Faz login e reduz a publicidade

More Than Words #18 – Mudança de Estatuto

No passado episódio do Smackdown Live tivemos pela primeira vez em semanas, um main-event de qualidade na brand azul. John Cena vs AJ Styles, numa repetição mais pequena e restrita dos seus confrontos anteriores, proporcionaram-nos mesmo assim um grande combate de wrestling, provando a enorme química em ringue existente entre os dois. Porém este não era um main-event normal, o combate carregava uma estipulação, se Cena vencesse iria ser adicionado ao fatal-5-way pelo título da WWE no Fastlane. Ora isto acabou mesmo por acontecer e o fatal-5-way passou assim a ser um six-pack-challenge. Esta decisão da WWE tem muito que se lhe diga, visto que toda a gente sabe que isto não passa de uma forma de entreter Cena até a WWE decidir qual será o seu adversário na Wrestlemania, que pela primeira vez na sua carreira se revela muito incerto.

À partida o adversário que a WWE queria para Cena seria Undertaker, mas devido à condição física deste e à despedida que fez após o combate com Roman Reigns na passada wrestlemania, as certezas de que este combate irá acontecer, são cada vez menores. Outro nome que veio à baila esta semana foi Rey Mysterio, que fez um regresso surpresa no Royal Rumble. Na minha opinião isto não faz muito sentido, pois não acho que uma rivalidade repentina entre os dois fosse um confronto digno de wrestlemania, não pelo talento de ambos, que esse é inquestionável, mas sim pelo facto de ser tudo muito abrupto e não ter muita história. De qualquer maneira, seja quem for o seu adversário, a verdade é que é a primeira vez na sua carreira que Cena se encontra sem adversário para a Wrestlemania.

Cena está neste momento sem adversário certo para a wrestlemania e é verdade que se Taker tivesse mesmo apto, o combate entre o deadman e o líder da Cenation já tinha sido oficializado, mas não é preciso saber muito de wrestling para ver que Cena está a mudar o seu estatuto na WWE. John Cena deixou de ser visto como a cara da WWE que está lá sempre que a WWE precisa e passou a ser o veterano que vai aparecendo quando quer, onde quer e é sempre uma atração, esteja em que posição do card estiver. Desde que começou a apostar mais na sua carreira de ator e de apresentador, que se percebeu que Cena já não era aquela peça fulcral na WWE, aquela pessoa indispensável.

E isto é perfeitamente normal, pois  por muito que se custe, no desporto é impossível estar ao mais alto nível até sempre e isso é bastante evidente em Cena neste momento. Ele ainda é capaz de dar bons combates, mas a motivação já não é a mesma, isto notou-se praticularmente no seu combate contra Balor, em que este se deixou afetar pelo público após anos a ignorar vaias de todo o tamanho. Cena está frustrado por já não ser o mesmo de há uns anos atrás e a WWE está a retratar isso perfeitamente com esta storyline. Desde o seu combate com Roman Reigns no No Mercy, que Cena anda a perder mais combates que o normal e sente-se frustrado com isso. Desde o Royal Rumble que Cena já não consegue ser o John Cena que era apelidado de Super-Homem pelos fãs, que já não consegue vencer em combates decisivos, que já não consegue ganhar um título, e a WWE está a retratar isto de forma brilhante e perspicaz.

A cada promo que faz, Cena soa cada vez mais desesperado, ele quer provar a todos e a si mesmo, que o seu tempo ainda é agora. Ele está naquela fase em que ainda não está habituado a ser tratado por “senhor” pelos outros, ainda não se habituou ao seu novo estatuto, que é o de veterano. Com esta storyline, de aproveitar o seu estatuto de Free Agent para procurar em ambas as brands um adversário para poder participar na Wrestlemania, Cena está a mostrar uma faceta nova, a de ser humano. Como eu já referi acima, John Cena foi em tempos apelidado de Super-Homem e esse nome não foi atríbuido ao acaso, Cena era de facto uma espécie de Super-Herói, visto que quase nada lhe afetava e vencê-lo era uma tarefa quase impossível. Agora não, agora Cena já não é um super-herói, mas sim um atleta normal, cujo pico de forma já terminou e cujo rendimento é mais baixo do que o dos atletas mais novos.

