Como alguns fãs vêem Wrestling
Eu não quero parecer snob e parecer que penso que sou melhor que os outros, cada um é como é e somos todos diferentes, mas no entanto, posso dizer que a mim irrita-me ler por exemplo alguns fãs queixarem-se que as vitórias no Royal Rumble foram previsíveis, quando só foram previsíveis para quem está todos os dias em sites de wrestling.
Não digo para não visitarem sites de wrestling, até porque neste momento estamos em um site de wrestling, mas por exemplo se no dia do Royal Rumble forem às casas de apostas ver quem são os favoritos, óbvio que horas depois vai ser previsível para vocês ver quem ganhou.
Ou então os fãs que vêem uma sequência gira e gritam “this is awesome” ou “this is wrestling”, eu percebo é a maneira de expressarem que estão a gostar do combate, mas isso depois também faz com que os lutadores em vez de quererem contar uma história, queiram fazer umas piruetas, uns saltos, porque já perceberam que é isso que basta para tirar reação do público, então se acontecer uma inverted hurricanrana é a loucura. E eu dizer isto não significa que odeie este tipo de spots, mas fogo o wrestling era muito melhor quando apelava à emoção e não à nota artística.
Vão ver combates mais antigos onde ouviam os gritos de “this is awesome” ao fim de 15 ou 2o minutos em um grande combate, agora basta, fazer 2 saltos e já está.
No entanto, vou só apontar que no ponto acima a culpa também é muito dos lutadores, que em vez de se preocuparem em contar uma história já só se preocupam em fazer estas sequências, até porque depois os GIFs vão ter muitos likes nas redes sociais, basta ver os combates entre AJ Styles e Daniel Bryan tanto no TLC como no Royal Rumble, foram os que melhor contaram uma história, mas são muito menos falados pelos fãs, porque simplesmente não teve lá as piruetas que outros lutadores fazem.
Eu gostava também de compreender o que as pessoas pensam para só com um spot gritar “this is awesome”, ou outro tipico de cântico qualquer, tenho especial falta de apreço por públicos como os do Full Sail University, ou pelo público do NXT UK, onde aquilo é uma confusão de cânticos onde parece que só estão ali para se porem a eles próprios over e não porem os lutadores over. Como já devem ter percebido este tipo de públicos em shows de wrestling simplesmente deixa-me irritado, porque o sentimento que tenho é que eles não vão ali ver wrestling, vão sim para fazer os cânticos da moda, mesmo que não faça sentido, ou apoiar alguém que é claramente o heel só porque isso é fixe, essa então deixa-me de coração partido até porque não ajuda o trabalho dos lutadores.
Uma outra coisa que me deixa confuso é ler algo do género “ah como o lutador X perdeu já não gostei do combate”, se tivermos a falar de futebol eu compreendo, se o Benfica perder também fico com o dia estragado, agora o wrestling é uma arte performativa e eu admito que 99% das vezes estou me nas tintas para o resultado e se a atuação do primeiro até ao último segundo for boa, eu quero lá saber se ganha o Bryan ou o AJ por exemplo.
Óbvio que ainda existem aqueles combates que eu quero que ganhe o lutador X ou Y, não vou andar aqui a mentir ainda no Domingo à noite festejei a vitória da Becky Lynch à frente do ecrã do meu computador, mas no entanto se tivesse sido Charlotte a vencer o combate, não era por isso que o combate feminino do Royal Rumble de repente passaria a ser mau.
Mas esse ponto é mesmo algo que me deixa confuso, como é que em uma arte como é o wrestling alguém pode dizer que não gostou só porque o lutador favorito não ganhou, era como eu dizer que o Shawn Michaels vs Undertaker na Wrestlemania 25 foi mau porque o Shawn Michaels perdeu. Não fazia sentido, pelo menos para mim.
Eu no fim das contas se calhar é que estou errado e o meu tipo de pensamento está completamente ultrapassado, o que pode ser perfeitamente verdade, mas é assim que eu vejo as coisas, seja certo ou errado.
Esta é a minha opinião sobre estes três tópicos e tu concordas comigo em algum destes pontos, ou discordas por completo?
10 Comentários
Gostei do artigo muito bom. So nao fui ao falar que will ospreay tinha mais cinco estrelas que shawn, pois will ospreay e fod@ em ring mas de resto vc fez um otimo artigo.
1-Concordo com o primeiro tópico.
2-Daquilo que me vou apercebendo acho que o Meltzer por norma dá mais estrelas aos combates da NJPW, deve achar que lhe dá um ar mais conhecedor de toda a indústria.
3-As pessoas nunca estão contentes, se ganha o que “todos” querem ficam chateados por ser previsível, se não ganha ficam chateados porque era esse lutador/a que mais merecia a vitória.
Prefiro o público audível com o do NXT ao ter um público mais morto, ainda esta semana dei por mim com um sorriso ao ver a Ronda toda envergonhada com os cânticos de Becky, e com os mesmos cânticos vimos como o Bryan deu a volta por cima.
Gosto de ver a maneira como o Cena ou o Y2J calam um público mais hostil.
