O AEW World Champion Jon Moxley foi esta semana entrevistado pelo jornalista Bryan Alvarez, para o Wrestling Observer Live, e acabou por falar de vários temas.

Para além de ter falado da relação com Renee Young durante esta quarentena, Jon Moxley falou da grande diferença entre a forma como os fãs se comportam a ver os eventos da All Elite Wrestling e os da WWE, resultante da forma como cada uma das empresas os trata.

Quando os fãs vão a um evento da WWE, eles querem que tudo seja bom. Só que a partir do momento em que percebem que vão ser enganados, eles viram-se contra todo o evento. E depois vemos coisas como a onda ou os cânticos de CM Punk, e coisas assim desse género.

Os fãs quando vêm assistir aos nossos eventos, não fazem essas coisas. Porquê? Porque sabem que nós não os vamos “lixar” como a WWE às vezes faz. Faz parte ir a um evento da WWE para “mostrar o dedo do meio” a Vince McMahon.

Uma empresa de Wrestling tem de dar aos fãs o que eles querem. Na WWE existe a mentalidade de “nós sabemos mais do que eles e por isso vamos dar-lhes este lutador, diferente do que eles querem”. Quando na verdade uma empresa só tem de dar push ao lutador que o público quer ver, e não a outro qualquer. Na WWE não existe uma real meritocracia.

Felizmente, nós aqui na All Elite Wrestling, não vamos cometer os mesmos erros. Se alguma coisa estiver a correr mal ou alguma personagem não estiver a funcionar, nós não vamos dizer aos fãs “nós é que sabemos”. No fim, os fãs podem confiar em nós para entregarmos o melhor produto possível a longo termo.


Pensas que Jon Moxley tem razão nesta comparação entre a AEW e a WWE?

66 Comentários

  1. Diego5 anos

    Nunca mais esse lixo vai por os pes ma wwe so sabe fala mal

    • Chama-se opinião.
      A empresa tambem apagou ele da sua história e quando assim o é, desrespeita o lutador em questão, os fãs e principalmente a história da empresa.
      Contudo, apoio que o Moxley devia ficar calado e olhar apenas para a sua atual empresa, porque não sabemos o dia de amanhã.

    • lol5 anos

      falar mal do que esta mal nao significa odiar, por vezes os fãs fanaticos teem que abrir os olhos e deixar evoluir

    • lol5 anos

      nem fãs sabem ser muitos da wwe. certamente se nao gostar do mesmo jantar todos os dias vou comer o mesmo jantar para sempre sem nunca reclamar

    • JJP5 anos

      Nunca diga nunca. Bret Hart voltou, CM Punk já soltou indireta dos lutadores que ainda quer enfrentar…

    • Mateus5 anos

      Olha o torcedor do Roman sleeping e do messiah Rollins

  2. Ele até tem um bocadinho de razão

  3. Loud punck5 anos

    E ate que tem uma razao mas acho que ele deveria cuidar da sua empresa pq ele nao pode falar isso pois nao sabe o dia de amanha

  4. Mikael5 anos

    Não tem meritocracia? Um nome, Drew McIntyre

    • Matt5 anos

      Depois de 9 anos, enquanto roman ganhou 4 main events seguidos e ia para esse main event sem nem ter combate

    • JJP5 anos

      Desculpa, mas não tem. Cody, Cesaro, Ricochet, Ziggler…

      Por muitas vezes (pra não dizer que estou generalizando) a “meritocracia” da WWE é a análise de Vince pela primeira impressão visual.

  5. JOAOPEDROOOOO5 anos

    Os fans são incoerentes e há situações internas que podem faze3 varias variantes: dopping, mau comportamento no balneário, não seguir o script ou ideias gerais delineadas, pretender sair para ir para outro lado qualquer, doença, fim de contrato, etc. etc.

    Nunca uma empresa deve ser gerida de fora para dentro e se a AEW o faz, então faz mal e está condenada a longo prazo. Claro que há enganos da empresa e tem também de ir ao encontro dos consumidores, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra.
    Como o gajo deu esse exemplo, vou falar nele também: percebo e concordo perfeitamente com a saída do Punk à 6 anos quando ele e o DB foram os melhores daquele ano e não iam lutar no main event pelo título. Isso fez com que o Punk saísse e a revolta foi tal que tiveram mesmo que dar o título ao DB na WM apesar do Batista a ter ganho injustamente. No entanto, também não sei quais seriam os planos. O Punk disse posteriormente que era ele ou o DB e concordo, mas nada prova que antes dele sair pensava que fosse só ele (e ele que ia ter um match de destaqjd, pois, defrontar o HHH na Wrestlemania é sempre um combate de destaque).

    Acima de tudo, o que eu quero ver é uma novela com porrada. O que eu quero é que me entertenham pois para ver porrada a sério vejo UFC e para ver algo que não seja violento, vejo um filme da Disney ou uma novela na TVI ou na Globo (no caso do Brasil).
    O que quero é ter um espaço semanal que vibre, que me leve a pensar “e agora?” e a especular sobre isso. É por isso que a Attitude Era teve tanto sucesso e a Rutheless Agression de certo modo (aqui muito menos “hardcore”, com um produto reinventado e com muito talento. Apesar disto tudo, ainda tinha muito entretenimento e contavam histórias bonitas durante o combate. Podiam já não ter aquele espetáculo todo da feud até chegar ao combate, independentemente de como ele fosse depois como era na Attitude Era, mas sim uma boa história também e já com excelentes combates). O problema da WWE foi ter tido o monopólio demasiado tempo e querer aumentar o lucro pois apesar de tudo, não havia melhor. E a AEW não é melhor ainda. Falta-lhes um longo caminho e, para mim, um entretenimento ainda maior.

