Chegaste ao último capítulo, jovem aprendiz. Se leste todas as palavras que redigi neste espaço, parabéns… e obrigado!
Poderia ficar por aqui a contar muitas outras histórias, mas ao mesmo tempo sinto que o futuro já não está nas minhas mãos – só depende de vocês.
Se estivéssemos na academia do WP, este seria aquele dia em que ias para o ringue e fazias combates até te fartares. É como o último dia de aulas – a matéria está dada e agora podes ir brincar.
Quando comecei este espaço, em Outubro do ano passado, falei-te como era importante passar à acção se não te chegasse ser apenas mais um fã. E sempre disse a mim próprio que se inspirasse uma pessoa que fosse em fazê-lo, em grande ou pequena escala, já teria valido a pena esta iniciativa.
Este é o passo mais importante que podes dar neste mundo. O passo em que queres marcar a diferença, o primeiro dia do resto da tua vida. Aquele momento em que percebes que é isto que queres ser, que é isto que VAIS ser e que só depende de ti para lá chegar.
Claro que estar no ringue não é para todos, mas se praticares bons hábitos e gostares verdadeiramente disto, com um pouco de inteligência e de criatividade acabarás por lá chegar (mesmo se o objectivo for a WWE).
Comecei também este projecto para partilhar convosco um pouco da minha experiência no mundo do Wrestling, não só enquanto lutador mas também enquanto treinador. Sempre gostei de ensinar e quando olho para o que fiz no Wrestling, nada me dá mais orgulho do que ter ajudado a formar aquela que é a geração de ouro do Wrestling nacional.
Alguns dos elementos do WP
Mas o meu trabalho ainda não terminou. Vou continuar a estar envolvido no Wrestling de todas as maneiras que encontrar, seja em Portugal, na Suíça ou onde o destino me levar a seguir. Seja no ringue, na bancada ou num site como o Wrestling.PT. E espero, pelo caminho, continuar a ajudar aqueles que querem levar a sua paixão pelo Wrestling mais longe.
E assim entramos na última lição deste manual. Este é o meu último conselho para ti:
Retribui todos os dias.
É só isto que te peço. O mundo do Wrestling é fantástico e, como ele, não há igual. Tem os melhores amigos, os maiores adeptos e dá as melhores sensações. Nem todos conseguem alcançar o sucesso no Wrestling a nível financeiro, mas um ponto é indiscutível: todos os que pisam o ringue vivem o seu sonho e experienciam a vida de uma forma que muitos outros não conseguem imaginar.
Os outros não arriscaram. Mas tu arriscaste… e colheste os frutos. E é por isso que tens de te mostrar agradecido, ajudando não só os que aí vêm, como os que estão prestes a ir.
O meu grande sonho era treinar no estrangeiro. Tudo o que veio a seguir foi bónus – e quando me perguntam porque é que não quis ir mais longe, a minha resposta é simples: não queria esta vida para mim. Não queria a vida na estrada nem impingir o meu trabalho a toda a hora.
Mas adoro isto. E por isso contribuí de todas as maneiras que consegui e a verdade é que acabei por alcançar muito mais do que esperava. Fui treinador, fui comentador, participei em acções de Marketing (fosse spots televisivos ou festivais de música) e até colaborei (com muito orgulho) com a Terra dos Sonhos. Representei a minha marca, o Wrestling Portugal, de norte a sul, onde fui com imenso orgulho campeão.
A receber um moonsault do Cougar no arranque do Optimus Alive 2009
Tudo isto foi bónus. Tudo isto não precisava de ter acontecido. As oportunidades foram surgindo e ninguém no seu perfeito juízo diria que não.
Mas sinto que só surgiram porque continuei a tentar retribuir da forma que podia as alegrias que o Wrestling me dava – e como entretanto surgiam mais, mais tinha de dar em troca. Acabou por ser um círculo vicioso… que prevalece até nos dias de hoje, como o simples fã que sou, que chega a casa do trabalho e está contente porque tem o Raw para ver e depois abre o editor de texto para escrever este artigo.
Por isso já sabes. Se começares a ter algum tipo de satisfação com o Wrestling… retribui. Vai aos espectáculos da tua cidade. Treina. Apresenta Wrestling aos amigos. Abre uma escola. Faz vídeos. Compra a WWE Network. Escreve para um site. Agradece no Twitter aos lutadores que te inspiram (ou quando os vês ao vivo). Entra no ringue e torna-te também tu uma fonte de inspiração!
Faz o que conseguires para passar a mensagem. Este mundo é demasiado bonito para permanecer um segredo.
E se queres colocar Portugal (ou o Brasil) no mapa, força. Só depende de ti. Segue em frente com a aventura – e se precisares de mim, já sabes onde me encontrar.
Na próxima 3ª feira 17/06, falarei do projecto Wrestling.PT no meu blog pessoal, brunobrito.pt!
Muito obrigado a todos vocês, que acompanharam este espaço e tornaram este projecto ainda mais interessante do que já esperava. Obrigado também a todos os que interagiram, fosse através de comentários, mensagens no Facebook ou no Twitter, que foi sempre muito bem-vindo. E claro, obrigado ao meu amigo (e rival no ringue) Luís Salvador por ter tornado isto possível.
