Adivinhar que em 2018 veríamos R-Truth no main event do SmackDown, era um motivo para se jogar no euromilhões, mas a verdade é que este ano isso aconteceu mesmo. É verdade que o homem já teve na main event picture, em 2011, se não me engano, mas acho que ninguém pelo menos em perfeito juízo, se iria lembrar sequer de ver R-Truth por mais de 5 minutos na televisão, quanto mais no main event do SmackDown…

E até podem argumentar contra mim, dizendo que estar no main event do SmackDown já não significa nada, visto que James Ellsworth também já lá esteve, mas a verdade é que queiram admitir ou não, tanto Elllsworth, tanto Truth são bons entertainers. E é muito isso a razão pela qual R-Truth está neste momento a ter todo este destaque, ele sabe o seu papel e desempenha-o na perfeição, ele sabe que o que tem de fazer deve ser cómico e consegue fazê-lo de forma genuína, sem cair no ridículo, que é uma coisa que falta um bocado na WWE neste momento.

O maior exemplo de humor a caír no rídiculo é o dos New Day. Tudo bem que eles de vez em quando conseguem ter piada e conseguem ser ridículos sem cair no ridículo, se é que me fiz entender, no entanto muitas vezes acabo por ficar um pouco sem saber o que dizer quando ouço algumas das suas piadas ou vejo alguns dos seus sketches, se calhar é por ser um tipo comédia que eu não aprecio, no entanto eu acho a de R-Truth bastante similar, mas melhor.

Eu acho que o facto de eu achar isso se deve ao facto de muitas vezes os New Day tentarem forçosamente ter piada, enquanto que no caso de R-Truth isso não acontece, ele não tenta ter piada, aliás eu acho que a grande diferença passa pelo facto de R-Truth não achar que tem piada, se repararem sempre que confunde a Carmella com a Maryse ou sempre que faz algum comentário sem nexo nenhum, ele não o faz em tom de piada, ele está a falar com toda a seriedade, estando mesmo a acreditar no que está a dizer e acho que isso faz dele um excelente cómico e que por isso aos 46 anos tem ainda a capacidade de se reiventar e de ganhar destaque em televisão.

More Than Words #39 - Humor Não é Fácil

Como é que o homem já tem 46 anos e no entanto está igual ao que estava há 20 anos atrás!? Cheira-me a plásticas…

No entanto, R-Truth não é o único a conseguir fazer comédia dentro da WWE, que com o tipo de comédia de Vince McMahon, é o mesmo que marcar que um golo de baliza a baliza num campo de futebol de 11, ou seja é  extremamente díficil. Mas tal como R-Truth consegue ser engraçado, pessoas como Nakamura, Kevin Owens e Dean Ambrose também o conseguem. E agora perguntam: Então mas esses não são wrestlers de main event/upper midcard, como é que os podes estar a comparar a R-Truth que é suposto ser um personagem cómico? É verdade, mas se formos a ver, tal como R-Truth, Nakamura, Kevin Owens ou Dean Ambrose também não tentam ter piada, eles não fazem por isso, apenas têm, embora cada um a seu estilo.

No caso de Nakamura passa muito pelos seus maneirismos e expressões, que muitas pessoas intrepretam como ataques de esquizofrenia, mas que eu pessoalmente acho piada. Mas não é só isso, Nakamura apesar das suas limitações linguísticas, consegue meter humor naquilo que diz, o mais recente exemplo foi a sua espécie de Catchphrase, que se tornou meio viral, “Sorry, no speak english”. Esta frase em si não tem muita piada e se fosse dita por exemplo por alguém sem carisma ou sem sentido de humor, seria só algo infantil de se dizer, mas Nakamura conseguiu transformar esta frase que podia ser dita pelo um míudo estrangeiro de 6 anos, nalgo genuínamente engraçado. E nada disto seria possível sem as suas expressões faciais.

More Than Words #39 - Humor Não é Fácil

Será que ele está pensar no que vai dizer, ou de que maneira vai atingir AJ Styles com um golpe baixo?

