Na última Raw, Kevin Owens conquistou o seu primeiro título mundial na WWE: o Título Universal. Trata-se de um momento há muito aguardado pela maioria dos fãs, nos quais me incluo, e que poucos esperariam, sobretudo da maneira que se verificou.

Owens é dos talentos mais completos que a WWE tem no plantel e, pessoalmente, julgo que este momento chegou tarde (mas não demasiado tarde, entenda-se). Se tivesse sido construído como deve ser, o novo Campeão Universal podia ter ganho o Título da WWE na WrestleMania, ou podia mesmo ter entrado como campeão no evento e ter defendido o ouro.

É verdade que se estreou em junho de 2015 e vencer o Royal Rumble seis meses depois seria dar-lhe um enorme push, mas se Finn Bálor se sagrou campeão ao fim de um mês, não teria sido de todo descabido dar o título a Owens ao fim de meio ano, sobretudo depois da estreia que teve.

Se Kevin Owens tivesse, depois da rivalidade com John Cena, continuado a derrotar adversários de renome (sendo que não há muitos, atualmente, no plantel da WWE) como Randy Orton (antes de este se lesionar), podia ter chegado a janeiro com a credibilidade suficiente para ficar com o título entretanto cedido por Seth Rollins e conquistado por Roman Reigns.

Sim, no verão passado a WWE não sabia que Seth Rollins se ia lesionar e ter de abdicar do título, mas isso não justifica que tenham tratado Kevin Owens como “mais um”. Não depois da sua primeira rivalidade ter sido contra John Cena e de o ter derrotado no seu primeiro combate no plantel principal, ainda como Campeão do NXT!

Em vez de ter lutado contra Cesaro num combate sem nada em jogo e de Randy Orton ter defrontado pela enésima vez Sheamus noutro combate inútil, Kevin Owens podia e devia ter lutado contra a “Viper” no SummerSlam do ano passado, derrotando os dois maiores nomes da companhia nos seus primeiros meses de plantel principal e, depois, podia então partir para a rota do Título Intercontinental vencendo Ryback de forma dominante e perdendo o título num combate com várias pessoas, de forma a não sofrer o “pinfall” decisivo (como aconteceu com Dean Ambrose em fevereiro).

Cutting Edge #70 – The champion and the real star

Não foi nada disso que, no entanto, aconteceu. Terminada a rivalidade com Cena, Kevin Owens tornou-se em “mais um”, ao ponto de o seu combate na WrestleMania ser aquele em que entram muitos lutadores que não podem ficar de fora mas também não estão a fazer nada no momento. Owens começou a sua carreira na WWE derrotando John Cena e, nove meses depois, estava no mesmo combate que Stardust e Zack Ryder na WrestleMania, de onde ainda por cima saiu derrotado.

Ainda assim, já há algum tempo que desconfiava que o “Prize Fighter” ia entrar na rota do Título Universal nesta fase do ano, quando a WWE normalmente aproveita para testar algumas estrelas no main-event. Não esperava é que ganhasse o título, mesmo depois da lesão de Finn Bálor.

Na última Raw, tinha quase a certeza que seria Seth Rollins a sair como campeão, mas a WWE optou por uma (grande) surpresa. Foi um momento que, para quem é fã de Kevin Owens, irá perdurar durante muitos anos e u dos grandes momentos da Raw em 2016.

Porém, analisando mais friamente, não se pode ignorar que, mais uma vez, o protagonista da história não é o (novo) campeão, mas sim Triple H.

Mais uma vez, o “Cerebral Assassin” está envolvido numa grande decisão envolvendo um talento da WWE. Foi ele o responsável pelo cash-in de Randy Orton em 2013 contra Daniel Bryan; foi ele o responsável pelo fim dos Shield; foi ele o responsável pela vitória de Kevin Owens na última Raw.

Owens é o terceiro campeão que estará sob a égide de Triple H. O que é que me garante que, ao contrário do que sucedeu com Randy Orton e Seth Rollins, o atual campeão não será mais um fantoche atirado para segundo plano em relação à estrela principal, ou à verdadeira estrela, o C.O.O. da companhia?

Cutting Edge #70 – The champion and the real star

Kevin Owens devia ser um Brock Lesnar versão 2002-2004 dos tempos modernos. Uma besta que perdia raramente e sempre por um bem maior (lembro-me apenas de quatro derrotas de Lesnar em dois anos: contra Big Show, Kurt Angle, Eddie Guerrero e Goldberg).