    • Leão5 anos

      Subscrevo na íntegra.

    • Ederzito5 anos

      Não está aqui em causa a empresa ser gerida de dentro para fora, ou de fora para dentro.

      Trata-se de saber ouvir o feedback dos consumidores, e dar aos consumidores aquilo que eles querem, e não aquilo que tu achas que eles querem.
      A diferença aqui é que a AEW tem em consideração a opinião dos fãs quando faz o booking dos seus shows, enquanto a WWE faz o booking independentemente da opinião dos fãs, por isso é que o top babyface da WWE durante 2 anos, era detestado por toda a gente

      São coisas muito diferentes

    • JOAO PEDROOOOO5 anos

      “que podem faze3” – fazer
      “Batista a ter ganho injustamente” – a oportunidade
      “a ter um match de destaqjd” – destaque
      Peço desculpa pelos erros, mas escrever no telemóvel ou no PC é diferente xD

      Ederzito, salientei essa parte também. Claro que tens de ir ao encontro dos consumidores, mas não tem de ser sempre assim. Vou dar aqui um exemplo: se calhar pela maioria dos fans (eu incluído), enquanto consumidor, não pretendo mais PPV na Arábia Saúdita. Porquê? Porque são sempre maus, porque ainda não houve nada de espetacular. No entanto – e pensando do lado da empresa -, o lucro que gera justifica completamente a ida à Arábia Saúdita.
      Outro exemplo é o Goldberg como campeão. Ainda foi comentado ou noticiado neste site há dias que, ao contrário do Undertaker, quando o Goldberg aparece, as audiências aumentam e com o Taker apenas mantêm-se. Porquê? Não sei. Não me motiva ver o Goldberg e não me motiva ver o Taker (daí ter ficado supreendido pela positiva com o boneyard match). Para mim são duas lendas e merecem o seu destaque, mas não devem combatar mais porque já não atingem o que é preciso.
      Outro exemplo? A reação dos fans à história da Lana com o Bobby e o Rusev. Segundo foi aqui noticiado, a feud estava a ser aceite e por cá ninguém gostava. Agora, afinal os fans gostavam ou não?
      Os exemplos são inúmeros e podia continuar por aqui a fora. Vou terminar só com mais um, que era a escolha para tirar o título ao Goldberg na Wrestlemania. Houve quem gostasse do Strowman, quem defende-se o Jeff Hardy e eu preferia o Sheamus. Como é que a WWE resolvia isto agora?
      Os fans hoje são cada vez menos fiéis às marcas e há uma enorme falta de coerência pois querem muito uma coisa e amanhã já não querem (Becky Linch e Seth Rollins que o digam). Por isso é que digo que uma empresa que seja gerida de dentro para fora está condenada a longo prazo, porque os fans vão sempre querer coisas diferentes que na verdade podem nem dar. Eu quero muito ver o EC3 na AEW. Acho que ia dar um top heel fantástico. E no entanto o mesmo pode nem querer ir para lá. Acho que a cara da AEW devia ser o CM Punk por tudo o que representa ser “contra o monopóilio do wrestling” e no entanto o mesmo não quis ir para lá e rumores diziam que ele até ia voltar para a WWE (que não me parece impossível, aliás, digo e repito que, desde que vi o Bret Hart de volta, para mim tudo é possível).
      Por fim, a WWE não tem um produto que eu especialmente goste e vibre como vibro a ver os DX originais contra o Undertaker ou o Owen Hart e já o disse aqui que gostava de voltar a ver cenas violentas, insultos e questões que existem como o racismo ou o maxismo a serem retratados porque na vida real é assim e porque estamos a falar de homens adultos que à partida têm algo um contra o outro e vão andar à pancada por isso e atualmente são insultados com “menino mau” e quando se ouve um “b*tch” o pessoal grita “woooow” quando insultar alguém ou a mãe de alguém, numa discussão para andar à pancada é perfeitamente normal. Com esta opinião sabes o que aconteceu quando a escrevo aqui? Vêm comentar o meu post a dizer que sou retrogado por querer ver o maxismo, racismo, entre outras coisas, retratado. E agora? O que é bom para uns, não é bom para outros. E que fans deve a WWE ouvir? Porque não me deve ouvir a mim?
      É uma discussão muito interessante que merece ser debatida e para mim, esta é uma das razões principais (há mais) pela qual a Attitude Era nunca mais irá voltar, seja em que empresa for.

