A NJPW realizou, na noite deste sábado no Japão (madrugada em Portugal e no Brasil), a primeira de duas noites do seu grande evento anual, o Wrestle Kingdom 14. Pela primeira vez na história do evento, este dividiu-se em duas noites e foram muitos os combates em grande destaque.
O NJPW Wrestle Kingdom 14 foi transmitido através da FITE TV. Subscreve aqui!
O main event desta primeira noite, realizada no sábado, dia 4 de Janeiro, foi o combate pelo IWGP Heavyweight Championship entre o campeão Kazuchika Okada e o vencedor do G1 Climax de 2019, Kota Ibushi. O campeão saiu vencedor depois de um excelente combate, retendo assim o IWGP Heavyweight Championship e ficando apurado para o combate Double Gold Dash da noite seguinte.
Também em grande destaque tivemos o combate entre o IWGP Intercontinental Champion Jay White e Tetusya Naito, um combate que foi ganho pelo líder dos Los Ingobernables de Japon, apesar de toda a interferência de Gedo para que isso não acontecesse, tornando-se assim novo campeão. Tetsuya Naito ficou assim também apurado para o combate Double Gold Dash da noite seguinte, contra Kazuchika Okada.
Outros combates em destaque neste primeiro dia do Wrestle Kingdom 14 foram: o primeiros dos dois combates de despedida de Jushin “Thunder” Liger; o combate pelos IWGP Heavyweight Tag Team Championships entre os campeões The Guerrilas of Destiny e o duo de Juice Robinson & David Finlay; o Texas Death Match entre o IWGP US Champion Lance Archer e Jon Moxley; e o combate pelo IWGP Jr. Heavyweight Championship entre o campeão Will Ospreay e Hiromu Takahashi.
Resultados
– Toa Henare, Alex Coughlin, Clark Connors, & Karl Fredericks venceram Great Bash Heel (Tomoaki Honma & Togi Makabe), Yuya Uemura & Yota Tsuji
– Tencozy (Hiroyoshi Tenzan & Satoshi Kojima) venceram Yuji Nagata & Manabu Nakanishi
– Naoki Sano, Shinjiro Otani, Tatsuhito Takaiwa & Ryusuke Taguchi venceram Jushin “Thunder” Liger, Tatsumi Fujinami, The Great Sasuke & Tiger Mask
– Suzuki-gun (Minoru Suzuki, Taichi, Zack Sabre Jr. & El Desperado) venceram Los Ingobernables de Japon (EVIL, SANADA, Shingo Takagi & Bushi)
– CHAOS (Hirooki Goto, Tomohiro Ishii, Toru Yano & Yoshi-Hashi) venceram Bullet Club (Bad Luck Fale, Chase Owens, KENTA & Yujiro Takahashi)
– FinJuice (Juice Robinson & David Finlay) venceram IWGP Tag Team Champions Guerrillas of Destiny (Tanga Loa & Tama Tonga)
– Jon Moxley venceu IWGP US Champion Lance Archer (Texas Death Match)
– Hiromu Takahashi venceu IWGP Jr. Heavyweight Champion Will Ospreay
– Tetsuya Naito venceu IWGP Intercontinental Champion Jay White
– IWGP Heavyweight Champion Kazuchika Okada venceu Kota Ibushi
Vídeos
Report
– Toa Henare, Alex Coughlin, Clark Connors, & Karl Fredericks venceram Great Bash Heel (Tomoaki Honma and Togi Makabe), Yuya Uemura & Yota Tsuji. No primeiro combate da primeira noite, ainda no Pre-Show do evento, tivemos um combate com um misto de experiência com a presença de Tomoaki Honma e Togi Makabe no meio de toda a juventude dos Young Lions da NJPW. O combate acabou por ser ganho por Toa Henare e pelo trio de lutadores treinados por Katsuyori Shibata no Dojo da NJPW nos Estados Unidos.
– Tencozy (Hiroyoshi Tenzan & Satoshi Kojima) venceram Yuji Nagata & Manabu Nakanishi: No segundo e último combate do Pre-Show tivemos quatro dos mais emblemáticos lutadores da NJPW do final dos anos 90 e início de 2000, a lutar num Tag Team Match. Depois dos quatro lutadores terem lutado por algum tempo, a vitória sorriu à dupla de Hiroyoshi Tenzan & Satoshi Kojima, quando este último aplicou a sua Lariat em Manabu Nakanishi. No final, os quatro veteranos cumprimentaram-se.
