Tens sugestões para o nosso site? Envia-nos!

More Than Words #22 – Ditadura no Main-Event

Hoje em dia, em Portugal e em muitos outros países, o regime político que se vive é a democracia. Neste regime político quem governa é um representante máximo, o presidente da república, ajudado por um extenso corpo de ministros das mais diversas áreas. E o que todas estas pessoas têm em comum,para além de andarem de fato e gravata, é que são elegidas por nós cidadãos para nos representar. Até agora vocês devem estar a pensar que eu me enganei e que em vez de estar a escrever um artigo sobre wrestling, estou a fazer um trabalho de história, mas não, tudo isto que eu falei sobre a democracia serve perfeitamente de base para o assunto que eu quero falar e mais abaixo no artigo irão perceber o porquê.

Ora na WrestleMania 34 após grandes combates, momentos surpreendentes e momentos menos bons, chegámos então ao main-event, talvez à pior parte desta Wrestlemania. Era um combate mais que prevísivel, o campeão part-time, Brock Lesnar, iria enfrentar pela segunda vez o verdadeiro Vince’s boy, Roman Reigns. Previa-se um combate brutal, muitos suplexes, uma data de super-man punches e kickouts até dizer chega. E no final, com um spear devastador o Big Dog iria finalmente levar melhor sobre a Besta e encerrava assim a WrestleMania com o Título Universal nas mãos e com uma sinfonia de apupos por trás. Quase todas estas previsões concretizaram-se, excepto uma, Roman Reigns não ganhou. Para surpresa de muitos, minha também, Brock Lesnar manteve o título, saiu sem muitas celebrações- até o Matt Hardy celebrou mais quando ganhou a Battle Royal- e a WrestleMania encerrou com Roman Reigns a ser ajudado pelos médicos a saír do ringue e com a cara completamente cheia de sangue, mas na mesma com uma sinfonia de apupos por trás.

O main-event da WrestleMania é suposto ser algo que nós fãs queiramos ver, algo que nos suscite interesse e que nos prenda ao ecrã e não foi nada disso que aconteceu. Em teoria Brock Lesnar Vs Roman Reigns é um excelente combate, ambos no seu melhor são capazes de dar um grande combate, já vimos isso. O problema que este combate teve, foi o facto de a WWE ao tentar causar o fator imprevisibilidade, ter adiado a inevitável coroação de Roman Reigns como Campeão Universal. Sim, toda a gente sabe que isto vai acontecer e devia ter acontecido na WrestleMania, mas não, em vez de isso esta inevitabilidade vai provavelmente acontecer na Arábia Saudita, no Greatest Royal Rumble, para o “nosso herói” ser coroado sem milhares de pessoas a vaiá-lo.

Sim, a WWE, ou melhor, Vince McMahon há anos que acredita que Roman Reigns é o nosso herói, que é ele que queremos ver finalmente derrotar o campeão Brock Lesnar e a tirar-lhe o título, que é ele que queremos ver tornar-se no top babyface da companhia. Vince McMahon, desde há uns quatro ou cinco anos atrás, tem esta visão de Roman, ele não consegue ver ou finge não conseguir ver, acho que é mais a segunda, as reações que o público tem assim que a sua música toca. É certo que ele gera reações para onde quer que vá, isso é inegável, mas não as de um top babyface como Vince quer que ele seja. E é aqui que este assunto se relaciona com a democracia, ou melhor, a falta dela, pois Vince está a ser um ditador, um bocado mais moderado claro, mas mesmo assim um ditador.

Ele está a querer à força toda, pôr o seu escolhido no topo, quando não é ele que queremos ver lá e sim outro wrestler cuja popularidade suba organicamente, que é assim que deve ser, seja no Wrestling, seja na política, mas Vince parece não se importar com isso, se o escolhido por ele não for aceite, então têm que levar com ele até que o aceitem. Onde é que está a democracia nisto? Onde é que a opinião dos fãs conta aqui? É por isto que aquela sinfonia de apupos acontece cada vez que toca a música de Reigns, é simplesmente porque ele é o símbolo da Ditadura que Vince McMahon está a instaurar no main-event da WWE.