    • Tudo dito!!! João Pedro

    • Ederzito5 anos

      O problema não é só darem destaque a X, a Y e a Z, o problema é dar destaque a esses em detrimento de outras pessoas que têm o público do lado deles e que estão mais que preparados.
      Posso dar imensos exemplos da quantidade de pessoas que na WWE tinham imenso apoio do público e que a WWE não fez nada, para dar sempre as mesmas oportunidades aos mesmos.
      E atenção dar oportunidade, é diferente de dar um título principal a alguém.
      Por exemplo, o Orange Cassidy, raramente tem um combate, faz muito pouca coisa semanalmente, mas não está a ser mal aproveitado, e toda a gente delira com ele, e ninguém está chateado a pedir um push.
      É isto que falha na WWE, porque para o Vince só interessam as lendas mais 5 ou 6 e o resto não merece a atenção dele

      A AEW existe há pouco mais de um ano, sendo que tem um programa semanal há cerca de 6 meses. Nestes 6 meses viste alguém a ser enterrado lá?

      O Problema da WWE é não ouvir os fãs e achar que têm sempre razão, e não se sabem adaptar.

      E vou dar só um pequeno exemplo da diferença da gestão da future face of the company.
      A WWE escolheu o Roman Reigns em 2014 para ser o futuro da empresa.
      A AEW escolheu desde inicio o Hangman Page.

      O Roman Reigns não estava a funcionar como face e a WWE fez 0 para mudar a personagem dele (não falo em heel turn, a WWE não fez nada para o tornar mais interessante), o Hangman Page até ao Full Gear não estava a cativar a maioria dos fãs (quem nunca o tinha visto antes achava 0 graça ao Page), e a AEW mudou a personagem dele, mudou o rumo dele, e agora é um dos gajos mais over.

      E eu falo enquanto fã dos 2, sempre gostei do Roman Reigns, mas isto é só um de muitos exemplos de como a WWE não sabe ouvir os fãs (acho que ouvir boooos durante 3 anos sempre que o Roman aparece não é sinal de popularidade), e se soubesse ouvir, e tivesse mudado a forma como abordou a personagem do Reigns, se calhar hoje em dia ele era adorado por toda a gente, e o público não se virava contra ele assim que ele estivesse próximo de se tornar campeão.

    • João Pedro5 anos

      Ederzito, concordo contigo. Eu não nego, de todo, o que escreves, só acho que não pode ser sempre assim. Houve casos que deram certo, como esse do Adam Page, mas outros que deram errados. Um deles, e deves concordar comigo, foi a transformação do legend killer Randy Orton, para o Randy Orton campeão mundial. Aliás, ele próprio admite que foi mal. A WWE também errou e durou um mês. No entanto a aposta, a longo prazo, do RKO foi uma boa aposta pelo que conta a história, pois é um dos melhores de sempre.
      Como escrevi, o público tem de ser ouvido, não tem é de ter sempre razão. E não tem, não é numa de mostrar quem manda, mas sim porque às vezes não é mesmo a melhor opção porque há situações que as pessoas desconhecem.

    • Não acho que aqui, tal como o Ederzito disse, trata-se de a empresa ser gerida de dentro para fora, ou de fora para dentro. A WWE não ouve os seus fãs e é hipócrita na maneira como gere o seu produto. Casos como Zack Ryder ou Damien Sandow que conseguiram ganhar popularidade sozinhos foram afastados por isso mesmo, porque conseguiram isso sozinhos e não porque foram escolhidos pelo Vince para ganhar essa popularidade. Os casos de que falas de as audiências aumentarem com o Undertaker ou o Goldberg isso é normalmente acontecer, porque eles têm starpower, mas também acontece porque a WWE já não consegue fazer com que os lutadores de agora tenham o mesmo starpower que estes nomes têm. O Vince já não sabe o que os fãs querem e não consegue mudar os hábitos. Os shows da brand de desenvolvimento da WWE são mil vezes melhor, conseguem contar histórias muito mais fascinantes e não há ninguém mal aproveitado lá, tirando provavelmente o Chris Hero e esse entendo porque é por razões behind the scenes.

      Ouve as edições do podcast do Chris Jericho com o Ambrose, Matt e Brodie Lee e percebes a frustração que deve ser um lutador com talento, apoio do público, mas não se enquadra nos moldes de estrela que o Vince tem trabalhar para a WWE. O Ambrose disse que deixou de gostar de wrestling na WWE e foi preciso afastar-se para voltar a ter a paixão que sentia em miúdo.

    • Ederzito5 anos

      O teu último parágrafo está certíssimo, no entanto como eu disse acima, aqui a questão não é bem essa.
      É mais uma questão da WWE não dar a mínima oportunidade a muita gente que merece, e há imensos exemplos de pessoas que estão Over com o público e é malta que não vês envolvida em escândalos e que dá tudo pela empresa e que não é minimamente recompensada.

    • JOAOPEDROOOOO5 anos

      Litos, não concordo nada. Arrisco-me a dizer que o Vince McMahon sabe mais a dormir que nós todos que comentamos aqui, juntos.
      A maior parte do novo talento da WWE vem da NXT onde o Vince não tem tanto controlo, sim, no entanto, para se manterem no topo teve que lhes ser dada a oportunidade de star power. O Vince deixou, o ano passado, o Lesnar ser derrotado duas vezes pelo Rollins. Reigns foi transformado num star power. K.O não seguia os parâmetros de beleza e está lá bem no topo.
      Claro, nem todos deram certo. Veja-se o Nakamura. Nunca me encheu a vista e ver que aquele gajo é um RR winner só mostra que a WWE errou na decisão. Contudo, era o que os fans queriam, certo? Se tivesse ganho o Reigns…
      Jericho já se mostrou mais que agradecido ao Vince e caso não saibas esses lutadores, têm de falar mal da WWE, porque a AEW precisa da WWE para ser reconhecida. Quando não se está no topo, é assim. Tem de se criticar para valorizar o seu produto.
      A WWE por sinal não precisa disso, pois já está no topo e não falando da AEW mostra-se superior, como se os ignorasse. Isto para dizer que há imensos wrestlers que falam bem da WWE. Aliás, há mais wrestlers a falar bem do que mal. Só se empolga o mal porque gera controvérsia e porque controvérsia gera dinheiro. Por falar nisso, Eric Bishoff escreveu um livro, que eu tenho, chamado “controversy creating cash”. Ele lá saberá o porquê do título.