Diverti-me à grande e espero que vocês também. Vemo-nos num futuro Google Hangouts, no meu blog pessoal ou no WP 10!
36 Comentários
Otimo artigo e obrigado por todas as lições que deste
Até mais 🙂
Thanks!
Thanks!
Excelente Artigo , é pena ser o ultimo mas como disse o John , obrigado por todas as lições que nos deste !! Abraço e tudo a correr bem
Obrigado e tudo de bom por aí também! 😀
Obrigado e tudo de bom por aí também! 😀
Obrigado, Bammer.
Seus artigos me mostraram que não sei nada a respeito de Wrestling. Foi uma enormidade sem tamanho para mim. Aprendi muito. Abras.
Obrigado pela partilha!
Tudo de bom!
Obrigado, igualmente! 😉
Bom, ja que disseste pra agradecer as fontes de inspiração, lhe agradeço imensamente Bammer! A coragem e informação que necessitava para seguir em frente com meu sonho, boa parte foi você que impulsionou por meio dos posts e agora estou seguro do que quero e de como fazer para alcançar todos meus objetivos. Muito obrigado por tudo, tudo de melhor pra ti.
Acho que para o pessoal que quer entrar neste mundo não podia ter pedido mais nada ao longo destes 9 meses.
Fiquei a conhecer muito do wrestling e tenho que te agradecer por isso.
Obrigado pela tua contribuição para o desenvolvimento do wrestling em Portugal através do WP, que certamente facilitou muito este “caminho” para muitos wrestlers 😉
Thanks mate, espero que sim! É bom saber que tanta gente encontrou utilidade nos artigos, makes me really happy! See you on twitter! 😉
Obrigado pelas palavras, fico feliz em saber que foram úteis para ti! Abraço!
Muito obrigado pelas palavras, fico muito contente em saber que os artigos te inspiraram. Vai em frente e boa sorte! Espero que sejas feliz no Wrestling e fora dele! 😉
Obrigado por tudo grande Bruno !!! Apesar de não ter conseguido ler todos os teus artigos aprendi imensa coisa. Mostráste-me que o Wrestling não é só o da TV e que ainda é um mundo por explorar. Obrigado, e quem sabe talvez no voltemos a encontrar um dia !
Obrigado! E sim, certamente nos haveremos de encontrar noutra futura iniciativa 😉
Obrigado por tudo Bruno, fiquei emocionado e motivado pelos teus artigos, desde pequeno que a wwe tem sido um sonho para mim…. A pergunta que te quero fazer é, se eu começar a praticar wrestling com 19 anos ainda poderei um dia chegar á wwe?
Claro que sim! Eu diria que só começo a ficar complicado quem começa numa escola, sem nada, lá para os 30. A melhor idade para começar, a meu ver, é depois de acabar a universidade 😉
Agradeço a resposta 🙂 Vou então começar a treinar no WP no inicio do próximo mês. Mais uma vez obrigado por me inspirares com os teus artigos Bammer 😉
Boa! Quando depois for a Lisboa já verei o que és capaz 😉
Obrigado mais uma vez Bruno pois trazes sempre artigos fantásticos para os fãs que querem saber mais como funciona o Wrestling e é com pena que vejo este espaço acabar, continua a representar bem Portugal! 😀
Obrigado eu por teres acompanhado o espaço. É com muita pena que o fecho, mas agora é tempo de partir à acção 😉
Eu adorei o artigo 🙂
Obrigado por leres 🙂
Excelente artigo, e obrigado.
Thanks!
Grande artigo e obrigado por estas lições , abraço e tudo de bom! 😀
Obrigado, tudo de bom por aí também! 😉
não sei se alguém já disse, mas talvez agora seja a altura de juntares tudo e fazeres um livro…sim a primeira ideia é ninguém vai pagar para ler o que pode ler grátis num blogue mas talvez tenhas uns fãs entusiastas e não saibas, talvez estejas a mostrar a alguém que esteja “perdido” descobrir uma nova vocação. e quem sabe talvez o wrestling em Portugal tivesse um novo boom, que dizes em te tornar o CR do wrestling xD….
parvoeira a parte excelente e muito obrigado só faltava era ter aqui uma escola ao pé de mim para começar a tentar fazer a pratica xD
Muito obrigado por todo seu tempo dedicado em escrever e principalmente ensinar sobre Wrestling.
My pleasure 🙂 obrigado!
Hehe é engraçado falares nisso, porque sim, o livro está nos planos! Amanhã no meu blog pessoal vou falar um pouco sobre isso 😉
Novamente muito bom artigo, infelizmente estás chegando ao seu final… obrigado pelos ensinamentos que nos deste! Abraço e até um dia, só que nos ringues Hahaha
Lá te espero! Obrigado e um abraço 😉
Com que idade mais ou menos devemos começara fazer musculaçao?
Eu comecei a brincar com pesos aos 15, entrei no ginásio aos 17. Acho que antes dessas idades não seria de todo recomendável.