Roman Reigns é um excelente wrestler, odeiem-no ou adorem-no, ele sabe o que faz em ringue. E para além de ser um excelente wrestler, é excelente fora dos ringues, como pessoa, pelo menos do que dizem dele e do que dá para ver das entrevistas e até o seu ponto mais fraco, as mic-skills, está a melhorar a passos largos. Roman Reigns é uma estrela e até podia ser o top babyface da companhia, apesar de ter mais perfil de heel na minha opinião. Mas isto podia estar a acontecer neste momento, Roman podia estar a ter dos maiores pops da WWE, como tinha nos The Shield e podia ser um dos wrestlers mais amados pelos fãs.

Tudo isto podia estar a acontecer, caso Vince McMahon não tivesse rebaixado uma data de superstars, pela sua teimosia de querer levar a sua avante. São vários os Wrestlers que tiveram de ser “sabotados”, porque as suas reações, vendas de merchandise, etc…, suplantavam as de Roman Reigns. Road to WrestleMania 32, Dean Ambrose tinha um enorme apoio dos fãs e era ele que queriamos ver tirar o título a Triple H na WrestleMania, esqueçam lá isso, o Ambrose luta contra o Brock, só mesmo para o último aparecer na WrestleMania, e o Roman derrota o Triple H para ter o seu momento WrestleMania. Road to WrestleMania 33, os rumores de Undertaker vs John Cena estavam cada vez mais perto de se tornar verdade, afinal não, risquem isso, o John Cena vai participar num Mixed Tag Match e o Roman ocupa o lugar do Cena para lutar contra o Dead Man, adiando assim o Dream Match que todos queriam ver. Road to WrestleMania 34, Braun Strowman está over da cabeça aos pés, os fãs querem vê-lo derrotar a besta, será que finalmente vai acontecer? Não, não vale a pena, o Strowman que ganhe os títulos de tag-team com um míudo de 10 anos e tem o seu grande momento e o Roman vai outra vez para o main-event.

Isto tem vindo a acontecer desde a WrestleMania 31, todos os wrestlers, todos os candidatos que nós apoiamos são relegados para posições inferiores, nenhum pode chegar ao mesmo patamar de Reigns. Por mais que apoiemos os nossos favoritos, por mais que gritemos Burn It Down ou Rusev Day, por melhores reações que um superstar tenha e por mais pronto que ele esteja para o main-event, este vai continuar a ser ofuscado por Roman Reigns. Não percebo o problema de Vince em não querer aceitar que nós fãs temos uma voz e que por vezes faz bem em ouvi-la. Não percebo o porquê de ele não deixar que nós fãs escolhamos alguma vez aquele que nós queremos ver no topo. Porque é que custa tanto abdicar de um projeto pessoal que já falhou há muito tempo, quando há wrestlers que recebem um apoio genuíno dos fãs e que há alternativas para o papel que ele quer que Roman desempenhe?

Enquanto Vince McMahon não conseguir ter aquilo que deseja, ou até alguém conseguir fazê-lo perceber que Reigns não é o herói que nós queremos e que há outros superstars, que não ele, que têm mais perfil de babyface e que conseguem conectar melhor com os fãs, tal como Daniel Bryan fez na WrestleMania 30, Vince continuará a impôr a sua Ditadura, Roman Reigns continuará a somar main-events no papel de “herói do povo” e a democracia que conhecemos, por exemplo, do NXT de Triple H, estará cada vez mais longe de ser completamente implementada. Vince precisa de abdicar do seu projeto pessoal, pelo menos por agora e ver que há outros superstars que conseguem fazer aquilo que Roman Reigns não está a conseguir fazer neste momento, conectar-se com o público no papel de babyface. E só assim acabará está ditadura no main-event, que impede a criação de novas estrelas.

E tu?

