Numa recente entrevista à Sports Illustrated, CM Punk fez alguns comentários sobre a sua passagem pela WWE e a sua experiência até ao momento no mundo de MMA. De seguida estão alguns excertos da entrevista.

SI: Sentes que estás a competir com a WWE?

CMP: É, sem dúvida, uma competição. Os bastidores estão recheados de jogos de poder. É quase engraçado. Muitas pessoas estão mais interessadas no que se passa nos bastidores do que o é transmitido em televisão. De certa forma, é mais fascinante.

SI: Tinhas algum poder, criativamente?

CMP: Eventualmente, sim. Mas, era um dos poucos que tinha e, mesmo assim, podia fazer sugestões, mas não significa muito. No fim do dia, a companhia é de Vince e é ele que decide.

CM Punk faz comentários controversos sobre WWE e UFC

SI: Houve algum momento em que disseste para ti próprio: quero lutar em MMA?

CMP: Existiram vários pequeninos momentos. Já tinha alcançado tudo o que queria. Estava a ficar cansado da rotina e de ficar desgastado fisicamente. As razões mais importantes estiveram relacionadas com a minha saúde. Por exemplo, fui operado ao joelho, apenas para ser informado que tinha de estar no ringue dentro de três semanas, quando teria sido mais inteligente dar-me seis semanas para recuperar. São exemplos como estes. Mais uma vez, os bastidores eram um ambiente complicado. A luta nunca acabava. Prefiro que me tranquem na jaula e que a luta se limite apenas a esse espaço.

SI: Em MMA é diferente…

CMP: Exacto. Wrestling profissional é falso. As pessoas ficam sempre bastante ofendidas quando se usa essa palavra, preferem usar o termo “pré-determinado”. Por qualquer razão, as pessoas ficam zangadas quando se diz falso. No fim do dia, não significa nada. Passado um tempo, acabei por decidir que mais valia lutar a sério e ver o que acontecia.

SI: Brock Lesnar fez isto antes de ti…

CMP: Adoro-o. Acho-o espectacular. É isto que nós temos comum. Nós dizemos exactamente o que somos e quem somos, sem desculpas ou tretas…

SI: Ele também vinha do mundo do Wrestling, mas antes disso ele era um lutador de calibre olímpico. Era bastante óbvio o que este precisava de fazer, quais eram os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Tu não tens isso.

CMP: Eu sei que tenho de fazer.

SI: E o que é?

CMP: Fui colocado à prova. Preciso de ser bom a tudo. Não tenho a preparação que o Brock tinha, mas compreendo a indústria. Isto não é só sobre Wrestling ou Jiu-jitsu ou Striking. É sobre tudo. Por isso, quando me encontrei com Duke (treinador de MMA), disse-lhe logo para esquecer o pouco que eu sabia. Assegurei-o de que seguiria todas as suas instruções e faria tudo o que este dissesse. Acho que ele adorou isso. Sou moldável, não tenho maus hábitos. Alguns dias são bons. Outros tornam-me mais humilde. Mas eu adoro isto. Estou a aprender todos os dias.

CM Punk faz comentários controversos sobre WWE e UFC

SI: Estou surpreendido por mais lutadores de Wrestling não terem tentado fazer a transição.

CMP: Eu também! Sempre estive rodeado de pessoas que falavam sobre isso. Metade deles fala sobre fazê-lo, mas nenhum deles o faz. Penso que a WWE é o porto seguro deles. Eu prefiro tentar do que ficar o resto da minha vida a falar disto.

SI: O que fez de ti um bom lutador de wrestling?

CMP: Essa é outra questão nesse mundo falso. O que é que é preciso para ser um bom lutador falso? Foi uma crise de identidade com a qual tive problemas. Não interessa se és o melhor, outra pessoa escolhe quem quer para o lugar principal.

SI: Mas eras particularmente bom com a coreografia…

CMP: Penso que consegui estabelecer uma ligação com as pessoas. E as pessoas são a base da indústria. Se eles não gostarem ou não quiserem saber de ti, ignoram-te ou vão à casa de banho ou vão comprar pipocas quando tu apareces. É nessas alturas que se sabe que tu não és bom. Mas, se conseguires cativar uma audiência, sejam 300 ou 80,000, sabes que és bom.

