Esta semana iremos continuar a olhar para o regresso da Bound For Glory. Depois de dar a conhecer os 12 candidatos que irão este ano tentar ganhar um combate pelo World Heavyweight Championship no maior PPV do ano – Bound For Glory, vamos conhecer os finishers que caracterizam cada um deles.
Não é preciso explicar mais mesmo assim, dizem os dicionários de Wrestling que um finisher é uma manobra característica de um lutador, que usualmente leva ao término do combate.Na recta final de um combate, uma das partes sente-se em vantagem perante um exausto adversário e nessa altura aplica-lhe um “golpe especial” que termina o combate.
Na edição 54 do Impacto! tive a oportunidade de organizar um top 15 dos melhores finishers da TNA. Desta vez, trago-vos os finishers de todos os participantes da BFG Series. Porquê falar em finishers nesta altura? Bem, se tivermos em conta que cada vitória neste torneio vale 7 pontos e que cada vitória por submissão vale 10 pontos, estes são os trunfos que cada lutador terá na sua manga para tentar conquistar a vitória final. Sem nenhuma ordem em particular, aqui ficam os principais finishers dos atletas da BFG Series!
Deixo apenas uma pequena nota. Todas as imagens fora criadas por mim a partir de videos de combates de cada um dos atletas. Ao meu conhecimento parece-me que 5 atletas não usam finishers de submissão: Jay Bradley, Hernandez, Kazarian, Mr. Anderson e Joseph Park. Como tal, não foi feita referência a esse tipo de finishers nesses casos.
JAY BRADLEY
Boomstick
HERNANDEZ
Border Toss
MAGNUS
Top Rope Elbow Drop
MDD – Mag Daddy Driver
CloverLeaf
JEFF HARDY
Swanton Bomb
Twist of Fate
Spine Line
AUSTIN ARIES
Brainbuster
Last Chancery
SAMOA JOE
Muscle Buster
Rear Naked Choke
BOBBY ROODE
Pay-off
Crossface
MR. ANDERSON
Mic Check
AJ STYLES
Styles Clash
Calf Killer
KAZARIAN
Fade to Black
CHRISTOPHER DANIELS
BME – Best Moonsault Ever
Angel’s Wings
Koji Clutch
JOSEPH PARK
Black Hole Slam
Closing Argument
Pergunta Impacto: Qual ou quais os vossos finishers preferidos?
Até ao Próximo Impacto!
44 Comentários
Bom artigo.
Epá mas andas a ver WWE às escondidas seu malandreco 😀 o “Finish Him” nome do artigo a gente ouve um tipo dizer num determinado sitio xD
Os melhores finishers para mim são os: Styles Clash, Brainbuster, Rear Naked Choke e o Crossface.
O Boomstick é parecido à Clothesline From Hell.
O Border Toss do Hernandez feito por qualquer outra pessoa é fixe mas feito por ele pode matar…
Explicando o titulo, o Finish Him foi o nome que eu dei a uma edição do Impacto! onde fiz o meu top 15 dos melhores finishers da TNA. Na altura expliquei que este “Finish him” era inspirado no Mortal Kombate, onde havia um golpe final aplicado ao adversário que terminava o combate, exatamente como um finisher, mas muito mais violento ou não estivessemos a falar de um jogo de video. Esta é versão BFG Series dessa mesma edição.
De resto, concordo que o Border Toss é bem capaz de ser o finisher que apresenta mais perigo real, dado que o Hernandez é extremamente descuidado nas suas manobras.
Supostamente o Boomstick é uma Lariat, e não uma Clothesline… Mas também nunca percebi qual é a diferença
Talvez alguém que pratique wrestling (como o “nosso” Luis) nos possa ajudar, mas à primeira vista a diferença que vejo é no impulso dado na aplicação do golpe. O Lariat parece ser aplicado com mais agressividade geralmente até tem que se ter algum balanço e acaba com os 2 lutadores no chão. Uma clothesline parece algo mais estático.
Mas há variações da Clothesline que são exactamente como a descrição que fizeste, mas claro que aí pode haver o erro da parte de quem as denomina pois devia dizer que são Lariats.