Brock Lesnar não perdia combates em programas semanais. Isso NUNCA aconteceu. Kevin Owens andou a trocar vitórias e derrotas com um irrelevante Dolph Ziggler há seis meses, em plena Raw, e perdeu duas vezes contra Sami Zayn. O que é que custava ter protegido mais este talento tão único?

Kevin Owens não tem a mesma personagem de Seth Rollins, que pode perder de vez em quando porque a sua personagem não lhe exige que ganhe sempre, embora no ano passado tenha perdido demasiadas vezes como campeão; Owens não é um Edge, o típico heel cobarde. Não é um Randy Orton, o heel arrogante que sabe que é mais bonito e talentoso que 90% dos restantes homens e usa isso para ganhar heat.

Kevin Owens é uma besta. Um “badass”. Aquele lutador que, mal a sua música toca, faz o ambiente mudar. Mas, infelizmente, não tem credibilidade para ser campeão.

Pelo menos, para ser um campeão protagonista. Porque para ser um “campeão-fantoche-marioneta” não é preciso muita credibilidade. Afinal de contas, é esse papel que, em princípio, lhe está reservado. Um papel secundário

A minha única esperança é que Triple H se foque apenas em Seth Rollins, durando essa rivalidade até ao Survivor Series, mas não acredito que tal aconteça. Rollins, caso se confirme o face-turn, ainda deve estar na rota do título, sendo prejudicado pelo “King of Kings” e lutando contra ele mais tarde.

Cutting Edge #70 – The champion and the real star

Além disso, ainda há a questão de Stephanie McMahon e Mick Foley para resolver. A Raw, como vem sendo habitual desde 1997, continuará a ter as figuras de autoridade como foco principal, atirando para plano secundário aquelas que deviam, na verdade, ser as estrelas principais: Seth Rollins, Kevin Owens e, até, Roman Reigns.

Apesar de tudo, não deixa de ter sido uma manobra inteligente por parte da WWE, pelo menos no curto prazo. É garantido que os fãs ficaram curiosos sobre o que se segue e há algumas dúvidas no ar: irá Kevin Owens ser mesmo um fantoche nas mãos da Autoridade? Irão Roman Reigns e Seth Rollins colocar os seus problemas de lado de modo a enfrentarem um inimigo comum?

Pessoalmente, preferia ter visto Roman Reigns no lugar de Kevin Owens. Teríamos um double-turn e a continuação da rivalidade entre os dois ex-Shield. Mas também gostei – aliás, adorei – ver Owens a ganhar o título e a receber uma estrondosa ovação, semelhante à que Edge e Dolph Ziggler receberam quando venceram os seus primeiros títulos mundiais, mesmo sendo heels.

O meu maior desejo era que, na próxima Raw, Kevin Owens recusasse juntar-se a Triple H, afirmando que apenas aproveitou a oportunidade que viu à sua frente mas que nunca precisou de ajuda e, por isso, não vai juntar-se ao “The Game”. Mas nada disso vai acontecer, até pelo “thank you” endereçado por Owens a Triple H na última Raw. Vai ser mais do mesmo.

Antes de finalizar o artigo, gostaria de agradecer a todos aqueles que contribuíram para estas setenta edições do “Cutting Edge”. Parece que foi ontem que este espaço começou, mas a verdade é que o tempo voa e já foram atingidas as sete dezenas. Espero que continuem desse lado como até aqui e marcamos encontro para a próxima semana. Desejo-vos um bom fim de semana e até sexta-feira.

27 Comentários

  1. Bom artigo,Daniel.

    Fiquei bastante surpreendido pela vitória do Owens mas fiquei ainda mais surpreendido com o regresso do HHH,que apesar de não ter sido ele a ganhar,ele é que foi a estrela e o Owens o acessório.
    Isto leva-me a dizer que a cena da autoridade ja é algo chato,ja é muito repetitivo.
    Tirando isto,acho que o Owens tem tudo para ser um otimo campeão(tem de ter o título pelo menos ate ao Survivor Séries) e tou curioso para ver como será o Rollins a partir de agora,com o mais que provável face turn

  2. Bom artigo, embora, na minha opinião, algo prematuro. Não tenho assim tanta certeza de que o Owens se vai juntar ao HHH (ou, pelo menos, tenho a esperança que tal não aconteça). Seria demasiado boring despacharem o Foley e restaurarem já a antiga Autoridade. Acredito que haja algum bom senso e que essa ideia esteja descartada.