1 – Queria muito mesmo ver o Walter meter um chop destes no Lesnar. Ia ser nocauteado na certa
2 – Os ratings do Meltzer tbm são um parâmetro, mas não deviam ser levados como verdade absoluta. Como o amigo acima disse, elevar os combates da NJPW lhe dá um ar mais “cult”
3 – Pra mim isto é somente parte da evolução do wrestling. Quem assistiu os combates lendários do Hulk Hogan e outras estrelas da época sabe como o wrestling era diferente do praticado hoje em dia. Há 2 anos não havia nenhuma inveterd huricanrrana na WWE, eu mesmo pirei quando vi o Adam Cole utilizá-la no ROH alguns anos atrás. E sim, isto é awesome! Cânticos são sempre ótimos, o público do NXT e do NXT UK são maravilhosos, neste tópico achei tua opinião um tanto retrógrada e conservadora. Deve ter gostado dos eventos da Arábia Saudita. Mas concordo em relação ao vencedor da luta não diz simplesmente se ela foi boa ou não, e sim o show e química que os wrestlers nos proporcionaram
Em relação ao Walter, ele compete no melhor estilo Big Show que têm nos Chopos a sua melhor arma. Quem também abusa do Chopos é o medíocre Titus O….(no caso dele compreensível, dado à limitação técnica). Quanto aos demais tópicos, parabéns!
Em relação ao Walter depende muito de quem ele enfrenta, contra um Lesnar da vida ele nunca daria um chop do tipo (só se o Lesnar concordar) então eu não vejo problema nenhum
– Sobre o primeiro tópico não sou capaz de opinar
– Sobre o segundo, eu nem ligo para o que o Meltzer acha. Por exemplo, Ciampa vs Black eu achei digno de no mínimo 4.75*, mas levou 4* do Meltzer. E as duas Shawn vs Taker, a primeira foi 5*, e a segunda 5*+ (foi o melhor combate que eu já vi na vida) e o Meltzer não deu 5* pra nenhum. Aí eu fui ver aquele combate que ele deu 7* e não vi nada que justificasse ser mais que 4*. A diferença entre nós é que a opinião do Meltzer é tratada como verdade para muitos.
– Sobre o último tópico é isso. Eu tento fugir dos spoilers para ser surpreendido, e isso tem me ajudado bastante a me divertir quando assisto de fato alguma luta. E os fãs estão mais chatos, por que o wrestling não mudou muita coisa nos últimos anos. Apenas ganhou um alcance infinitamente maior. Inclusive eu até escrevi um artigo falando sobre isso no último final de semana.
Muito bom artigo, especialmente no último ponto, que espelha a realidade mais próxima de todos os combates hoje em dia. Mas gostava de fazer só um pequeno acrescento. já que falas no comportamento de alguns fãs de Wrestling no geral, teria sido bom se tivesses falado naquele tipo de fãs que passam a vida a querer que um lutador (ou lutadora) tenha reconhecimento e depois quando isso acontece vêm dizer que esse lutador ou lutadora é overrated, porque é algo que tenho visto com casos como o da Becky Lynch e uma ou duas vezes no caso do Matt Hardy quando passou a “Woken”.
e que sinceramente para mim não faz sentido…
1°- apesar de não conhecer muito do WALTER fiquei com a ideia de que é um superstar que ficou over com o poder das chops e nada mais.
2° Já ando a dizer isso há algum tempo. Cada um tem a sua opinião sobre os combates e enquanto o Meltzer gosta mais da NJPW, eu gosto mais do NXT, simples, mas não é por isso que fiquei revoltado quando ele não deu 5* para o WarGames de 2017, apenas ignorei como já ignorei muitos outros ratings que ele deu (Shawn Michaels vs Taker nas duas WM ou o End of an Era na 28 mereciam claramente 5* na minha opinião).
3° – Os fãs são a melhor parte desta indústria e quero manter este pensamento de que são eles quem definem quem está over e quem não está. Um exemplo disso é a forma como a crowd começou a reagir à atitude da Becky desde o SummerSlam, onde era suposto aquilo ser um heel turn mas que a crowd mudou e a pôs num patamar superior a qualquer outra superstar com aquela vibe de Stone Cold Steve Austin. A cena dos This is Awesome vou ter de concordar, antes costumava ser muito mais raro e até tivemos esse chant a meio do Royal Rumble das Women por amor de deus! Porém vou discordar com isso da crowd querer pôr-se over. No TakeOver: Blackpool a crowd pegou em todos os combates e levou-os à letra. Apoiou os faces e odiou os heels. Os chants foram geniais ao ponto de tirarem os sapatos só porque odiavam o Zack Gibson (um heel autêntico), crowds assim fazem parte do grande espetáculo. Prefiro crowds assim do que por exemplo a do Royal Rumble ou aquelas das Arábias onde estão todos caladinhos. Ficar chateado por um combate não ter o resultado que esperávamos e dizer que foi mau por causa disso é infantil. Eu estava desesperado para ver o Velveteen sair campeão do TakeOver War Games, mas no fim apesar da desilusão sabia que tinha visto um excelente combate.
Excelente artigo, espero ver mais destes no futuro!
Parece que as coisas se inverteram. A moda agora é falar que o Meltzer beneficia a NJPW na hora de dar as notas. Esse gajo que disse que não daria mais que 4* para o combate do Omega e Okada deve gostar de ver o Lesnar a dar german suplex a todo momento