Boas a todos nesta grande casa que é o Wrestling PT!
Antes de qualquer palavra sobre o tema que decidi abordar hoje, gostaria de lembrar a grande perda que o mundo do pro-wrestling sofreu esta semana. Refiro-me à partida de um dos melhores de sempre a alguma vez calçar um par de botas de wrestling, uma verdadeira lenda, “Beautiful” Bobby Eaton, sendo consensual entre todos os intervenientes da modalidade que com ele trabalharam que se tratava de um grande worker, sendo este talvez o melhor elogio que um wrestler pode receber de qualquer balneário em que conviveu. O Bobby foi alguém com o qual toda a gente queria e gostava de trabalhar, era um natural nesta modalidade, capaz de fazer todos os adversários parecerem melhor e um verdadeiro deus do tag team wrestling. É alguém que nos deixou uma grande obra, cheia de ensinamentos para o futuro e divertimento para todo o sempre. Esta foi, realmente, uma perda pesada para todos, para amigos e colegas de profissão, para os fãs e todo o mundo do wrestling. Até sempre Beautiful!
Passando agora ao tema que gostaria de abordar nesta 118ª edição do Brain Buster, não é segredo nenhum para quem é leitor assíduo que me tornei num grande fã do produto da DDT, uma promotora maioritariamente conhecida pela sua comédia, mas que como já tive oportunidade de mencionar e explicar, no que diz respeito ao seu produto mais sério e às histórias e rivalidades presentes, principalmente no seu main-event, acho que podemos mesmo considerar que a DDT se tornou, não só na melhor promotora do Japão do momento, como até de todo o mundo, o que será sempre subjetivo, mas é uma questão que já abordei anteriormente, tendo explicado o porquê de achar isso mesmo.
Ora, é já no sábado da próxima semana (dia 21) que a DDT realiza um dos seus grandes shows do ano, se não mesmo o seu maior evento, a sua “WrestleMania”, para entenderem melhor. É um evento recheado de tudo o que a DDT tem de melhor para oferecer, desde comédia, algum Hardcore wrestling e, aquilo que mais quero ver, três title matches recheados de muita qualidade e talento, que irão certamente nos entregar uma excelente sequência de wrestling. Decidi, então, fazer uma antevisão a este mesmo evento, tentando “traduzir” as rivalidades e histórias que conduziram até este evento, dando algo que os fãs de DDT gostem, mas também dando uma oportunidade para possíveis interessados, se assim desejarem, poderem ver e disfrutar o máximo possível do evento, pois de antemão já conhecem os pormenores de cada combate. Por fim, dizer que este evento será realizado num estádio, conceito que os fãs de wrestling costumam adorar, e que permite realmente ter um ambiente e uma venue muito agradáveis. Todos os ingredientes estão presentes para que tenhamos um evento muito bom.
Yukio Naya and Keigo Nakamura vs. Hideki Okatani and Yuya Koroku
Começando pelo Dark match, que normalmente ocorre enquanto as pessoas ainda estão a entrar e ainda antes de serem dadas informações aos fãs acerca de próximos eventos e de uma pequena promo de um lutador ou grupo de lutadores que normalmente inicia o show propriamente dito, trata-se essencialmente de um combate com lutadores bastante jovens, com pouco tempo de experiência, permitindo-lhes marcar presença num grande evento. Há realmente pouco mais a dizer aqui, mas finalizo ao dizer que a vitória deverá cair para o Yukio Naya e o Keigo Nakamura, visto que do outro lado temos o mais jovem e mais inexperiente dos lutadores atuais da DDT, o Yuya Koroku.
