Roderick faltou o Kyle

  19. 13 cm11 meses

    Eddie em 2023
    – Finalizou a historia de ganhar um singles title
    – Finalizou a historia de ganhar um World title
    – Finalizou a historia de vencer o Claudio
    – Finalizou a historia de Vencer o Moxley (ele venceu o BCC inteiro)
    – Realizou os sonhos de lutar no G1 Climax e ganhar um title da NJPW
    – Venceu o Maior do torneio da historia da AEW
    – e virou um Triple Crown assim como os seu idolos

    Depois de tudo que ele passou, que ano incrível, o povo ama você rei dos underdogs.

  20. 7.5 em 10. A aew já nos habituou a melhor, mas é um ppv aceitável, ainda para mais não sendo um dos maiores ppv. Tirando a zero hour, os dois primeiros combates e os 3 últimos (ou 4, adam copeland vs christian 2x) foram os responsáveis por este ppv ser bom, assim como a revelação do devil e dos capangas e o facto do Samoa Joe ter ganho o título, visto o MJF estar realmente lesionado, ao que parece. O resto dos combates podia bem ser combate de dynamite, mas eu entendo p.e nos combates femininos darem oportunidades pelos títulos a lutadoras menos relevantes neste ppv. Melhor combate da noite foi Adam vs Christian na minha opinião.

  21. O ppv mais fraco da AEW em 2023.

    4vs4 All Star: Ótimo combate, ótimas atuações em especial do Daniel Garcia mvp do combate, só ficou minha decepção num possível recrutamento do Bryan para o Daniel se aliar ao BCC, fluiu bem o combate do começo ao fim.

    Andrade vs Miro: Fizeram um arroz com feijão completo e gostei da traição da Perry contra o Andrade q esse na segunda estará no RAW Day 1 com certeza.

    Toni vs Riho: Divertido do começo ao fim, nada interessante.

    Swerve vs Rhodes: Swerve merecia um adversário melhor com todo respeito ao Dustin q literalmente substituiu quase de última hora o Keith Lee, melhor o Dustin preparar o seu last dance e se aposentar.

    Sting, Sammy, Darby e o maníaco sexual vs Ricky, Bill e DCF: Sting não merecia um último combate em Long Island da maneira do q foi, combate ruim, o pior da noite e um maníaco no msm time q nem era para está neste combate e sim em casa aguardando investigação de seu ato sexual.

    Julia vs Abadon: Nada de especial

    Adam vs Cage: Segundo melhor combate da noite, literalmente iniciou o salvamento do ppv q está chato de assitir, Cage e Adam fizeram combate fantástico e o Killswitch entregando a pasta de seu contrato ao Cage q havia sendo derrotado pelo Adam e ajudando assim o Cage a ganhar novamente o título da TNT foi interessante, gostei de todo cronograma.

    Eddie vs Moxley: O combate da noite, tudo fluiu bem, fantástica a atuação dos dois, só o tempo achei curto mais foi técnico de se ver e o vencedor certo pelo enredo da história e o abraço dos dois só demostrou o respeito q um tem com o outro.

    Joe vs MJF: Vencedor certo, Joe precisava desta vitória para salvar o título mundial da AEW q estava desgastado com MJF e o anúncio do Cole como Devil inclusive seus capangas eram esperado q fossem Strong, Kingdom e Wardlow, espero q MJF fique na AEW e retorne forte e com ajudantes contra Cole e seus capangas.

    Nota:6,5, Nenhum destes combates chegará a ter 5 estrelas, ppv razoável pior q o don, veremos em 24 se vai mudar isso e fuck Jericho.

    • Concordo numa boa parte com a tua analise, e apesar de ter dado uma pontuação maior, acho que dos ppv que eu vi (mais na segunda metade do ano), foi o pior, mas não foi por isso que foi necessariamente mau, teve bons combates e bons momentos… mas fuck Jericho? Porquê? O homem teve azar de o seu parceiro se ter lesionado senão provavelmente teriamos aqui um tag team match de alto nível e possivelmente até com novos campeões. O Jericho, principalmente no início, deu muito á AEW, assim como antes já timha dado muito á WWE com a sua parceria com o Owens principalmente (e só estou a falar aqui dos anos mais recentes, pós 2015, porque antes já tinha dado muito também)…

    • Só soube agora da polémica do Jericho, vamos ver os desenvolvimentos. O comentário acima vale só pelo aspecto do wrestling.