SI: Voltando às politiquices nos bastidores da WWE. Isso acontece entre os lutadores?

CMP: Às vezes pensava para mim: “Deste-me mesmo um murro na cara? Dizes que foi um acidente, mas conheço-te e sei que és um cobarde. Além disso, já te vi a fazer isto a outros. Vais fazer-me isto? Pontapeaste-me as costelas com toda a força que tinhas?” Em MMA, eu sei que o outro lutador vai tentar magoar-me o máximo possível. Sei que vai usar toda a sua força. Mas não com malícia. Enquanto no Wrestling, já estive no ringue com várias pessoas que me fizeram pensar se me estavam a magoar de propósito ou se o estavam a fazer porque estavam zangados por perder o combate. Em MMA, já não tenho que lidar com essa treta. É uma prenda dos Deuses.

SI: Uma atitude passivo-agressiva…

CMP: Isso, para mim, é o pior! E havia muito disso, de onde vim!

CM Punk faz comentários controversos sobre WWE e UFC

SI: Mencionaste que um dos problemas com a WWE é que não queriam que as estrelas ficassem grandes demais e que a própria companhia controla bastante os lutadores. Esses problemas não são muito diferentes daqueles que alguns lutadores da UFC dizem haver. Achas que te vais envolver nesta situação?

CMP: Neste momento, não. Todas as experiências são diferentes. É uma questão interessante e não sei como responder. Não vou tentar fugir da situação, mas facto é que – até ao momento – fui bastante bem tratado.

Muito do que disse e fiz na WWE foi numa tentativa de criar mais oportunidades para todos. No entanto, depois de uns tempos apercebi-me que haviam pessoas que não queriam saber e não valorizavam aquilo que fazia. Porque é que haveria de me estar a esforçar para criar um melhor ambiente de trabalho, se X ou Y não quer saber? Vejo as semelhanças entre os dois mundos (WWE e UFC), mas também vejo as diferenças. Mais uma vez, até agora tenho sido extremamente bem tratado.

SI: Dirias que isto (vir para a UFC) é um grande salto?

CMP: Sim, mas não vejo isso como um salto. Às  pessoas que estão aborrecidas com a minha contratação ou acham que é uma razão de vergonha para a UFC e o desporto, só tenho isto a dizer: costumava não ser capaz de andar de bicicleta. Quando estava a aprender, o Lance Armstrong apareceu-me à frente e criticou-me por querer aprender?

A minha atitude é completamente diferente. “Ah, acham que não deveria fazê-lo? Bem, mas vou fazê-lo na mesma e vou tentar ser o melhor que possa ser.” No fim do dia, isto é sobre mim e sobre mim, apenas. Antigamente, não conseguia ler, andar, andar de bicicleta ou conduzir um carro.

Às pessoas que não gostam de me ver a tentar isto: calem-se e não vejam a luta.

SI: Não é essa a impressão que tenho.

CMP: Não?

SI: Sinto que a maioria das pessoas acha porreira a ideia de um tipo abdicar do salário que tinha com a WWE para começar por baixo noutro mundo.

CMP: Esse é o ponto de vista positivo. Mas há tantas pessoas negativas.

SI: Mas é assim que a UFC funciona, não é? Não tem muitas politiquices, mas…

CMP: Exacto! Isso é que é interessante. No fim do dia, uma de duas coisas pode acontecer: posso vencer ou ser derrotado em 30 segundos. De qualquer das formas, vamos todos descobrir.

Fonte:Sports Illustrated

76 Comentários

  1. Grande entrevista. Este gajo cala tudo e todos. Tenho muita pena que pense assim sobre a wwe, apesar de ter razão.

  2. CM Punk sempre direto.
    Ha pouca gente assim,por esse e outros motivos é que sou fã do cm punk.
    Boa entrevista,disse o que tinha a dizer.

  3. JoãoRkNO9 anos

    Pipe Bomb V2

  4. Concordo com algumas coisas, mas discordo completamente de outras. Compreendo que ele odeie wrestling neste momento, mas dizer que ser o melhor em “fake wrestling” (como ele diz) não significa nada, então perdeu 15 anos da sua vida…

    Concordo quando ele diz que na WWE não interessa quem é melhor porque a companhia escolhe quem quer no final de contas.

