4 – Chris Jericho (49 anos)
Que dizer deste lutador, não é? É um daqueles casos em que por mais que os anos passem não consegue ficar menos interessante, é um daqueles nomes que, apesar da qualidade in-ring continuar lá, se faz valer ainda mais da sua capacidade criativa, carisma natural, e capacidade para ser bastante engraçado. É alguém que ao longo dos seus 30 anos de carreira, sempre se conseguiu reinventar, sempre se conseguiu adaptar às novas tendências e ao que os fãs queriam ver a cada momento. Para mim, o Y2J poderá não estar no top5 dos melhores de sempre, mas é alguém que deverá sempre ser equacionado para essa distinção, pela forma como geriu a sua carreira.
É certo que os seus últimos meses, à semelhança de todo o produto da AEW não têm sido particularmente animadores, e a pujança que o mesmo construiu na NJPW e que trouxe para a AEW parece estar a desvanecer-se de forma mais rápida do que o mesmo parece estar a conseguir controlar. Mas não é por estes últimos meses que o Jericho deixa de ocupar esta lista.
Olhar para o seu trabalho nos últimos 3 anos e ver a sua construção enquanto Alpha, Painmaker e Le Champion, nomes tão simples, mas que ficam imediatamente associados ao Jericho é extraordinário. Mesmo nos seus dois últimos anos na WWE em 2016/2017, o seu trabalho, tendo em conta as limitações que o booking e gestão do produto que a WWE tem, o Jericho acabou por ser sempre um dos destaques de qualquer sítio onde trabalhou, bem como das suas principais estrelas. Já depois dos 45 anos, continuou a dar combates que ficam na memória com Kenny Omega, Tetsuya Naito, Hiroshi Tanahashi, Cody, Jon Moxley, entre muitos outros.
Poucos são os lutadores que, depois dos 45 anos continuam a fazer parte do wrestling main-stream dos EUA com um destaque destes. Nomes como Hulk Hogan, Ric Flair, Shawn Michaels, Undertaker e Triple H vêm-me à cabeça, mas tirando esses não me consigo lembrar de nenhum. E se é certo que esses lutadores sempre foram megaestrelas da WWE ou WCW, penso que estou a dizer a verdade se dizer que o Jericho nunca esteve nesse nível, e que teve de trabalhar, pensar e construir-se para poder continuar a ter este destaque ainda nos dias de hoje.
22 Comentários
Excelente artigo, parei até pra pensar em nomes femininos que continuam relevantes no wrestling com essa idade. Poucos.
Obrigado. Acho que encontrar nomes femininos ainda no ativo com essa idade é missão quase impossível ahaha. E se existem com certeza não é com grande nível de relevância..
Acho que essa nova geração tem muito mais chances de chegar nessa idade e continuarem ativas ou relevantes no meio.
Sim, talvez tenhas razão nesse aspeto.
Só conheço dois dessa lista! Mas de resto um excelente artigo!
Obrigado!
De nada!
excelente artigo, Suzuki e o Sigiura são aberrações da natureza, não é possível que na casa dos 50 anos, esses dois esteja lutando em alto nível, eu colocaria um sexto e sétimo membro, que seria o Nagata e o Kojima, que estão na casa dos 50 mais ainda fazem bons combates.
Obrigado. Acho que Nagata entrava facilmente aí, mas o Kojima já não, apesar de gostar imenso dele e da sua carreira.
Se o Suzuki não for IWGP Heavyweight Champion antes de se aposentar, NJPW tem que ser condenada por crime contra a humanidade
Obrigado pelo comentário. Para mim, o Suzuki é o melhor lutador da NJPW que nunca ganhou o IWGP Heavyweight title. Infelizmente, para que o tempo em que isso podia acontecer já passou. Seja como for, o Suzuki foi Triple Crown champion e GHC Heavyweight champion, o que por si só, já é uma carreira imensa.
Pelo que sei o Suzuki não tem um contrato “normal” com a NJPW(tanto que a NJPW não vende merchandise dele) apenas trabalha por aparições, daí ele não ter ganho o belt.
Excelente artigo
Obrigado!