Eu não dou certeza alguma na minha definição, é apenas a diferença que observo. Talvez haja algo mais que distinga as duas manobras, mas não sei…
Flawless Victory! Fatality!! XD
Os finishers que prefiro são os de grande impacto e aqueles proximos da MMA, que quando vê-mos pensamos: Já foste! E daqueles espectaculares como o Moonsault, embora não sejam muito realistas.
Por isso, desta lista gosto do Border Toss (o Sheamus tinha um igual mas a WWE prefere o big boot), o Top Rope Elbow Drop (apesar de pouco realista), o Twist of Fate, o Brainbuster, Rear Naked Choke, Crossface, o Mic Check, o Calf Killer, o Fade to Black (que faz lembrar Metallica XD), o Best Moonsault Ever e o Koji Clutch.
WTF? Já descobri uma coisa nova hoje: o Jeff Hardy tem um “finisher” de submissão…
Os meus finishers favoritos são o “Brainbuster”, “o Muscle Buster”, o “Styles Clash”, o “Fade To Black” ( talvez o meu favorito, espectacular!) e o “Angel’s Wings.”
E o “Swanton Bomb” ( tinha-me esquecido xD)
AJ STYLES
Styles Clash
jeff hardy
twist of fate
Jorge só um off-topic, podes me dizer qual foi o PPV da TNA que teve mais buy rates de sempre?
Agradecia que me respondesses, se faz favor é que dava-me muito jeito saber.
O Kazarian tem mais finishers, mas nos últimos tempos (anos) tem tido tão pouco destaque individual que já não o vemos fazer mais do que o Fade To Black, que é um finisher que pessoalmente não gosto mas é dos mais originais que já vi
Obviamente que isto não era para ir como resposta ao comentário do André, sorry!
André não existe informação oficial quanto aos buy-rates. Esses dados não são divulgados pela TNA. Contudo, posso-te dizer que o BFG em 2008 era até este ano o PPV com a maior lotação em arena e foi ultrapassado este ano pelo Lockdown. Ora se a proporção de pessoas a assistir ao vivo foi semelhante aos buy-rates, podemos deduzir que o Lockdown deste ano terá sido o melhor.
O Bobby Roode não tem nenhuma creatividade deve por-se a ver Raw e Smackdown, pois o primeiro finisher o Pay-off é o Perfet Plex e o crossface é o No Lock.
O Crossface é o No Lock, ou o No Lock é que é o Crossface?
O No Lock é o nome dado pelo Daniel Bryan à sua adaptação do Crossface. Ja antes lhe tinha chamado Yes Lock, pelo que isso não é mais que o nome dado e celebrizado pelo Daniel Bryan à manobra.
como?
Oh The Phenom deves estar a gozar comigo só pode, então isso significa que o Randy Orton via a WCW para imitar o DDP visto que o RKO é um Diamond Cutter ou melhor, o Orton via ECW porque o Bully ja antes usava o Bubba Cutter.
Mas melhor ainda, é o facto de dizeres que o Crossface é imitação do No Lock quando o No Lock foi apenas um nome inventado pelo Daniel Bryan para dar ao tradicional CROSSFACE que já antes era usado principalmente pelo falecido Benoit e outros wrestlers mais antigos, antes de ser usado pelo Roode ou mesmo pelo DB.
As manobras são sempre as mesmas e variam de wrestler para wrestler, já existem à anos, os lutadores de à 50 anos já as usavam porque o wrestling é uma modalidade. O que se vai fazendo é inovando ou dando nomes diferentes para dar ao wrestler que as usa. O teu comentário é ridiculo.
Falta dizer que o Superkick é o Sweet Chins Music ou o Last Call xDD
ahahaha mesmo, grande exemplo, é com cada comentário que se vê xD
Não entendo porque ainda perdes tempo Vince…
Eu ia responder lhe, mas ja disseste tudo
Bom artigo Jorge. Variou um pouca das análises que costumas fazer mas mesmo assim manteve a qualidade.
Quanto aos meus finishers preferidos….Tenho preferência por aqueles que têm impacto!