É a dificuldade em aceitar isso que faz com que esta esta personagem de Cena seja uma das mais interessantes que ele já teve. É o facto de ele ter deixado de ser um super-herói para ser um humano como qualquer outro, que faz com que Cena esteja numa das posições mais interessantes da sua carreira. Por esse motivo, para tornar as coisas mais interessantes, seja quem fôr o seu adversário, Cena deve meter a sua carreira em jogo na Wrestlemania 34. A possibilidade de John Cena se retirar é cada vez mais uma realidade e todo um drama à volta desta possibilidade seria novo e benéfico para a sua personagem. Claro que Cena não se deve retirar já, mas um pouco de imprevisibilidade em torno desta possibilidade não faria mal a ninguém. Será que a cara da WWE durante de 10 anos seguidos irá abandonar finalmente a empresa? Será que John Cena já deu tudo o que tinha a dar no wrestling? Isto são perguntas que pelo menos para mim, proporcionariam uma grande atmosfera para um combate de Wrestlemania.

Por enquanto Cena ainda consegue ter motivação suficiente e ter ritmo para acompanhar os mais novos, mas vai haver um dia em que vai deixar de ter, em que vai perceber que está na altura de pendurar as botas e afastar-se dos ringues. E tenho a certeza que mesmo por mais que se odeie John Cena, quando este deixar o wrestling, irá ser difícil não só para ele, mas também para todos os fãs de wrestling que acompanharam o seu percurso. Mas pelo menos, enquanto isso não acontece, a melhor coisa que a WWE pode e deve fazer, é aproveitar todo o drama e intriga em torno desta questão, para desenvolver esta nova faceta humana de John Cena e para nos proporcionar mais um grande combate deste no Grandest Stage Of Them All.

E tu?

  • Quem achas que irá ser o adversário de John Cena na Wrestlemania?
  • O que achas desta sua nova faceta humana
  • Achas que John Cena deveria pôr a sua carreira em jogo está WrestleMania?
  • Contra quem gostarias que fosse o último combate John Cena?

Obrigado a todos os que leram este artigo, espero que tenham gostado e voltarei no próximo domingo com mais um More Than Words.

Autor

- Grande fã de wrestling, especialmente WWE, os meus lutador preferidoa são: AJ Styles, Seth Rollins, Shawn Michaels, Edge e Daniel Bryan e tenho um canal do YouTube chamado Vr37 onde faço edições de wrestling.

12 Comentários

  1. Jericho85 há 6 meses

    Na minha opinião o mais interessante disto tudo seria ele não arranjar adversario e na wrestlemania a wwe e o cena darem a surpresa ao pessoal do heel turn finalmente acontecer , como por exemplo , depois de uma suposta vitoria do reigns ele vir ao ringue comprimentar e dar os parabéns ao mesmo e quando menos se esperar atacar o reigns , isto é que era de valor e acredito que iria trazer uma das maiores audiencias de sempre ao raw do dia seguinte

    • Era bem pensado mas… Depois eles entravam em feud pelo titulo e o Cena iria acabar por perder. Conclusão, seria apenas um momento fugaz esse heel turn que, em termos práticos, não alterava em nada a actual posição de Cena no roster.

    • A este ponto na sua carreira, acho que já não justifica virar o Cena Heel, é verdade que traria audiências, e é como o Fer disse, o Cena iria perder para o Roman mais uma vez e não alterava a sua posição.

  2. Vitor Oliveira de Souza há 6 meses

    Muitos reclamam, muitos vaiam, mas esses mesmos muitos serão os que sentiram falta quando Cena parar. As lutas que ele faz já falam por si é um grande lutador que talvez foi supervalorizador por um tempo, mas não se esqueçam que por esse mesmo tempo carregou a companhia nos ombros.

  3. Doughc há 6 meses

    Bom artigo, aliás como sempre desde que o More Than words começou.

    Quem achas que irá ser o adversário de John Cena na Wrestlemania?
    Undertaker e na minha opinião isso já está decidido não existe dúvida qual será o adversário do Cena

    O que achas desta sua nova faceta humana
    Gosto e já vi gente reclamando que agora ele só perde kkkk, o que é mentira venceu Corbin, Miz, Balor e até o campeão Aj Styles.

    Achas que John Cena deveria pôr a sua carreira em jogo está WrestleMania?
    Seria interessante mas talvez isso torna-se a luta previsível, já que com a internet hoje é facil aparecer noticias de quando um contrato acaba e uma noticia que o Cena ainda tem um contrato longo traria a certeza de sua vitória.