    • JOAOPEDROOOOO5 anos

      Ederzito, há casos que podes dizer que não dá oportunidade a quem merece e concordo. Claro que surgem ene nomes à cabeça como Cesaro, Ricochet ou o atual IC champ.
      Contudo, há outros nomes que tiveram o seu Wrestlemania moment e que tiveram oportunidades que se calhar nunca iam ter e a possibilidade de ganhar tanto dinheiro que outra empresa não daria. Casos como Jinder Mahal ou Kofi Kingston.
      Também já li que se considera o Ziggler e o Miz underrated e que não lhes foi dada oportunidade, o que discordo na integra. Tiveram carreiras excelentes e o Miz, aliás, ainda acredito que será o gajo com mais IC titles da história (actualmente é o Jericho).
      Acho que se realça mais o mau que o bom. Com isto não digo que a WWE tenha um bom produto porque não o tem. Esta última década teve o pior produto que as outras duas anteriores devido a ene factores, mas nem tudo é mau. Posso dar o exemplo do Otis que está a receber um push muito bom, tem correspondido e o que podia ser uma personagem estúpida e divertida, está transformado num gajo com extrema qualidade quer em ringue, quer nas mic skills, quer no acting. Como ainda tem menos de 30 anos, não fazendo os parâmetros de beleza da WWE, acho que pode estar ali uma boa aposta.

      Neste momento já se tem mais ou menos definido quem serão os nomes da próxima década da WWE. Só tenho medo que estraguem o Velveteen Dream e que o transformem em mais um No Way José ou num Rose, quando se nota claramente que está ali um main event material.

    • Ederzito5 anos

      Certo.
      Não tenho dúvida nenhuma de que o Jimder Mahal nunca teria tanto sucesso noutro sítio como teve na WWE.
      O Kofi já é mais discutível, porque toda a gente reconhece o talento dele.
      Quanto ao Otis, ainda bem que o estão a aproveitar, resta é saber quanto tempo isto vai durar… Porque conhecendo a WWE como conhecemos isto não vai durar muito mais tempo, que foi o que aconteceu com o Damien Sandow, ou com o Aiden English, ou com o Rusev, ou com o Enzo Amore, etc. etc.
      A WWE SÓ se preocupa com o main event, e com 7 ou 8 wrestlers, os outros estão lá para encher chouriço.
      Infelizmente isto é um facto.

    • Litos, não concordo nada. Arrisco-me a dizer que o Vince McMahon sabe mais a dormir que nós todos que comentamos aqui, juntos.
      A maior parte do novo talento da WWE vem da NXT onde o Vince não tem tanto controlo, sim, no entanto, para se manterem no topo teve que lhes ser dada a oportunidade de star power. O Vince deixou, o ano passado, o Lesnar ser derrotado duas vezes pelo Rollins. Reigns foi transformado num star power. K.O não seguia os parâmetros de beleza e está lá bem no topo.
      Claro, nem todos deram certo. Veja-se o Nakamura. Nunca me encheu a vista e ver que aquele gajo é um RR winner só mostra que a WWE errou na decisão. Contudo, era o que os fans queriam, certo? Se tivesse ganho o Reigns…
      Jericho já se mostrou mais que agradecido ao Vince e caso não saibas esses lutadores, têm de falar mal da WWE, porque a AEW precisa da WWE para ser reconhecida. Quando não se está no topo, é assim. Tem de se criticar para valorizar o seu produto.
      A WWE por sinal não precisa disso, pois já está no topo e não falando da AEW mostra-se superior, como se os ignorasse. Isto para dizer que há imensos wrestlers que falam bem da WWE. Aliás, há mais wrestlers a falar bem do que mal. Só se empolga o mal porque gera controvérsia e porque controvérsia gera dinheiro. Por falar nisso, Eric Bishoff escreveu um livro, que eu tenho, chamado “controversy creating cash”. Ele lá saberá o porquê do título.