Gosto do engenho e do impacto do “Border Toss”, pena é estar no Hernández…
Os meus prefeeridos daqueles que apresentaste são o Brainbuster (gosto do impacto que tem no chão em que o peso cai literalmente “morto” na zona do pescoço do adversário) e do Muscle Buster.
Apesar do MuscleBuster ser difícil de ser aplicado (é muito difícil meter o adversario na posição necessaria) gosto daquele impacto final…
A ideia deste impacto! foi mesmo trazer algo mais visual em vez do habitual artigo de opinião. Nós muitas vezes falamos das manobras, mas melhor que descrever é mostrar exatamente em que consistem. Espero que sirva também a quem ainda não assiste à TNA, como forma de se familiarizar com as manobras mais características deste 12 talentos.
reverse tombstone =VISH
Fade to Black, Angel’s Wings e Styles Clash.
Swanton Bomb, Brainbuster e BME.
Last chancery, brainbuster, styles cash e swanton bomb.
Artigo original este, fazer um apanhado dos varios finishers dos participantes.
Os meus favoritos sao o Brainbuster, o Last Chancery, o Crossface, o Muscle Buster e o Fade to Black
Há que referenciar que todos os finishers são excelentes, mas os que me mais me fascinaram foram o “Swanton Bomb”,”Brainbuster”, “Last Chancery” (Manobra muito bem executada por um atleta extraordinariamente magnífico), o “Styles Clash” e o BME.
Falta referenciar o “Border Toss”. Até o acho bastante interessante e com um ar “destrutivo”, mas o atleta que a executa, talvez não seja a mais indicada. Gostaria muito de ver essa manobra ser executada, por exemplo, pelo Samoa Joe ou mesmo Magnus.
Também gostava de ver o Magnus com esse finisher! A meu ver tirando o Texas Cloverleaft os outros finishers dele não lje assentam muito bem…
Não percebo porque dizes isso. O Hernandez é grande e forte, como é que não é a pessoa indicada para o Border Toss?
Eu percebo o que dizes, mas toda a gente sabe que o Hernandez, apesar de ser forte e até ágil, é um pouco trapalhão. Preferia que ele voltasse com aquele finisher, o “Splash”.
É a pessoa indicada. Contudo sempre que ele aplica aquela manobra é um perigo para a saúde de quem a sofre.
Exato.
Bom Artigo Jorge!
Gosto Muito do BrainBuster do Aries!
Ele como lutador de baixa estatutura ainda dou mais crédito, mas penso que faltou o 450 splash dele
Não coloquei, por não ser frequente ele utilizar essa manobra e tentei ao máximo manter um finisher e uma manobra de submissão.
Tenho de fazer uma critica, dois wrestlers da mesma companhia com o mesmo finisher. O Spine Line e o CloverLeaf são iguais. Em duas companhias diferentes eu até admitia, mas na mesma? Não me parece muito correcto.
Não são exatamente iguais
Não são iguais. Se repares no Spine Line o Hardy segura as pernas do adversário juntas ao lado do seu tronco, enquanto no cloverleaf o Magnus entrelaça os braços nas pernas do adversário e apenas uma fica ao lado do seu tronco.
A questão aqui é que isto são finishers temporários, visto que as vitórias por submissão na BFG Series valem mais pontos. Nem se quer são finisher oficiais quase. o Hardy não usa o Spine Line há quanto tempo? O Magnus usou agora o Cloverleaf mas os próprios comentadores disseram que a última vez tinha sido nas últimas BFG Series, ou seja, há um ano atrás.
Isto é uma lista de finishers muito adaptada às BFG Series, de modo a que saibamos o que esperar. Acredito que se o Jorge fizesse uma lista de finishers do roster, sem pensar nas BFG Series, nenhuma das duas manobras aparecia no repertório de finishers dos respectivos wrestlers.
Caramba olhando o finisher do Kaz só me fez lembrar no tempo eu que eu já não vejo ele utilizar esta manobra.
Mas os finisher’s que mais gosto são o Brainbuster e o Muscle Buster.(Saudades do Da Gringo Killa…)