    • Pois, é pena que ele diga isso, foi o meu wrestler favorito e vou apoia-lo no ufc, mas gostava que desse mais valor ao que fez na wwe, o que passou aos fãs, mas ele não se importa com o que os fãs pensam.

      • therocker779 anos

        ele nao quer saber dos do que pensam nem dos fãs foi o ingrato

      • Trovoada9 anos

        Sinceramento, gosto dele por ter essa atitude. Duvido muito que isso do “Foda-se os fãs” seja verdade de todo. Toda gente gosta de ser elogiado. Mas como eu estava a dizer, ele ao dizer que não se importa com os fãs dá-lhe a liberdade de falar sem ter de se preocupar com o que diz. Assemelha-se ao nosso Marinho Pinto de certa forma XD.

    • pigusto9 anos

      EU acho que vocês não perceberam a entrevista, ele diz que ser o melhor não interessa pois no fim do dia quem comanda a companhia é que decidi o que os lutadores irão fazer e assim limitam o seu potencial, sendo que isso é uma critica apontada especialmente ao vince e não ao wrestling em si…

    • SupermanPunch9 anos

      Entendo perfeitamente se ele achar que a WWE não o tratou bem (mesmo eu achando que é mentira) e tentar novos caminhos. Mas que não venha reclamar da companhia que o deixou onde está hoje

  5. A única razão pela qual não gosto de ouvir dizer que o Wrestling é fake deve-se à forma como as pessoas o dizem, com desprezo e sem qualquer respeito por quem gosta de Wrestling.

    Os filmes, por exemplo, são falsos, mas ninguém vê mal nisso. Assim que o assunto é Wrestling, só sabem dizer que a malta já devia ser crescida o suficiente para não gostar de ver 2 homens ou 2 mulheres à pancada, semi-nus… Enfim, mentalidades de merda.

    O Punk ainda deve estar bastante ressentido com tudo o que se passou na WWE, daí algumas respostas não me causarem grande espanto.

    • SupermanPunch9 anos

      Concordo contigo. Mas o pior mesmo é você falar que gosta de wrestling e a pessoa falar “ui WWE é tudo falso, vai assistir UFC pra assistir luta de verdade” Primeiro que já é um grande erro comparar Wrestling com MMA. Segundo, se você adora ver duas pessoas se machucando, o que te diferencia das pessoas que iam ao Coliseu ver os gladiadores? Sim, eu sei aue UFC não é mortal, mas ainda assim, como eu falei, são duas pessoas se machucando e você é o terceiro animal que ama ver violência.

  6. Anónimo9 anos

    torcia pra ele mas agora tomara que ele perca todas as lutas nessa poha

  7. Hipocira total, a wwe fez dele tudo o que ele é hoje, e agora ele anda a cuspir no prato onde come, este gajo é vergonhoso, e já agora a crise de identidade é tanta que ele continua a ser conhecido por cm punk, vamos la ver se ele num desporto que não é fake consegue ser alguém, duvido porque ele pelas declarações que faz parece muito mole

    • SergioR9 anos

      Caso não saibas, ele já se chamava CM Punk muito antes de chegar à WWE….

  8. e já agora nos sabemos que o pw é falso e isso tudo, e então? é por isso que não pode sair um grande espetáculo, quando se ve um filme de ação, também sabes que é falso, quando ves uma novela ou qualquer outro tipo de historia, não tem de ser verdadeiro para se tornar interessante.
    aqui em Portugal há um bom ditado para o punk
    nunca cuspas no prato onde comes

  9. Loki9 anos

    Estou ansioso por te ver a levar umas valentes peras na fronha. Este Phil Brooks esta a relevar-se uma desilusão de pessoa. Já se contrariou a ele mesmo sei lá quantas vezes. Se achas o wrestling assim tão mau não sei porque perdesse tantos anos de vida aí. E se não fosse o wrestling de certeza que taças a virar frangos e não no Ufc.
    RIP CM Punk que eu outrora idolatrei.

    • Ele mesmo disse uma vez, nunca devia ter chegado á wwe. E quem sabe que não estava no ufc da mesma se nao passasse na wwe.