      O Vince saber mais a dormir do que nós não quer dizer nada, nós somos uns badamecos xD mas nós sabemos o que queremos, ele não sabe o que nós queremos, é isso que estou a dizer e são coisas muito diferentes. Prova disso é o facto de o melhor produto da empresa dele são as coisas que ele não tem mão, principalmente o NXT, mas não só. Outra prova é que o gajo que ele quer como a cara da companhia não é aceite pelos fãs faz 5 anos. Mais uma é a obsessão dele por part timers, especialmente na WrestleMania. Se ele sabe gerir uma empresa, então porque é que no maior evento que ele tem, os combates de destaque vão sempre para os part timers em vez de irem para os lutadores que estão lá todo o ano? Como é que o público casual (p.e. quem apenas começa a “acompanhar” na Road to WrestleMania) vai perceber que um lutador é bom se, na altura em que conta, esse lutador não tem destaque? O Ricochet teve uma oportunidade pelo título da WWE, perde em 90 segundos e no Raw a seguir perde limpo um combate pelo título 24/7. O que é que o público fica a pensar dele? Que ele é um fracote. Achas que é assim que se lida com talento?
      Entende que dar uma oportunidade para o Vince não quer dizer apostar em alguém. Deste o exemplo do Nakamura. O Nakamura falhou porque o Vince não tem a mínima noção de como lidar com ele. O Nakamura não é gajo para combater todas as semanas, para ter entrevistas ou para estar sempre com um microfone na mão. O gajo não fala inglês e tem um estilo muito diferente do que grande parte dos lutadores da WWE. Como é suposto ir longe se não consegues esconder as falhas? Uma coisa que o Chris Jericho disse num podcast dele foi que a ECW teve o sucesso que teve porque quem fazia as decisões era o Paul Heyman e o Heyman percebe como ninguém que para um lutador ter sucesso tens de aproveitar as qualidade e esconder os defeitos. Na WWE não existe isso porque “ter destaque” significa aparecer até ficar saturado. O erro não foi o Nakamura ter ganho o Rumble, foi tudo o que veio a seguir disso. O que lhe aconteceu foi o que aconteceu com muitos: teve 1 ou 2 combates pelo título e depois foi esquecido.
      O Reigns e o Rollins são as únicas estrelas que a WWE tem full time agora. O resto tanto pode aparecer como não. E o Rollins é estrela porque o Triple H ainda tem algum poder, porque senão o Roman era o único. O KO está no topo desde quando? O Owens tem potencial para ser o top heel da companhia e só foi campeão por uma vez. Achas que a WWE o confiava para ter um combate com o Lesnar, Goldberg ou Undertaker? Não, nunca na vida. Aí vês quem é estrela ou não.
      Quanto à AEW, aí abstenho-me porque eu não vejo o produto deles nem estou a par do que eles fazem. Mas o que as pessoas que eu falei disseram no podcast do Jericho não foi falar mal, foi contar as suas histórias, foi dizer factos. Todos eles agradeceram a oportunidade que tiveram na WWE, mas chegaram a um ponto em que não dava para mais. O Ambrose não aguentou ter guiões com o que ele tinha de dizer palavra por palavra, para além de piadas estúpidas ou de mau gosto. O Matt Hardy não aguentou não ter liberdade para lidar com uma personagem que ele próprio criou. O Brodie Lee não aguentou não ser visto mais do que um monstro numa tag team, para além de ter tentado dar pitch a várias ideias para uma personagem a solo e ou era a personagem dele na Wyatt Family ou um hillbilly com um sotaque do sul apesar de ele ser de Nova Iorque. Todos eles disseram que podiam ter a melhor ideia do mundo, se o Vince não gostasse então não ia para a frente e isto é um facto. E não é uma virtude do Vince, é um defeito.

    • Copiei o teu comentário no meu para não perder o raciocínio e esqueci-me de apagar ahahah agora ficou uma confusão, desculpem lá isso xD

    • JOAOPEDROOOOO5 anos

      Ederzito, o Enzo Amore foi dos tais que teve problemas fora do ringue. Mesmo.que se tenha vindo a provar que estava inocente, alegadamente estava envolvido numa violação, o que para uma personagem que fala dirty shit, é muito fácil associar.
      Eu não creio que se preocupem apenas com esses. E há wrestlers mal aproveitados e bem aproveitados. Acho que o nosso principal ponto de discórdia é aqui: porque eu acho que nem todos podem ser bem aproveitados porque nem todos merecem destaque porque nem todos vão ser os Cenas e o Ortons da vida e tu achas que se deve dar a oportunidade a todos.
      Eu acho que é mais fácil quando a empresa é mais pequena e tem menos wrestlers logo não é tão falada. Tudo na WWE é escrutinado à exaustão. É o preço a pagar por se estar no topo. Com isto, eu não sou o advogado do diabo, apenas acho que sempre foi assim, mas hoje é que é mais empolgado. Repara que o Test, se fosse hoje, eu não tinha dúvidas que até podia ser o cara da WWE e na altura, havia tanto talento e o HHH foi ajudado muito por namorar com a filha do patrão (não estou a dizer que só chegou onde chegou por isso), que acabaram por “matá-lo” e quando voltou à ECW após esta ter sido comprada pela WWE, já não teve o mesmo impacto.
      Como tal, antigamente também se fazia, só não se comentava e as pessoas ficaram no esquecimento. Como ficaram no esquecimento e o produto era tão bom, só nos lembramos da A.Era pelas coisas boas.
      Não estou com isto a dizer que a tua opinião está errada, são duas formas de ver o negócio e cada um gere à sua maneira. Contudo, diria que, com o sucesso que a WWE teve, não se saiu nada mal.