  22. Ora vamos lá. Último show de um ano brutal para o mundo do wrestling. Começámos com a All-Star 8-man tag, que foi excelente! Teve tudo o que uma all-star match deve ter: teases a grandes combates (White vs Danielson), continuar feuds (Garcia vs Danielson) e ótimo wrestling. Fantástica forma de começar. Mas, durante a próxima hora e meia, nem parece um PPV da AEW. Miro vs Andrade teve ótimo wrestling mas o sentimento aqui era definitivamente um de “2 gajos que não querem estar cá”. Aliás, o Andrade perdeu isto e já deu o sayonara à companhia. Riho vs Toni Storm não foi nada mau, mas esperava mais para um combate que só foi decente. Swerve vs Dustin foi algo feito à última da hora, algo que não queria ver, e o facto que o Swerve atacou um “quase-reformado” violentamente antes do combate e demorou quase 10 minutos para vencer é mau. Apesar de não ser fã, esta é uma das poucas situações em que uma squash seria aceitável! Depois temos mais uma 8-man tag… 7 deles estão de parabéns, boa exibição. O outro cabrão pode muito bem ser despedido e desaparecer desta indústria depois do que fez à Kylie Rae. Julia Hart vs Abadon excedeu as minhas expectativas e acabou por ser divertido, com o cântico de “This is Spooky”, apesar da ação não ter sido nada de outro mundo. Agora sim, voltamos a um PPV normal da AEW: Christian vs Copeland. Que brutalidade! Spots brutais, callbacks à famosa Hardcore Match entre Edge e Mick Foley e excelente storytelling. Só não dou 5 estrelas porque precisava mesmo que o spot com a mesa a arder acertasse. Mesmo assim, é algo que recomendo a assistirem! Logo de seguida, o Christian faz o “cash-in” e recupera o título. Lindo! Sem dúvida alguma que tudo isto foi a melhor parte da noite. Moxley vs Kingston foi mais um excelente combate, como se seria de esperar, e uma final muito apropriada para um torneio que foi um sucesso enorme. Eddie Kingston é Triple Crown Champion e o meu sorriso não podia ser maior! Espera, talvez consiga ser. Samoa Joe é World Champion! Gostei imenso de como o combate correu, com domínio do Samoa Joe com breves hope spots para o campeão. Não diria que foi do mesmo nível que o seu 1° encontro, mas andou lá perto. Depois… Adam Cole é o Devil… e os parceiros dele são os Kingdom, Strong e Wardlow. Como é que uma storyline linda entre uma amizade de 2 heels naturais caiu neste poço de desespero e tristeza? Acabem com isto, por favor. Em geral, achei um bom PPV que começou forte com um excelente opener e terminou com 3 excelentes combates, mas aquela sequência de 5 matches + o final certamente deixa este PPV bem longe da grande lista de excelentes eventos que esta promotora já produziu.

    Ora bem, 2023 está feito. Siga 2024, boas entradas a todos!

    • E o Jericho já foi dado como culpado?

    • Não estou defendendo, é uma dúvida sincera mesmo.

    • Que saiba, não. Isto pode ser sempre visto como eu a antecipar-me, mas para mim, é difícil ver a inocência dele neste momento. É uma acusação bem grave (e aparentemente já tinham alegado isto em 2019) e, honestamente, o silêncio do acusado é o que me incomoda. Numa situação destas, a AEW tem que lançar uma investigação de imediato mas a forma como o Tony se desviou à pergunta na conferência, dizendo que eram “rumores inventados”, leva-me a crer que tal não vai acontecer e só fica a impressão que estão a proteger o Jericho. Acusações destas não é algo que deves simplesmente varrer para debaixo do tapete e dizer que é invenção, é algo que tem que se investigar.

      Reitero, isto pode acabar por ser falso, mas com o que nos foi dado até agora, a ausência de uma investigação própria e os rumores de que fizeram a Kylie assinar um NDA (que justificaria ela não dizer nada diretamente para além de uns likezitos no Twitter) leva-me a crer que é verdade.