      • Coco man9 anos

        Estaria no mundo MMA. Na UFC não estaria de certeza.

    • SupermanPunch9 anos

      Verdade, ele só está chorando porque a WWE não filmou somente ele. Entendo se ele quiser fazer a transição do wrestling para o MMA, mas não despreze a companhia que te colocou onde está agora. Sinceramente, espero que seja esquecido

  10. "TheGame"9 anos

    Bem… até concordo com algumas coisas que ele diz, mas sinceramente ele está meio que a cuspir no prato onde comeu, ok, pode não ter sido bem tratado no backstage, mas ele tambem tem complexo de inferioridade e agora pôe-se só a deitar abaixo a WWE e o pro-wrestling, algo que ele amava desde adolescente, isso é cuspir no prato onde comeu e hipocrisia, continuo fâ do trabalho dele, mas como em clubes de futebol, nenhum jogador é maior que o clube, ou seja, nenhum lutador é maior que a WWE, portanto ele que deixe de dizer “porcaria”, btw boa sorte de passar de “luta a fingir” para MMA, nem todos são o Lesnar.

    • SupermanPunch9 anos

      Mas quem é que está reclamando que não foi bem tratado? Ele fala a versão dele, mas qual é a verdadeira? Talvez sim, ele esteja falando a verdade, mas duvido. Ele tem que entender que a WWE não pode ser só ele. Como disseram aqui, o empregado não pode ser maior que a companhia! A fama mexeu com o psicologico dele, e começou a pensar que a WWE era só ele e ninguém mais.

      • "TheGame"9 anos

        Sim, tens razão ao facto de só sabermos a versão dele, mais ninguem falou de tal coisa, mas sim acho q a fama mexeu com o psicologico dele e só porque nao conseguiu objetivos a WWE já é uma treta, mas a vdd é… o próprio Orton já disse que o Punk no backstage adorava reclamar de tudo, nunca tava feliz com nada…

  11. Muita amargura… Mas há-de passar. São fases.

  12. FY CM PUNK

  13. Darth Mordred9 anos

    Primeiro tudo agradeço a salgado por traduzir a entrevista, deve ter dado um trabalhão. Parabéns.

    No tocante a entrevista, Punk é foda. Se for bem sucedido no UFC, volta com status com 3x o salário na WWE, em part-time.

    • Se for bem sucedido, é certo que ele não volta para a wwe.

      • Darth Mordred9 anos

        Volta por que Punk não tem uma carreira tão longa no UFC devido a sua idade. QUando se reformar do UFC, terá ainda mais uns 5 anos de main event na WWE lhe esperando.

    • Podes querer rapaz. Quer Punk seja bem sucedido ou não no mundo MMA e querer voltar ao Pro-Wrestling, a WWE vai recusar com todo o gosto o pedido do CM Punk.

      • SupermanPunch9 anos

        Não só a WWE vai recusa-lo, mas eu vou adorar a humilhação que ele vai ter que suportar quando perceber que cuspir no prato que come e depois querer mais não é a escolha mais inteligente neste mundo

  14. Darth Mordred9 anos

    Outra coisa, é que eu não vi pejorativismo no que o Punk disse, mas como o PW sofre com esse estigma, ele poderia ter evitado usar essas palavras.

  15. Ele está tão iludido com o UFC, bem, os vencedores não são escolhidos, mas as lutas são organizadas pelo Joe Silva e nem sempre os contenders aos títulos, por exemplo, ou as lutas que encabeçam os eventos sejam feitas pelo critério desportivo, no UFC há muito jogo dos bastidores e de uma certa forma, os oficiais de lá procuram manter aqueles que interessam no topo e é assim que funciona, mesmo sem resultados combinados.

    • Sinceramente, ele parece não saber o meio em que esta se metendo, não ha nada de melhor no UFC, ao meu ver, equivalem-se em seus defeitos.

  16. Covas189 anos

    Ele está magoado com tudo o que se passou no passado. Um dia vai conseguir perdoar a indústria.

    Mas ele é grande, independentemente da WWE, já havia um buzz enorme sobre ele e ainda nem se tinha estreado. Um pouco como o Kevin Steen tinha.