    Quanto ao reinado do KO, mais do que merecido. Não estava a ter o melhor dos booking’s, é verdade, mas, tal como o Dean, pode muito bem ser um campeão credível. Desde que o afastem o mais possível do HHH.

    • Obrigado.

      Talvez seja prematuro, mas tendo em conta aquilo a que a WWE nos habituou, é de desconfiar logo de início.

      Sinceramente, acho que o Ambrose já deu o que tinha a dar como campeão. Neste momento é-me quase indiferente.

  3. Parabéns pelos já 70 artigos publicado no WPT! Espero que seja para continuar.
    O KO é neste momento o meu wrestler preferido e fiquei muito contente com a vitória dele no Raw. Acho que é um wrestler extraordinário e que pode dar novo animo à Raw sendo a figura principal. Espero mesmo que não estraguem o KO como estragaram o Rollins quando foi campeão da autoridade. O Owens tem de ser um heel dominante e não retratado como um cobarde atrás da autoridade como foi o Rollins.
    Sinceramente fiquei sem entender quem vai ser agora o contender pelo titulo. Vai ser o Rollins? Reigns? Os dois?

    • Gabriel Taker8 anos

      Talvez seja o Reigns e o Owens acredito que o Owens vencerá de forma limpa no COC ja está na hora desse booking do Reigns de “invencivel” acabar.
      Ou talvez podemos ter uma Triple Threat para o COC com Owens vs Rollins vs Reigns, essa opção me agradaria mais. Qyando o Rollins for vencer o Reigns tipo deu um pedigree e vai vencer o Reigns o HHH aparece e novamente o atrapalha e Owens sem ter culpa faz a contagem no Reigns caido e retem. Tipo no COC acho mto dificil Rollins e HHH se enfrentarem até pq o evento é daqui a 3 semanas e uma FEUD como essa deve ser contruida em mto tempo, Mas no HIAC é provavel essa match terminando a FEUD no SS ou no RR com o Rollins eliminando o HHH por ultimo e indo pra WM33 ai com o Retorno do Balor teriamos Rollins vs Owens vs Balor ai o Rollins poderia finalmente vencer esse titulo pq O Owens e Balor ja teriam vencido

      • “(…) ja está na hora desse booking do Reigns de “invencivel” acabar.”

        Isso era pra rir, certo?

      • Gabriel Taker8 anos

        Se vc acha que ja acabou entao pq o reigns venceu o jericho mesmo apos o owens interferir e o y2j dar o finisher nele e se vc acha que o booking deve continuar sou eu q estou a gozar

    • Obrigado!

      Isso deve ser respondido na próxima Raw, mas neste momento diria que serão os dois.

  4. Bom artigo Daniel, parabéns pela 70 edições deste artigo, um dos que mais gosto dá ler, visto que pões sempre todos os pontos necessários em questão e dizes sempre a tua opinião, podendo nós discordar ou concordar.

  5. 434 Days8 anos

    Mais um grande artigo Daniel. Parabéns pelas 70 edições e que venham muito mais.

    Para mim, o Owens ganhar foi mesmo um grande momento. Ele e o Rollins são actualmente os meus preferidos e acho que o KO já merecia esta oportunidade há muito tempo. Quanto à forma que ele venceu, esta foi uma das poucas vezes em que o HHH a envolver-se não me causou transtorno. Agora é esperar para ver se o Owens tem um grande reinado como campeão, ou será um campeão que servirá de pano de fundo para a história da Autoridade. Uma coisa é certa, mal posso esperar para ver o Raw da próxima semana.

    • Muito obrigado!

      O problema é que esta fórmula do HHH já foi usada tantas vezes que, quando faz sentido, já ninguém tem paciência e já não resulta.

  6. Simão Correia8 anos

    que estupides de artigo!!! Ainda não aconteceu o show já estam a criticar!!!

    • Espero que se confirme que isto foi uma estupidez de artigo. Era sinal de que os meus receios não se concretizavam.

  7. Sami Zayn vai aparecer e desafiar KO no próximo RAW
    Eu apostaria numa breve união entre Rollins e Reings contra HHH, posteriormente viria o heel turn do Reings, porém ele já rivalizou com Rollins, será que agora, com os papéis trocados, teremos uma boa feud?
    KO já rompeu a parceria com Chris Jericho? gostaria de ver o Y2J lutando (e quem sabe vencendo) um título….

    • Sim, ainda temos Sami Zayn (duvido) e Chris Jericho como possíveis candidatos ao título. Acho que o combate pelo título no CoC vai ser com vários lutadores.