Electric Current Blast Explosion 8-Man Tag Team Deathmatch: Atsushi Onita, Sanshiro Takagi, Akito and Maki Itoh vs. Kuro-chan, Super Sasadango Machine, Hikari Noa and Tetsuhiro Kuroda
Segue-se o primeiro dos dois matches de Hardcore wrestling que temos no evento. Como podem ver pelo nome do combate e pela presença de um lutador em específico, o Atsushi Onita, trata-se de um match com várias explosões, bem ao estilo do veterano e violento lutador do Japão, para os menos conhecedores, algo semelhante ao que já tivemos este ano no combate entre o Kenny Omega e o Jon Moxley no Revolution. Contudo, não esperem assistir a um combate sério, pois não irá ser nada parecido com o match da AEW, construído com tronco, pés e cabeça, afinal, no match estão alguns dos lutadores mais engraçados do roster, como o Sanshiro Takagi e o Super Sasadango Machine, além da presença de duas lutadoras da TJPW, a Maki Itoh e a Hikari Noa. Será sim um match em que as explosões serão usadas da forma mais engenhosa e engraçada possíveis. Confesso que não é o tipo de comédia que mais gosto na DDT, nem um match no qual tenho grande interesse, mas para os fãs de um estilo mais indy, será certamente um dos destaques do evento.
Double Ring Double Singles match: Toru Owashi vs. Antonio Honda; Danshoku Dino vs. Kazuki Hirata
E aqui está o tipo de comédia que mais gosto na DDT. Explicando aqui a estipulação, como o match será realizado num estádio, com bastante espaço, foi anunciado que a DDT terá dois ringues. Ora, como estes quatro lutadores queriam ter um match no card, mas não havia tempo para ambos os combates, teve-se a ideia de fazer dois combates ao mesmo tempo em cada um dos ringues, e devo já avisar que estes quatro lutadores são dos mais engraçados que a DDT tem para oferecer, nomeadamente o Antonio Honda, que posso dizer que é provavelmente o lutador de comédia que mais gostei de ver até hoje. Serão certamente uns 15/20 minutinhos de puro caos, com um combate a tentar ser mais engraçado do que o outro. De certeza que também poderão interagir, e espero que o façam das maneiras mais criativas possíveis, até pelos nomes presentes nestes combates.
Hardcore Tag Team match: MAO and Shunma Katsumata vs. Chris Brookes and Jun Kasai
Segue-se o segundo dos dois combates mais hardcore que temos no evento, sendo que ao contrário do primeiro, este deverá ser mais sério e diria que até bem mais violento. O Shunma Katsumata especializou-se bastante no Death match wrestling durante o último ano, com várias presenças na BJW, sendo que mesmo na DDT teve vários combates do género, especialmente durante o seu reinado enquanto DDT Extreme champion. Ora, durante esse reinado, teve um Deathmatch com o seu colega de Stable, o MAO, com quem fará equipa neste combate, mas viu o seu reinado chegar ao fim depois de perder para o Chris Brookes, também num Death match, sendo que desde aí há alguma tensão entre os dois lutadores. E quem melhor para ajudar o Brookes nesta feud que não uma verdadeira lenda do Death match wrestling como o Jun Kasai?
Mais uma vez, como confesso não grande fã de Hardcore wrestling, não tenho muito interesse, mas é um excelente final para quem acompanhou esta rivalidade nos últimos meses, e servirá certamente para continuar a elevar o Shunma, um dos melhores underdogs da DDT e do wrestling japonês do momento, que a pouco e pouco tem vindo a ganhar cada vez mais e a sua confiança também cresce de dia para dia, tendo tido várias vitórias nos últimos 9 meses, não apenas conquistado o Extreme title, como conseguindo a maior vitória-surpresa do ano ao conseguir um pin rápido no campeão principal e lenda do puroresu Jun Akiyama e, mais recentemente, ao vencer os títulos de Tag Team com o Konosuke Takeshita (outro parceiro da stable), sendo que no respetivo match conseguiu fazer pin no Ace da DDT, o HARASHIMA. Como disse da última vez que falei da DDT, nada se encontra estagnado por muito tempo, os lutadores e personalidades evoluem constantemente.
