Melhor stable: Real Extreme Diffusion (R.E.D)
Se o ano passado encontrei dificuldades em escolher a melhor tag team do ano por causa da falta de opções e de importância da respetiva divisão nas várias promotoras, este ano sinto-me assim relativamente à escolha da melhor stable. O ano passado escolhi os Undisputed Era, e se é verdade que este ano continuaram a ser uma escolha possível, considero que estiveram uns futuros abaixo do ano passado, o que é normal tendo em conta que 2019 foi excelente para eles. Pensei também nos Suzuki-gun da NJPW, dado que conquistaram vários títulos ao longo do ano, ao mesmo tempo que foram das poucas stables na NJPW das quais se sentiu presença este ano e não tiveram unicamente a função de determinar tag team matches.
Como nas major leagues não encontrei realmente nenhum nome, eis que me lembrei dos R.E.D da Dragon Gate. Na minha opinião, a Dragon Gate teve um ano algo apagado, e até desinteressante, mas o que sobressaltou este ano, como aliás já tinha acontecido em 2019 foi a presença desta stable. Os R.E.D são verdadeiramente a stable cuja presença se faz notar mais no Japão, fazendo lembrar a passagem dos Suzuki-gun pela NOAH quando detinham todos os títulos.
Os R.E.D têm sempre um ou dois títulos dos quatro da Dragon Gate, além de que conseguem causar o caos sempre que estão presentes no ringue, pois muitos lutadores que se juntaram a eles foram uma tremenda surpresa para os fãs. Foi o caso do Kaito Ishida, BxB Hulk, KAI, SB Kento, entre outros. Durante grande parte deste ano também tiveram no seu líder, o Eita, como Open the Dream gate champion, tendo-se este tornado na principal cara da Dragon Gate este ano. Os R.E.D foram das poucas coisas que este ano me saltaram à vista na Dragon Gate, e continuaram o bom trabalho que já vinham a desenvolver em 2019, por isso não podia atribuir este prémio a mais ninguém.
11 Comentários
Wrestler masculino: Go Shiozaki
Wrestler feminina: Yuka sakasaki
Combate do ano: Okada vs Naito
Promotora do ano: AEW
Rivalidade do ano: Orton vs Edge
Tag team do ano: Ômega e Adam Page
Retorno do ano: Edge
Obrigado por deixares as tuas escolhas. A Yuka Sakazina estaria claramente no meu Top 5, boa escolha. AEW não escolhi pelos últimos meses, e porque houveram melhores, mas foi um 1º ano razoável. Orton vs. Edge teve coisas que não gostei, mas apreciei ambos os combates que foram excelentes. Omega e Hangman, como disse, podia ter escolhido à vontade.
Seguindo o comentário feito pelo Sandrojr, fica aqui o que seria a minha lista também:
Wrestler masculino: Kenny Omega
Wrestler feminina: Bayley
Combate do ano: Omega/Page vs Young Bucks (AEW Revolution)
Promotora do ano: AEW
Rivalidade do ano: Jon Moxley vs Eddie Kingston
Tag team do ano: Young Bucks
Retorno do ano: Taz
Obrigado por deixares as tuas escolhas. Acho que o grande mérito do Omega este ano foi a sua prestação enquanto tag team wrestler e não como singles competidor. A Bayley, não sendo grande fã, penso que teve um ano bastante razoável como disse. Ótimo MOTY! Mox vs. Kingston foi bom, deixou água na boca de toda a gente com as promos e interações, mas penso que o combate não nada de espetacular. Young Bucks são boa escolha pelos dois combates enormes que tiveram este ano.
O Kenny Omega esteve na melhor singles, na melhor tag team e na melhor cinematic match do ano (isto só falando dos EUA porque no resto do mundo não posso falar em detalhe pois só assisti alguns eventos da NJPW e AAA), para mim em termos de matches é o Wrestler of the Year com todo o mérito. A outra escolha possível só poderia ser o Jon Moxley isto se fosse considerar conquistas, character work e tudo o resto.
Mr. E qual seria essa melhor singles que o Omega esteve?
Reitero a pergunta do Ethan Parker. Tirando o combate com o Moxley no especial Winter is Coming, não me lembro de nenhum combate de singles do Omega que pudesse entrar nas contas, e mesmo esse, não teve o propósito de ser um clássico.
vs PAC – Ironman Match no AEW Dynamite antes do Revolution e ainda recentemente teve a luta contra o Laredo Kid na Triplemania que foi considerada a melhor match do ano no México.
Não vi o combate com o Laredo Kid, mas dois combates, no máximo 3, parecem-me pouco para colocares o Omega nessa posição. No entanto, escolheste o Omega tendo em conta o wrestling que vês, e penso que dentro do wrestling que vês o Omega é uma ótima escolha 😉
Sem dúvida que o combate entre o Okada e o Naito foi excelente.
Obrigado pelo comentário. Foi o culminar das histórias a longo prazo mais bem contadas de sempre.