– Naoki Sano, Shinjiro Otani, Tatsuhito Takaiwa & Ryusuke Taguchi venceram Jushin “Thunder” Liger, Tatsumi Fujinami, The Great Sasuke & Tiger Mask. No primeiro combate do card principal do Wrestle Kingdom 14 tivemos o primeiro de dois combates que marcaram a despedida do lendário Jushin “Thunder” Liger dos ringues. Um combate cheio de veteranos, onde o objetivo era festejar a carreira de Jushin Liger, e foi isso que aconteceu. Depois de vários minutos de boa ação, apesar da idade dos intervenientes, Ryusuke Taguchi conseguiu fazer o pin no próprio Jushin “Thunder” Liger. No final, os oito lutadores cumprimentaram-se e todos prestaram a sua homenagem ao lendário lutador mascarado.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213378075246972928
– Suzuki-gun (Minoru Suzuki, Taichi, Zack Sabre Jr. & El Desperado) venceram Los Ingobernables de Japon (EVIL, SANADA, Shingo Takagi & Bushi). No combate seguinte tivemos um Eight-Man Tag Team Match entre os Suzuki-Gun e Los Ingobernables de Japon, um combate que servia como “aperitivo” para o combate que iria acontecer entre Zack Sabre Jr. e SANADA na segunda noite do Wrestle Kingdom 14. Um combate caótico, como seria de esperar, mas que no final Zack Sabre Jr. marcou a sua posição ao fazer BUSHI desistir.
– CHAOS (Hirooki Goto, Tomohiro Ishii, Toru Yano & Yoshi-Hashi) venceram Bullet Club (Bad Luck Fale, Chase Owens, KENTA & Yujiro Takahashi). No segundo Eight-Man Tag Team Match da noite tivemos o confronto entre os CHAOS e os Bullet Club. Um combate que servia para promover o combate da segunda noite do Wrestle Kingdom, onde KENTA iria defender o seu NEVER Openweight Championship contra Hirooki Goto. E foi este que ganhou ímpeto, tendo vencido o combate para a sua equipa, depois de fazer o seu GTR em Yujiro Takahashi.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213386281205600256
– FinJuice (Juice Robinson & David Finlay) venceram IWGP Tag Team Champions Guerrillas of Destiny (Tanga Loa & Tama Tonga). No primeiro combate em que títulos estiveram em jogo nesta primeira noite do Wrestle Kingdom 14, tivemos os IWGP Tag Team Champions Tanga Loa & Tama Tonga a defenderem os seus títulos contra os vencedores da World Tag League de 2019, o duo composto por Juice Robinson e David Finlay. E foram mesmo estes os vencedores do combate, conquistando assim os IWGP Tag Team Championships pela primeira vez nas carreiras.
– Jon Moxley venceu IWGP US Champion Lance Archer num Texas Death Match. Num dos combates com maior destaque, em especial para o público, tivemos o Texas Death Match entre o IWGP US Champion Lance Archer e o ex-campeão Jon Moxley. Um combate extremamente agressivo e que fez jus à estipulação, com os dois lutadores a darem tudo e por várias vezes a deixarem o público do lendário Tokyo Dome de boca aberta. O final chegou quando os dois lutadores estavam no apron a lutar e Jon Moxley conseguiu aplicar o seu Paradigm Shift para cima de duas mesas que estavam fora do ringue. Lance Archer não conseguiu responder à contagem de 10 e Jon Moxley reconquistou assim o IWGP US Championship, pela segunda vez na sua carreira.
https://twitter.com/MrLARIATO/status/1213397923364519936
– Hiromu Takahashi venceu IWGP Jr. Heavyweight Champion Will Ospreay. Em seguida tivemos aquele que para muitos foi o melhor combate de todo o Wrestle Kingdom, entre o IWGP Jr. Heavyweight Champion Will Ospreay e Hiromu Takahashi. Como se costuma dizer, uma imagem vale mais do que 1000 palavras e nada melhor do que ver uma das melhores sequências que aconteceram nos últimos anos no Wrestling.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213403734161731586
O combate teve um final cheio de false finishes, onde o recém regressado Hiromu Takahashi venceu e conquistou assim o IWGP Jr. Heavyweight Championship.