      O Jericho não vai ganhar mais nenhum título mundial.

  8. Bom artigo,parabéns pelas 70 edições que acaba de completar.

    Estava torcendo e gostei muito de ver Kevin Owens como Campeão Universal. Assim como você eu também desejo que o Kevin Owens não se junte a Triple H,até por toda a história de sua personagem que tirando a conquista desse título,nunca precisou de ajuda de ninguém pra ganhar algo (Venceu Cena sozinho além de ter sido IC Champion duas vezes). O que eu espero é um bom reinado por parte dele e sendo possível,durando até a WrestleMania. Sobre Rollins e Reigns acho que eles serão desafiantes do KO futuramente assim como Sami Zayn e Chris Jericho (caso traia Kevin Owens).

  9. KILL OWENS KILL8 anos

    Excelente artigo.

    Concordo com quase tudo, principalmente quando dizes que o KO deveria “pegar” o Booking antigo do Lesnar, estou completamente de acordo com essa parte, aliás, era esse o Booking que ele tinha na ROH e ele foi um fenômeno lá. Seria foda começarem a trata-lo assim na WWE, ainda há tempo.

    Não tinha pensado sobre o KO não se unir ao HHH, e achei essa ideia excelente, apesar de que caso aconteça o natural, que é a união dos dois, acho que não será ruim, ainda mais por que o KO tem qualidade suficiente para sair de qualquer situação. QUALQUER.

    Adorei a vitória dele, mas tenho que admitir e discordar contigo numa coisa… Nada se compara ao Pop que o Ziggler recebeu em 2013, aquele pop me arrepia até hoje.

  10. Muitos parabéns pelas 70 edições! Um artigo muito agradável de se ler e o meu preferido do site, neste momento.

    Também não quero que o Kevin Owens se junte à Authority, pois na minha opinião a personagem dele não se encaixa numa “stable” em que ele esteja a receber ordens de alguém. E acho que ele consegue ter um ótimo reinado sozinho. O que me está a deixar dúvidas é quem será o seu primeiro adversário, visto que o Bálor está lesionado e o Rollins está em feud com o HHH.

    Por mim, o Seth Rollins após este face-turn, ficava em rivalidade com o Triple H durante uns meses, afastando-se por uns tempos da rota do título. Se fizerem as coisas bem feitas, acredito que tenhamos aqui uma rivalidade brutal. O Roman Reigns também podia fazer uma aliança com o Seth Rollins contra o Triple H, só para depois o trair para se juntar à Authority fazendo o heel-turn.

    • Muito obrigado!

      Acredito que o Rollins saia da rota do título depois do próximo PPV e fique numa feud com o HHH até ao final do ano/início de 2017. E é a minha aposta para vencer o Royal Rumble.

      Não sonhem com o heel-turn do Reigns. Não vale a pena.

  11. Creio que a conquista do título universal seria sem sombra de dúvidas de Romam Reigns mas com a súbita interferência de triple H que na minha opinião femina que foi uma grande crise de ciúmes de sua esposa Stefany com Seth Rollins e por sua antiga rivalidade com Romam escolheu K.O como ser digno e merecedor do título .Espero que ele seja desafiado em breve para comprovarmos se realmente ele é digno de permanecer com o título universal e ser considerado o melhor lutador do mundo. Desculpe pelo desabafo eu sou muito fã do WWE mas seu artigo é muito bom

  12. Artur8 anos

    Bom artigo Daniel e parabéns pelo grande número de 70 edições. Lembro-me de ter visto um dos seus primeiros artigos, onde o tema era o Bray Wyatt. Desde lá raramente deixei de ver um artigo seu.

    Com o tema do artigo concordo com sua opinião. Também não gostaria de ver o Owens sendo o novo protegido da Autoridade. Já esta gasto isto. Por mim o Owens entrava em uma rivalidade com o Reigns no momento e continuava sua aliança com o Jericho. Mais cedo ou mais tarde o Jericho podia se voltar contra ele e tínhamos uma excelente rivalidade.

    Com o Rollins fico muito ansioso para ver seu futuro. Parece que sofrera um Face Turn e espero que o seu personagem não sofra grande mudança. Fico a espera de sua rivalidade com o Triple H e sinceramente acho que pode sair muita coisa boa daqui.

    • Muito obrigado.

      Quem seria o face numa rivalidade entre o Jericho e o Owens? Sinceramente acho que o “Y2J” luta pelo título num combate com várias pessoas, “despachando” assim esta história entre eles os dois sem que nenhum deles faça um turn.