Bom artigo.
Obrigado.
Otimo Artigo.
Eu sou suspeito,quando o Assunto é Minoru Suzuki.
Meu Lutador favorito de todos tempos ao lado de Takayama e Hansen.
Achei um absurdo o Gedo te-lo deixado de fora do G1 do ano passado,com a justificativa de que ele NÃO aguentava fazer uma turnê tão longa quanto o G1,por conta de sua idade.
Acho incrível como o Suzuki apesar de ser um lutador simples consegue se manter relevante e imponente e acima de tudo moderno !!!
Nunca precisou ter uma gear ou entrance diferenciada para destacar-se.
Gedo devia ser preso por não dar a esse homem uma Run com o IWGP heavyweight title.
Quanto aos outros lutadores,
eu particularmente gosto de todos e concordo com tudo o que Você disse a Respeito deles.
Na minha opinião o Jericho carregou a AEW nas costas no começo da AEW.
NÃO por que a empresa não fizesse um bom trabalho,mas sim por que ele consegue fazer tudo dar certo,tudo que ele toca gera interesse.
Os Inner Circle são a prova clara disso.
Um grupo totalmente aleatório e que metade não era conhecida pelo grande público e que desde que foi criada tem sido amada pelos fãs.
Jericho é O Midas do PRÓ WRESTLING,tudo o que toca vira puro Ouro.
Tanaka e Sugiura,eu não tenho nem palavras para descrever o quão bom esses caras são.
Tanaka pra mim,fez o Melhor combate do ano até agora,que foi Contra o Endo no DDT Peter Pan.
Já o Sugiura tem tido anos excelentes e pra mim ele foi o MVP da Noah no ano passado.
E nesse ano tem como de costume tem entregado otimas partidas contra:Nakajima,Soya Kongoh ele claramente está no meu top 3 da Noah,atrás apenas dos Campeões Shiozaki e Kenoh.
Quanto ao Dustin,Apesar de gostar dele e acha-lo extremamente subestimado.
Acho que ele não merecia estar aqui por conta da sua falta de partidas em alto nivel.
Eu teria colocado Masaaki Mochizuki,
que pra mim faz parte do top 10 de wrestlers mais subestimados da historia.
Um wrestler que já tem mais de 30 anos de carreira,mas que jamais deixou cair o seu Nível.
Um lutador que em todos os lugares que passou destacou-se.
Isso que já passou por Dragon Gate,Noah,New Japan,Battlearts e etc…
Um lutador extremamente influente para os mais jovens(ex.Nakajima que disse que se espelha muito no seu veterano).
Um lutador que entrega tudo de si
Que tem otimas lutas no seu curriculo.
(T-hawk,Cima,Shingo,Ishii,Nakajima,Kenoh etc…).
Não importando o Adversario,ele vai entregar uma otima luta.
Mais uma vez otimo artigo e parabéns pelo excelente trabalho.
Obrigado pelo imenso e bom comentário. Ui, que belo top3 que tens como lutadores preferidos! Quanto ao Mochizuki, acho um nome bastante pertinente para esta lista sim senhor. Escolhi o Dustin mais para mostrar que um lutador se pode manter relevante por muitos anos e ir abrandando nos riscos que toma a cada combate, pois acho isso bastante inteligente. Mas em termos de qualidade técnica sim, talvez o Mochy merecesse mais estar numa lista destas.
Foi mau pelo texto enorme !
É que fiquei tão empolgado com o seu ponto de vista,com a gratidão e reconhecimento dado a cada lutador e com forma que Você expressou sua opinião,que quando fui comentar dei uma exagerada,kkkk.
Entendo o seu ponto de vista e concordo principalmente nessa parte dos riscos.
Mais uma vez me desculpe pelo meu exagero e Obrigado pelo excelente trabalho !!!
Não há problema nenhum em ser um texto enorme ou pequenino. Eu gosto de ler os vosso comentários, estejam à vontade para se exprimir da melhor forma que entenderem. Cá estarei eu para ler.
Só nome de peso, conheço o trabalho de todos, muito boa a lista, e ótimo artigo
Muito obrigado!