    • JOAOPEDROOOOO5 anos

      Ahahah não tem problema Litos.
      Eu não concordo muito e já o tinha referido em cima porquê. Os fans são muito inconsistentes e hoje querem uma coisa e amanhã outra.
      Ouvir os fans, sim. Fazer-lhes as vontades todas, não.
      Por exemplo, eu posso achar que o melhor seria apostar no Velveteen Dream para ser um top da empresa na próxima década e tu podes achar que ele não vale nada. E agora, a quem é que a WWE dá ouvidos? Depois muitas coisas mudam. O maior exemplo é o Finn Balor. Chegou, viu e venceu e… lesionou-se e passou ao lado de ser a cara da empresa. São coisas que acontecem. Não sou advogado do diabo e não acho que a WWE faça tudo bem, mas não acho que cumprir à risca o que dizem os fans (até porque dizem muita coisa diferente) seja o ideal. Só em casos flagrantes como o Yes Movement. Aí, seria um escândalo se não fosse atendido.

    • Entendo o que queres dizer e claro que existe um 8 e um 80. Ouvir as reações dos fãs e jogar com isso é o que se deve fazer, não fazer o que se quer independentemente das reações, que é o que a WWE faz. O exemplo do Roman é o óbvio. Ele teve reações que eram o completo oposto do que a WWE queria e eles simplesmente ignoraram isso. O exemplo do Bryan foi o único que eles ouviram o que o público quis pura e simplesmente o público ia boicotar os shows, incluindo a WrestleMania. A cena é que eles têm de ouvir os fãs porque há falhas claras. Ouvir os fãs não é, por exemplo, ir às publicações deles no Facebook/Insta e ver os comentários e fazer o que está lá. Ou ir ao r/SquaredCircle e seguir o que está lá. É ver as reações do público na arena e se não for o que devia ser, ver o que está mal e mudar. Isto é simples. Não é seguir o que querem, forçar as ideias deles sabendo que vão ser rejeitadas. Isso é mandar um dedo do meio aos fãs e dizer “Não importa o que vocês dizem”. Isso não faz sentido porque o produto é para nós.

    • Ederzito5 anos

      Acho que discordamos um bocado, mas vou só deixar um último parágrafo.

      A AEW dá destaque ao Marko Stunt, mas é um destque do tipo que toda a gente sabe que ele está lá para servir de saco de pancada e fazer uma gracinha de vez em quando, ele nunca vai ser mais do que aquilo.
      Na WWE ele nunca seria mais do que um jobber, na AEW ele é um gajo que está over, porque tem tem graça, faz umas cenas fixes de vez em quando, mas sem ser visto como um gajo credível, e mais importante que tudo está a ser aproveitado sem tirar o lugar, ou tempo a alguém que o mereça mais do que ele.
      É esta a diferença.
      Na WWE tens os main eventers, os futuros main eventers, e os gajos que são relevantes durante 1 mês para encher o card, e desaparecem no mês seguinte.

    • Litos, sim, não é tão linear assim, mas sim, podiam fazê-lo mais

      Ederzito, mas a questão é que na WWE até os jobbers têm qualidade e eles têm muitos mais lutadores, não podem dar destaque a todos. Vamos ver como fica o Otis.

    • Ederzito5 anos

      Se não podem, não contratam.
      E poder podem, têm é de ser criativos

  6. Leão5 anos

    Concordo em parte mas discordo na parte dos pushes. Se a WWE desse push a todos os lutadores que o público quer, tinha que dar push numa data de lutadores num mês, porque verdade se diga, para alguns fãs “hoje” este merece push na “outra semana” já há outro que precisa de push. Mas ainda assim, é óbvio que as escolhas de quem recebe um push na WWE são tudo menos consensuais entre o Universe.

    • Também não é uma questão de push até à lua. Nem toda a gente tem potencial para ser campeão mundial. A cena é dar destaque a todos. Antigamente vias, por exemplo, o vídeo de intro do Raw e achavas que toda a gente importava. Agora é raro achares isto sem ser meia dúzias deles, porque o Vince acha que não merecem atenção e por isso o público também não acha.

      Por exemplo, os Revival que saíram agora da WWE. Eles foram 3 vezes campeões de equipas no main roster. Achas isto mau, tendo em conta que alguns nem conseguem ter um título? Não. A cena é que a divisão de tag team não tem histórias, não há destaque nenhum sem ser “Equipa A tem títulos. Equipa B quer títulos. Equipa A e Equipa B vão lutar pelos títulos”. O mesmo acontece com o midcard. Boas feuds pelos títulos IC/US dos últimos anos contas com os dedos das mãos.

    • Leão5 anos

      Sim, concordo com o que disseste. Existe, de facto, um enorme desleixo com a divisão de tag e de midcard, no que toca a storylines. Inclusivamente, arrisco-me a dizer que os títulos perderam boa parte do seu prestígio por isso mesmo. Tal como disseste repete-se muito a situação do “Senhor X ou Equipa X quer o título, então se o Senhor Y ou Equipa Y tem os títulos, vão lutar” e acaba por se perder aquela intensidade e lado pessoal que devia ser imperativo numa rivalidade (e interesse do público).

  7. Anónimo5 anos

    Eu cá já desisti da WWE fazer sempre porcaria há que tempos e estou me a cagar se ainda continuam a enganar os seus fãs que parecem estar num relacionamento abusivo. Quero é que isto do COVID19 comece a melhorar nos EUA tal como têm melhorado nos outros países e voltem a existir shows da AEW em direto e se possível até com público.