– Tetsuya Naito venceu IWGP Intercontinental Champion Jay White. No segundo combate mais importante da noite tivemos o IWGP Intercontinental Championship em jogo e já se sabia que quem vencesse este combate lutaria no main event da segunda noite do Wrestle Kingdom 14, pelos dois principais títulos da NJPW. E os dois rivais vieram com tudo para o ringue.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213416530379264001
No final, Jay White até esteve perto de reter o seu título e garantir assim o lugar no main event da segunda noite do Wrestle Kingdom 14, mas depois de alguns Destinos foi Tetsuya Naito, este venceu o combate e conquistou o IWGP Intercontinental Championship, garantindo também o seu lugar no Double Gold Dash da noite seguinte.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213420078886277120
– IWGP World Heavyweight Champion Kazuchika Okada venceu Kota Ibushi. O main event desta primeira noite do Wrestle Kingdom pôs frente a frente dois dos melhores lutadores do mundo, o IWGP Heavyweight Champion Kazuchika Okada e o vencedor do G1 Climax de 2019, Kota Ibushi. E os dois lutadores não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias. Um combate que começou de forma metódica, mas que rapidamente se tornou num combate frenético. No final, Kota Ibushi mostrou conhecer o seu adversário, tendo conseguido contra atacar várias vezes Kazuchika Okada, primeiro fazendo ele próprio a sua versão da Rainmaker Lariat e depois contra atacando de forma espetacular um Dropkick da 3ª corda por parte de Okada, com uma Powerbomb.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213432096955518976
O final do combate aconteceu pouco depois, quando Kazuchika Okada finalmente conseguiu deixar Kota Ibushi com os ombros no chão para a contagem de 3, retendo assim o IWGP Heavyweight Championship, garantindo também o seu lugar no Double Gold Dash da noite seguinte.
No entanto, o evento só acabaria quando o novo IWGP Intercontinental Champion Testsuya Naito foi ao ringue para um cara a cara com Kazuchika Okada, promovendo o combate entre os dois para a segunda noite.
https://twitter.com/tde_wrestling/status/1213434335531032579
O que achaste desta primeira noite do NJPW Wrestle Kingdom 14?
8 Comentários
Alguém tem acesso só a Highlights?
Os desfechos eram exatamente aquilo que esperava, sendo que agora “só” falta Naito ter o seu momento de coroação na próxima noite.
Muito boa primeira noite mas sinceramente espero mais da segunda noite porque aparenta ter combates mais interessantes e decisivos e menos “filler” para encher o card. Para já destaco as quarto últimas matches mas o meu combate favorito foi Will Ospreay vs Hiromu Takahashi, os moves que estes conseguem fazer são de outro mundo e aquela sequência do sasuke special foi maravilhosa.
Amor dainha vida
Absolutamente ÉPICO.
Os últimos 4 combates foram incríveis, cada um à sua maneira, sendo que nenhum desses 4, ficou, para mim, abaixo das 4,5*.
Os tag matches iniciais foram um bom showcase do futuro, e do passado. Karl Fredericks ter um futuro incrível, daqui a uns anos pode muito bem vir a ser um dos top gaijins da NJPW.
Quanto aos “velhotes”, a NJPW a mostrar como é que se faz um combate de lendas sem ser deprimente, e continuo a achar que tanto o Nagata, como o Kojima ainda podem dar mais.
Não estava à espera de ver o Liger a sofrer o pin neste combate, o combate não foi nada de especial, mas serviu o seu propósito de honrar a carreira duma lenda, acho que o combate de amanhã vai se bastante melhor (estou muito curioso com a dinâmica do Ryu Lee, e do Hiromu).
LIJ vs Suzuki-Gun foi bom, serviu para exaltar mais os ânimos entre o SANADA e o ZSJ, acho que depois da derrota dos LIJ, vamos ter o Shingo, o EVIL, e o BUSHI a ganharem o gauntlet amanhã, mas continuo na dúvida relativamente ao SANADA.
A única coisa que me aborrece aqui é o EVIL, e o Shingo (que foi só um dos melhores wrestlers de 2019) não terem um combate mais importante, ainda por cima num evento de 2 dias, mas pronto…
BC vs Chaos também não foi nada de especial, ri-me com o Yano, e o Ishii mostrou que é um monstro.
Os Bullet Club precisam de fazer uma limpeza. Estão bem na Jr. Heavyweight Division, têm um excelente Ace, uma excelente tag team, e um bom heavyweight nº 2 (KENTA), mas de resto está demasiado mau. Deviam correr com o Chase e com o Yujiro que só estão a fazer número, e reduzir substancialmente o papel do Fale.