HARASHIMA, Naomi Yoshimura, Yusuke Okada, Reimu Imai and El Unicorn vs. Yuji Okabayashi, TAMURA, Mizuki Watase, Yuki Iino and Ilusion
Segue-se um 10-man Tag Team match, que permite a vários lutadores também marcarem presença no evento, não só lutadores do mid-card, como o Naomi Yoshimura, Yusuke Okada, Mizuke Watase e o Yuki Ino, como outsiders, sendo esse o caso do Yuki Okabayashi e até do Ás da DDT, o HARASHIMA. No entanto, a novidade neste combate vai mesmo para a presença de dois jovens lutadores, El Unicorn e Ilusion, demasiado jovens até, visto que um deles tem 13 anos (risos). Será certamente um wild-card match, contendo de tudo um pouco, desde wrestling, brawls, mas o que realmente toda a gente quer ver é os momentos mais caricatos e extravagantes possíveis com os miúdos durante o combate. É o combate que antecede os três main-events, por isso terá certamente a função de deixar o público bem disposto e não muito cansado.
KO-D 6-Man Tag Team Title Match: DAMNATION (Tetsuya Endo, Soma Takao and Yuji Hino) (c) vs. Eruption (Kazusada Higuchi, Yukio Sakaguchi and Saki Akai)
O primeiro dos combates por títulos é um 6-man Tag match que, neste momento, junta os dois melhores trios que a DDT tem para oferecer, o que é sempre a receita mais certa: os maiores nomes e maiores combates para os maiores shows. Os Eruption detinham estes títulos até ao final do ano passado, altura em que os perderam num match em que pareceu realmente não terem tido a sorte do seu lado, pois estavam a ser campeões dominantes e a dominar inclusive o match, mas um pin rápido fez com que perdessem os títulos, tendo sido protegidos na derrota, e permitindo aos mesmos, durante uns meses, fazer outras coisas que não segurar estes belts. Entretanto, já em 2021, este trio dos DAMNATION, composto por um dos main-eventers da DT e ex-KO Openweight champion Tetsuya Endo, um dos melhores big man do puroresu atual no Yuji Hino e um dos dark heels mais interessantes e com futuro no Soma Takao.
Será certamente um match para a Saki Akai, a única wrestler feminina do roster, brilhar, visto que foi ela especificamente quem pediu este combate, mesmo perante a reticência dos seus companheiros de stable, mas que obtiveram uma resposta muito confiante da sua parceira. Por outro lado, há ainda alguma tensão entre o Yuji Hino e o Kazusada Higuchi depois do combate brutal que tiveram nas meias-finais do King of DDT (um torneio de 16 lutadores em formato de eliminação direta). Por fim, o Yukio Sakaguchi tem sido um verdadeiro MVP da DDT este ano, tendo sido capaz de ter vários combates espetaculares em vários momentos, desde a comédia aos seus tradicionais matches curtos e o Soma Takao poderá funcionar como perfeito workhorse deste match. Já o Endo é o Endo, a estrela que eleva o match somente por neste estar. Para finalizar, vitória deve cair nos desafiantes.
DDT Universal Title Match: Yuki Ueno (c) vs. Daisuke Sasaki
Este é provavelmente o único combate em que se pode identificar claramente um babyface e um heel, o Yuki Ueno e o Daisuke Sasaki, respetivamente. O Ueno tem sido uma aposta segura da DDT este ano, recebendo um push enorme enquanto top babyface, tendo sido capaz de ultrapassar qualquer adversário que o desafiou pelo título, tenha esse adversário o estilo de combate que tenha, sendo que no Cyberfest, um show realizado em conjunto com a DDT, TJPW e Ganbare, num Tag Team match, chegou mesmo a conseguir um pin limpinho no Kaito Kiyomiya, a estrela em ascensão da NOAH. No entanto, nenhum desafiante até agora é uma ameaça tão forte ao seu reinado como é o Sasaki. Penso que em 2021, o Sasaki foi o único a conseguir vencer o Ueno por pinfall, tendo-o conseguido logo na primeira ronda do King-of-DDT, em cerca de apenas 2 minutos! O Sasaki é o líder dos DAMNATION e o antagonista de topo da promotora, capaz de vencer qualquer match com batota e com a ajuda dos seus companheiros de stable.