  17. Hater9 anos

    Não sei quem é mais amargo, ele ou os que comentam sobre que muitas vezes são os mesmos que elogiam o Leasner, vai entender…

  18. Wolf9 anos

    Agora, a maioria critica o CM Punk, mas ele não disse nenhuma mentira, se calhar podia ser politicamente correcto, mas não era mesma coisa
    Eu,PESSOALMENTE, elogio a coragem dele de trocar um vencimento seguro da WWE e tuda a fama e ir atras do desafio do MMA

  19. David_9 anos

    Devias levar tanto no focinho que nem sabias que terra eras. Vou ver o combate dele no UFC claro.

    Voltavas a chorar para a WWE num instante.
    Compreendo que esteja frustrado, mas nao lhe fica nada bem

    Ps : sou fã de punk para quem nao saiba

  20. Uma pequena “explosão de revolta” por parte do Punk… Vejamos como ele se sairá nessa nova empreitada.

  21. Vou rir tanto se o punk sairse mal num desporto não fake, e tenho quase a certeza que ele não se safa, ele simplesmente é mole, nem os fans dele acreditam nele, ele não passa de uma estategia de marketing do ufc

    • TK9 anos

      sou fã de CM PUNK e acredito que mesmo com pouco tempo de carreirra que ele tera no ufc ele tem chance de ser tão bom quanto Lesnar foi.

  22. lol , este punk …

  23. Entrevista interessante e tem razão na maioria dos pontos, foi sincero e frontal como costume.

    Só não gostei da forma como falou da WWE e disse que é falso, claro que não é verdadeiro mas falou com desprezo e desrespeito por quem gosta deste ramo e de ver, nota-se alguma mágoa e talvez um pouquinho de azia, há-de passar como disseram acima mas costuma ler o que ele disse nesse ponto.

  24. Kane9 anos

    Ele deve sua contratação no UFC à WWE!!! Do contrário, ele continuaria um lutador de indie conhecido apenas pelos fanático pelo wrestling que ele tanto despreza! !

    • Lol, a wwe contratou, achas que a TNA ou outra empresa qualquer tbm não o contratava?

      • Roberto0606999 anos

        E a TNA ou outra empresa qualquer são tão bem conhecidas como a WWE? São tão bem sucedidas como a WWE? Têm tanta história como a WWE?

  25. yuj179 anos

    Grande entrevista do cmpunk

  26. Kira9 anos

    Este gajo quando começar a levar na boca a sério vai aprender a estar calado de uma vez por todas ahahah

  27. Ainda tem coragem de defender o punk, o gajo mandavos foder e vocês agradece? a wwe deu lhe tudo a este tipo, maior reinado, deixava-o falar o que quisesses, coisa que nem o orton podia, ainda dizem que a wwe o tratou mal? lol, então ele que espere que na ufc o vao tratar bem, esse tipo é um hipócrita, e um grande exagero dizer que ele e um dos melhores de sempre, nem perto- undertaker, triple, shawn michaels, jeff hardy, seth rolins, bret hart. Lol

    • Ya , e entretanto o wwe title era tratado como se fosse um titulo de mid card, enquanto no main event tinhamos john cenas contra rocks, big shows, Kanes, etc.

    • Tu tmbm para estares a dizer que seth rollins e jeff hardy são dos melhores de sempre deves estar maluco, sim são bons mas .. Melhores de sempre????

    • Hater9 anos

      É, o punk é ingrato e o Jeff Hardy não. Olha o que o ultimo fez com a TNA, faz me rir.

      • TK9 anos

        Jeff Hardy e CM Punk tem carreirra muito diferentes no wrestling

  28. Undertaker9 anos

    A real história é que cmpunk queria estar no maior evento da wrestlemania 30 queria ser a maior estrela do evento, queria ter grande destaque quenem teve nas outras wrestlamanias, mas vince começou a dar push em outros lutadores e assim ficou revoltado e ainda mais teve o problema da lesão que a wwe realmente nao lhe apoiou mas isso tudo ae que ele ta falando é mimimi antes amava a companhia e dps odeia ao maximo? Vai durar nada no ufc se na wwe reclamava de apanhas seriamente entao no ufc vai chora…

    • TK9 anos

      tenho certeza que Cm Punk ira ter muitas conquistas no ufc

  29. Anónimo9 anos

    Este gajo é mesmo falso lol. TUDO O QUE ELE TEM NA PUTA DA VIDA DEVE-SE AO WRESTLING! E ele ainda critica… Não sei como é que há gente que apoia este retardado.