  • O que achaste do final da WrestleMania 34?
  • Concordas que Vince McMahon está neste caso, a ser uma espécide de Ditador?
  • Achas que ainda há alguma forma de Reigns ser visto como um herói aos olhos dos fãs?
  • Há algum superstar que queiras ver a ter o mesmo spotlight que Reigns? Quem e Porquê?

Obrigado a todos os que leram este artigo, peço desculpa por não ter publicado nada no último domingo, no dia da WrestleMania, mas não consegui mesmo, devido a falta de disponibilidade e tempo para escrever o artigo nesse fim de semana e vemo-nos, agora sim, no próximo domingo, com mais um More Than Words.

17 Comentários

  1. Anónimo há 5 meses

    porque Vince Mcmahon não desiste do seu projeto pessoal que já falhou a muito tempo? porque talvez esse projeto não tenha falhado tanto assim como as pessoas dizem, apesar de Roman vaiado pela maioria do público nos shows.ele é um dos wrestler que mais tem seguidores nas redes sociais, e já faz algum tempo que ele é um dos lutadores que mais vende mercearias na empresa.chegando mesmo a ser o lutador a tempo integral que mais vende, recentemente Dave Meltzer voltou a relatar que o Roman juntamente com o Aj Styles são os 2 lutadores a tempo integral que mais vendem mercadorias na wwe, aliás.algum tempo atrás eu li uma matéria sobre isto.de que na época dos the shield em que o Roman era heel e apesar de ter o apoio dos fãs ele quase não vendia nada, mas de que ele turnou face isto mudou por completo. e Roman se tornou um dos pilares de vendas da wwe, e que é isto que o mantém Baby face, mas cada um com a sua opinião né,

    • É certo que cada um tem a sua opinião, mas ter vários seguidores nas redes sociais e ser um dos lutadores que mais vende merchandise não faz dele um bom babyface. A maioria das reações que ele tem são negativas e não são as que a de um babyface de topo deve ter, visto que é assim que Vince o vê. Ele é um excelente wrestler e uma ótima pessoa, mas este papel de babyface não lhe está a assentar bem, este papel de herói não lhe fica bem. Ele não é um herói para a maior parte dos fãs, porque não fomos nós que o escolhemos como tal, foi Vince que escolheu por nós. É por essa razão que ele tem as reações que tem, por ser um herói forçado.

      • Anónimo há 5 meses

        então isto também deveria ser aplicado aos heels que são amados e aplaudidos pelo público, já que pela lógica os faces tem que serem amados e os heels tem que serem odiados

    • Mas o problema nem é o facto de Roman ser um babyface, porque ele até conseguia desempenhar bem esse papel. O problema é o facto de ele estar a ser retratado como um herói, aquele que consegue vencer todos os obstáculos, que vai finalmente acabar com o reinado part-time de Lesnar, que toda a gente já está farta e que vai ser o campeão presente que os fãs querem. Este é o problema da personagem de Reigns, nem é o facto ele ser um babyface que o prejudica, é mesmo ele ser retratado como um herói, ao estilo John Cena, quando ele não tem perfil para isso. O percurso dele na WWE não foi o de um herói.

  2. o roman é um grande wrestler, um dia todos vão gosta dele. ñ gostei da wrestleMania roman vs brock. era pro roman vencer, pois quando uma coisa q raramente acontece q é ele ter o apoio do publico ele perde.

  3. Anónimo há 5 meses

    Mais confusão do que o Reigns estar no main event, é a falta de atenção dada ao Rusev e ao Strowman. São provavelmente os que mais mereciam destaque e têm sido continuadamente desprezados. Enfim, até da pena…

    • Não sei se são os que mais merecem mas sem dúvida que eles os dois merecem mais destaque do que aquilo que têm. O facto deste estar constantemente no main-event, num pedestal superior aos outros por causa da teimosia de Vince, está a impedir que muitos wrestlers possam ter as mesmas oportunidades que ele e que se possam ser criadas novos ícones na WWE.

