Esta sexta-feira marcou o fim do primeiro período escolar, no ensino obrigatório e o começo das férias de natal. As férias são essenciais a qualquer pessoa, criança, adolescente ou adulto. É preciso haver dias, para além dos feriados, em que as pessoas possam descansar do trabalho, seja para descansar e passar tempo com a família, seja para fazer qualquer coisa desligada da sua vida profissional.

Infelizmente os trabalhadores da WWE raramente conseguem ter estes dias. Estes homens e mulheres estão constantemente a deslocar-se de um estado para outro, de um país para outro, ou até mesmo de um continente para outro, para entreter os seus milhões de fãs. Ainda para mais, este ano estes atletas viram-lhes ser retirado o direito de ter o dia de natal livre!

Eu sei que quando alguém é chamado ao roster principal da WWE, sabe imediatamente que os horários vão ser tudo menos fáceis, que vão ter que treinar mais do que nunca e que vão estar sempre a deslocar-se de um lado para outro, estando por isso pouco tempo com as respetivas famílias, mas acho que tudo tem limites. Dias como o de 25 de dezembro deviam ser dias em que estes lutadores pudessem descansar de toda essa rotina desgantante e pudessem estar com as suas famílias, em vez de serem apenas mais um dia de trabalho, afinal de contas é natal!

More Than Words #8 – Quantidade Não É Qualidade

Além desta excelente decisão de transmitir um Monday Night Raw no dia de natal, a verdade é que o calendário da WWE é bastante desgastante no geral. Como eu já disse, os lutadores não têm férias e são raros os dias em que podem descansar, por esta razão, no meu entender devia haver, tal como há no futebol e noutros desportos, uma temporada de descanso ou como se diz em inglês, uma off-season.

Se os futebolistas, os basquetebolistas e outros atletas de outros desportos podem usufruir de uma temporada de descanso, porque é que os wrestlers não o podem? Eu acho que isto iria beneficiar não só os wrestlers, que poderiam então passar mais tempo com as suas famílias e recuperar de todos os danos físicos que a sua profissão causa, mas iria beneficiar também a própria WWE, pois iria resolver um dos seus principais problemas atualmente, que é a grande saturação do seu produto, ou seja não havendo nenhuma temporada de descanso, vai haver um ponto em que irão haver muitos combates em que os fãs vão sentir que já os viram umas 500 vezes, o que é normal pois por mais combinações de wrestlers que façam, irão sempre haver muitos combates repetidos, pois em cada semana do ano há um evento.

Uma temporada de descanso iria permitir à WWE organizar melhor os seus planos e evitar com que muitos fãs ficassem fartos do seu produto. Assim como todas as séries televisivas, em que há uma pausa de três meses, de modo a também fazer com que se crie uma expectativa para a próxima temporada, também devia haver uma pausa no calendário da WWE, em que os fãs pudessem também ter aquela sensação de ansiedade, à espera que o seu show preferido regressasse.

More Than Words #8 – Quantidade Não É Qualidade

É certo que em termos lucrativos, o atual calendário da WWE é mais vantajoso, mas então e os direitos humanos? Onde é que está o direito de férias do ser humano? Onde é que está o direito de todos os lutadores e pessoal do backstage terem pelo menos uns 30 dias de férias durante o ano? Por mais bem que sejam pagos, acho que qualquer atleta, membro da equipa criativa ou mesmo camera-man, merece um tempo fora da sua profissão.

Este mais do que preenchido calendário da WWE, com a exceção do lucro, só traz aspetos negativos: Acumulação de lesões por parte de muitos wrestlers, principalmente aqueles que lutam a um ritmo mais rápido, o que a longo prazo faz diminuir a qualidade dos comabates, desinteresse dos fãs no produto, como eu já referi acima e o facto de ser mais difícil pensar a longo prazo, pois não há pausas entre nenhum evento e por isso é preciso estar sempre a pensar no próximo e não dá para planear bem mais do que uma ou duas storylines.

Este último problema nota-se especialmente no SmackDownLive, em que podemos ver que a única storyline que está a ser bem planeada, com antecedência e com um desenvolvimento natural, é a que envolve Kevin Owens, Sami Zayn, Shane McMahon e Daniel Bryan. Não sei se é por ter um McMahon à mistura, mas o facto é que esta é a única rivalidade do SmackDown Live que se nota que está a ser planeada com antecedência, enquanto que em todas as outras ou se faz sistematicamente a mesma coisa, ou as decisões são todas tomadas, como se costuma dizer, em cima do joelho.

Caso existisse um período de descanso, isto não aconteceria, as decisões tomadas em cima do joelho, iriam ser substituídas por decisões bem ponderadas, não haveria a necessidade de recorrer sempre ao mesmo método em muitas storylines, haveria a maior possibilidade de dar a mesma atenção, quer a storylines mais importantes, quer a storylines menos importantes, uma rivalidade de Kevin Owens e Sami Zayn VS Shane McMahon deve ser prioritária, mas não se deve esquecer de rivalidades menores como Breezango VS Bludgeon Brothers ou Mojo Rawley VS Zack Ryder.

O importante não é só os lucros, é também fazer com que os fãs se interessem pelo produto e não se fartem dele, é permitir que os wrestlers recuperem de todo o desgaste e cansaço que a sua profissão exige e possam passar mais tempo com as suas famílias, é perceber que quantidade não significa qualidade.

More Than Words #8 – Quantidade Não É Qualidade

Espero que tenham gostado deste artigo, peço desculpa se fui muito negativo, mas isto era mais uma espécie de desabafo, pois revolta-me o facto de os wrestlers não terem direito a mais dias de descanso, como outros atletas e  revolta-me o facto de este ano ter-lhes sido pedido, inclusive, que lutassem no Dia De Natal. Enfim, vemo-nos no próximo More Than Words, que prometo que será mais positivo.

2 Comentários

  1. Anónimo7 anos

    Concordo plenamente. Ainda à dias vi um post do Sheamus no twitter em que ele dizia que tinham feito 8 espectáculos em 7 dias. Isto é uma aberração que não devia de acontecer. Toda a gente deve ter direito ao descanso, especialmente numa profissão tão brutal como o Wrestling.

  2. Anónimo7 anos

    Brilhante escolha de tema.