Bem-vindos ao Impacto! onde estamos a revisitar os 15 melhores combates da história da TNA. Esta semana entramos no top 10 e vamos recordar alguns momentos que fizeram da TNA aquilo que é hoje.

Impacto! #8 – Os Melhores Combates da TNA (Parte 2/3)

10 – Kurt Angle vs Jeff Hardy (No Surrender 2010)

Este combate fica para a história da TNA por ser a primeira vez que estes dois atletas se encontram. Estavamos nas meias-finais da luta pelo titulo de campeão mundial (deixado vago por RVD). Se Angle perdesse este combate teria de se retirar. Quando Angle praticamente abre o combate com uma powerbomb a Hardy, percebe-se que algo de muito especial vai acontecer. Entre os suplex e os moonsaults de angle e os swanton de Hardy, a guerra estava aberta. O combate prossegue com manobras de alto risco e várias contagens até 2. Frustrados por não conseguirem vencer, ambos os lutadores tentam puxar dos seus trunfos, Angle resiste a dois swantons e responde a um terceiro com um angle slam. Eventualmente, Kurt aplica o angle lock, mas o limite de 20 minutos para este combate é atingido. Hardy foi salvo pela campainha. Eric Bischoff aparece e dá mais cinco minutos para se resolver o combate. Jeff acaba por tirar partido do pequeno intervalo, mas o tornozelo magoado não lhe permite subir ás cordas e Angle aplica o Angle Slam do topo das cordas. Jeff reage quando a contagem chega ao 2. O tempo volta a expirar e Bischoff concede mais 5 minutos. Angle começa a sangrar da cabeça após ser atirado várias vezes contra os degraus de ferro e quase desiste numa manobra de submissão aplicada por Hardy. Angle contra-ataca com o Angle Lock, mas o tempo volta a expirar. Bischoff chama os médicos e declara que o corte de Angle é muito fundo e não o permite continuar. O combate termina num empate a ser resolvido no iMPACT!.

A entrega de Angle e Hardy, dois nomes mundialmente conhecidos no wrestling, fazem deste combate algo que merece ser visto e revisto.

http://www.dailymotion.com/video/xepmn0_kurt-angle-vs-jeff-hardy-1-3-hd_sport
http://www.dailymotion.com/video/xepmta_no-surrender-2010-kurt-angle-vs-jeff-hardy-2-3-hd_sport
http://www.dailymotion.com/video/xepn2g_kurt-angle-vs-jeff-hardy-3-3-hd_sport

9 – AJ Styles vs Jeff Jarrett vs Raven (NWA TNA 2003)

Este combate é pelo titulo mundial da NWA TNA.  Jeff Jarrett é o campeão mundial e tem pela frente Raven e AJ Styles. Este combate foi marcado pela ameaça de Vince Russo (que havia regressado do seu papel de líder dos SEX – Sports Entertainment Xtreme) e tinha ameaçado atingir Styles com a guitarra de Jarrett. Este combate é também uma boa oportunidade para recordar Don West e Mike Tenay nos comentários. Não se formaram alianças durante o inicio do combate e os três lutadores foram alternando a dominância. Contudo, perante o uso de mesas e cadeiras, um ensaguentado Raven viu-se perante um trabalho de equipa entre Jarrett e Styles. Contudo, a dupla não se entendeu bem e Raven aproveitou para responder e após um Even flow DDT Raven preparava-se para vencer, mas Shane Douglas aparece do nada e puxa Raven para fora do ringue e atira-o contra as grades. Com Raven fora de combate, AJ pegou a liderança e por várias vezes teve a vitória perto. Jarrett conseguiu criar algum “momentum”, mas foi perto do final, com o combate muito equilibrado que Russo aparece de surpresa com a guitarra de Jarrett na mão e bate com ela na cabeça de…Jarrett. AJ vence por pinfall, sagra-se campeão mundial  e celebra com Russo.

Este combate representa a “era” de Russo, que quando bem doseada pode trazer muita emoção a um combate. Russo acabaria por ser durante alguns meses o treinador de AJ Styles, até deixar os ecrãs.


8 – Samoa Joe vs. Kurt Angle (Turning Point 2006)

Este foi o rematch que Joe exigiu a Angle após a sua derrota no Genesis. Joe estava furioso após a sua onda vitoriosa de quase 2 anos chegar ao fim. Este combate criou grandes expectativas e estes dois homens excederam-nas largamente. A primeira parte do combate foi algo lenta, muito calculista. Angle não permitia que Joe ficasse no comando muito tempo. O combate estava num empate técnico durante a sua primeira metade.

Na segunda parte, o ritmo começou a acelarar assim que Angle e Joe começaram a trocar manobras de grande impacto.

Com a vitória a poder cair para qualquer um dos lados, Angle tentou usar uma cadeira para derrubar Joe, mas falha e Joe aplica o Coquina clutch e vence. Este combate elevou a fasquia dos combates entre estes dois lutadores e para todo o futuro da TNA. Uma lição de wrestling.