  8. A AEW tem que disputar audiencia com o NXT que nem é a 3° Força da WWE em questão de audiencia e eles já pensam que estão no Topo. Realmente ele vão demorar muito para amadurecer e principalmente para crescer sem precisar ficar falando de Empresas Rivais com méritos próprios.

    • Anónimo5 anos

      Ora nem mais. Ele hoje fala isto, mas não sabe o que o futuro lhe reserva., e em vez de se meter com estas falas que se preocupe com a empresa dele. Se acha que nunca vão levar com vaias e criticas está muito enganado.

    • João gomez5 anos

      Se o nxt não é o 3 show com mais audiências então é quem?

  9. Anonimo5 anos

    não se pode fazer tudo o que os fãs querem mas o moxley até que tem alguma razao

  10. Concordo, e a pior coisa que fizeram então, foi colocar um cara sem talento, sem carisma, fraco em ring como com o micro,o top guy da empresa, foi logo o maior erro que fizeram, a partir do muito que começou a ganhar, foi logo vaiado, se não fosse a doença que tem, ainda hoje era vaiado, enfim, pelo menos eu nunca me deixem levar por isso, vi logo que ele não tinha nada de especial, um cara que das duas coisas mais importantes num superstar ou num Wreslter, ele nem tem, nem e bom nisso, mas enfim e a wwe que temos hoje, felizmente tive a oportunidade de assistir a shows da wwe nos seus melhores momentos neste seculo, ou da ultima geração da wwe

    A wwe devia apostar e em superstars como o Drew, Aj Styles, e outros com talento, isso sim

  11. Fabricio5 anos

    Precisa ofender vc nao quis renovar ganhava titulo tuda hora estava no top 8 de melhores salário

  12. filipe aragao5 anos

    Mano a WWE Estava no top das empresas mais a ganacia tomou conta dela e agora O Moxley esta monstrado a verdade sobre a WWE E para de ser fanboy de WWE estamos em 2020 ela so quer o seu dinheiro e foda se

  13. Anônimo5 anos

    esse cara já está ficando é patético

  14. Anónimo5 anos

    Se as empresas fosse fazer tudo o que os fãs querem nunca faziam nada como queriam. Concordo que devem ouvir os seus fãs, e dar parte do que eles querem, mas não podem fazer tudo. E o Jon Moxely devia se preocupar com a empresa dele em vez de vir falar estas coisas, até porque não sabe o dia de amanhã. E hoje estão apoia-los, como daqui a uns tempo estão a levar com vaias e criticas, por isso ele não devia falar isso, porque não sabe como as coisas vão ser daqui para a frente.

  15. Estou de acordo com Jon Moxley nos dois primeiros parágrafos transcritos aqui, mas nos restantes nem por isso porque há coisas que nem os fãs percebem ou sabem bem o que querem (especialmente o público-alvo da WWE).

    • DougHC5 anos

      O proprio Moxley na WWE tinha pessoas que o odiava e detestava qualquer reinado dele, agora que é da AEW é perfeito.

    • Lá está, DougHC. Isso só reforça mais o facto de vários fãs serem “vira-casacas”. Um dia gostam de alguém, no outro já o/a desprezam.

  16. Matt5 anos

    Jon Moxley está certo, porém tudo que a WWE faz é pela grana, está a pouco se foder para wrestling, por isso todas suas ações são justificáveis devido a sua duradoura dominância.

  17. Matt5 anos

    Jon moxley entende de wrestling, mas não de negócios, infelizmente o fato da WWE fazer um produto que pouco se importa com os fãs de pro wrestling na maioria é o que incrivelmente faz com que ela tenha absoluta hegemonia no mundo do pro wrestling. Eu odeio os personagens de Roman Reigns, John Cena, mas do ponto de vista estratégico é o que dará lucro a longo prazo, por isso é justificado a indiferença do que os fãs gostam adota pela wwe em busca do Lucros bilionários a longo prazo.

    • Nao tem como comparação, John cena foi uma coisa, Roman e outra, o Roman e projeto falhado

    • Matt5 anos

      Falha que foi o Main event da wrestlemania que teve maior publico da historia e foi o cara que mais vendia merchandising diversas vezes. Vc infelizmente está a bostejar, apesar de odiar o Personagen do Roman você tem que aceitar que ele conseguiu depois de 5 duros anos ser bem aceito pelo público e ser top guy, tanto que as vaias antigas são quase nulas hoje em dia.

    • Não e muito difícil de perceber, que ele deixou de ser vaiado da forma como era, depois daquele momento que ele teve num raw, quando teve que deixar o titulo Universal por causa da doença, as pessoas tiveram pena dele, e já li comentários a dizer que não gostavam dele, mas por causa da doença começaram a gostar

    • Matt5 anos

      O que comprova que o meu argumento é valido e que Roman apesar dos pesares conseguiu ser o top guy depois de tantos sacrificios do Vince

    • Mas engraçado é que ninguém fala de quando a merchandise do Rusev era a mais vendida e este nem os títulos de equipas teve como recompensa.

