1 – AJ Styles – Tetsuya Endo
Naquela que é a única comparação entre lutadores que ainda estão no ativo, digo-vos que vejo no Tetsuya Endo uma versão moderna do que o AJ Styles era no início da sua carreira, e até mesmo com o que é hoje em dia. O AJ Styles foi um dos lutadores que tornou popular o estilo high-flyer de lutadores fisicamente muito pequenos e que em outra altura da história do wrestling nunca teriam tido a oportunidade de lutar ao mais alto nível nos produtos de main-stream. Foi, sem dúvida, um pioneiro, mas que não se limita a ser apenas um high-flyer. Os seus combates continuavam a fazer sentido e a sua capacidade de vender os ataques dos adversários fisicamente mais possantes era também muito admirável. Não só isso, como a psicologia dos seus combates é dos aspetos mais elogiados por entre as pessoas do wrestling (fãs, colegasde trabalho, veteranos, etc.). Eventualmente vimos o AJ Styles a abrandar um pouco e adicionar moves de submissão ao seu arsenal e até a melhorar claramente nos strikes.
E confesso que, pessoalmente, eu vejo tudo isto no Tetsuya Endo, um high-flyer com imenso talento, que apesar das acrobacias mantém um ritmo de combate que ainda dá para perceber o que se passa no ringue e quem deve vender o quê e como. Os moves nos seus combates também são incorporados numa história e fazem sentido. Não é apenas espetacular por ser espetacular e algo que os fãs se vão esquecer no dia seguinte. Fisicamente também são muito parecidos, e veja-se, o Endo até faz o Phenomenal Forarm! Claro que ainda é um lutador novo e ainda não teve o tempo necessário para atingir a classe e o pensamento que os combates do AJ Styles têm, mas como fã do este último, e estando o mesmo a caminhar para o fim da carreira, vi com bons olhos quando descobri este jovem lutador japonês que preencherá um vazio deixando pelo Phenomenal One, um dos melhores lutadores das últimas duas décadas.
Hoje ficamos por aqui.
Até para a semana e obrigado pela leitura.
7 Comentários
PAC é um dos meus lutadores favoritos é uma pena que fique perdido na AEW fazendo rivalidades que não levam a lugar nenhum
Culpa a pandemia e o PAC por não viver nos Estados Unidos por isso, enquanto isso não mudar a AEW nunca irá apostar a 100% nele e fazem eles muito bem em não correr esse risco.
Obrigado pelo comentário. Também tenho pena do PAC não fazer parte do panorama de main-event da AEW, mas acho que o cd tem pontos válidos. A pandemia colocou um travão na ascensão dele. Mas com a pandemia cada vez mais perto do fim, talvez seja altura de reiniciar a elevação dele.
A melhor comparação foi a do Fatu e Umaga, se parecem tanto em ringue quanto em físico, ótimo artigo.
Obrigado.
Muito bom! Gostei muito das comparações, principalmente AJ Styles e Tetsuya Endo (este último pouco conhecido para o público médio). Seu conhecimento de wrestling é bem abrangente, trazendo-nos comparações de lendas japonesas, americanas, britânicas e também jovens promessas de países diferentes. Parabéns e obrigado.
Muito obrigado!