Mas isto é no caso de Nakamura, Kevin Owens não utiliza, nem precisa de recorrer às expressões faciais para ter piada. Ele é daqueles que conta uma piada e permanece sério após contá-la, aliás o objetivo de Kevin Owens não é de todo ter piada, ele quer ser visto como uma ameaça, contudo o facto de ele gozar com os seus adversários e inclusive com os fãs, não lhe permita muito isso e faz com que ele tenha de possuír um certo tipo de humor para resultar e os fãs, estando-me a incluir a mim também, gostam desse tipo de humor, talvez por ser um tipo de humor inteligente, que bate aos pontos qualquer tipo de tentativa de comédia que a WWE tente fazer, mas a verdade é que tem dado resultados e a prova disso é o facto de muitos fãs quererem-no ver como face. Como eu já disse os bons babyfaces são aqueles que são capazes de criar uma relação com os fãs e Owens com o seu humor é muito bem capaz disso.

More Than Words #39 - Humor Não é Fácil

Aqui está um exemplo de Kevin Owens a meter-se com os fãs e a apontar para o seu wrestler preferido.

Indo agora para o meu último exemplo, Dean Ambrose, este é um caso ainda mais curioso. Alguém que não veja wrestling e olhe para Dean Ambrose, então com este “novo look” que tem agora, nunca acha que ele possa ser alguém que faça comédia e se calhar têm razão. Se eu disse que Kevin Owens não é suposto ser cómico, então Dean Ambrose ainda menos, quer dizer, o homem agora parece um ex-fuzileiro que foi despedido por má conduta, como é que ele pode fazer sequer algo que se assemelhe com comédia? Porém ele faz e faz muito bem. E na minha opinião, a comédia de Ambrose resulta porque é o tipo de comédia mais genuíno que pode haver. Dean Ambrose não se esforça minimamente por ter piada, é capaz de ainda se esforçar menos do que Kevin Owens, ainda assim este consegue sempre arrancar risos dos fãs, não só pela maneira como fala, mas também por uma coisa chamada timing. O timing é algo extremamente importante quando se faz humor, sem ele não resulta e Dean Ambrose tem provavelmente o melhor timing a nível de comédia na WWE, neste momento.

More Than Words #39 - Humor Não é Fácil

Sim, esta foto foi tirada antes de se ter tornado Serial Killer e quando ainda parecia um mendigo com esteróides

Todos estes 4 sujeitos que eu referi neste artigo, todos de maneiras diferentes conseguem ter piada e conseguem-no porque têm as suas maneiras de o fazer e não precisam de um guião para isso. Por isso, se por acaso encontrarem Vince McMahon na rua, talvez não na rua, mas assim num Starbucks nunca se sabe, digam-lhe que para a comédia dar resultado, é preciso que ela surja naturalmente e que não dá para forçá-la como ele tem feito com o push de Roman Reigns nos últimos 4 anos. E a prova disso é que na minha opinião estes 4 wrestlers que eu aqui referi, são talvez os que têm mais piada em todo o roster e nenhum deles se esforça para sacar uma gargalhada do público, ok… talvez R-Truth um pouco, mas mesmo assim continua a ser melhor do que qualquer segmento This Is Your Life.

Obrigado a todos os que leram este artigo, espero que tenham gostado das minhas tentativas de fazer humor num artigo a falar de humor e vemo-nos para a semana com mais um More Than Words.

15 Comentários

  1. A diferença entre esse três e R truth é que qualquer um deles faria sentido no main event. Não alguém que está lá há mais de dez anos e (acho eu) nunca ganhou nada.
    Em relação ao humor tens razão, não é fácil. Mas às vezes lutadores têm piada por quererem. Por exemplo Enzo Amore.
    De resto bom artigo, continua!

    • Obrigado! Claro, eu no artigo referi que o R-Truth se distinguia dos outros três em termos de estatuto, visto que ele é só visto como um personagem cómico e os outros não. Quanto ao facto de alguns terem piada por quererem, é verdade que isso acontece, mas eu pessoalmente prefiro quem não tente ou aparente não tentar ter piada, mas apesar disso reconheço que Enzo Amore tinha de facto o seu sentido de humor.