    • Matt5 anos

      Mas Rusev não possui potencial para ser World Champion

  18. Eu gosto muito do Jon Moxley e acho ele um ótimo lutador , más discordo em partes do que ele fala , eu acredito sim que a wwe tem que dar o público o que eles “querem” de vez em quando !! Só que a wwe é famosa e gigante por exatamente não dar aquilo que queremos entendem ? Exemplo a Marvel , pelos fã o homem de ferro jamais teria morrido e nem o Yondu . Eu concordo que existe um cara certo para estar no topo , eu como um dono de uma empresa tenho que apostar no meu melhor produto , o que está vendendo más , exemplo Roman Rengs e Jhon Cena , que odiando ou não , deram muita grana para WWE

  19. Y2Jean5 anos

    Isso ai é só a ponta do iceberg
    Tenho certeza que em algum momento todos que sairam da wwe já falaram algo deste tipo enquanto estavam lá. Fica difícil discordar. A WWE faz exatamente o que Moxley falou. Não que seja uma estratégia totalmente errada. Mas quantos lutadores perderam a sua chance de subir de patamar graças a essa estratégia? Eles vivem num universo pessoal onde vince e sua turma são deuses e coitado daquele que não estiver agradando a eles. Infelizmente não percebem ou não perceberam que podem ser muito melhores do que já são. Eu quero ver como vão lidar com o NXT. Que desde o Survivor Series não pode ser tratada como uma brand inferior as outras duas. Pelo menos por parte da WWE….

  20. Y2Jean5 anos

    Sobre enganar os fãs, tenho que concordar. Olha como o kofi perdeu o título. Shane foi tag team champion e best in the world mais rapido que muito lutador de qualidade. Olha como está a auska depois de sair do NXT. Olha o que estão fazendo com o Taker depois de perder a Streak. Tenho certeza que se Vince pudesse, ele lutaria e derrotaria Sting na WM no lugar do HHH kkkkkk. O que aconteceu com CM Punk foi absurdo ( de acordo com o que ele disse). Outro absurdo foi com ryback, deixa o cara usar o nome poxa! Acabaram com o Rusev Day, com a Cesaro section, com os Revival. Perderam o timing com o Braun Strowmann. Com a Wyatt Family. Arranharam a imagem do The fiend ao ser derrtoado pelo goldberg, perderam uma chance de subir de patamar. Ric Flair já dizia: pra ser o cara, você tem que BATER O CARA. de que adianta ir pra WM e PERDER. AJ Styles foi pra mania contra jericho e Taker, perdeu as duas, a sua “grande Vitória” foi contra o nakamura. Curiosamente o grande nome de fora não venceu os grandes nomes da casa….
    Outra bola fora foi a ripley perder pra Charlotte, nada contra a rainha, mas se ripley vencesse, com certeza chamaria as atenções a sua divisãono NXT. Mas charlotte venceu, se venceu a melhor que tinha por lá, não vai vencer as outras?
    Enfim, eu prefiro acreditar nos caras do que acreditar na Compahia…

  21. Niels Wresrlting5 anos

    concordo com ele o pro wrestling so ira evoluir mais e mais de deixarem de existir esses fanboys Eu particulamente amo o pro wrestling e oq a wwe vem fazendo e um absurdo exemplo esse supershowdown

  22. André5 anos

    Acredito que não seja quem manda na empresa. Acho que é uma sensibilidade da direção de cada companhia em perceber qual lutador é rendável a longo prazo. E ao mesmo tempo, ela precisa tratar como tops lutadores ,quem com o tempo ,merecem maiores histórias, devido uma grande base consistente dos fãs ou por meritocracia. Também é importante fazer projeções e avaliar o histórico dos seus lutadores para escolher um top guy ou main event que tenha haver com que a empresa aumeja. Acho que a WWE sabe como ninguém escolher o top guy de primeira!Mas não o faz devido saber que a era PG é sinônimo segurança na rentabilidade . Por que mudar radicalmente para melhor e perder grandes patrocinadores, transmissão numa grande rede de tv e ações de mercado? O mundo evoluiu para infelizmente para alguns e felizmente para muitos..E a WWE sabe que pelos próximos anos melhor ficar como está.Parece que a AEW encontrou um mercado promissor e se continuar nessa pegada poderá ser uma média empresa consistente no mercado. Porque o mundo atual prioriza o politicamente correto e a AEW está em direção oposta.É uma opinião rasa sobre o assunto.

    • Não acho que seja uma questão de ser PG ou não, porque voltar ao produto da Attitude Era ninguém quer (exceto gajas boas xD). Hoje em dia ninguém ia ver um programa que tem um gajo que é chulo e traz as suas prostitutas. A cena é que eles já não sabem contar as histórias. O Roman não falhou porque não tem talento, falhou porque quiseram apostar nele demasiado cedo e com uma narrativa totalmente errada. Querem ser contar histórias de redenção e de One Versus All quando na verdade ele não tem apoio nenhum e o Vince é que quer quer sempre dar-lhe o destaque todo, para além de lhe darem força sobre humana grande parte das vezes. Para além disto há as promos escritas, há o 50/50 booking e há só o destaque a pessoas escolhidas a dedo. O Vince não sabe que pode dar liberdade aos seus empregados para fazerem o que sabem fazer melhor e prefere a que seja tudo feito à maneira dele. O problema dele é que prefere ganhar 100$ com as ideias dele do que 1000$ de ideias de outros.

  23. Fala um gajo que nem wrestling sabe lutar 🤦‍♂️

  24. Valério Sebastião5 anos

    Luís Salvador podes dizer- me aqui horas começa a AEW?