  4. Tobias há 5 meses

    Relaxa, Daniel Bryan voltou, agora ele vai ser o Top Guy, espero eu. Vince que perde, não gosto do Roman, mas ele poderia ser um grande Heel. Face não dar.

    • Anónimo há 5 meses

      o Daniel Bryan ser o top guy da wwe? tu deve está maluco, além dos problemas de lesões que o Bryan teve e já está com 37 anos. se o Vince fosse escolher um novo top guy jamais seria o Bryan, a homem certo para isto é Seth Rollins

    • O anónimo tem razão, por mais apoio que o Daniel Bryan tenha, ele nunca vai ser o top guy da WWE. Wrestlers como ele, o AJ ou o Nakamura nunca vão ser vistos como top guys, pelo menos pelo Vince. O Vince procura alguém que tenha um maior porte físico, um look mais de superstar e não de wrestler e de preferência que tenha sido formado no território de desenvolvimento da WWE e não um Indy Guy. O Roman é perfeito para esse papel e até acho que ele seria excelente nesse papel, se Vince não o colocasse sempre numa posição privilegiada em relação aos outros e se não o retratasse como um herói que ele não é, ou pelo menos que até agora não foi.

  5. Anonimo há 5 meses

    Estaremos em 2030 e vocês ainda não perceberam que o Vince está se cágando se o reigns é ou não é “uniforme” para a crowd! Entendam a o Vince quer é money, o negócio vai cada vez melhor, o comentário do anónimo diz tudo!milhões de Seguidores, merchandise no top! Reação mista da crowd.. Tudo o q Vince precisa. Cena nunca foi um herói uniforme para o público e é uma das maiores estrelas de sempre, então pq o reigns tem que ser? Pensem, analisem bem as coisas. Custa assim tanto perceber isto?

    • Eu percebo isso, o negócio está melhor que nunca e o Roman é de facto uma estrela, que vende muito merchandise e tem muitos seguidores. O meu problema prende-se com facto de ele estar a ser retratado como este herói que ele não é. E isto faz com que o seu inevitável reinado esteja constantemente a ser adiado e assim o foco que podia estar noutros superstars que precisam, está sempre nele. Esse é o meu grande problema, não é o facto de ele ser um babyface com reações mistas.

    • Rui Ribeiro há 5 meses

      O Vince está-se cagando para as reações dos fãs? Sim rapaz, não tires as palas que vais longe.

      • Pois eu concordo, eu acho que ele não está se bem cagando para as opiniões dos fãs, caso contrário teria lhe dado já o título na WrestleMania. Eu acho que ele de facto já não se importa tanto, mas é óbvio que ainda se importa. Afinal de contas é o seu projeto pessoal que está a ser rejeitado por muitos, isso deve afetar alguma coisa.

  6. Y2Jean há 5 meses

    Road to WrestleMania 32, Dean Ambrose tinha um enorme apoio dos fãs e era ele que queriamos ver tirar o título a Triple H na WrestleMania, esqueçam lá isso, o Ambrose luta contra o Brock, só mesmo para o último aparecer na WrestleMania, e o Roman derrota o Triple H para ter o seu momento WrestleMania. Road to WrestleMania 33, os rumores de Undertaker vs John Cena estavam cada vez mais perto de se tornar verdade, afinal não, risquem isso, o John Cena vai participar num Mixed Tag Match e o Roman ocupa o lugar do Cena para lutar contra o Dead Man, adiando assim o Dream Match que todos queriam ver. Road to WrestleMania 34, Braun Strowman está over da cabeça aos pés, os fãs querem vê-lo derrotar a besta, será que finalmente vai acontecer? Não, não vale a pena, o Strowman que ganhe os títulos de tag-team com um míudo de 10 anos e tem o seu grande momento e o Roman vai outra vez para o main-event.
    SÓ LI VERDADES!!!!!!
    GREAT ARTIGO, CONGRATULATIONS MAAAAANNNNNNN!

  7. Y2Jean há 5 meses

    Não tem ninguém que possa fazer algo parecido com o q CM PUNK fez? ser a “voz dos que não tem voz” ?

Comentar