7 – Samoa Joe vs. A.J. Styles (Turning Point 2005)

Após o invicto Samoa Joe derrotar o melhor amigo de AJ Styles – Christopher Daniels, o “Fenomenal” desafiou Joe para um combate pelo titulo da X division em pleno PPV Turning Point.

Eles passaram a primeira parte do combate a tentar impigir o máximo de dor um no outro e executando manobras brutais. Joe fez um grande trabalho, dominando AJ na maior parte do tempo, mas AJ foi-se aguentando. A forma como Joe impediu AJ de ganhar algum “momentum” foi importante para elevar a emoção do combate.

Os fãs estavam envolvidos pelo combate, que teve um perfeito balance de manobras de submissão e manobras de alto risco. Este combate é um perfeito exemplo da razão porque vejo a TNA. Dois excelentes lutadores, a mostrarem um respeito mútuo e a deixarem o seu suor e sangue dentro do ringue.

Perto do final do combate, Styles estava frustrado e chegou a gritar que era impossivel derrotar Joe. Mesmo após um Styles Clash, Joe levantou os ombros do ringue quando a contagem ia a chegar perto do 3. Eventualmente, Joe apanhou AJ no Coquina Clutch e AJ perdeu os sentidos.

Joe ganhou o titulo da X Division, manteve a sua invencibilidade e deu um dos maiores combates de todos os tempos.

http://vbox7.com/play:ce6ad0ae

6 – Petey Williams Vs. A.J. Styles Vs. Chris Sabin (Final Resolution 2005)

Este foi um combate a três pelo titulo da X division, entre três talentos da TNA: Petey Williams, Chris Sabin e A.J. Styles, num X match.

Para quem não sabe, um X match é um combate em que existem duas cordas que se cruzam em forma de X sobre o ringue. O objectivo é tirar o objecto (neste caso o cinto de campeão da TNA) pendurando no centro do X. Para quem assistiu a este combate, de certo que fica na memória as manobras ultra acrobáticas de todos os atletas e a reacção do público que estava envolvido pela energia destes lutadores. O final do combate é épico: Williams e Sabin treparam as cordas e já tinham tirado o cinto do centro do X, lutando pela sua posse. Enquanto os dois homens estavam pendurados, AJ Styles saltou do topo das cordas do ringue e em pleno voo agarra o titulo e cai com ele no chão, sagrando-se campeão da X division.

Este combate é um perfeito exemplo daquilo que a TNA pode e deve ser.

Chegando a este ponto, na próxima semana vamos conhecer os 5 melhores combates da história da TNA. Até lá, conseguem adivinhar qual o número 1?

Até para a semana!

10 Comentários

  1. Chegando a este ponto, na próxima semana vamos conhecer os 5 melhores combates da história da TNA. Até lá, conseguem adivinhar qual o número 1?

    AJ Styles vs Christopher Daniels vs Samoa Joe – Unbreakable 2005 ?

    • Palpite muitissimo interessante sem dúvida e esse foi um combate fantástico de facto. Aliás a fazer este top gostava de ter mencionado outros combates igualmente bons, mas era necessário ficar por estes 15.

      • Elaborar um top não é facil , no caso da TNA desde 2002 até 2011 aconteceram muitos combates e para quem elabora um top é sempre complicado escolher alguns e deixar alguns bons de fora é sempre uma treta mas tem que ser. E ainda por cima há sempre gente que gosta de meter nojo e dizer ah e tal falta o combate tal.
        Eu em 2005 ainda não assistia há TNA mas quando comecei assistir na net, andei pelo “passado” a ver alguns combates e o que referi em cima achei simplesmente fantastico quando o vi.
        Em relação a tua ideia de numerar o top 15 no teu espaço achei uma excelente ideia. Pode ser que ainda te “copie” xDDDD Não no mesmo sentido é claro

  2. joniricardo14 anos

    Tenho quase a certeza que vai ser o combate do AJ Styles vs Daniels vs Samoa Joe no Unbreakable 2005, como o Tiago Silva. Acho que está muito óbvio

  3. Excelente espaço e excelente ideia.
    Continua 🙂

    • Obrigado. É uma forma de dar a conhecer um pouco da história da TNA, sobretudo para os fãs de wrestling que não assistem ou pouco sabem sobre a TNA.

      • Acho bastante interessante a tua opinião e nota-se que sabes do que estás a falar. Acho fundamental haver pelo menos um espaço constante dedicado a cem por cento à TNA, logo sou seguidora. Sim e pelo caminho desfaz muitos mitos que muitos fãs constroem à volta da TNA.

  4. DANGER14 anos

    Excelente topico. Nao sou o maior fa da TNA mas gostei

    Depois disto pdias fazer um Top mas com os Gimmick Matches da TNA?

  5. 14 anos

    excelente ideia de mostrares os melhores combates no teu ponto de visto

  6. Cenas14 anos

    Kurt Angle vs Jeff Hardy (No Surrender 2010)

    Too much overrated.