Passando agora à parte mais interessante..
O Combate de tag team superou as minhas expectativas e o resultado foi surpreendente. Um grande reinado que acaba, mas que acaba num grande combate, o final então foi bastante bom.
Curioso para saber se vamos ter o Juice a sair do Wrestle Kingdom com 2 títulos (não me cheira), e espero um grande combate com o Moxley.
Moxley vs Lance Archer foi brutal, o Archer foi uma das grandes revelações de 2019, depois daquele G1 fantástico, começa 2020 com um combate fenomenal com o Moxley. O Final foi perfeito, ainda por cima com aquelas mesas do Japão que são bastante mais duras.
Quanto ao Moxley, sei perfeitamente que quando se faz uma comparação à WWE a malta aqui exalta-se toda… mas mesmo assim, quem o viu, e quem o vê.
Nos anos em que ele teve na WWE, ele teve para aí 5 combates fantásticos (Rollins, AJ, e KO foram os melhores adversários dele), desde que ele saiu, e ficou mais livre, já teve combates absolutamente espectaculares com o Juice Robinson, Ishii, Naito, Shingo Takagi, Joey Janela, Kenny Omega, Darby Allin, etc.
Este Moxley é muito bom de se ver, e dá vontade de ver mais e mais. Que venha mais uma vitória amanhã para o continuarmos a ver regularmente no Japão!
Hiromu vs Ospreay foi do outro mundo, nem tenho bem palavras para descrever.
Que regresso do Hiromu a combates 1 vs 1.
Sequências fantásticas, moves brutais, boa psicologia, combate 5* (ou mais até).
Muito feliz por termos o Hiromu de volta, muito feliz por termos o Hiromu campeão, e com um novo finisher espectacular.
Quanto ao Ospreay, está na hora de passar definitivamente para a Heavyweight Division, ele que foi um dos melhores wrestlers de 2019, começa 2020 com um candidato a MOTY.
Naito vs Jay White foi muito bom, com mais psicologia, e mais storytelling do que o combate anterior, e também com um ritmo bastante mais metódico.
O Jay White é um heel do caraças, e fiquei muito satisfeito por vê-lo a perder.
Quanto ao Naito, esperemos que seja amanhã a sua coroação!
Grande combate mesmo, saltei da cadeira quando o Naito fez o último Destino. E como dizem os Bon Jovi “We’re halfway there”.
Por fim, o Main Event foi absolutamente fantástico, foi mesmo épico, e ainda não me consegui decidir se foi melhor do que o Ospreay vs Hiromu, ou não.
A vitória do Okada era a aposta segura, ainda por cima depois da vitória do Naito, mas com o Gedo nunca se sabe.
O Ibushi com maneirismos heel foi espectacular, parecia que queria matar o Okada, e o Okada, como de costume, mostrou o porquê de ser o melhor do mundo.
Os últimos minutos do combate foram empolgantes, quando o Ibushi contra-ataca o RainMaker, e faz o V-trigger eu ainda pensei que íamos ter o Ibushi a ganhar, mas pronto, Okada é Okada, e a vitória do Naito amanhã, vai saber muito melhor se for contra o Okada (espero eu).
Que chegue rápido o dia de amanhã
Aquele Hiromu vs. Ospreay deveria ter sido o main-event, que senhores do wrestling estes dois.
Foi um bom show, gostei bastante do combate do okada e do Ibushi, foi muito bom!
Primeira noite espetacular com os últimos 3 combates sendo de outro mundo.
Muito bom ver o Takahashi de volta em grande forma e sendo campeão, Ospreay sendo Ospreay mais uma vez e roubando o show pra si.
Naito no caminho do tão sonhada, longa e esperada consagracão vencendo o excelente Jay White, talvez o melhor puro heel no wrestling hoje junto ao MJF.
Okada vs Ibushi foi tudo o que se esperava e mais, Okada é o melhor wrestler do mundo a anos e prova isso em toda grande luta contra quem quer que seja, como grande fã do Ibushi fico triste pela derrota, mais compreendo o booking que NJPW está fazendo.
a segunda noite tem tudo para ser ainda melhor, muito ansioso para Moxley vs Juice e o fim seta rivalidade. Jericho vs Tanahashi, encontro de duas lendas e obviamente o main event que é a culminacão de uma história de 7 anos entre o Naito e Okada, é desta que o lider dos LIJ sai vitorioso e duplo campeão.