    • SupermanPunch9 anos

      Tudo bem, todo mundo tem direito a uma opinião. Mas o desprezo com o qual se refiriu ao wrestling me dá nos nervos. Ok, não é verdadeiro, mas ainda assim para ser bem-sucedido nesse ramo, se tem que ser tão bom quanto um ator ou um escritor. Vergonhosa essa atitude.

    • CM Punk enquanto mais tem mais quer. E assim é que tem de ser.

  30. Apesar de toda a história de ele não ter sido aproveitado ao início e blablabla, a WWE foi a empresa que fez dele quem ele é hoje, e a escolha pessoal dele é aceitável, claro, mas cuspir no prato onde comeu, nem tanto. Além de que a WWE não é a única companhia de wrestling que existe, e ele está a ignorar todas as outras (incluíndo a ROH) quando fala do tal “mundo falso”. Há que saber dizer as coisas com intensidade e sendo directo, mas sabendo evitar ser hipócrita e mal agradecido, e aqui faltou-lhe alguma humildade.

    PS: Grande, grande trabalho de tradução! *clap clap clap clap clap*

  31. Rafin Corbin9 anos

    É muito feio cuspir no prato onde se come …Palhaçito este CMerdas…este é um frustrado da vida lol
    Como é que existe pessoas a gritar por este gajo

    • Darth Mordred9 anos

      Se repararem bem a atenção verás que isso não é um desprezo ao wrestling, mas como as coisas são feitas a nível de promoção na WWE.

      Aqui fica claro:
      “SI: O que fez de ti um bom lutador de wrestling?
      CMP: Essa é outra questão nesse mundo falso. O que é que é preciso para ser um bom lutador falso? Foi uma crise de identidade com a qual tive problemas. Não interessa se és o melhor, outra pessoa escolhe quem quer para o lugar principal.”

      Todo mundo sabe que era chateado com o fato do push eterno no Cena, push em part-timers, e wrestler tecnicamente e mic skills inferiores.

    • CM PUNK CM PUNK CM PUNK CM PUNK CM PUNK CM PUNK

  32. Cassio9 anos

    Nitidamente magoado. Apesar da coragem com muitas verdades ditas, ele não era nenhuma criança para não saber o que rola na industria da wwe e pro wrestling em geral. Só que existem pessoas que sabem usar a industria em seu favor, ganhar além de grana ,fama que vai além dos ringues. Existem muitos caras que saíram e voltaram da WWE, até em situações mais polêmicas, porém se valorizavam a tal ponto da empresa sondar e ter que contratar pela fama. É por isso que a wwe é entretenimento esportivo, pois engloba esporte,enredos, roteiros e coreografia, e tudo mais.. Admiro os caras desde 85 quando via Hulk Hogan lutar, pois muitos ja tentaram copiar o sucesso dos caras, com Gimmicks e storylines parecidas, mas nao conseguem.. Punk admira Lesnar, mas esse (Lesnar ) sabe usar a industria..da wwe sem falar muito.. A própria Ronda Rousey..se empolgou ao ver a estrutura e popularidade deles no wrestlemania.. Punk acha que no UFC vai ser diferente.. essa historia de ter que lutar mesmo nao estando.. completamente.. curado…Não há comparacao de uma CIA que viaja e luta quase todo dia para o UFC.. Talvez o grande problema do Punk esteja justamente naquilo que admiramos.. ou seja sua franqueza… Seus relacionamentos com os colegas..e equipe.. Sabendo que a WWE tem seus defeitos.. mas sabe valorizar quem luta e produz pra eles..ou quem pelo menos luta bem e fica calado

    • Darth Mordred9 anos

      Repare na pá de talentos mal aproveitados na WWE?

      Acho que era disto que CM Punk estava a desabafar. Só que ele o fez de uma maneira que pareceu ridicularizar a toda a industria, e não somente a WWE, mesmo que eu pense que os comentários foram destinados a esta última.

  33. João loco3 anos

    WWE é falso pra caraio,UFC que é real mesmo!