  2. Pelanca6 anos

    Verdade, eu tento ser, mas nunca sou engraçado. Randy Orton ta virando guarda costas do Nakamura

  3. Nickson6 anos

    R-Truth é um mito, sempre nos fazendo rir e também não deixa a desejar nos ringues, que bom que está sendo aproveitado no SmackDown

  4. YES YES YES tambem acho os New Day bem forçados , o R-Truth é um otimo motivo para ver o Smackdown Live , alguns dizem que o Smackdown está decaindo mais acho o R-Truth um dos pilares de lá e tambem de lá saiu uma das melhores rivalidadas da divisão feminina (Becky VS Charlotte melhor rivalidade)

  5. Subscrevo. Para a semana (caso queiras e tenhas disponibilidade) faz um do Super Show-Down. Gosto de saber as tuas opiniões sobre o que acontece nos eventos 🙂

    • Obrigado 🙂 E sim, posso fazer isso, apesar de só ter feito uma vez, até gosto de dar a minha opinião sobre um PPV.

  6. A WWE tem alguma dificuldade no que toca em criar momentos engraçados e que não sejam estúpidos/ridículos.
    Eu por exemplo comecei a ver WWE por volta de 2005/06… quando era transmitido na televisão nacional (nos famosos ex 4 canais ahaha), e mesmo na altura tendo um sentido de humor diferente, via segmentos muito forçados para tentarem ser engraçados, que no fim acabavam por se tornar ridículos… e hoje em dia penso que não mudou no geral. Claro que vai existir sempre aqueles que são naturais e que nos fazem rir do nada mas os segmentos estúpidos vão sempre lá estar.

    Na minha opinião o melhor humor e momentos engraçados era na Attitude Era, eles faziam as coisas sair mais naturalmente e não tão forçadas, mas isso já eram outros tempos e outro tipo de programação.

    • É verdade, a WWE neste momento tem de facto dificuldade em termos de criar momentos genuinamente engraçados e de facto há mais momentos ridículos e segmentos estúpidos, como tu referiste, do que esses momentos genuinamente engraçados.

      Por esse motivo eu decidi referir estes 4 exemplos de superstars que apesar de tudo se conseguem destacar no meio de todas as tentativas de comédia forçada e falhada da WWE. E eu apesar de infelizmente não ter conseguido assistir à Attitude Era, por ter nascido uns anos mais tarde, acredito que talvez houvesse mais momentos engraçados, no entanto lá está, as condições eram outras.

  7. O R-Truth já esta com a sua idade e os anos que passou na wwe foi para com certeza meter comida na mesa e dar um futuro a família , mas recordo me quando ainda só o conhecia como Ron Killings que ele esteve envolvido em vários main events da Tna nos primeiros anos em que os shows começaram a ser transmitidos , e daquilo que me lembro ele não deixava nada a desejar , tinha muita qualidade foi inclusive duas vezes NWA World champion , desde que retornou a wwe que perdeu a pedalada porque foi sempre colocado como o cómico de serviço , entende-se claro que no roster da wwe esse seja realmente o lugar dele, e neste caso não de main event.

  8. Ótimo artigo. R-Truth é um bom tag partner, poderia ser manager também. Deve tá ajudando a Carmella a não ficar a toa. No caso do New Day, parece que a fonte está secando, um heel turn não seria má idéia, ou poderiam concentrar esforços para que um de seus integrantes fosse WWE champion, seja contra Aj Styles, seja contra Samoa Joe. Com isso outras duplas poderiam se destacar. Seria melhor do que rivalizar com The Bar outra vez

  9. Desde que vi o vídeo do r truth e do the miz a atacar toda a gente dentro da hell in a cell (John cena vs Alberto del rio vs cm punk acho eu) que gosto dele e q acho que ele devia começar a ser mais utilizado, ele e um ótimo enterteiner

  10. Isto é muito simples: o r truth vence o usa championship, o little jimmy volta e afirma ter sido ele a atirar a tarte no owens. O owens vai para o smackdown e rivaliza com o r truth. Wrestlemania 35 r truth vs kevin owens usa championship. Book it vince!

  11. O Truth TV foi mais engraçado com um segmento do que os New Day em um ano