Por outro lado, mais uma vez a DDT coloca aqui uma história de superação ao Ueno em que, apesar do excelente reinado que está a ter e de ter ultrapassado várias adversidades, nenhuma delas foi um lutador de topo da fed como o Sasaki e numa delas usou as táticas que este adversário usa e irá usar novamente. É o próprio Sasaki que desvaloriza o que o Ueno tem feito ultimamente e que não tem dúvidas que o mesmo nunca o conseguirá vencer. De notar também que o Sasaki não reconhece o Ueno como campeão ao ponto de lhe roubar o belt. Antevejo, por isso, mais uma vitória do campeão babyface, se bem que já começam a faltar nomes para o mesmo derrubar mais à frente. Hipótese muito boa também é o Sasaki ganhar aqui devido ao cansaço físico e psicológico do campeão e, mais tarde, o Ueno recuperar. Seja como for, está aqui uma boa feud, mais tradicional para quem gosta de separar claramente o heel do face.
KO-D Openweight Title Match: Jun Akiyama (c) vs. Konosuke Takeshita
Finalmente chegamos ao main-event, que não é apenas um combate, que não é apenas um title match, que não tem apenas um dos melhores de sempre do puroresu e o lutador em ascensão ao topo na DDT e uma das suas principais caras, é verdadeiramente um combate decisivo no que diz respeito à DDT e ao Takeshita. Após um ano de DDT, o Jun Akiyama derrubou o Takeshita duas vezes, venceu o título principal e tem-se assumido como o principal obstáculo de qualquer lutador que almeje o topo da promotora. O Takeshita teve duas pesadas vitórias e não conseguiu derrotar a lenda que tanto disse que precisava de derrotar. Após a segunda derrota, começou do zero, voltou ao mid-card, fez uma pequena tour na AEW, voltou mais confiante, mais forte, ganhou o King-of-DDT e está agora a caminho da sua vitória final e do seu regresso ao título, dois anos depois do seu último reinado.
Este match é o culminar de um ano de storyline, que desde o início serviu para elevar o Takeshita e, com o Akiyama como campeão, o próprio KO-D Openweight title. À semelhante dos dois anteriores combates, este será um excelente combate de wrestling, com uma história muito forte, que terá de ser transmitida durante o combate, o que tem sido o ponto forte da DDT nos últimos dois anos, que é conseguir que cada história fora do ringue seja contada também dentro dele. Como podem ver pelas minhas palavras, estou realmente muito expectante para este combate, sendo que acredito que seja um verdadeiro candidato a combate do ano, pois os ingredientes estão lá todos. No sábado da próxima semana assim veremos.
Hoje ficamos por aqui.
Até para a semana e obrigado pela leitura.
11 Comentários
Bem realmente deixaste-me com vontade de ver o evento. Eu tava a ler o artigo e até me assustei com o nome do combate “Electric Current Blast Explosion 8-Man Tag Team Deathmatch” eia cum caraças ahahahaha. E já agora uma pergunta, eu ouvi dizer que a DDT têm um estilo de Hardore/24/7 títle, quais são achas que vai aparecer nesse evento? No mais bom artigo.
Obrigado pelo comentário. Sim, a DDT tem o Ironmanheavymetalweight championship AHAHAHAH, que é o título mais ridículo da história. No entanto, atualmente o atual campeão é o Shinya Aoki, mas que não está bookado no card do evento. Mas nunca sabe o que pode acontecer…
Entendo ahahah. Obrigado pelo comentário.
Ricardo, já agora a que horas começa o evento?
Sábado, dia 21, às 9 horas.
E acho que percebes que é o horário português ahahah, 9 horas da manhã mesmo.
Percebi. É da maneira que dá para ver ao acordar ahahaha
Os combates do Danshoku Dino e o main event são os que eu quero mais ver, o do Dino eu irei rir muito e o main event eu ficarei ansioso, ótimo artigo.
Obrigado pelo comentário.
Interessante, eu ainda não vi a nenhum combate da DTT, talvez eu assista a algumas lutas do evento para me situar.
Obrigado pelo comentário.