    Contra quem gostarias que fosse o último combate John Cena?
    O último daqui algum tempo acho que podia ser contra o Aj Styles já que é um classico moderno ou com O Roman dessa vez sendo realmente a passagem de tocha.

    • Obrigado, como eu disse no artigo, o Undertaker já teria sido oficializado como adversário do Cena, se tivesse em condições de lutar. Como ainda não foi oficializado, parto do príncipio que ele não poderá mesmo lutar na Wrestlemania 34, mas posso estar errado claro, e ele aparecer logo a seguir ao Fastlane.

  4. Cristiano há 6 meses

    Acho que Cena passou a investir mais em sua carreira de ator/apresentador,após perceber que seus dias na WWE estão chegando ao fim, por seguidas derrotas e ser um veterano em que está ali mais para elevar os mais novos. Foi assim com Dolph, AJ, KO, O lobo solitário, Bray Wayth, Rusev… Enfim, Cena está tendo um papel que foi dado pela a WWE, pq a empresa pensa no fututo. Cena é um cara que quer continuar trabalhando seja na WWE ou não. É bem diferente do The Rock que optou por deixar a companhia. Ele merece uma luta com o Taker. Depois do Rock, Cena não teve mais um grande adversário na Mania. E o Taker merece aposentar contra um grande nome da história e não o Roman.

  5. Tobias há 6 meses

    Pensando assim do personagem como uma storyline mais humana a ele e não da empresa já não o valorizar pq já não ve a empresa em primeiro lugar, então sim, isso está muito interessante. Excelente artigo, trouxe um ponto de vista que nunca tinha reparado, me envolvendo mais na leitura.

  6. Sou do Russo há 6 meses

    sempre fui fã do Cena, o meu avatar é indicador… mesmo quando ele ganhava contra as apostas novas da empresa ou contra malta que só beneficiava com a vitória sobre ele, eu apoiava-o… pois ninguém pode negar que o homem consegue dar grandes combates seja contra powerhouses, seja contra lutadores mais técnicos, o John Cena é o ”Big Match John” e não o é por nenhum acaso…e apesar de já ter conquistado quase tudo e ser a cara da companhia há mais de 10 anos eu continuo a adorar o Cena… e ver que ele está na empresa a ajudar os talentos novos e a elevá-los faz-me gostar ainda mais dele pois mesmo com as derrotas que tem tido nos últimos meses, o Cena não sai descredibilizado e continua a dar grandes combates e aguenta a pedalada dos mais novos., ajudando-os a ”crescer”.. Gostei muito deste artigo e como fã número 1 do Cena espero vê-lo durante muito mais tempo no mundo do wrestling, pois ainda há nomes que ele nunca enfrentou e que dariam grandes ”DREAM MATCHES”. Continuação de bom trabalho Vasco

    • Sou do Russo há 6 meses

      Imaginem só isto…:

      -John Cena vs Aleister Black
      -John Cena vs Bobby Roode (isto certamente seria GLORIOUS!)
      -John Cena vs Kenny Omega (caso este último venha para a WWE um dia)
      -John Cena vs Adam Cole
      -John Cena vs Johnny Gargano
      -John Cena vs Jay Lethal
      -John Cena contra os 3 membros dos Shield numa fatal 4 way
      -John Cena vs Braun Strowman num combate que teria de acabar só com pinfall ou submission
      Podia estar aqui muito mais tempo a escrever combates de sonho com o John Cena imaginem só…

  7. Anonimo há 5 meses

    Quem achas que irá ser o adversário de John Cena na Wrestlemania?

    Ainda acho que sera o Undertaker

    O que achas desta sua nova faceta humana?

    interessante mas preferia que ele tivesse uma run como heel

    Achas que John Cena deveria pôr a sua carreira em jogo está WrestleMania?

    Depende do adversário so mesmo no caso de Cena ganhar o seu combate. Por exemplo neste momento adoraria ver Strowman tendodestaque e vencendo john cena na wm ja que nao vai lutar pelo titulo mundial e nesse caso nao poderia ser com a carreira de cena em jogo.

    Contra quem gostarias que fosse o último combate John Cena?

    Acho que faz todo o sentido ser com o Randy Orton mas não como uma repetiçao do que tem sido os combates entre eles

Comentar